País vincula caças a exportações do Brasil

http://www.portosdoparana.pr.gov.br/arquivos/Image/fotos_materias/2008/05.2008/26_05_2008_soja/085aa.jpg
Sugestão: Gérsio Mutti
Cláudio Humberto

O governo brasileiro tenta vincular a compra de aviões de combate para a FAB ao acesso de produtos do país a mercados internacionais. O governo Barack Obama recebeu a sinalização de que o Brasil pode até optar pelos caças F-18 Super Hornet, produzidos pela Boeing, mas em troca da eliminação de barreiras para produtos como o etanol, no mercado americano. Sem abdicar, claro, da cessão de tecnologia.
Caminho
O primeiro americano a perceber as chances de fechar negócio com o Brasil foi o senador John McCain, que veio fazer lobby pelos F-18.
Sinal claro
Há dias, o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, recebeu de Dilma sinais do seu interesse em se aproximar do governo Obama.
Xa comigo
Para adotar nova estratégia na questão dos caças, antes Dilma teve de demover Lula, que assumiu compromissos com os Rafale franceses.
Um que sobe
O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) tem voz ativa na nova estratégia para a compra dos caças; Nelson Jobim (Defesa), não.
Na marca
Se o critério do jantar que Dilma ofereceu a Lula foi convidar ministros mantidos nos cargos a pedido dele, sobrou um: Nelson Jobim (Defesa), que jantou em casa desconfiando de que não tem futuro no governo.
Nota do Editor.

Voltamos a velha e fracassada política de trocar comida por armas?
vamos vender banana e comprar caças?
A mesma política que criou o vácuo que separou as nações que ao final da 2ª guerra mundial investiram em tecnologia e se desenvolvera das que compravam  tecnologia e exportavam commodities?

E.M.Pinto

44 Comentários

  1. Acho legal negociar os caças tentando tira o máximo proveito, desde que para isso não sacrifique a qualidade na defesa afinal sacolas de dólares não vão “machucar” nenhum inimigo… O que mais me deixa indignado é essa história de que “o” ministro da defesa não tem voz ativa na nova estratégia para a compra dos caças. Nesse caso seria melhor demiti-lo ou ele te a dignidade de sair por conta própria, ele não recebe para se ministro mesmo e só ta sendo humilhado por imbecis!

  2. “Voltamos a velha e fracassada política de trocar comida
    vamos vender banana e comprar caças?
    A mesma política que criou o vácuo que separou as nações que ao final da 2ª guerra mundial investiram em tecnologia e se desenvolvera das que compravam tecnologia e exportavam commodities?”
    __ Agora não, não mas desse jeito…
    Acredito que nossa presidente não esta comprando apenas tecnologia, mas o direitos de produzir e nos desenvolvermos… e junto a isso barganhando mais dieitos pelos quais sempre fomos ignorados….
    Dilma esta certa,
    Se vamos comprar, também queremos vender… e se eles querem parcerias que seja de igual potencial para ambos.

  3. NÃO FALTA MAIS NADA,JÁ TEMOS A MULHER E O MALANDRO.
    .
    (A cria serão todas as patifarias que virá desta pouca vergonha.)
    .
    .
    AI…..ainda tem gente que chamará a Dilminha de madame depois desta.
    .
    Parece que a T&T,foi para o espaço;é a unica coisa que saiu genuinamente da FAB e foi para o espaço;visto que dos foguetes só explodem.
    A tecnologia para isto e outras mais, a FAB colocou no saco junto com as trinta moedas.
    .
    PT(partido dos Traíras)deu uma guinada de 180° em direção a subserviência; e tem gente que a acha diferente do FHC,outro caixeiro X9.
    .
    Pensar que tinha gente que criticava o barbudo,….ele vai deixar saudades aos brasileiro,…eu disse, aos brasileiros!
    .
    A EMBRAER vai colher o que ela está plantando,vai ter o mesmo destino da DASSALT.
    .
    Como este país nunca leva sério as coisas de estado!
    .
    Tiveram como base para este acordo as conveniências da EMBRAER e do lobbe forte dos brigadeiros(alguns),na FAB.
    .
    É muito triste….que ainda existem pessoas que vendem o futuro deste país.

