Para EUA, Brasil atômico é inofensivo

http://www.ecodebate.com.br/foto/angra2.jpg

WikiLeaks: os norte-americanos fazem ‘bobagem’ como todo mundo, diz presidente Lula.

Sugestão: André

Enquanto Venezuela e Bolívia enfrentam estreita vigilância dos diplomatas norte-americanos na América Latina em razão de suas supostas colaborações com o Irã na questão nuclear, o Brasil é visto de forma contrária. Documentos secretos norte-americanos vazados pelo site Wikileaks demonstram que o País não é fonte de preocupações, e que Brasília chega a pedir colaboração no desenvolvimento da segurança das instalações nucleares brasileiras.

Segundo telegrama revelado ontem pelo jornal espanhol El País, a diplomacia norte-americana encara o programa nuclear brasileiro com naturalidade. Um dos documentos diz respeito ao início da instalação de uma cadeia de centrífugas para o enriquecimento de urânio no Brasil.

O documento afirma ainda que autoridades brasileiras teriam manifestado interesse em trocar informações com os Estados Unidos sobre “como melhorar a segurança das instalações nucleares e ajudar a treinar a próxima geração de técnicos e especialistas”.

O governo brasileiro não comentou as denúncias de que os EUA monitoravam, apreensivos, a extração ilegal de minerais, entre eles, urânio, pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no norte do Brasil, perto da fronteira com a Colômbia. Especialistas da Polícia Federal, no entanto, tratam o assunto como boataria.

Olimpíadas – Outro documento norte-americano mostra que o Brasil admitiu a “possibilidade de ameaças terroristas” durante a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Por tal motivo, o governo brasileiro mostrou grande abertura à colaboração em áreas como o “compartilhamento de informação e cooperação” com Washington,  segundo a encarregada de negócios dos EUA no Brasil, Lisa Kubiske.

Datado de 24 de dezembro de 2009, a carta diz que o governo do País tenta capitalizar o fato de sediar os jogos, para “solidificar a imagem do Brasil como o líder da América do Sul e como um ator global emergente”.

O documento cita uma declaração de Vera Alvarez, chefe da Coordenação Geral de Intercâmbio e Cooperação Esportiva do Itamaraty. Segundo o texto, a diplomata brasileira chegou a comparar a realização dos jogos com a chegada da família real portuguesa, em 1808, “quando o Rio foi de uma cidade costeira para a capital de um império”.

Bobagens – Dois dias depois de ter qualificado como “insignificantes” as mensagens diplomáticas norte-americanas vazadas pelo WikiLeaks, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo dos EUA faz “bobagem” como todo mundo.

“(Os telegramas) estão desnudando uma sabedoria de que os norte-americanos são melhores do que os outros. Fazem as bobagens que todo mundo faz”, declarou Lula, em entrevista a rádios comunitárias.

Périplo – Tentando apagar qualquer desconforto diplomático, o embaixador norte-americano no Brasil, Thomas Shannon, iniciou um périplo pelo primeiro escalão do governo federal. Ele conversou com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e outras autoridades de Brasília com a mesma mensagem: as relações entre os dois países são maiores do que eventuais comentários revelados pelo WikiLeaks.

Shannon não apresentou um pedido formal de desculpas. Mas, em tom diplomático, reconheceu o mal-estar do episódio e preferiu elogiar a compreensão do governo brasileiro.
A própria secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, já ligou para dez autoridades mundiais para pedir desculpas, incluindo as da Argentina,  Paquistão, Afeganistão, Libéria, China, Canadá, Alemanha, Grã-Bretanha, França e  Arábia Saudita.

Fonte: Diário do Comércio

35 Comentários

  1. Na verdade elogiaram o Brasil com esses telegramas.
    Já estou achando que esse vazamento de documentação foi obra da Cia, pois até agora foi água com açúcar.
    Daqui a pouco vão dar o Prêmio Nobel da Paz para o Lula.
    O mundo em que vivemos é muito hipócrita.
    Lula dos Banqueiros e da Gamecorp (através de seu filho).
    O alinhamento com os americanos é uma necessidade para nós, pois somos da AMÉRICA.

