Empresa cria avião-espião com aparência de beija-flor

http://wscdn.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2011/02/18/110218093325_colibri_espiao_226x170_aerovironment_nocredit.jpgColibri mecânico alcança velocidade de até 17 km por hora.

Uma empresa americana que desenvolve produtos aeronáuticos para o Pentágono apresentou nesta semana um avião-espião que cabe no bolso e que tem a aparência e o voo semelhantes aos de um beija-flor.

O protótipo, que custou cerca de US$ 4 milhões (aproximadamente R$ 6,6 milhões) e foi desenvolvido ao longo de cinco anos, pode voar por até 11 horas e carrega uma câmera capaz de espionar posições inimigas durante conflitos militares.

O dispositivo, batizado de Nano Hummingbird (Nano Colibri) voa batendo as asas como um pássaro de carne e osso e, com suas asas abertas, mede meros 16 centímetros.

http://www.jornalfloripa.com.br/imagens/images/COBERTURAS%202011/REPORTAGENS%20DIVERSAS%2002_2011/_reporter_Janine/19022011%20Empresa%20cria%20avi%C3%A3o-espi%C3%A3o%20com%20apar%C3%AAncia%20de%20beija-flor.jpgO beija-flor mecânico é capaz de voar a uma velocidade de até 17 quilômetros por hora e pesa apenas 19 gramas.

Propulsão

A aeronave foi produzida para a Agência de Pesquisa de Projetos Avançados do Departamento de Estado americano.

O Nano Colibri, que foi apresentado oficialmente para a imprensa nesta quinta-feira, usa apenas as suas asas como meio de propulsão. Os modelos atuais de aviões-espião dependem de propulsores para voar.

O avião-pássaro é movido a bateria, conta com motores e é guiado por meio de controle remoto.

Durante a demonstração de oito minutos desta quinta-feira, o colibri mecânico voou para dentro de um edifício e retornou ao seu ponto de origem.

Fonte: BBC Brasil

7 Comentários

  1. Muito bom, essa espécie de robô pode ser usado sim em uma guerra convencional, uma das utilidades seria espionar bases inimigas, ver a posição do exército inimigo e etc sem ser detectado.

  2. Sete milhões de reais. É muito pouco até para os nossos meios econômicos.
    :::
    E o pessoal solta foguete com o EB fabricando um morteiro de 120mm ou um radar e não consegue fabricar mísseis. Ou seja! Vamos ver o avião e … bum! Na nossa cabeça.
    :::
    Dá para contar nos dedos os projetos de armamento mostrados no site do EB: http://www.dct.eb.mil.br/
    :::
    Não dá para dizer que o Brasil tem FF.AA. capazes de cumprir sua missão constitucional.
    :::
    É um pesadelo atrás do outro.

Comentários não permitidos.