Brasil e Argentina descartam hipótese de conflito bilateral

AFP  –  Os ministros da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, e da Argentina, Arturo Puricelli, descartaram esta segunda-feira, em Buenos Aires, a hipótese de conflito entre os dois países e consideraram estratégica a cooperação bilateral.

“Nós não trabalhamos com hipóteses de conflito. Os que falam de hipóteses de conflito têm uma visão muito atrasada do que é a Defesa”, disse Puricelli segundo comunicado do ministério.

Jobim, por sua vez, destacou “a estratégia de cooperação” regional e considerou que Brasil e Argentina estão “ingressando em um novo tempo das relações de Defesa”.

“É necessário que Brasil e Argentina tenham a mesma voz. Há uma necessidade de pensar que o futuro é o grande desafio para a América do Sul”, acrescentou o ministro brasileiro, após visitar, com o anfitrião, as oficinas do Complexo Industrial Naval Argentino, no porto de Buenos Aires.

A desconfiança mútua que ofuscou durante décadas o vínculo bilateral foi superada sob os governos dos ex-presidentes argentino, Néstor Kirchner (2003-2007), falecido no ano passado, e brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que passou a faixa para sua sucessora, Dilma Rousseff, em janeiro.

Kirchner e Lula impulsionaram o comércio e avançaram na coordenação de posturas ao nível internacional.

Entre os pontos da declaração conjunta firmada esta segunda-feira, destaca-se “a cooperação binacional para um Atlântico sul livre de armas nucleares”.

A declaração impulsiona, ainda, projetos de desenvolvimento tecnológico e industrial, como a fabricaçáo do veículo militar Gaúcho.

Jobim disse que está em andamento um projeto conjunto para construir o avião cargueiro militar KC-390, impulsionado pela fabricante brasileira Embraer, e a ser desenvolvido em Córdoba (centro), com vistas a ser lançado no mercado em 2018.

Puricelli agradeceu também o apoio do Brasil à reivindicação argentina sobre a soberania das Ilhas Malvinas, que disputa com a Grã-Bretanha.

“Nós temos uma posição muito clara sobre a soberania das Malvidas, temos um compromisso histórico regional com a Argentina”, disse Jobim.

Fonte:  UOL

25 Comentários

  1. Quando a Argentina vai apoiar o Brasil a obter uma vaga no Conselho de Seurança? A Argentina tem votado contra o Brasil repetidamente.

  2. “Puricelli agradeceu também o apoio do Brasil à reivindicação argentina sobre a soberania das Ilhas Malvinas, que disputa com a Grã-Bretanha.”
    E em troca ganhamos um não apoio argentino a pretensão de um assento permanente no CS da onu.
    Para mim, as FALKLANDS são tão argentinas, quanto o Alaska é de Moçambique..

  3. Enquanto a Argentina questiona a atividade nuclear brasileira e age ativamente contra a aspiração da cadeira permanente do Brasil na ONU, o Brasil apoia a Argentina nas malvinas.

    Assim como doamos avioes ao Paraguai, enquanto eles expulsam brasileiros que estao a muito instalados lah, sofrendo diversos ataques a noite de paraguaios.

    DALE BRASIL !!!

  4. esse ‘amor’ bilateral dura ate qdo ?
    1) o saldo comercial entre ambos explodir a favor do BR ?
    2) a inflação por aqui explodir devido a era lula?
    3) a dilma ter que optar pelo BR face ao MercoSugaPatria?
    4) todas as opções ?

  5. Sorriam a benevolencia com Ratazanas Latinas é uma das estrategias do comunismo do seculo 21 made in Brasilia que centraliza poder e arregimenta simpatizantes aos quatro cantos para que assim se enfraqueçam opositores rsrs rsrs Pelo menos eles são mais espertinhos que o Chavez que sucateou a economia e comprometeu a infraestrutura repassando seus petrodolares aos coitadinhos rsrs rsrs Aos Brasileiros o que é dos Brasileiros e as Ratazanas CHUMBINHO…Bordunada neles todos minha Cobrada.Larga o aço.

  6. Os argentinos são nossos irmãos, adoram o Brasil. Buzios é para os argentinos o que Bariloche é para os brasileiros. Esse negócio de ficar incentivando discordia entre vizinhos é pra gente ignorante. Só temos a ganhar com os argentinos, uma economia complementa a outra. Se fecharmos as fronteiras e resolvermos negociar entre sí, não precisamos do resto do mundo. Nesse fator a Dilma começou muito bem!