  2. O Brasil foi elogiado nesse telegramas (finalmente concordo com um comentário do Dandolo hehe..), e é mesmo inofensivo.
    Por acaso temos alguma intenção de atacar os Estados Unidos?
    Fora uns aqui nesse site que comentam e só expressam odio pelos EUA, acredito que não.

    Essa que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia estão escavando a terra atrás de uranio?
    “A gente.. me ajuda ai po”.. como diria o ‘Datena’.. boataria mesmo.

  3. Engraçado, em outros assuntos os telegramas foram sugeitos a comentários que os EUA não eram de confiança, que sabotavam os planos nucleares do país, de tudo li por aqui. Agora vem um com uma mensagem positiva, a conversa muda e metade nem aparece para comentar. Em 1000, 1 noticia é positiva. Rsrsrsrs

  4. Dandolo, eu tbm acredito q e obra da CIA , os inaks olhando o n programa nuclear com outra visão?!?! Que o mesmo ñ representa p eles o < perigo, o q eles estão certos, + como enfiar essa verdade cristalina kbça de malucos? Apesar de td olhos neles, dizem uma coisa e fazem outra.Li em um lugar o seguinte: Os ianks ñ são confiáveis.

  5. Engraçado… quando saiu os documentos diplomáticos onde se colocava da desonestidade dos EUA, toda a gente bate com certa razão. Há um com aspectos positivos em relação ao Brasil, já começa a historia da treta, que as coisas não são bem assim, e que isso é armação não sei de quem, e blá blá. Não há linha coerente em relação á opinião. Não gosta e acabou é o princípio de alguns, a verdade é mentira para eles, e a mentira por vezes se torna verdade… o que fazer.
    Bem só falta ler que o Julian Assange é agente da CIA e armou tudo em protecção do império do mal que fica no norte…
    Isto é bom saber pois muito sabem apontar o dedo quando alguém tem sentido de opinião com várias direcções, gosto e detesto os EUA ao mesmo tempo. Isso vai depender do que se está a abordar, esta linha de pensamento também serve para outras nações.
    E para finalizar… a maior parte nem aparece para comentar… só escrevem se for algo de mal e contra ao lobo mau. Isto faz-me lembrar do tópico dos Russo quando cachinaram os piratas desarmados, foi uma volta á conversa… e nada de condenações e repúdio, o importante foi falar da falta de pontaria e que os piratas são maus e merecem aquilo, no caso do Iraque aquele povo e rebeldes são todos 100% de inocente e são os anjinhos em toda historia, vejam lá que os homens bomba são agentes americanos para fomentar a desordem e confrontos entres fracções. Desculpem a ironia, mas é isso que vejo muita gente a fazer,

  6. Desde o início eu tenho um pé atras com esse WikiLeaks. EU NÃO SEI SE É UMA ZEBRA BRANCA DE LISTAS NEGRA OU SE É UM ZEBRA PRETA DE LISTAS BRANCAS. Em tudo que é divulgado pelo WikiLeaks eu vejo um MORCEGO mordendo e assoprando. Tenho dúvidas se é um agente da CIA, se é um agente de contra-informação, se é um ex-agente que caiu em ruína, se é alguém ….etc e tal. Este Assange é MUITO SINISTRO!!!

