A Hora da Verdade? Caças europeus lideram na competição MMRCA na Índia

Estimado amigo Valduga, alterei o título propositadamente, pois aproveitei para reiterar a posição de alguns leitores que apontam o MMRCA como um bom termômetro para o nosso FX 2.

Bem, concordo com os leitores, embora ainda acredite que o F 18 será o vencedor do MMRCA por outras questões que não técnicas. De qualquer forma, vejamos o que diz a matéria que o CAVOK nos presenteou hoje.

Apertem os cintos, cruzem os dedos e bebam bastante água com açucar, vem ai  revelações cabeludas e pavorosas sobre a maior concorrência internacional para aquisição de caças para a Força Aérea Indiana, vale a pena observar o que diz-se sobre os 3 concorrentes do FX 2 já que o assunto é de nosso interesse.

E.M.Pinto

Caça Dassault Rafale da Armée de L’Air parte para um voo de demonstração no Aero India 2011.

Foi um duelo sem rodeios durante o Aero Índia 2011, e o prêmio desse duelo era nada mais nada menos que  um contrato de US$ 10 bilhões. Um por um, quatro dos mais avançados aviões de combate do mundo rasgaram os céus indianos, conscientes dos olhos atentos dos funcionários do Ministério de Defesa indiano que poderão decidir qual deles é mais adequado para o  MMRCA, que prevê a compra de 126 aviões aviões de combate médio.

O caça Boeing F/A-18F Super Hornet, da U.S. Navy, inicia a sua apresentação no Aero India 2011.

Cada performance executada mirava a fortuna envolvida no MMRCA. Durante várias entrevistas com funcionários do Ministério da Defesa,  pilotos IAF e representante dos fornecedores , ficou claro o estágio atual da disputa do MMRCA.

No relatório da Força Aérea Indiana nenhum dos concorrentes foi oficialmente eliminado, mas o desempenho de alguns aviões deixou claro que a disputa ficará restrita a aviões europeus. O exemplo mais claro desses aviões, foi o do russo MiG-35, que não apareceu no Aero Índia 2011. Depois de vários problemas durante os estudos de avaliação de vôo, ele é considerado pelo IAF quase que como um MiG-29 atualizado. Podemos dizer que o caça russo está definitivamente fora da disputa. Outro exemplo, um pouco menos triste foi o do Lockheed Martin F-16IN Super Viper, que chegou a viajar para Bangalore, mas sequer participou da inauguração do evento.

Caça Lockheed Martin F-16F Block 60 da Força Aérea dos Emirados Árabes, durante o Aero India 2011.

O ministro da Defesa Indiano A.K. Antony reiterou hoje que as considerações políticas não desempenham qualquer papel na disputa do  MMRCA, mas outros funcionários foram menos diplomáticos “O F-16 está na corrida apenas no papel, os EUA não serão autorizados a fornecer o mesmo avião para a Índia e para o Paquistão ” disse um oficial do ministério da defesa. “Além disso, o F-16 chegou já chegou ao fim do seu ciclo de desenvolvimento. Não há possibilidades de melhorá-lo ainda mais.”

A Lockheed Martin parece já saber que sua campanha no MMRCA está fadada ao fracasso. Ao longo dos últimos dois meses, alguns funcionários da empresa e até mesmo representantes do Pentágono, mudaram o foco para o F-35, a quinta geração caça invisíveis que a Lockheed Martin está desenvolvendo. Mas, apesar do Chefe do Pentágono, Ashton Carter, demonstrar o desejo americano de incluir a Índia no programa F-35, o Ministério da Defesa indiano não se mostra interessado. Questionado sobre a obtenção de um caça de quinta geração dos EUA, Antony respondeu: ”Já estamos envolvidos com a Rússia para produzir uma quinta geração desses caças, nenhum outro país nos ofereceu suas tecnologias no passado e agora que estamos muito à frente (na parceria com a Rússia), não há possibilidade de voltar atrás.”

