Nelson Jobim chega ao Uruguai para aprofundar aliança regional

Jobin-Rosadilla

Nelson Jobim e seu colega Luis Rosadilla

EFE  –  O ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, chegou nesta segunda-feira a Montevidéu para se reunir com o presidente do Uruguai, José Mujica, a fim de aprofundar suas relações militares e avançar para que “o Sul tenha uma voz única nas gestões internacionais”.

Jobim aterrissou no Uruguai com um grupo de colaboradores e manteve um encontro com o presidente Mujica, seu colega uruguaio, Luis Rosadilla, e o chanceler Luis Almagro, com quem dialogou sobre a situação do Haiti, onde ambos os países mantêm contingentes militares, e sobre os desafios do Conselho de Defesa Sul-Americano.

Após esse encontro, Rosadilla e Jobim se reunirão em particular para dialogar sobre assuntos específicos de cooperação bilateral.

Antes da visita, o Governo uruguaio apontou que sua intenção é criar com o Brasil uma associação para o desenvolvimento da indústria aeronáutica militar assim como vários acordos comerciais para a compra de material bélico.

Segundo o Uruguai, a ideia seria ver as possibilidades de criar uma associação que permita a instalação de uma fábrica em algum lugar do Uruguai em cooperação com o Brasil para a produção de peças destinadas à aviação militar.

Apesar de Jobim ter assinalado em entrevista coletiva que esses assuntos não tinham sido tratados de forma concreta na reunião com o presidente, também afirmou que a intenção da política brasileira é formar “uma base sul-americana de defesa”.

“A ideia é ter uma base comum industrial de defesa. A estratégia do Brasil é a da cooperação e a da integração, para que a estratégia sul-americana frente ao mundo possa ser a dissuasão”, afirmou o ministro.

Fonte:  UOL

10 Comentários

  1. bom país para abrir empresa de faxada… em SP tem um monte delas com sede no Uruguai … assim todos (políticos e patriotas de faxada..rs) sonegam impostos…

  2. Isso se chama “Política de Boa Vizinhança”.
    Estão querendo criar empresas Binacionais ?
    Na área de defesa é delicado, pois como vamos ter fábricas de material bélico em outros países ? Os Europeus estão fazendo isso, mas … pode complicar futuramente. Os governos mudam, por isso podem deixar de cumprir os velhos tratados na área militar. Hoje está tudo bem, mas e amanhã ?
    Vamos criar empresas Binacionais,sim … Faz bem para a diplomacia e integração americana.

  3. Hahaha, “A ESTRATÉGIA SUL-AMERICANA FRENTE AO MUNDO POSSA SER A DISSUASÃO” é isso que eu li mesmo “DISSUASÃO” eu só quero saber em que milênio o Brasil e a américa do Sul vão ter poder de dissuasão frente ao resto do mundo. Pelo menos as intenções de Jobim são boas, pena que fica só na intenção mesmo.

  4. a ideia é boa,só que as forças armadas brasileiras,recebem uma mereca de investimento,e este governo ainda tem a coragem de cortar,embora o exercito brasileiro não seja mais o mesmo,na minha região o batalhão ferroviario éra um exemplo em contrução de estradas e ferrovias,rapdas e bem contruidas,agora parece que os home disanimo,fazem 4para 5anos que estão aqui contruindo um trexo e não sei se tem 5 kilometros de asfalto uma vergonha.

  5. Interessante…. Porque será toda essa movimentação do Jobim na América do Sul nas vésperas de Obama chegar ao Brasil??? O QUE SERÁ ???

  6. Meus amigos, qdo se está a falar em dissuasão, no caso em específico, não, necessariamente, está se falando em uso belíco, mas, tbém, uso diplomático. Essas alianças são importantes. Tem alguns aqui que tratam com desdém os países menores, ou que estão em uma situação econômica ou militar inferior a nossa. Isso é uma pena, imaginem se estivéssemos no nível dos EUA o que esses camaradas não diriam do resto. Depois reclamam qdo os americanos falam alguma coisa da qual sentimos atingidos. O que querem com esse tipo de atitude? Reflitam sobre isso. Abs,

Comentários não permitidos.