  7. Lá vai o portuga falar do que não sabe.
    .
    Que os EUA têm procurado estagnar o programa nuclear nacional é um fato que remonta desde à época de Jimmy Carter. Isso só começou a se reverter em 2009. Até então, companhias de tecnologia nuclear americana eram proibidas de oferecer programas em disputas por contratos com o governo brasileiro. Quanto ao conteúdo desse telegrama, o que ele mostra, é só que os EUA estão dispostos a colaborar na área de segurança de instalações nucleares: a mesma área em que eles têm cooperado com os russos por mais de uma década. E nisso, os EUA não estão fazendo nada além de agir segundo aquilo que crêem ser de seu interesse. Não é de seu interesse, afinal, que, devido a um serviço de segurança falho, tecnologia nuclear de um país soberano caia nas mãos de grupos que trabalham fora da legalidade – terroristas, por exemplo.
    .
    Agora, quanto a isto:
    .

    no caso do Iraque aquele povo e rebeldes são todos 100% de inocente e são os anjinhos em toda historia, vejam lá que os homens bomba são agentes americanos para fomentar a desordem e confrontos entres fracções.

    .
    Isso prova que mentalidade chã você tem. A Guerra no Iraque tem sua origem numa agenda americana de unilateralismo: não houve provocação do lado iraquiano que justificasse a invasão. Apontar para a existência de “terroristas” iraquianos, dizendo obviedades como que “ninguém é santo”, é querer criar uma equivalência moral inexistente entre o povo iraquiano e os invasores ocidentais. Esses “terroristas” de que você fala não são mais que paramilitares, gente que está lutando com os meios que possui contra aqueles a quem vê e que são mesmo invasores de sua terra.
    .
    Agora, me tire uma dúvida: Portugal apoiou a guerra no Iraque, não foi? Parece que, de imperialistas, os portugas passaram a lacaios de quem quer que seja o maior poder da atualidade.

  8. É Portugal é país membro da OTAN, e tentou fazer com que o Brasil aceitace que a mesma atuace no atlanico sul, felizmente Nelsom Jobim deu um chega pra lá neles.

  9. Escrevi isso por que o nosso amigo Portugues parece achar ruim cometários pró Americanos, mas claro respeito sua opinião mesmo assim.

  10. Estranho a preocupação com Urãnio.
    Extrair urânio e daí??? Quero ver enriquecer!!!
    Tem gente no norte de Minas que constroi a base de suas casa com pedras de urânio… Por lá isso aflora pelo chão…
    >>> Os EUA tem mais é que ficar preocupados.<<<
    Se aqui no Brasil, politicos desvia até DINHEIRO DE MERENDA, se eles descobrirem que Urãnio dar dinheiro…Ham!!! vai ser um Deus nos acudam…

  11. Rafael, não fique chateado não.
    O que falo está escrito e dá para perceber nos nossos paises… estou fazer referência ao assunto… á linha de opinião de alguns e nada mais.
    Se o meu amigo tem acompanhado o que escrevo… verá que não tem razão acabei de dizer que estou ás vezes ao lado dos EUA e outras contra, isso depende do tema, está simples e claro.
    O meu amigo tornar a ler verá que o que eu digo é que alguns mesmo quando algo de bom vem do norte, têm tendência de criar uma situação e dizer que á armação e outras cenas. Percebeu, apenas isso

    Godoy, penso que quer dizer é: que eu acho que fazer comentários contra aos americanos é ruim, é isso certo? E não pró, que pró é favorecer.
    O que acabei de escrever para o Rafael também dá para ti.
    Se já me viste apoiar os EUA em alguma barbaridade, coloca aí o link para eu ler…
    Também condeno as atrocidades do norte, fica descansado. Ainda tenho alguma mora para tal.
    Mas também sei elogiar quando algo de bom vem de lá… em todos o lado onde participo. São poucas as vezes mas ainda aparece noticias boas.

    Apenas é uma constatação, mesmo com muita alergia aos gringos não é preciso dar salto da cadeira.
    Sds

  12. Godoy,
    Muito pelo contrário. O Karlus não acha ruim comentário pró americano não.
    Ele está é defendendo o bom senso e fazendo uma crítica ao pré-conceito.