Stand da Eurofighter com o caça Typhoon da Força Aérea Italiana.

O outro americano, o F/A-18 Super Hornet, deliciava os espectadores com uma exibição soberba de manobras de combate, demonstrando através delas a sua história como caça de combate, o F/A-18 foi o único candidato que voou com mísseis instalado sob suas asas, o que geralmente é evitado em acrobacias por causa do arrasto provocado. Mas, embora o Super Hornet tenha feito apresentações espetaculares, suas acrobacias foram realizadas em velocidades consideradas lentas. E essa lentidão também é levada em conta contra sua campanha na Índia. ”O F/A-18 teve uma desempenho não muito bom durante o vôo de avaliação”, disse um funcionário da Força Aérea Indiana que esta intimamente envolvido no processo.

Tendo em vista essas condições, os três competidores europeus: o Eurofighter (de um consórcio de 4 países), o Dassault Rafale (da França) e o Gripen da Saab (da Suécia) tiveram cada um deles uma exibição soberba de acrobacias em alta velocidade, loops espetaculares, vôo invertido e outra manobras que claramente extrapolaram os limites dos envelopes de vôo das aeronaves.

Caça Saab Gripen durante apresentação no Aero India 2011.

O Gripen mostrou enorme agilidade na sua movimentação vertical, algo que permitiria subir acima do caça inimigo em um duelo, para uma posição vantajosa de ataque. No final de sua apresentação, o piloto do Gripen tratou de demonstrar de como o avião precisa de pouca pista para pousar,  parando totalmente em apenas 900 pés.

Uma visão geral do pátio com os caças que concorrem no MMRCA alinhados lado-a-lado.

Mas os oficiais da IAF apontam dois problemas fundamentais para a campanha do Gripen: ”O radar do Gripen AESA é o menos desenvolvido de todas os envolvidos no MMRCA , e, sendo um caça monomotor, ele transporta significativamente menos armas do que os concorrentes bimotores.”

A vantagem bimotor foi imediatamente evidente quando o Rafale e o Eurofighter foram para o céu, atacando os espectadores com uma “sonic boom”. Havia pouca diferença entre as duas aeronaves que, alternando entre manobras de alta carga G, curvas apertadas e voos em elevados ângulos de ataque em baixa velocidade arrancaram aplausos dos espectadores. ”A competição do MMRCA agora é entre o Eurofighter e o Rafale”, disse um oficial da IAF que estava associado à avaliação do vôo. “Para reduzir o preço, o Ministério da Defesa pode admitir um pequeno combatente, com um radar não tão sofisticado, aí, por razões econômicas o Gripen pode ser o azarão a ganhar essa batalha.”

Fonte: Business Standard – Tradução: Wagner Damasio / Cavok

41 Comentários

  1. É lamentável,

    “O radar do Gripen AESA é o menos desenvolvido de todas os envolvidos no MMRCA , e, sendo um caça monomotor, ele transporta significativamente menos armas do que os concorrentes bimotores.” (Alguma novidade???)

    ”A competição do MMRCA agora é entre o Eurofighter e o Rafale” (Pra quem disse que a pá de cal seria no Rafale, parece que ela caiu no Gripen, digo, avião errado!!!)

    “Para reduzir o preço, o Ministério da Defesa pode admitir um pequeno combatente, com um radar não tão sofisticado, aí, por razões econômicas o Gripen pode ser o azarão a ganhar essa batalha.” (Rapaiz, fica claro mais uma vez, que a proposta da SAAB no Gripenstein não vai sair do papel, só por aqui, em algns blogs que defendem o Gripen a unhas e dentes)

    Bom senhores, acho que este início de ano não está sendo muito positivo para o Gripen, contudo, nem tudo esta perdido,basta porém, um milagre para a mosca sueca consega sair do papel. (Eu creio em milagres)……

  2. Este resultado vai ajudar sim nas escolhas no Brasil eu acho. A logistica dos americanos sempre foi elogiada. Quando falta peça de um avião chega bem a tempopra FAB. Já quando é francês a história não é a mesma. Mas tem este problema do f-18 ja ser um véin.. neh. Mas enfim, melhor que um f-5.

