Argentina acusa EUA de ter mentido e exige pedido de desculpas

Aníbal Fernández

O chefe de gabinete da Presidência argentina, Aníbal Fernández, acentuou ainda mais a tensão diplomática entre o governo argentino e o norte-americano, ao acusar o subsecretário de Estado dos EUA para a América Latina, Arturo Valenzuela, de ter mentido sobre o material que seria transportado para o país sul-americano.

A crise começou na quinta-feira (10), quando o avião militar C-17 Globemaster III, das Forças Armadas dos Estados Unidos, que chegava com armamentos para treinar um grupo de elite da Polícia Federal argentina, foi retido no aeroporto de Ezeiza.

Depois que a confusão veio a público, Valenzuela exigiu a devolução da carga confiscada e qualificou de “vergonhosa” e “desmesurada” a reação da Argentina depois da apreensão.

REAÇÃO ARGENTINA

“Se você ver o informe que Valenzuela publicou por escrito, lá diz que a visita foi totalmente acertada com o Ministério da Segurança, e isso não é verdade”, disse Fernández à Rádio 10.

Segundo ele, o que foi aprovado foi um informe enviado em dezembro que, se confrontado com os materiais enviados, há itens não declarados.

Em reação, o chefe de gabinete argentino afirmou que “a realidade é que entre o material apreendido encontram-se armas, drogas, doses de morfina, GPS muito sofisticados, elementos tecnológicos e drogas médicas vencidas. Isso é o que foi apreendido”.

Em defesa da operação que causou o conflito, ele acrescentou: “Quando se quer entrar na Argentina com este tipo de elemento, é necessário impedir e confiscar. Não pode entrar o que eles desejam. Nosso país é um pouco mais sério do que isso. O governo argentino cumpre a lei”.

Ele ainda negou que o novo incidente diplomático com os Estados Unidos tenha sido deliberado. “Nem existe um incidente diplomático deliberado nem as expressões de Valenzuela são muito felizes porque não dão conta de tudo o que ocorreu”, disparou.

Arturo Valenzuela

PEDIDO DE DESCULPAS

A Casa Rosada, por meio da Chancelaria argentina, apresentou um protesto formal à embaixada norte-americana na qual exigiu um pedido de desculpas, advertiu que não devolverá o material apreendido e pediu colaboração do governo de Obama com a investigação.

Por fim, justificou que o confisco da carga aconteceu porque ela era “suspeita” e também por razões de segurança e prevenção de terrorismo. Os exercícios conjuntos entre Washington e a Polícia Federal são realizados desde 2009.

Segundo fontes oficiais, os Estados Unidos financiam este tipo de treinamento na maior parte dos países do Ocidente. As práticas incluem provas de tiro, simulação de resgate de sequestrados e técnicas na luta contra o terrorismo.

Foto ilustrativa da aeronave militar C-17 Globemaster III, retida no aeroporto de Ezeiza/Argentina.

Fonte:  Folha

16 Comentários

  1. Em defesa da operação que causou o conflito, ele acrescentou: “Quando se quer entrar na Argentina com este tipo de elemento, é necessário impedir e confiscar. Não pode entrar o que eles desejam. Nosso país é um pouco mais sério do que isso. O governo argentino cumpre a lei”.__Sabemos que este tipo de comentario esta se referindo ao Brasil, felizmente não é o Brasil que esta cometendo esta paranóia toda só para chamar atenção de Obama, e forçá-lo a fazer uma visita ao país visinho… e se acham sérios…rsrsrsrfs. ABS.

  2. Faltam 3 anos para relembrar os 100 anos de início da Primeira Guerra Mundial.

    O que isso tem a ver? Não sei.

    Mas para quem tem a Patagônia pouco habitada só com descendentes de europeus …

  3. É ISSO AEEEE,SÓ PORQUE É UM PAÍS LATINO ELES ACHAM QUE PODEM PENETRAR ASSIM,E QUEM ME GARANTE QUE ESSE ARMAMENTO NÃO IRIA PARA ALGUM GRUPO TERRORISTA AQUI NA AMERICA LATINA”FARC” POR EXEMPLO,ELES TEM O VICIO DE PROMOVER GUERRAS REGIONAIS.E QUEM ELES PENSAM QUE SÃO PARA PEDIR ESSE MATERIAL DE VOLTA SEM IMVETIGAÇÃO?????????ISSO NÃO É SUSPEITO?????

  4. dá pra fazer uma vassoura com o bigode desse cara heueheh

    Até a Argentina tá peitando.. e o Brasil ainda servindo chazinho! Santa paciência…

  5. Os Argentinos precisam se concentrar nos seus próprios problemas e parar de se comportar como crianças. São irresponsáveis com a própria população, economia e credibilidade internacional quando tomam atitudes como essa. Talvez a dor de cotovelo deles seja porque a economia Brasileira é 4 vezes maior e ganhando distância, a do Chile era dez vezes menor e hoje é a metade, a economia argentina é menor do que a do estado de São Paulo (Assim como a do Uruguai é menor do que a do Rio Grande do Sul). Colômbia, Venezuela e Peru têm crescimento maior e mais estável, provavelmente serão maiores do que os argentinos até 2020. O que está acontecendo é a consolidação da decadência dos Hermanos. Vendo atitudes como esta não é difícil adivinhar porque chegaram nesse estado…

  6. Não sou muito fã da Argentina. Mas pra mim eles estão corretíssimos. Toda casa tem seus protocolos, portanto quem está em terra alheia tem que respeitar as leis, protocolos, e costumes. Eles são muito abUSAdos. É muito provável que este tipo de conteúdo apreendido teria um destino bastante SUSPEITO.

  7. Esse bate boca não leva à nada, o problema é o seguinte, quem está fora da lei e quem (?),lei argentina é lógico, o território é deles.
    Agora imaginemos a mesma ocorrência em avião e tripulação argentinos em território dos EUA.
    Iam todos para a cadeira elétrica.

  8. A atitude dos hermanos está mt certa, afinal, o país é deles,+ se esse ato e p chamar a atenção do obama , e caso entre eles, q resolvam o grilo dels entre eles…e nos deixem de fora. ciúmeira boba.

  9. Acho que se ouve algum problema na carga, agiram certo, mas divulgar e causar uma confusão só para chamar a atenção, é coisa de país pequeno e sensacionalista.

  10. Da mesma forma que não confio em americano não confio em argentino.Eles se merecem. Os argentinos não espalhavam aos quatro ventos que mantinham relações carnais com os Estados Unidos.

  11. Pessoal, o material apreendido foi sem importância.
    O material era para treinamento da polícia argentina.
    Fizeram uma tempestade em um copo d ´água.
    Um ponto a menos para a Presidenta.

  12. Pessoal pelo amor de deus, só eu to vendo isso?

    Você que essa briga toda foi só por causa de algumas armas não declaradas e uns vidros de morfina?

    Isso deve passar todo dia tranquilamente… Alguma coisa de feia eles pegaram nesse avião. Talvez algum tipo de armamento muito pesado ou nuclear, por isso todo esse bafafa.

    Dúvido que comprariam briga com os EUA por causa de meia duzia de fuzis e uns frascos de drogas…

  13. Isso aeh Bernardo. Deve ter mais coisa por detrás! com certeza.. igual aquela historia do helicoptero do exercito que caiu “por causa do vento” Alguém acredita nisto?…

Comentários não permitidos.