  13. Eu estava sendo irónico ao dize pró, os portugueses realmente não tem motivo para reclamar dos EUA, pois o país parece não ter pretençoes globais e ainda fazem parte da OTAN,resumindo Portugal já esta dominado pelo Tio Sam.
    Karlos as vezes não concordo com suas opinioes, mas é bom ter você aqui no Blog represenando os portugueses.Abraços!

  14. E Bosco, isso não tem nada de pré conceito é um antiameicanismo baseado em fatos, não é por que eu viajo aos EUA e gosto de passear nos taxes amarelos que eu tenha que apoiar o empenho deles em frear o Brasil.

  15. É bom que os gringos do imperio pensem sempre assim de nós, e realmente não oferecemos perigo a ninguem, somos pacíficos, mas temos que, secretamente, assegurar o conhecimento completo da energia nuclear e em alguma eventualidade estarmos preparados. ABS.

  16. Godoy, eu não quero ser representante dos tugas, longe disso. Apenas estou a seguir a minha linha deontológica, digamos assim, também há alergia aos gringos em Portugal em toda Europa. . Eu sou apenas contra ás injustças, sejam elas de que país for. Critico quando tenho que fazer, mas tenho que saber reconhecer onde pode estar algo de bom, o só falar mal e não ver mais nada, não faz parte da minha maneira de ser.
    Dou um exemplo muito pratica e recorrente por aqui: sò por ser equipamento americano já não presta, ou tem problemas técnicos, ou é antigo, ou é uma còpia, etc. Atenção isto também se aplica ao contrário, também temos os que sò olham para o norte e tudo é melhor lá.
    Isto trás o debate e a troca de opiniões. Rsrsrsrs
    Sds
    Sds

  17. Karlus73
    Ok. Mas me diz onde existe algo de positivo nesse documento.
    Eu não sei sinceramente não acho nem positivo nem negativo em dizer que meu País é inofensivo é simplesmente uma declaração. Pra mim elogio seria se falassem da competência dos técnicos brasileiros ou que confiam no Brasil o suficiente para lhe repassar a tecnologia que o País solicitar. Mas não foi isso que vi, eles simplesmente disseram “a diplomacia norte-americana encara o programa nuclear brasileiro com naturalidade” nada de mais o Brasil não é uma nação anti-americana nunca ameaçamos eles, porque seria diferente?
    E por isso nós brasileiros devemos nos ajoelhar e pedir perdão por tudo que já dissemos dos americanos, essa declaração vai apagar o apoio ao golpe militar, as tecnologias a nós negadas inclusive no programa nuclear ou mesmo a tentativa de impedir o apoio científico vindo da Ucrânia para nosso programa espacial entre tantas sacanagens… Pra vc essa declaração mudaria décadas e décadas de abusos?

  18. A LÓGICA. Será da diplomacia???? (he, he, he,)
    É bom a argentina sentir respeito (medo) do Brasil.
    É bom o Brasil sentir respeito (medo) do EUA.
    Mas não é bom o EUA sentir respeito (medo) do Brasil.
    Mas EUA sente respeit (Medo) da Russia e China.

    Abs

  19. carl94fn, o positivo é que não é mau, como você diz, fica pelo meio.
    Em relação a uma nação que tem uma tecnologia, gostamos ou não é sempre com interesses deles, é lixado para quem precisa, mas esse ponto quem manda, inventou ou produziu, ninguém dá nada a ninguém, seja francês ou russo e muito menos americano. O melhor disto tudo é que obriga os génios brasileiro a investigar e adaptar-se para assim ter o seu. Será que o Brasil estaria interessado em repassar a sua tecnologia de foguetões para a Argentina, Colômbia ou país que poderia ser seu rival, penso que não.
    A embraer favoreceu muito com a tech americana não é por acaso que está no topo, como também outras indústrias. Agora relacionando a coisa para equipamento militar incluído foguetões, a história é outra… e está na cara que os EUA fecham as portas, ninguém é cego. Como eu disse, a tech é deles e é eles que têm a ultima palavra, poderei chamar sacanagem? Amigo… como disse é complicado porque eles jogam sempre pelos seus interesses.
    Acima disto tudo é mais que claro que lá no norte já vêm o Brasil com outros olhos e sabem muito bem que o seu ex-quintal já não é deles e os Brasucas são um povo com potencialidades.
    Agora é a vez do Brasil jogar as cartas na mesa e começar a fazer o seu jogo nas suas proporções.
    Há uma frase muito comum aqui, diz que devemos ter estar de olho no norte, isso também digo e é verdade… é essa a linha que o Brasil tem de seguir, mas nunca se deve deixar passar alguma oportunidade  que possa vir da terra do Tio Sam, desde que a mesma favoreça e faça crescer o Brasil. Isto não é ajoelhar, é sentido de oportunidade.
    O Nilo em poucas palavras disse o que eu com tantas palavras quero dizer, muito bom esse teu comentário.
    Sds
     