  4. minha nossa, parece o PT não entende que para proamericanos já estão os tucanos.
    Parabéns ao editor Pinto por reclamar dessas “negociações” que na verdade não passam de escusas para manter o Brasil dependente dos americanos.
    +1vez:
    O que o Brasil precisa é de fabricar seu próprio armamento, assim demore décadas e o quádruplo de investimento.
    Soberania está acima de tudo, como já comentaram vários leitores não se pode estar pensando em ligar uma parceria militar à venda de mais commodities. O Brasil não está no caminho certo.

  5. Não acho legal o FX2 se tornar moeda de troca comercial…acho que começa a desviar muito do sentido original do projeto…mas vamos aguardar, notas como essas sempre saem na imprensa e nem sempre tem fundamento. Enfim…

    abraços a todos

  6. Creio que a jogada é boa, precisamos dos caças, e eles precisam de etanol para diminuir a dependência do petróleo… O único ponto problema, é que os recursos naturais estão se esvaindo do Brasil, sem ser necessariamente tecnologia de ponta, já do outro lado…

  7. O Brasil pode desenvolver-se a vontade, contanto que esse desenvolvimento seja apenas complementar aos interesses dos paises que realmente mandam.Ou seja, pode continuar a produzir muita soja, celulose, minerio de ferro materia prima abundantemente.E claro cuntinuar sendo mercado cativo onde eles vem vender os carros e outras bugigangas fabricadas por SUAS empresas.

  8. rsrs rsrs Ta bom moço pode fazer barba cabelo e bigode e ainda aparar sombrancelha e pestana mas tem que regar a mão da novinha rsrs rsrs Esse Brasil so mudam as pessoas mas tudo é sempre a mesma coisa….Sei que terão muitos que ate acharão essa politica prostituta compensavel.Quando realmente fizeram algo para beneficio direto do nosso povo?Jamais e jamais farão porque não tem nem ai pro Brasileiro e para nós apontam suas bundas.Isso so vai mudar a hora que nos levantarmos e ai nos oferecerão pão de graça e muitos abrirão as pernas como sempre abrirão.Estão brincando com o Brasileiro equando o bicho pegar não havera mais espaço para dialogo porque estorinha ja conhecemos todas.Somente uma casta se beneficia de tudo nesse pais e suas migalhas saciam seus serviçais.

  9. tem que faser um bom negocio,e tirar proveito para nossa industria,e os americanos são um grande mercado,o avião deles é bom,não é o melhor,mas para nossa economia é,não adianta ter uma ferrari,sem pessas de reposição tecnicos e muita grana para faser o caça voar,seja qual for o parceiro que o brasil tiver sempre tera que ter um pé atras,pois confiar mesmo é em ninguem,pois até um brasileiro nacido e criado no brasil pode ser um traidor,não vamos longe,todo governo,deputado senador,em fim alguem que ocupe um cargo publico,e venha ser corrupto é um traidor da patria. ex:quanto mais frances ,americano,hitaliano,negocio é negocio,é bom negociar com pessoas fiéis mas no mundo atual, tem que estar com o pé atras sempre.

  10. Sempre fomos essenciais aos EUA e mais ainda agora com vacas magras e geopoliticamente.Deveriamos jogar com o que temos e as necessidades deles.O que eles mais querem não é so nos transformar em uma nova Arabia Saudita mas fazer-nos seu maior aliado militar mas sem terem de pagar um alto preço para isso.Exportações rsrs rsrs essa é a moeda de troca desse governo otario rsrs Tudo o que produzimos e temos todo o mundo necessita.Deviamos aproveitar as necessidades deles e a geopolitica-estrategica para realmente sermos intimos amigos,repassando a nós o que jamais repassaram para ninguem ou vão para o PQP todos eles.O medo borra-botas de contraria-los nos impede e tem nos impedido de desenvolvernos livremente e isso é o que realmente um pais com o potencial do Brasil precisa.