  3. Com exceção do Mig-35, já esperava algo assim dos outros o Rafale e o EF-2000 são duas das mais poderosas aeronaves de 4,5ª geração me atrevo a dizer correndo o risco de se apedrejado que considero como as melhores aeronaves hoje Su-35, Rafale e EF-2000. Embora ache que o Su-35 leve algumas vantagens como autonomia, imagino que estejam em mesmo nível, e esses sim são o TOP da aviação militar de 4,5ª geração.

  4. Pois é, e o Pepê estava certo…

    Por outro lado, quem havia afirmado que os bimotores estavam fora (sem chances no MMRCA), mais uma vez quebrou a cara.

    abraços a todos

  5. Mais uma vez, parabéns ao Valduga e ao Wagner pela matéria, espectacular.
    e mais uma vez se antecipando aos fatos, o Cavok vem crescendo e se consolidando certamente como o melhor site de aviação comercial e de defesa do Brasil.
    Quanto a matéria, bem, só posso dizer que é o que vem sendo dito por muitos que são atacados e renegados por grupos de pseudo conhecedores de tudo.
    A decisão não foi tomada, mas esta é mais uma opinião que aponta para a decisão entre os caças europeus.
    Eu particularmente acredito que na Índia o F 18 SE leva, e por questões não técnicas. mas esta é a minha opinião.
    Aguardemos o desfecho do MMRCA (que acredito será antes do FX 2) pois o MMRCA é sim, como dizem alguns foristas um bom termômetro para o nosso FX 2, ou quem concordava agora vai mudar de opinião?
    Abraço
    E.M.Pinto

  6. Pessoal,
    Não sejamos ingênuos!
    O dia que show aéreo definir programa de aquisição de caças eu mudo meu nome pra Nabuco.
    Se acrobacia em show aéreo definir qual é o melhor caça, o Tucano da Esquadrilha da Fumaça vai vender igual água.
    Eu fico até imaginando os responsáveis pelo MMRCA sentados nas primeiras filas com um saco de pipoca em uma mão e uma prancheta na outra. rsrssss
    Bem que a Pres. Dilma poderia ter ido na sessão das 4 pra escolher o F-X2. rsrsssss
    A pipoca ia ser por minha conta. rsrssss

  7. Não creio que a avaliação tenha sido pautada na apresentação o que o reporter do BS fez, foi fundir as informações que até vem vazando pela mídia,com o espetáculo dos caças que como ele disse foi um show de todos.
    Uma análise sobre o MMRCA de 105 páginas circula na internet e confirma o que este autor vem dizendo, outras fontes já afirmavam isso, como disse eu ainda aposto no Super Hornet ai.
    A decisão não será técnica e sim geopolítica e geoestratégica.

    abraço
    E.M.Pinto

  8. Thyphon ou Rafale seriam excelentes a nós e os prefiro do que o F18.O problema do Rafale para nós não é somente hora voo,mas sim a manutenção,com reposição e serviços carissimos.

  9. Bosco,

    se li bem, não é o show aéreo que está definindo seja lá o que for…o show aéreo da India é só o mote da matéria.

    O centro da matéria são as palavras dos oficiais da IAF, que batem com o que representantes da IAF disseram aqui no Brasil, quando de uma visita no ano passado, e nosso amigo jornalista do MRE reportou em seu (dele) blog. O conteúdo bate: o Super Hornet e o MIG foram péssimos nos testes, o Rafale cumpriu todos os testes, o Typhoon e o Gripen também não tiveram problemas e o F-16 é figurante.