  7. “‘Nós não trabalhamos com hipóteses de conflito. Os que falam de hipóteses de conflito têm uma visão muito atrasada do que é a Defesa’, disse Puricelli segundo comunicado do ministério.”

    Mentira. Duas nações com indelével passado de desconfianças e hostilidades mútuas começam a se entender de um instante para outro…

    “A desconfiança mútua que ofuscou durante décadas o vínculo bilateral foi superada sob os governos dos ex-presidentes argentino, Néstor Kirchner (2003-2007), falecido no ano passado, e brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que passou a faixa para sua sucessora, Dilma Rousseff, em janeiro.

    Papagaiada. Kirchner por duas vezes abandonou reuniões com Lula aqui no Brasil ao ver que os assuntos nada tinham a ver com o que ele procurava. Quando Cristina já era presidente numa reunião, em fins de 2007, houve aquele incidente do gas boliviano (Lula se recusou a partilhar sua parte com os argentinos). O clima ficou pesado, apesar das afirmações do então nosso presidente que as negociações tinham corrido bem.

    “Entre os pontos da declaração conjunta firmada esta segunda-feira, destaca-se ‘a cooperação binacional para um Atlântico sul livre de armas nucleares’.”

    Ridículo! Agem como dois covardes desconfiados um do outro!

    “A declaração impulsiona, ainda, projetos de desenvolvimento tecnológico e industrial, como a fabricaçáo do veículo militar Gaúcho.”

    Bela porcaria… Se fosse na déc de 1980 acharia relevante. Na ocasião havia o CBA-123 (1986-90), fruto da cooperação da indústria aeronáutica argentina com a Embraer, que deu em nada.

    “Jobim disse que está em andamento um projeto conjunto para construir o avião cargueiro militar KC-390, impulsionado pela fabricante brasileira Embraer, e a ser desenvolvido em Córdoba (centro), com vistas a ser lançado no mercado em 2018.”

    Bem, veremos…

    “‘Nós temos uma posição muito clara sobre a soberania das MALVIDAS, temos um compromisso histórico regional com a Argentina’, disse Jobim.”

    Esse erro de grafia é hilário. Kkkkkkkk!!! Será algum sentimento inconscientemente extravasado?!

  8. Não creio numa futura guerra entre Brasil e Argentina.
    Essa amizade irá se fortalecer a cada dia.
    Desentendimentos pontuais são normais.

  9. Acho que os dois países só teem a ganhar com essa aproximação!! Principalmente quando forem discutir assuntos externos que interesse aos dois países, não adianta defender uma coisa e fazer outra nos bastidores!!

  10. Caso haja um plebicito na ilha Falklands/Malvinas para saber a país a população deseja pertencer os ingleses ganham, os habitantes das Falklands possuem a maior renda per capita da america do sul, nao querem ficar subjulgados a politicos corruptos latino americanos…

  11. O SONHO DE UM GRANDE ESTADISTA.
    .
    Há a necessidade de uma interação com todos da América do Sul,em uma unidade sócio/política.
    .
    Esta idéia não é nova,ela existe desde o império brasileiro,até um grande estadista brasileiro, Barão de Mauá,já vislumbrava para o futuro naquela época, este magnífico cenário.

  12. Esse tipo de assunto até me assusta, e td q os nossos inimigos comum querem, vamols falarde > entrosamento no futebol,na industria bélica , p a criação de parque q complemente um do outro…Vamos revitalizar n FAs q estão supérsucateadas…Nada de ficar dando bobeira p os n desafetos.

  13. É danolo seu comentarios são mesmo unicamente para chamar atenção e começar debates bestas. Vc parece ser naturalmente do contra. Todas as noticias que vem da argentina referente ao Brasil é sempre problematica. Não existe nenhum tipo de vontade dos argentinos para beneficiar os brasileiro e vice-versa. Somos e sempre seremos adversários (não somente no futebol como vc pode ver), portanto não sejamos hipócritas, são nossos adversários e pronto. ABS.

  14. Ja ia me esquecendo. O gringos do imperio apostam em forçar a argentina assinar o protocolo adcional e assim conseguir por tabela a assinatura brasileira. Espero que não estejamos caminhando para isso, com toda essa cooperação bilateral. ABS.