  11. O Brasil,vai comprar F18, pois os Americanos nâo vão aceitar,de forma alguma,o Brasil comprar equipamentos militares Russos ou Chineses, afinal estamos no continente sulamericano, e não no asiático,com a chegada de Obama, tudo ficara acertado, como disse a reportagem do jornal Valor, ministro da defesa perde força.
    O Brasil tem grande relação comercial com os Americanos, gostem ou não ,vai dar F18…

  12. Caro Edilson,

    Só observaria que de fato somos hoje exportadores de commodities. Derrubar barreiras comerciais protecionistas, geraria muito mais ganhos do que gastaríamos com a compra dos caças. Não duvido que esse acordo foi tentado com a França, mas eles se opuseram. Agora tentam com os EUA. Se colar, colou. Acho difícil que consigam alguma coisa.

    No mais, a compra dos caças deveria ser estritamente técnico, com ênfase na capacidade operacional da FAB , com algum ganho em TT. E se quisermos sairmos do estágio de compradores de prateleira, é bom começarmos a direcionar mais recursos para pesquisa na área tecnológica de defesa. Quem sabe daqui a 15 anos poderemos ter algo nacional, mesmo que parcialmente.

    []’s

  13. JRT, quem tem que querer alguma coisa em nosso pais somos nós mesmos. Brasil não é quintal de ninguém, só é quintal na mente dos COLONIZADOS. Viveram tanto tempo nas SENZALAS que não sabem lidar com A LIBERDADE, querem volta para a servidão. Não sabem ser senhores de sim mesmo, só sabem ser SERVIÇAES. Eu disse em um post anterior, que a Dilma daria o tom da política externa ao escolher o F-18. E a indicação de tudo começou com o discurso feito na primeira viagem ao exterior. Se um dia ela “sofreu tortura”, foi porque, quem ela está agradando hoje foi o patrocinador. É LAMENTÁVEL COMO AS COISAS COMEÇAM A SER CONDUZIDA NESTE NOVO GOVERNO.

  14. Entendo que seria (em tese) vantagens.
    Mas como é que o governo pretende convencer quem não se convence?
    Já existem regras mais que rígidas da OMC que impedem justamente isto que o Brasil reinvindica como “vantagens”.
    França não abre mão dos subsídios agrícolas e os EUA no algodão e etanol mesmo com a existência de regras restritas e respeitadas internacionalemente.
    vai ser uma cartinha assinad em brasília por dois presidentes (Obama e Sarkozy- ambos com nada mais que 2 anos de mandato) que vai mudar o jogo?
    para mim, uma cois anada tem haver com a outra.
    Daqui a pouco o Brasil tá exigindo que para comprar caças seja necessário o investimento externo em programa sociais, ou construção de estradas.
    Isto para mim, é simplesmente burrice.
    Não há como se industrializar sem investir em tecnologia, sem gastar 30 anos em desenvolviemnto e parcerias tecnológicas.
    estamos a 60 anos trocando minério de ferro por celular, e pelo que indica o ministério do desenvolvimento está contente com esta fórmula.
    Agora, me responda, por esta ótica a China sendo o maior parceiro comercial do Brasil e sendo o maior mercado potencial para os produtos agrícolas brasileiros, e também uma muralha de proteções às suas indústrias, não seria o parceiro ideal para esta “compensação”?
    ou não?
    Já que se quer quebrar barreiras e pouco importa o que se vai adquirir como material de defesa e se a tecnologia seria ou não investida em desenvolvimento de nossa indústri, qualquer cala chinês seria então mais vantajoso, já que se projeta que ela será o maior mercado mundial em 20 anos.
    nesta hora tenho certeza vai acabar o arguemnto.
    Sds
    E.M.Pinto

  15. JRT…Onde esta escrito que paises no mesmo continente tem de serem confrades rsrs rsrs Um pais soberano com o potencial que o Brasil tem e com o povo trabalhador que somos não aceita mais ser menina de programa de gringo nenhum.Isso so existe na mente dos entreguistas,leiloeiros e aproveitadores e numa minoria borra-botas que morre de medo de sermos invadidos.Quando o povo Hebreu estava diante da sua primeira batalha como povo livre ouvirão:”Voces são netos de escravos,filhos de escravos e nasceram escravos,acostumando-se a servir e não contestar.Ou voces lutam ou serão todos mortos.Suas filhas e suas mulheres serão escrava deles.Parece que nós Brasileiros estamos nesse momento e muitos preferem continuar serviçais coadjuvantes alegres por cents rsrs rsrs Deus foi generoso com o Brasil mas como errou ao escolher o povo Judeu,errou ao escolher o Brasileiro para tanta benção rsrs rsrs