    Se estão certos ou não, só esperando o resultado final, mas que as informações batem totalmente, isso batem.

    abração meu caro

  10. Como não sou indiano, não tenho ações de nenhuma fabricante de caças e o Brasil não está participando da concorrência, pra mim pode ganhar qualquer caça de qualquer país.
    Agora, em relação ao que me diz respeito mais diretamente (F-X2), eu gostaria que o F-18 fosse o escolhido, mas não perco um minuto do meu sono se qualquer outro levar, mesmo porque, a única coisa que eu piloto é o forno de microondas da patroa.

  11. VEJA SO SO ESE 2 DINOS F 16 E F18 SAO JATOS SUCATEADOS
    F 18 TEM 32 ANOS NA VERSAO GAMBIARRA TENTANDO CONVENCER A VENDA / MUITO MAIS UM THYPHON EO RAFALE QUE TAO NO CICLO DE VIDA BEM MAIS NOVO QUE ESE DOIS DINOS .E BREVE TARAO SENDO JATINHOS DE PAISES COM BULGARIA CHILE ,QUEM SABE UM DIA ATE DO URUGUAY OU PARAGUAY
    NAO ENTENDO COMO VELHO F 18 ENTRO NO FX 2 MAIS POR PRESSAO POR BAIXO DA MESA SO PODE

  12. Edilson,

    também acho que pode haver um decisão meramente política em prol do Super Hornet. E sabemos que decisões de compra de caças são políticas no frigir dos ovos.

    No entanto, o relatório técnico da IAF (que testou bem mais os caças que a FAB) pode pesar aqui na nossa disputa, no FX2. Certamente a FAB trocou idéias com a IAF, ou pelo menos deveria ter trocado. O MD sabemos que sim, o Jobim se informou junto do pessoal da IAF na visita do ano passado.

    abração

  13. ” disse um oficial do ministério da defesa. “Além disso, o F-16 chegou já chegou ao fim do seu ciclo de desenvolvimento. Não há possibilidades de melhorá-lo ainda mais.
    POXA ATE O CARA CONCORDA COMIGO CICLO DE VIDA DESE DINO ACABO KKKKKKKKKKKK

  14. Questionado sobre a obtenção de um caça de quinta geração dos EUA, Antony respondeu: ”Já estamos envolvidos com a Rússia para produzir uma quinta geração desses caças

    EM OUTRAS PALAVRAS NAO SOMOS TROUXAS PRA ENTRA NESSA KKKKKK

  15. E.M.Pinto,
    É que este artigo da Business Standard é tão ingênuo que não me contive.
    O jornalista que foi escalada pra cobrir o Aero India deve ser da “coluna social”, acostumado com plumas e paetês, e se “empolgou”.
    Sem dúvida seria ótimo pra cobrir o desfile das escolas de samba. Veja só está “pérola”: “A vantagem dos bimotores foi imediatamente evidente quando o Rafale e o Eurofighter foram para o céu, atacando os espectadores com uma “sonic boom””
    Já pensou esse cara relatando a comissão de frente da “Beija Flôr”?
    E tem várias outras igualmente eletrizantes.
    Rsrsssss
    Um abraço meu amigo, e não me leve a mal por brincar de vez em quando. Só pra espairecer!

  16. COM OS CORTES NO ORÇAMENTO,NO BRASIL,DE 50 BI , DILMA VAI PREFERIR F18 , PELOS CUSTOS DE MANUTENÇÃO MENORES, TODA DONA DE CASA SE PREOCUPA,COM O ORÇAMENTO,QUANTO TEMOS,QUANTO PODEMOS GASTAR ETC.

