Hackers chineses se infiltram em empresas de petróleo

Sugestão: Gérsio Mutti

Relatório feito pela McAfee mostra que hackers roubaram informações confidenciais de cinco petrolíferas

Washington – Hackers trabalhando na China invadiram sistemas de computação de cinco multinacionais de petróleo e gás natural para roubar planos de lances em concorrências e outras informações sigilosas, afirma a produtora de software de segurança de computadores McAfee, em relatório.

O estudo, que dá aos ataques o nome Night Dragon, não informa quais foram as cinco empresas atacadas, mas afirma que outras sete também tiveram seus sistemas invadidos.

“Isso… é prova do estado precário de nossa infraestrutura essencial de segurança. Não estamos falando de ataques sofisticados… mas ainda assim eles foram capazes de atingir seus objetivos”, disse Dmitri Alperovitch, vice-presidente de pesquisa de ameaças da McAfee.

Os hackers invadiram os computadores de uma entre duas maneiras: ou através dos sites públicos das empresas ou por meio de emails infectados enviados a executivos das companhias.

Durante os últimos dois anos, e talvez por até quatro anos, os hackers tiveram acesso a redes de computadores e concentraram suas atenções em documentos financeiros relacionados à exploração de campos de petróleo e gás natural, e a lances para a conquista de contratos, afirmou Alperovitch. Eles também copiaram processos industriais exclusivos.

“São informações tremendamente delicadas e que valeriam muito dinheiro para um concorrente”, disse Alperovitch.

A origem das invasões foi rastreada como tendo ocorrido na China, por meio de uma companhia na província de Shandong de locação de servidores. O software usado pelos hackers, aparece, segundo o relatório, instalado nas máquinas da empresa. A operação também envolveu endereços IP de Pequim e atividades realizadas entre 9h e 17h, horário de Pequim.

O relatório da McAfee não identifica os responsáveis pelos ataques.

“Não temos provas de que o governo chinês tenha patrocinado essas invasões de qualquer que seja o modo”, disse Alperovitch.

A empresa transferiu os dados obtidos ao Serviço Federal de Investigações (FBI) norte-americano, que não respondeu a um pedido de comentários.

“Estamos cientes sobre este tipo de ameaça, mas não podemos comentar especificamente sobre o relatório Night Dragon”, disse a porta-voz do FBI, Jenny Shearer.

8 Comentários

  1. afinal, é verdade ou não que nós temos uns dos melhores hackers do mundo também? já faz tempo que ouço isso, mas não sei se é verdade…

  2. Mais q o BRASIL tem de formar especilaistas nessa área, e mt rápido.Ñ esquecer a escaramuça entre a Geórgia e os Rússos, começaram pelo seus sitemas de computadores de defesa.

  3. A PETROBRAS DEVE SE PRECAVER ,POIS TECNOLOGIA DE ESTRAÇÃO PROFUNDA SEMPRE ATRAI OLHO GORDO, DAVEMOS NOS PRACAVER, TODA TECNOLOGIA DEVE SER GUARDADA EM LOCAL SEGURO, OLHO NELES……..OS HACKERS …..

  4. E a tal da praga bubonica que se chama China, se esparramando pelo mundo, sem fronteiras, roubando,pilhando direitos autorais,engenharia reversa de tudo. E aind acham umas cucarachas destas prontas a serem um contrabalanco num mundo futuro aos EUA..ai e que o mundo se dana todo. o governo Chines nao serve pra nada..compra a soja e minerio e fica por la mesmo.

  5. Mindua, a quem diga que os Russos, Chineses e Brasileiros são os melhores Hackers do mundo, trabalham de uma forma mais ‘underground’, sem que ninguém saiba.
    Essa de garoto americano gordo de 13 anos que invade computadores da CIA, FBI é coisa de filme.. e filme B ainda.
    Mas como é algo ‘ilegal’ ou pelo menos, confidencial (se pensar que os Governos estão por trás, coisa que não tem como se provar sem documentos) não tem como dizer corretamente esse tipo de coisa…
    Mas existe sim um BOATO que temos bons ‘garotos gordos’ que mexem bem em computadores.

    ABRAÇOS.

  6. são os melhores o brazus ele conseguem roubam ate com um virus trojan informações o trojan não foi feito pra isso os russos não são melhores em alguns pontos a internet deles é 100 vezes mais rapida que a do brasil e la tem servidores de harkens que o sistema do WikiLeaks estava mais o chiglees não são bom a tecnologia la é alta mais tem poucas pessoas com cranio no brasil ate um pc k6 o cara consegue roubar é tanto que varios sistema são feito por brasileiros é facil procure brazucas que trabalha em grande empresa computadores vai acha varios muitos sistema são feito pro brasileiros quem ganhar fama são os americanos

  7. ei pra termina os pc da petrobras não tem como roubar porque ele usa servidores se é servidor então o sistema é fechar e se fechar quem cuida do sistema do servidor é o sistema federal de segurança traduzindo é 24h de olho no sistema se a informções ta chegado no lugar correto é mesmo sistema que é usado no Bc e na receita federal e no imposto de renda mesmo sistema da eleição pra terminar se soltar uma bufa de veio o sistema sabe quem foi .

Comentários não permitidos.