  16. A nossa defesa e independencia tecnologia vinculada a soja,etanol,não embargos rsrs que politica otaria que ao invez de se mostrar forte e irredutivel se mostra prostituida e condicionada a favores rsrs O povo Brasileiro merece as Ratazanas bandidas que tem rsrs

  17. Um tremendo escambo, quinquilharias por ouro..e nós q somos os nativos da x, isso vai dar merda.Vamos ficar um caça de prateleira, vamos sofrer embargos nas peças, e sem transferência de tecnológia dos mesmo; a ñ ser q façamos como os autralianos : engenharia reversa nos mesmos…

  18. Também não estou gostando nada desta história.
    —-
    Mas por obras do passado, acho que estamos num primeiro momento trocando comodities por tecnologia. Mas acho que esse é só o começo.
    —-
    É só para alavancar o caixa de nossa economia para os próximos anos do mandato.
    —-
    Dilma parece gostar de tecnologia. É isso que não esta combinando com esta decisão. E por isso também, acredito que mais coisas vão acontecer.

  19. Edilson,

    Concordo 100%. Transformaram essa compra de caças em objeto de barganha econômica e política também. Com tantos interesses, o governo querendo usar os US$ bilhões dessa compra, fica difícil. Os Rafales não saíram por que a França pisou na bola meses atrás. Ou seja o FX-2 era objeto de troca de apoio político das ambições do Lula, que saiu queimado no caso Irã. Agora a Dilma, pode estar querendo atrelar os caças à diminuição de barreiras do nosso Etanol. Pode até conseguir. Mas, e se não??? A FAB fica sem os caças?? Ou ela usará o plano B (Gripen NG -> melhor custo-efetivo)?

    Sobre a China, ninguém se atreve irrita-la….. hehehehe

    []’s

  20. O Governo pode estar criando uma razão transversal para justificar a NÃO aquisição dos caças franceses.

    Os galeses não cederão um centímetro qto aos subsidios à sua agricultura, embora acredito que os americanos tbédm não.

  21. Nick disse:
    12/02/2011 às 16:06

    Edilson,

    Concordo 100%. Transformaram essa compra de caças em objeto de barganha econômica e política também.
    —-
    E onde está o erro?
    A China faz isso muito bem.
    Mas lá tem fuzilamento entre outras coisas.
    É assim mesmo que se faz. Quanto a outras opções, isso é que não falta.
    —-
    O que me incomoda ainda é que todo este processo está sendo decidido considernado a Embraer como única empresa a montar esses aviões. Sou a favor de entrar uma nova empresa nessa concorrência. 50% para uma e 50% para outra. Ou então tudo para essa nova empresa, e a Embraer ficaria com os KC e os novos treinadores.

  22. Se tiver fundamento essa notícia do Cláudio Humberto; isto significa também que a proposta da Boeing não terá grandes melhorias
    em função do que já foi ofertado; bem como nossa capacidade de negociação com eles já atingiu o limite na esfera de Defesa.Aguardemos.

  23. Quem disse que o Rafale dançou so porque Lula não recebeu total apoio de Sarkosy quando associou o Brasil ao lodo da humanidade.A pá de cal foi a CRUZEX meu amigo.A mais avançada aeronave de caça Francesa foi abatida pelo Biotonico Fontoura e agora jaz no esquecimento rsrs rsrs se tivessem vindo F16 poderiam ter dançado tambem e nisso os EUA não foram tolos rsrs rsrs Dá-lhe Bicudinho Biotonico Fontoura rsrs rsrs to me acabando de rir e a cara do Rafalistas rsrs rsrs Oh ele tem capacidade de entrega rsrs so se entregar a Carla Bruni embrulhadinha para desguste rsrs rsrs Ate o queijo la tem cheiro de chulé e gosto de fungos e ainda tem bobo que paga uma fortuna pra engerir microrganismos podres rsrs rsrs