  17. Bosco
    Foi apenas um complemento, não tava questionando. na boa bro ( como diz o hornet).
    Quanto as plumas, como disse noutra matéria, lá na Índia a preocupação é decidir quem será o MMRCA , no Brasil, é o que vão fazer com as 3 escolas de samba que sofreram o terrível incêndio, justo agora faltando 1 mês pro carnaval…

    Maluquinho
    já pensou se por aquelas bandas der a mosca varejeira vence ou ainda, o eurofant? no segundo caso a índia terá por um tempo PAK FA, SU 30 MKI e Typhoon? tão esperando o que? invasão alienígena?

    só para descontrair, envio esta aqui que acaba de sair do forno, resolvido o caso do terrorista que realmente odeia a Rússia
    http://planobrasil.com/2011/02/11/humor-caso-resolvido/
    grande abraço
    E.M.Pinto

  18. eiiita, falar de fx-2 a coisa fica incrivel.
    os comentarios foram realmente otimos. o jornalista da materia nem tanto.

    e num, num vou dizer nada
    num precisa

    mas na boa, s o f16 é um dino, os nossos f-5em sao os Ossos do Dino, rsrs. resumindo, oq o br precisa, ou melhor a fab precisa, é s manter operacional, e num ser um Caçador de Reliquias com o primeiro f-5e do mundo voando.

    tenho certeza q Indiana — nao a indiana, mas o Indiana — Jones teria orgulho do br no q s diz respeito a caçador de reliquias…Ou nao.

    abççs a todos, q o resultado saia antes de agosto.
    e ou com o gripen ou com o Sh escolhidos
    para o bem do meu bolso!

  19. Com a nova contenção de despesas essa joça não sai tão cedo. O negocio é montar no urubu na hora q os F-5 se desmantelarem!

  20. Bastou sair uma materiazinha (e muito tendenciosa) que favorece o rafale e as “marias vão com as outras” ja estão achando que os indianos vão de SUPER ULTRA MEGA JACA,ja foi dito por indianos que a escolha da turbina da GE para o Tejas MK-2 seria empregada em uma nova filosofia de emprego e logística comum com os caças do MMRCA e do futuro MCA.O que isso quer dizer?
    so uma dica a Kaveri e muito similar a GE F-414,portanto ela cai como uma luva no lugar da GE F-414.

    Especificações da turbina GE F-414:
    Comprimento: 3912 mm
    Diâmetro: 889 mm
    Peso seco:1109 kg

    Especificações da turbina KAVERI:
    Comprimento: 3490 mm
    Diâmetro: 910 mm
    Peso seco:1100 kg

  21. Amigos,
    Depois ficam criticando o ministro NJ sobre o mesmo está batendo o pé em prol do Rafale. Acho que a Dilma vai fazer uma m…da das grandes se fechar o contrato em favor do F-18 SH.

    Abs,

  22. Se formos considerar a recente aproximação dos EUA com a Índia, e considerarmos que o F-16 IN tem menores chances, por causa dos F-16 Paquistaneses; O F-18 E SH continua favorito, porque mesmo a França lançando seu radar AESA recentemente este ainda vai demorar para ter todas as capacidades de AN/APG-79 do Super Hornet, e no fundo, é isso que os Indianos querem.

    []’s

  23. Em relação ao Brasil (F-X2) eu “torço” (mas não me descabelo) pelo F-18 SH por razões que já cansei de postar, mas preferir, preferir mesmo, eu prefiro o outro “dino” americano (coincidência pura, juro!), o vetusto F-16 C/D/E/F Block 50/52/60.
    Em segundo, na minha listinha, colocaria o F-18 SH, em terceiro o MiG-35, quarto o Gripen NG, quinta o Rafale, sexto o Typhoon, 7º o F-15E e 8º o “pterossauro” Su-35.

  24. Faça o seguinte, releia o texto e onde estiver escrito rafale, substitua pelo seu candidato favorito e vice versa, então, após isto lei e comente novamente, veja o que acontece…
    sds
    E.M.pinto

