Polícia chinesa dispersa “revolução do jasmim” em Pequim

http://images.watoday.com.au/2011/02/14/2184439/Shakespeare_Oped-420x0.jpg

Dezenas de pessoas se concentraram por volta das 14h (3h de Brasília) na rua de Wangfujing, principal artéria comercial de Pequim

A polícia chinesa dispersou neste domingo, dia 20 de fevereiro, uma manifestação em uma rua central de Pequim, convocada para iniciar uma “revolução do jasmim”, como as que se estendem por países árabes, informaram páginas na internet chinesas e a agência oficial Xinhua. A agência confirmou que várias dezenas de pessoas se concentraram por volta das 14h (3h de Brasília) na rua de Wangfujing, principal artéria comercial da cidade, situada a poucas centenas de metros da Praça da Paz Celestial, sede dos famosos protestos pró-democracia de 1989.

Não houve confrontos violentos quando os agentes chegaram para dissolver o protesto, pois segundo a informação os manifestantes “se dispersaram quando a polícia chegou”. Alguns vídeos do protesto foram colocados na Internet sob o título “revolução do jasmim”.

O jasmim, símbolo dos protestos dos últimos meses no mundo árabe, também é um importante elemento da cultura chinesa: protagoniza uma de suas mais conhecidas canções tradicionais, e essa melodia foi interpretada em dezembro durante a cerimônia de entrega do Nobel da Paz ao dissidente Liu Xiaobo, que não pôde comparecer por estar preso.

Apesar da censura chinesa ter tentado inclusive bloquear a palavra “jasmim” em alguns foruns da internet, se tinham publicado convocações para o protesto em páginas como Boxun, onde se pedia aos manifestantes que cantassem palavras de ordem pedindo trabalho, casa, alimentos e justiça.

Trata-se do primeiro protesto que acontece na China como eco dos que estes dias houve em Tunísia, Egito, Iêmen, Líbia, Barein e outros países árabes, e que nos dois primeiros casos causaram a queda de ditaduras que estavam várias décadas no poder.

O governo chinês teme que nos próximos meses aumente a instabilidade social, mais por causa de circunstâncias políticas pela crescente inflação no país, que produziu aumentos de preços dos alimentos de até 10% anualizado e uma alta do IPC de 4,5% em janeiro passado.

Fonte: Terra

15 Comentários

  1. A democracia vai chegar a china, via cabeça esclarecida, e é bom q assim se faça, são mt os grupos etnicos vivendo sobre uma mesma bandeira( + de 78 ), 1 a reitegração de taiwan, depois virá essa tão almejada democracia…Quem viver verá.

  2. Eu conheço muito bem esta história de inflação alta e sei bem no que pode dar.A China tem que tomar cuidade senão o Dragão Chinês pode ser engolido pelo Dragão inflacionário.

  3. Tenho certeza que a China está na mira. Estão querendo outra batalha na Pça da Paz Celestial. Como a China está avançando pra tomar o posto dos abUSAdos, logicamente esta “pretensão” não iria ficar barato. O vice-premiê da Rússia sabe qual está sendo o instrumento agitação.
    FONTE: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4957403-EI12884,00-Russia+culpa+Google+por+incitar+turbulencia+no+Egito.html

  4. E a China já sabe disso a algum tempo. O Google já foi bloqueado várias vezes na China. Este bloqueio só parou após ajustes de conduta. Admito a possibilidade estar errado, mas creio que o GOOGLE é instrumento do império sim.

  5. Vocês estão loucos, democracia? Na China?
    Dar liberdade de expressão e de fala para 1,3bi de pessoas, um sétimo da população da Terra?
    Aquilo vai virar um caos como todo mundo querendo, agindo e pensando de um jeito diferente..

    Eles já fizeram o MÁXIMO que o dito “COMUNISMO ABERTO” pode fazer. Lá você tem carro, tem casa, tem emprego, tem Mc’Donalds, tem cinema que passa lançamentos.. é de LONGE melhor que o regime da União Soviética, CN e Cuba, em termos de condição de vida.
    Assim como todo pais precisa de melhorias, mas não é o caso da China se revoltar..seria gente morrendo por besteira e pra um resultado hipotético que igual ao que está ou até mesmo pior.
    Se precisa de alguma reforma, que seja econômica.. aumentar o salário e coisas do tipo.
    Não vamos comparar o regime da Libia, do Egito com o da China né?

  6. Não concordo Mindua. É uma ameça a menos pra nós e para os EUA. E eles ameaçam muito mais os eua do que a nós pois com certeza preferem mais alguém pra fazer frente (atrapalhar um pouco, ou desviar a atenção hehehe) aos ameribundos.

  7. Bom no Livro Vermelho esta escrito que todo cidadão tem o direito a protestar contra o governo em defesa de seus direitos mas é ignorado pela elite corrupta do governo Chinês.

    Para que reclama que a corrupção no Brasil é um grande problema na China então é 10X pior…

    A china manda para varias universidades em todo o mundo seus estudantes vcs acham que eles voltam com o mesmo pensamento de apoiar as idéias de seu governo?

    Pergunte se um chinês esta satisfeito com seu pais sendo a segunda economia do mundo ter uma renda per capita de pais de terceiro mundo.

  8. Mas tem um comentário idiota sobre os EUA incentivando protesto por democracia na China, e ainda põe o Google no meio, tenha dó, sé no Egito, Líbia, e o povo querendo democracia, liberdade, etc. Mas se é na China, é os EUA que está provocando manifestações por debaixo do pano. Mas com relação a China, democracia por agora acho muito difícil, a maioria da população que é de camponeses está sob controle do estado, e a classe media que surgiu nos últimos 30 anos está satisfeita com o governo, democracia será implantada de uma forma lenta, gradual e segura.

  9. Paulo Henrique, camarada c baba na gravata? Leia o link postado junto com o comentário. As vezes pode fazer algum sentido pra você. Desta vez eu te ajudo, na próxima vou permitir a burrice te levar. rsrsrs…

  10. Roberto_mg, meu querido e inocente amigo eu li o link, e sabe de uma coisa eu ri do que a Russia disse, afinal das, não é a Russia como grande oposicionista do império do mal americano não deveria ficar feliz que mais nação está saido da coleira, e finalmente está domando o controle e com o povo no poder. Ou será que a Rússia está com medo do que a internet é capaz de fazer, pois não foi ela o grande meio para essa revolução no Egito e no oriente médio, pois se essa onda chegar na Rússia e algumas regiões do cáucaso, a coisa vai ficar feia. Em relação a noticia, uma revolução do jasmim, Lotus como flor símbolo ia ficar melhor, é uma coisa que vai demorar.

Comentários não permitidos.