Defesa & Geopolítica

Nelson Jobim chega ao Uruguai para aprofundar aliança regional

Posted by

Jobin-Rosadilla

Nelson Jobim e seu colega Luis Rosadilla

EFE  –  O ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, chegou nesta segunda-feira a Montevidéu para se reunir com o presidente do Uruguai, José Mujica, a fim de aprofundar suas relações militares e avançar para que “o Sul tenha uma voz única nas gestões internacionais”.

Jobim aterrissou no Uruguai com um grupo de colaboradores e manteve um encontro com o presidente Mujica, seu colega uruguaio, Luis Rosadilla, e o chanceler Luis Almagro, com quem dialogou sobre a situação do Haiti, onde ambos os países mantêm contingentes militares, e sobre os desafios do Conselho de Defesa Sul-Americano.

Após esse encontro, Rosadilla e Jobim se reunirão em particular para dialogar sobre assuntos específicos de cooperação bilateral.

Antes da visita, o Governo uruguaio apontou que sua intenção é criar com o Brasil uma associação para o desenvolvimento da indústria aeronáutica militar assim como vários acordos comerciais para a compra de material bélico.

Segundo o Uruguai, a ideia seria ver as possibilidades de criar uma associação que permita a instalação de uma fábrica em algum lugar do Uruguai em cooperação com o Brasil para a produção de peças destinadas à aviação militar.

Apesar de Jobim ter assinalado em entrevista coletiva que esses assuntos não tinham sido tratados de forma concreta na reunião com o presidente, também afirmou que a intenção da política brasileira é formar “uma base sul-americana de defesa”.

“A ideia é ter uma base comum industrial de defesa. A estratégia do Brasil é a da cooperação e a da integração, para que a estratégia sul-americana frente ao mundo possa ser a dissuasão”, afirmou o ministro.

Fonte:  UOL

10 Comments

shared on wplocker.com