  25. 1maluquinho disse:
    11/02/2011 às 00:42

    Deveriamos conduzir o FX com os Indianos.A escolha aqui deveria ser Tecnica-militar ao invez de tecnica-politica.
    —-
    Com todo o respeito à FAB, mas:
    O problema é que a nossa FAB está sendo amadora demais. Nessa escolha ela não está sendo nem técnica, nem política e nem militar. Está mais para escolha comercial. O problema todo é que por trás de muita gente na FAB tem a Embraer, e por trás da Embraer muitos políticos e empresários. Estão todos muito preocupados com o que vai ser melhor para Embraer e seus fornecedores, e pouco preocupados com o que vai ser melhor para o Brasil.
    —-
    Pelo jeito os militares da FAB não fizeram a mesma escola que os militares da Marinha. Ainda estamos na dúvida na escolha dos caças, enquanto que a Marinha já gastou mais que o dobro do investimento inicial dos caças e já está se preparando para gastar o dobro do dobro.
    —-
    Para finalizar, ninguém até hoje aceitou a ideia do ex-presidente que pensava que a decisão deva ser para promover a indústria nacional. Todos estão querendo apenas representar os fonecedores dos caças, ao invés de produzir os componentes no solo brasileiro e aprender sobre a cadeia produtiva.
    Enquanto isso, militares e civis envolvidos no ProSub já estão há alguns meses viajando para troca de conhecimentos.

  26. Ok!!!O “comprador” da IAF sentou com sua pranchetinha cheia de alternativas e começou a pontuar o desempenho do caças em acrobacias numa “feirinha” aérea.Desde quando se compra caças desse jeito?Aqui no brasil onde o rafale era franco favorito deu no que esta dando,a Índia que compra caças de “baciadas” iria usar de um processo tão amador desses.

    Materia que saiu no cavok.

    Os norte americanos superaram os europeus mais uma vez no lucrativo mercado de defesa indiano. O novo motor da aeronave leve de combate (LCA) Tejas que está sendo desenvolvido na Índia, que está próximo de se tornar operacional após longos 27 anos, será dos Estados Unidos ao invés do modelo europeu.

    O Ministério da Defesa da Índia anunciou na quinta-feira, dia 30 de setembro, que os motores General Electric F-414 foram selecionados vencendo o concorrente motor Eurojet Turbo GmbH EJ-200, após uma competição que foi realizada nos dois últimos anos, para equipar as aeronaves Tejas MkII.

    Enquanto o contrato inicila seria para 99 motores avaliados em cerca de US$ 650 milhões, a opção para mais 49 motores poderá ser exercitado posteriormente. Oito motores serão adquiridos completos, enquanto outros 91 serão FABRICADOS na Índia através de transferência de tecnologia.

    O programa de desenvolvimento do LCA feito na Índia, através do qual a Força Aérea da Índia “espera” ter o primeiro esquadrão de aeronaves Tejas MkI operacionais próximo de maio de 2011, não possui conexão com o processo de seleção final que está sendo feito no gigantesco projeto de US$ 10,4 bilhões para adquirir 126 aeronaves médias multi-missão de combate (MMRCA) para a Força Aérea da Índia.

    Mas alguns especialistas já disseram que a seleção dos motores GE para o LCA AUMENTA AS CHANCES do caça norte americano Boeing F/A-18 ‘Super Hornet’, assim como do caça sueco Gripen, em cima do Eurofighter na competição MMRCA. Isso seria muito mais economicamente viável e com senso logístico ter motores similares para equipar tanto o LCA como o MMRCA.
    avok.com.br/blog/?p=19936

  27. Amigos confesso que não entendo patavinas de aviação, leio porque o F-X2 deve ser de interesse de todo brasileiro que tem uma visão mais ampliada de geopolítica e devemos nos prepar para a guerra se almejamos a paz.
    Mas é muito interessante ler as matérias e posteriormente verificar os comentarios de grandes brasileiros, anônimos, mas que entendem do assunto, estou aprendendo com os senhores.

