Patriota: alegação de terrorismo na fronteira ‘não preocupa’

http://www2.2space.net/images/upl_news/110214/1297638603.jpgPara o ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, a presença de terroristas na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai não passa de “especulação”. Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro nesta sexta-feira, o chanceler disse que representantes dos três países têm se reunido com os Estados Unidos e que estão vigilantes quanto a questão, mas que nunca houve comprovação da ação de terroristas na região. “Isso não preocupa. Continuaremos atentos, mas não vamos deixar alegações se transformarem em acusações”, afirmou.

Segundo Patriota, o que existe é a presença de imigrantes e descendentes árabes e palestinos, “que com certeza mandam recursos financeiros a seus países, como acontece com qualquer imigrante em qualquer país do mundo”.

Tráfico
Uma preocupação real em relação à fronteira seria o tráfico de armas e drogas. Segundo Patriota, o combate às drogas se dá em parceria com os países vizinhos, através de ações da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), que conta com um Conselho Antidrogas, no qual trocam informações e identificam estratégias para lidar com o problema.

O ministro acredita que hoje o Brasil é visto como agregador, estando em seu 10º mandato no Conselho de Segurança da ONU, o qual está presidindo neste mês de fevereiro. A participação no Conselho gerou a indicação do país para comandar missões de paz no Haiti e no Líbano. “Mais que traçar estratégias militares, queremos aproveitar a presença no conselho das Nações das Unidas para dar apoio ao desenvolvimento social e econômico de outros países”, disse.

Fonte: Terra

8 Comentários

  1. Foz de Iguazu sempre foi portao de entrada de arabes no Brasil. Na epoca dos 80 ali era o foco dos libaneses que entravam no Brasil. A questao se existe nao vem a caber neste momento. Sao os fundos dispostos a terroristas que devem preocupar, e se a origem ds mesmos e nao triple fronteira.

  2. É isso ai sr Ministro. Os abUSAdos sempre querem algo para justificar intervenções indevidas. Diz pra eles que o Brasil é um povo amigo de todos, portanto, não atraimos terroristas para nossa terra.

  3. DIFAMAÇÃO,CALUNIA,….PRECONCEITO,TAMBÉM SÃO COISA DE TERRORISTA OCIDENTAL.
    .
    .
    Essa propaganda que a mídia ocidental apregoa pelo mundo que todo árabe é um terrorista em potencial; é a mesma que difama os latinos,quando fala que todo latino é traficante de droga nato.

  4. Parece-me q tem mt de invencionice da realidade nestas alegações ianks/judeuSS , q chamem a n ABIN e por tabela a PF e provem, + sem criar essas provas,o q e mt comum eles fazerem. Temos de colocar n harpías da Abin e a PF p trabalherem td os “estranhos” e contas bancárias mt ricas…sds.

  5. o Combate ao tráfico se dá em parceria com os traficantes, de vez em quando eles “liberam” alguns comparças para serem “presos” pela polícia, principalmente se tiver algum repórter acompanhando a polícia

  6. O Brasil não oprime minorias sistematicamente, não intervém em outros países, nem é instrumento de desígnios dos Estados Unidos, da China, da Rússia ou de quem quer que seja.
    .
    Nem estamos em estado de beligerância com os nossos vizinhos, e as Farc devem ser monitoradas tanto quanto os fornecedores de insumos químicos brasileiros, e de laboratórios clandestinos. É caso de política anti-drogas.
    .
    Não há um só motivo para uma pessoa perpetrar um atentado terrorista no Brasil.
    .
    Se temos um departamento de Contraterrorismo, esse que o General Elito do GSI quer, corretamente desmontar, deve ser só para atender à paranóia louca dos dois lados do Atlântico Norte.

    Eles vão fazer besteira na casa dos outros e depois querem que nós compartilhemos a angústia deles.
    .
    A história da Tríplice Fronteira é conhecida. Não há provas concretas e agrupadas comparativamente, de que um só centavo tenha chegado ao Hizbolá por aquela via.

    Nem faria sentido: o Hizbolá consegue do Irã e da Síria todos os recursos que quiser, sem contar os doadores espontâneos.
    .
    E aliás, o Brasil sequer classifica o Partido de Deus como grupo terrorista, como linhagem da chancelaria não-intervencionista.
    .
    Tampouco terrorismo doméstico do tipo Timothy McVeigh. Nem religioso, do tipo Ensinamento da Verdade Suprema (gás Sarin no metrô de Tóquio).
    .
    O único motivo para um departamento de Contraterrorismo seria para evitar que CIA e outra gentalha do tipo viesse perpetrar sensaborias aqui.

    Não consigo imaginar outras entidades interessadas nisso. Se for isso que o pessoal da Abin faz – evitar que essa escumalha primeiro-mundista venha sujar a pax brasiliana -, aí sim eu concordo com eles.
    .
    Valeu

  7. Querem acender um bojão de gas para explodir nas relações Brasil,Argentina e Paraguai.

    E por tabela criar conflitos etnicos aqui dentro…

  8. Vou explicar para vocês. Os americanos possuem Bases Militares em todas as regiões do planeta, menos na América Latina. Podemos dizer que eles têm acesso na Colômbia e Ilhas Malvinas. Eles estão arranjando um pretexto para invadir a Tríplice-fronteira e montar uma grande base militar para intimidar. Aliás, já arranjaram o pretexto … só faltam invadir. E o que poderemos fazer ?Quantas armas nucleares nós temos ? zero, 1, 2, 3 , 4 ?
    Collor jogou areia no buraco da Serra do Cachimbo.
    Sarney foi contra a nossa produção de armas nucleares.
    Acho que os americanos ou a OTAN como um todo, estão querendo nos tomar as nossas riquezas naturais.
    Solução:
    1) Nos unirmos militarmente com BRIC, pois são independentes dos americanos;
    2) Produzir armas nucleares.
    Veja bem: Por que os americanos não estão preocupados com os árabes do RJ, SP e resto do país ?
    Simples: Querem um pretexto para nos invadir ou a outro país Sul-americano. Está mais cristalino do que brilhante.
    Nós não somos confiáveis para os americanos, pois permitimos guerrilheiros narcotraficantes na Colômbia, não extraditamos Battisti, estamos tendo amizade com os iranianos,etc. Eles também não estão gostando da nossa aproximação com os russos, chineses e indianos.
    Se nos mostrarmos fracos, eles irão nos atacar. E nós estamos fracos ? Demais …
    Dilma acabou de cortar 4 bi reais das nossas FFAA, em vez de dar mais 50 bi. rs… É brincadeira.

Comentários não permitidos.