  24. Não importa, seja qual for, o que está errado e vai permanecer errado é o método, este método fracassou e vai fazer fracassar. em 20 anos voltaremos a discutir o mesmo assunto da mesma maneira.
    em 20 anos teremos Mirage III ou F 5 novamente, tanto faz, o erro será o mesmo, pois as tecnologias que estão nestes aviões estarão defasadas, e nós não acompanhamos o bonde, porque?
    por ego, por vaidade compramos os caças em troca da venda de picanha para churrasco.
    Não investimos na base industrial e não acompanhamos as tecnologias e mais uma vez estaremos comprando e pagando caro por tecnologias defasadas, pois a bem da verdade os 3 concorrentes já estarão obsoletos quando começarem a ser incorporados.
    A única forma de progredir é procurar aprender o máximo com eles, investir em estudos e evoluir buscando alcançar o estado de arte das tecnologias.
    A única coisa que não se pode fazer é comprar caças na condição de exportar alcool para o EUA, ou batata pra frança.
    Há mais um detalhe, em 30 anos a china quebrou a cadeia industial mundial, produzem mais e mais barato, o fator limitante da hegemonia chinesa é a sua dependência de matérias primas e de alimentos.
    Era… o Vácuo encontrado na África está sendo preenchido pela China onde há recursos tão ou mais inesgotáveis quanto aqui, lá a china está investindo em tecnologia para alimentos, não se surpreendam, eles vão em 20 anos ou menos, quebrar a capacidade de produção de alimentos do mundo e assim como fizeram com a cadeia industrial vão fazer com os alimentos.
    Sobra o que para nós?
    sds
    E.M.Pinto

  25. Over,

    A China faz diferente, ela busca de forma ética e ou mesmo ilegal conquistar cada vez mais autonomia em Defesa, seja com investimentos maçiços em Pesquisa interna, Produção licenciada ou mesmo Espionagem industrial. E dinheiro não falta para eles.

    Nós ao contrário, Defesa nunca foi prioridade, e por tabela investimentos em Pesquisa Interna. Aqui tudo anda e para. Começa-se, atrasa-se, custos aumentam e entrega um produto ultrapassado. Essa mentalidade tem que mudar, nisso o MD tem que justificar sua existência. Mas o MD sozinho não vai conseguir, tem que ser uma PRIORIDADE de Governo, caso contrário, é sempre uma das áreas mais afetadas por cortes e contigenciamentos de verbas. A quantos anos se fala em Sub Nuclear? O F-X? A modernização dos F-5 deveria ter terminado à anos. E os atrasos no programa espacial???

    Por isso que eu penso, que enquanto DEFESA aqui não for PRIORIDADE, junto com CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SAÚDE e EDUCAÇÂO, dificilmente sairemos desse ciclo vicioso de compras de prateleira e materiais de segunda.

    []’s

  26. AGORA SIM, É A BURRADA, DECISÃO SE PREVALECER É ESTUPIDA,
    SE CONTINUAR NESSA LINHA, A SRA. DILMA NÃO COMPREENDEU QUE ESTA SUJEITANDO A SOBERANIA DO BRASIL AO EUA.
    A DECISÃO DE COMPRA DOS CAÇAS TEM QUE SER ESTRITAMENTE DECISÃO TECNICA E GEOPOLITICA.
    COMPRE DE QUEM COMPRAR.
    ESTA ESPETEZA MACUNAIMA IMEDIATISTA NÃO É DE UMA NAÇÃO QUE PRETENDE SER UM GRANDE PLAYER.
    O BRASIL NÃO SABE O QUE QUER.
    QUER TECNOLOGIA QUE LHE DE MAIS INDEPENCIA E AUTONOMIA.
    OU QUER MERCADO PARA VENDER SEU ETANOL E MAIS ALGUNS PRODUTOS AGRICOLAS.
    JÁ SOMOS UM PRODUTOR E EXPORTADOR DE COMMODITY DE RELEVANCIA NO MUNDO.
    ELES AMERICANOS PRECISAM DA GENTE, TERÃO EM ALGUM MOMENTO ABRIR SEU MERCADO DE ETANOL PARA NÓS POIS SUA PRODUÇÃO É INIFICIENTE.
    ALÉM DO QUE ACORDO COMERCIAL É ALGUM VOLATIL.
    O QUE NOS DA VANTAGEM HOJE. DAQUI A UM ANO PODE SE MOSTRAR UMA PORCARIA.
    OS ESTADOS UNIDOS INVESTE PESADO EM TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO DE ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO.
    PODEM ABRIR UMA PORTA COMO PODEM FECHAR DUAS OUTRAS
    O LOBBY AMERICANO É FORTE.
    QUEM É PAI E QUEM SE LEMBRA COMO FILHO DE JÁ TER HOUVIDO “QUEM QUER TUDO DE UMA VEZ NO FINAL NÃO TEM É NADA”.
    O QUE É QUE O BRASIL QUER PELO AMOR DE DEUS.
    ABS