  28. Pois é, basta uma “matériazinha” para as gripentelhas se descabelarem. kkkk..
    Interessante é que esse gripen é tão bom, barato, etc, etc, etc.. e tal porque a própria Suécia não banca essa jóia…

  29. “O F-16 está na corrida apenas no papel, os EUA não serão autorizados a fornecer o mesmo avião para a Índia e para o Paquistão ” disse um oficial do ministério da defesa. “(essa mesma verdade serve para o F-18 SH,porque ambos são contemporâneos e já tem mais de 40 anos de bons serviços prestados)
    ”O F/A-18 teve uma desempenho não muito bom durante o vôo de avaliação”, disse um funcionário da Força Aérea Indiana que esta intimamente envolvido no processo.Já chamei o F-18 SH de mastodonte e o SU-35 de Tiranossauro REX pelo que vejo eu estava certo,não seria leviano de dizer que a aviônica do F-18 SH seja ruim, muito pelo contrário, deve ser o melhor de sua categoria.Mas no meu ponto de vista nós precisamos de um T-REX e não de um Mastodonte.
    ”Já estamos envolvidos com a Rússia para produzir uma quinta geração desses caças, nenhum outro país nos ofereceu suas tecnologias no passado e agora que estamos muito à frente (na parceria com a Rússia), não há possibilidade de voltar atrás.” Pelo visto a parceria Rússia/Índia vai muito bem obrigado, tanto que esnobaram o F-35(que tudo indica será um bom caça),essa mesma parceria foi oferecida ao Brasil mas alguns “expertos” de plantão disseram que a Mãe Rússia estava decadente e regeitaram a proposta Russa.
    Não acho que o SH seja o favorito nem na Índia e nem no Brasil.A Índia tem mostrado bastante independência em suas escolhas e acho que o veto do departamento de estado norte-americano ao radar AESA do tejas pese na decisão.No Brasil a presidenta Dilma exigiu do congresso americano garantias formais de TT(coisa que o RAFALE tem),sem essa garantia o SH não leva.
    Na minha opinião o SH só leva no Grito por meio de pressões comerciais,o jogo é esse e não há como fugir,pra quem não lembra é só relambrar o casos do SIVAM que os EUA levaram no Grito,os radares americanos eram os mais fracos mas levaram a concorrência.

  30. Vamos la

    “o F/A-18 foi o único candidato que voou com mísseis instalado sob suas asas,”
    ummmm deixa eu consultar meu manual de voo e mostrar aos entusiastas que misseis produzem arrasto freiando a velocidade..certo?portanto o fato do F-18 andar ‘devagar’ somente quem nao quer ler direito deixa passar um fato destes. nem imagino porque teriam os misseis pendurados.
    Quanto a Russia e sua super technologia de geringoncas esta provado que tem o produto, vendem ao mundo todo; so falta pecas de reposicao e manuais coerentes. Quase todos que compram Russo danca no final.Em 4 anos a venezuela estaciona seus abacaxis.

    Jackson..faz sentido tem um so modelo de motor para fazer manutencao.

  31. OVER…O problema não é a FAB eu amigo e sim o SAITO JASPION submisso joão do do Jobim.Pmbuiram a FAB para rigorosa avaliação tecnica depois simplesmente passaram por cima disso e a fisseram refazer tudo com criterios que lhes agradaram.O FX é conduzido por corruptos e espertalhões que a tudo e a todos manipulam.Mente e mentiram desde o começo.Disseram que os Russos não transfeririam nada e atribuirão a desclassificação do SU a FAB quando na verdade foi xenofobica-ideologica e manipulada por robos dos Gringos.E agora o que mais se ve é o que sempre se viu em toda parte do mundo,os EUA usando toda sorte de formas de persuadir e não me surpreenderia se estiverem transbordando os bolsos de nossas Ratazanas que so enchergam dinheiro.E no final a culpa é da FAB…Contratos e tecnologias de fesa deveriam ser avaliadas por criterios militares e não por criterios politicos.