  15. Que título mais sinistro!!! “BRASIL E ARGENTINA DESCARTAM HIPÓTESE DE CONFLITO BILATERAL”. Se estão descartando agora é porque tinha um conflito em andamento??? Mas quando foi isso??? eu hemmmm….. rsrss…

  16. Se um cretino qualquer assinar o protocolo adicional tem de ser preso,p se dizer o mínimo, já basta o tratado de controle de misseis q nos impede de ter misseis de longo alcance, assinado por um monte de traíras…Quer saber: A Argentina ñ é n adversária, n inimigos são outros e comuns a ambos.

  17. Pelo que sei a Argentina é mais atrasada que o Brasil. Este negócio de ficar fazendo parceria com inferior não me entusiasma. É tal negócio o que eu vou aprender com quem sabe menos que eu? (não bem isso,mas mais oumenos isso).
    Outra coisa, se não temos condições (é o que dizem) de fazer aqui porque gastar dinheiro com quem também não tem dinheiro? Ai tem angu.

  18. amizade e comercio é bom para todos,todos lucram todos ganham,e a união faz a força,e é mais que hora da america do sul se unir,mas que seja uma união para melhorar e criar empregos,não para enriqueser os grandes grupos e empobreser a população.

  19. Caro Nick é uma conquista de mentes e corações argentinos, por parte do Brasil.
    A quatro anos atras a Argentina ainda estava a se considerar assim como o México a altura de disputar com o Brasil a liderança de influencia economica, politica e militar sobre a America Latina.
    Esta percepção mudou, o Brasil a continuar na direção certa, deixara este sonho argentino e mexicano cada vez mais para traz.
    Não é fácil para um Nação que já foi considerada a mais prospera e com um futuro brilhante admitir o sucesso de outra.
    Mas a realidade se mostrara irrefutável, como dizia o Cavalo (ministro argentino – período menen)quando se referia ao Brasil ” O Elefante Branco” , O Elefante Branco
    esta despertando do seu sono.

  20. A argentina só puxa o nosso saco pq está no fundo do poço e quer sugar nosso sangue. Quando estavam por cima tinham planos de invadir o BRASIL e nos varrer do mapa. Esses acordinhos de limitação, com ela, são só pra limitar nosso poder dissuasório e enfraquecer-nos. Num futuro próximo não teremos como reagir a um bloqueio ou invasão pq assinamos os mesmos. Eles já deduram para os EUA, nossos planos, será q não estão ajudando estes a nos deixar vulneráveis? Criaram até uma cortina de fumaça com a apreensão da carga do C-17. argentina = inveja = Traição = delação…

  21. Não sei, mas tenho a impressão de que as coisas estão começando a mudar de verdade nas relações sul americanas.
    Não vejo nenhum país da região como suicida e portanto todos tem a real percepção de que o Brasil é sim a maior potência da região.
    Tenho certeza que boa parte dos problemas que tivemos no passado com nossos vizinhos se deu principalmente por nossa própria falta de maturidade e por isso abrindo precedentes pra disputas descabidas. Mas o Brasil parece que desperta do seu sono e começa a caminhar mais firme, mostrando enfim a maturidade que faltava para ter reconhecido seu papel de líder regional. Olhando um pouco pra trás vejo em algumas atitudes do governo aparentemente descabidas, um plano maior, uma visão estratégica em favor da tão necessária integração regional que agora parece tomar corpo e que também parece estar dando certo.
    Vamos torcer.

  22. É muito simples, não podemos ficar de briguinha, a união faz a força vejam a UE, temos que apoiar o país vizinho e fazer a politica diplomática correta, não é tacando pedra que vamos conquistar um aliado.
    A Argentina é um parceiro comercial, e tambem um país que nunca teve ótimas relaçoes com o Brasil, eles é claro tem inveja e devido a isso tem uma tendencia a querer nos sabotar, porem se mostrarmos que somos amigos como foi o caso do navio ingles, as coisas vão mudar e seremos naçoes unidas.

  23. Acabei de assistir o debate da camara sobre o salario minimo, e em um discurso da oposição um deputado que não lembro o nome disse “Vamos votar um salário mais alto, pois pra um governo que quer comprar caças ao custo de bilhoes não pode dar 15 reais amais, pra que queremos caças?O que vamos fazer com caças?” discurso da oposição que acabei de ver ao vivo, acho que o governo quer dar esse aumento de 545 reais pra tentar frear a inflação.

Comentários não permitidos.