  27. VOU PENSAR POSITIVO SOBRE ESSA MULHER.
    HORNET FAZIA O SEGUINTE RACIOCINIO QUANDO SE ATRIBUIA A AO GOVERNO LULA VINCULAR A COMPRA DOS RAFALES A VENDA DE PRODUTOS AGRICOLAS A FRANÇA, QUERENDO QUE O GOVERNO FRANCES ABRISSE SEU MERCADO PARA NÓS.
    DIZIA HORNET – ISSO É QUERER QUE O ACORDO FX-2 COM A FRANÇA FRACASSE. CONHECEDOR (E NOS TAMBEM) DA RESISTENCIA DO LOBBY AGRICOLA FRANCES QUE NÃO ACEITARIA TAL BARGANHA.
    HORNET O BRASIL PARECE QUE NÃO QUER FAZER ACORDO DO FX-2 COM OS EUA?????OU OBAMA ESTA TÃO FORTE E O CONGRESSO AMERICANO NÃO TÁ NEM AI PARA OS VOTOS DOS COWBOYS????

  28. É incrível como o Brasil a 30 anos não consegue priorizar nada no país.A educação péssima, saúde não temos, transporte nem falar, na área social uma calamidade, nas cidade só favelas e pobreza e etc. E a nossa defesa do país,eles não conseguem nem renovar a frota quanto mais expandi-lá.Se um país como o Chile resolvesse invadir o Brasil o estrago seria grande, não quero nem imaginar como seria um confronto com uma potência média,iríamos nos defender com que…com falls de 30 anos de uso, com F5 de 30 anos de uso, com quais baterias anti-aéreas? E tem mais, eles falam em renovação de vários equipamentos para as forças no prazo de 15, 20 ou 30 anos, e o caso por exemplo do submarino nuclear, até lá o mundo já acabou.. e de rir.

  29. sou a favor de comprar varios cacas diferentes e fazermos engenharia reversa neles…assim como fez a china e etc…
    quanto ao escambo, o governo tem que tirar o maximo proveito mesmo..assim como nos fariamos se tivessemos comprando uma casa…a gente nao quer tentar empurrar o carro como parte do pagamento? entao…

  30. E.M.PINTO…Mesmo que eles comprem,aluguem,arrendem terras férteis e venham a tornarem-se autosuficientes em alimentos e quebrem ou não a agroindustria mundial no momento que estourar uma guerra ficara dificil eles se beneficiarem dessa linha de abastecimento que com certesa sera cortada ou obstruida e tudo o que eles investiram servira para alimentar os exercitos dos outros.Eles não terão como garantir uma linha de abastecimento para o povo deles e exercito longe de seu pais.O tendão de Aquiles deles é este.Eu sempre bati nesta tecla.So existe dois paises capazes de proporcionarem uma raçãodiaria a seus póvos e soldados.Brasil e EUA mais ninguem.

  31. ROBERTO…Meu amigo é simples entender isso.Não interessa a quem domina que venhas a ter conhecimento,o mesmo traz a emancipação e consequentemente a liberdade.