  32. Não é a primeira vez que o F-18SH, faz uma exibição com peso, não apenas com mísseis, mas também com duas bombas mk-83 se não estou em erro, elas têm mais de 200 kg, além dos 4 mísseis sob as assas… e não como supostamente possa parecer no texto fazendo tendência para 2 (suponho que é essa a interpretação).
    Vi um filme muito “ranhoso” da exibição e percebi porque se faz referencia a isso no texto, ele (F18SH) com o peso adicional faz várias manobras e abusando de uma, do género puxar o nariz do avião para cima e deixar “morrer” em termos de velocidade, antes de entrar em stall dá-lhe gás e regressa a velocidade normal, além de outras que são de facto feita a essa velocidade. Li um artigo que o propósito da Boeing é mostrar as supostos compradores que mesmo carregado o avião consegue manter performances boas e que não é apenas um avião de show aéreos.
    Ao fim ao cabo é mais uma exibição da potencia das turbinas do que do próprio avião, lololol Penso que este ponto aqui ninguém bate o SH.
    Os outros concorrentes foram todos limpos.

  33. Dilma irá ouvir os principais interessados(se já não o fêz).A inclusão de Fernando Pimentel no processo pode resultar em alterações; que pode ser no resultado bem como no formato.

  34. Carlos Argus a sua preferência também é a minha os SU-35,37 e de toda a família são espetaculares .Mas são como os carros opalas da época .Da para comprar, mas para manter uma máquina daquelas não é fácil.Abraços

  35. Jackson esta confundindo tudo, la não é Brasil não, eles querem um caça médio, mas não vai ser a ponta de lança deles, a india ta cagando e andando pra turbina e funilaria.
    Eles tem os seus projetos próprios e vão investir muito é em cima deles, os caça médios são para diversificar, e os melhores para qualquer um que não seja aqueles que fizeram viagem paga pela SAAB, são o Rafale e Typhoon.

  36. Olha tudo bem que o SH estava com carga externa e isso prejudica certamente quem lê um pouco sobre aviação sabe que essa é uma verdade incontestável, porém o SH com ou sem carga externa é inferior em manobras em mesmas condições ao F-15, F-16, J-10, Su-30, Su-35, EF-2000, Rafale, Gripen, Mirage-2000, Mig-29 pelo simples motivo de não te sido construído para combates a curto alcance essa também é uma verdade incontestável.
    Não digo que o F/A-18E seja velho, mas seu conceito está ultrapassado, quando ele foi construído pensava-se que ele destruiria o inimigo a distancias seguras graças a seu radar seu baixo RCS e suas armas, mas com o passar do tempo seu radar foi se tornado mais um, suas armas também foram igualadas e por ultimo seu RCS foi superado de forma absoluta, mesma essa nova versão do SH vem apenas para igualar aos novos modelos de caças como Rafale e EF-2000, porém basta o EF-2000 e o Rafale investirem na mesma tecnologia que outra vez o SH ficará em imensa desvantagem… e mesmo esse novo SH não sei (tenho minhas duvidas) se ele reduziu seu RCS a os mesmo níveis dos dois caças mais modernos da Europa.
    Um caça que é inferior aos outros em longo alcance e inferior a curto alcance não lhe sobra nada a não ser a função de avião de ataque, então dizer que o SH não fez as mesmas manobras porque estava com peso externo é desculpa uma fez que todos sabemos que ele não foi feito para combate de curto alcance por tanto não foi feito para manobras.

  37. carl94fn, claro que sim ele é mais pesado mesmo sem armas. Mas não deixa de ser uma boa aeronave e pela diversidade de equipamentos que pode levar. O embate próximo entre duas aeronaves hoje é um pouco mais complicado devido a tecnologia, disparar antes de ver o inimigo, mas penso que poderá haver ainda essas situações de proximidade… embora acredito que possa muito bem dar conta de si com o tipo de arma de defesa que tranporta.
    Apenas fiz uma constatação… e gostaria de ver as outras aeronaves a fazer as mesmas manobras com peso adicional… ficaria curioso. Numa guerra o avião não vai limpo, pois não…
    Não estou a dizer que o SH é o melhor apenas estou a basear-me em factos que vejo e leio e muitas das vezes não percebo porque.

Comentários não permitidos.