  20. Entendo, vc deixou seu comentário mais claro agora. Permita deixa o meu também mais claro, o que acho sacanagem dos EUA é apoiarem o golpe militar aqui no Brasil, se bem que não me agrada lembrar que não foi só aqui, assim como eu acho sacanagem querer impedir que outra nação repasse o seu conhecimento. Quanto à propriedade intelectual norte-americana concordo plenamente com vc eles fazem o que quiserem é direito deles, porém ao restringirem ao Brasil alguma tecnologia, acho que invés de ficar nos lamentado pela nossa corrupção nossa falta de investimento e etc devíamos se mais práticos e comprar de quem nos vende seja quem for, e invés de lamentar gastar essa energia no que realmente importa que seria cobrar das autoridades providencias para que não mais sejamos dependentes de fornecedores esternos. Mas é que aqui no Brasil se chora antes depois e durante gasta toda a energia expelindo lagrimas e não sobra nem um tiquinho de força para mais nada.

  21. o brasil é um pais de paz,na realidade a america do sul é de paz,e a pas existe onde não há muito interesse dos paises ricos,eles promovem as intrigas e as guerras com seus interesses asquerosos,o orinte medio sofre por causa da riquesa do petroleo e os intereses mundiais,eles promovem a instabilidade na região,e os burros dos arabes permitem serem manipulados.por isso avia e há instabilidade na venesuéla e o brasil que se cuide pois o petroleo tras inimigos ferozes e instabilidade.

  22. .
    Agora é bom senso contra o pré-conceito… argh!!
    .

    Mas a culpa no fim por estarmos assim tendo que “Comprar” tecnologias não é deles, é nossa, somos nós que não fizemos a nossa parte… mas isso não justifica os embargos e coisas mais que fizeram conosco, que sempre fizeram conosco… bem pelo que me resulta aconteceram muito embargos USA contra o Brasil, mas se não foi assim, se estou mal informado… me iluminem!!
    .
    Tem pré conceito não, são fatos mesmo, mas se diz isso vem logo taxado de “Anti-Americano” ou Pré-Conceituoso”!!!
    .
    Tomara que vençam o FX2 com o F-18 mesmo… ai depois vamos ver a cara do pessoal que taxa de pré-conceituoso por ai…
    .
    E estou torcendo pro Brasil se ferrar com eles não, mas seria muito bom levar mais um tapa na cara por parte deles, talvez nos faria ver as coisas mais claramente, e principalmente agora com a internet tendo tantos acessos no mundo da defesa… mas que se isso acontecer realmente no fim voltaremos a estaca ZERO no FX2 que ja tem mais de década… e voltaríamos a avaliar o Rafale novamente, as mesmas propostas e tudo mais, isso sim seria Tragi-
    cômico, o NG com muitos componentes Yankees seria apagado do mapa, e nisso tudo perderíamos o bem mais precioso, TEMPO, décadas com o FX2 e anos com as quebras de contrato dos USA!!!
    .
    Parece que so mais um pouco do veneno pode nós salvar!!
    .
    Valeu !!
    .
    .

Comentários não permitidos.