  32. É a insaciedade de capital e poder com uma máscara grotesca engraçada… muda nada!.. só tem a bendita máscara. E pior.. com a burrice dos líderes brasileiros.. escravos que não satisfeitos.. repetem a incompetencia escravizando quem mais estiver atrapalhando abaixo.

  33. É melhor comprarmos os Super Hornets e obtermos vantagens comerciais que comprar os Rafales e so tomarmos ré financeiramente durante 40 anos, porque tenham certeza que o proximo caça da Fab nao sai de serviço antes desse tempo…

  34. Nossa Presidente, deve ouvir mais os especialistas militares antes de agir. Os EUA querem apenas vender um avião que virá desnudo de qualquer nova tecnologia. Ficaremos reféns deles por que não vão repassar nenhuma tecnologia sensível. Eles sabem do nosso potencial e não querem concorrência. Se Obama não for reeleito? Quem acredita no cumprimento de contrato pelo seu sucessor? Eles impediram que o Brasil vendesse à Venezuela o avião Tucano, além de nos negarem a venda dos aviões de alerta antecipado que usam nos seus porta-aviões(justamente por causa da tecnologia envolvida). Por fim, tem um país sulamericano que comprou até mísseis deles, porém os mesmos ficaram em solo americano, sob a proteção deles. No âmbito militar eles são velas raposas.

  35. Edilson, discordo da sua opinião. Não se trata de trocar armas por bananas, mas de inserir o país num novo patamar de relacionamento. A França perdeu uma venda feita ao contrariar o Brasil na questão dos subsídios agrícolas e ao tratar o Brasil como um país subalterno na questão do Irã. O Brasil acena com uma compra com os EUA desde que o tratamento seja DE FATO diferente… A Dilma não é tola e nem subserviente….Sabe bem defender os interesses do país..

  36. Srs, do que adianta comprarmos qualquer tipo de caça se nossa política interna esquece das industrias vitais a nossa defesa? Exemplo disso é os constantes corte do governo em áreas sensíveis e em consequencia o desmantelo de nossas industrias de defesa, como é o caso da AVIBRAS e várias outras que estao sendo compradas por empresas estrangeiras que só querem uma fatia do mercado e no final, vão embora levando consigo a tecnologia absorvida (o pouco que tinhamos). Enquanto isso, só podemos ver e nada fazer.
    Vamos supor que fechamos com o rafale, que nossas industrias absorvem a tecnologia pretendida, o que vai acontecer depois? Sem incentivo do governo, a tendencia é perdermos as industrias de defesa e no final jogaremos todo o dinheiro investido no ralo. Exemplo disso é os contratos para o sub nuclear que já esta sendo analizado pela nossa representante maior e podera ou ja foi cortado.
    Em suma, se não mudarmos essa politica de destruição interna, verdadeiro terrorismo com nossos patrimonios, voltaremos a estaca inicial de compradores de prateleira, já que não somos capazes de manter nossa tecnologia.ABS.

  37. Quer ver sobrar dinheiro em caixa? é só deixar de exportar o NIOBIO e cortar o contrabando do mesmo, depois é so exigir o preço que quisermos. SÓ ISSO. ABS.

  38. Rapaz se o Brasil tentar parar de exportar o nióbio os EUA são capazes de invadir aqui só pra se apropriar das minas, já que as reservas de nióbio brasileiras são consideradas estratégicas para os eua.

  39. É claro que o governo, ao adiar eternamente, provoca indiretamente todo o tipo de especulação.

    Mas ainda acho cedo para vislumbrar-mos qualquer coisa.

  40. David Queiroz, sou plenamente a favor, mais para fazer isso, o Brasil precisa ter pelos menos ums 20 mísseis intercontinentais e pelo menos uns 3 sub nucleares armados com ogivas atômicas, se não, a OTAN vem cá e nos detona. Entendeu?

  41. Vocês ainda perdem tempo debatendo notícia da Calunia(sic) do Claudio Humberto, não existe qualquer credibilidade no que esse Sr. escreve, por hora, está tudo conforme antes, nada mudou. Ninguém no Governo falou nada disso. Vamos debater coisas importantes, não esse tipo de factóide.

Comentários não permitidos.