Brasil negocia para usar base da OTAN

A Marinha negocia o envio de tropas brasileiras para treinamento em uma base da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na ilha de Creta, na Grécia.O objetivo é preparar militares da Marinha para integrar a Força-Tarefa Marítima da Unifil, a missão de paz da ONU no Líbano, que tenta evitar conflitos entre Israel e a milícia xiita Hizbollah.A participação do país na Unifil começou oficialmente ontem, com o envio ao Líbano do contra-almirante Luiz Henrique Caroli e uma equipe de oito militares.Eles devem assumir nos próximos dias o comando da parte naval da missão, que contará com oito navios e 885 homens. A esquadra tem o objetivo de inspecionar navios suspeitos e impedir a entrada irregular de armas no litoral libanês.

TREINAMENTO-Para ajudar o Brasil a preparar suas tropas, a Otan disponibilizou seu Centro de Treinamento da Otan para Missões de Interdição Marítima, na baía Souda, ao norte da ilha de Creta.Lá, os militares brasileiros devem aprender técnicas de combate usadas pela Otan em bloqueios marítimos.

Entre elas estão a invasão de embarcações suspeitas por meio de helicópteros, técnicas de inspeção de contêineres em navios cargueiros -por meio de rapel- e normas internacionais para verificação de documentações e certificados.O treinamento deve culminar com a simulação de uma operação de bloqueio marítimo do litoral da ilha.Os militares que receberão treinamento devem fazer parte da tripulação -de ao menos 200 homens- de uma fragata brasileira que a Marinha pretende enviar ao Líbano ainda neste semestre.Contudo, a participação da fragata na Unifil ainda não está confirmada, pois ainda depende de aprovação no Congresso. Por causa disso, a aceitação do convite para treinamento em Creta só deve ocorrer após a formalização do envio da embarcação para o Oriente Médio. O Brasil estuda ainda enviar até 300 homens do Exército para patrulhar a fronteira entre Líbano e Israel.

Fonte: Folha – Via Hangar do Vinna

31 Comentários

  1. Se Israel fosse um país que respeitasse as leis internacionais, até que eu acharia uma boa notícia. Israel e Hizbollah estão se prometendo. A questão não é se vai acontecer, é quando vai acontecer. Ai a única utilidade do soldado brasileiro vai ser de tiro ao alvo.

  2. É pratica, conhecimento, doutrina, que o Brasil não dispõe e que poderá ser utilizado na proteção do nosso mar.
    Mas como tem gente que torce ao contrário!!!!!!!!
    Abs

  3. Organização do Tratado do Atlântico Norte, o Brasil não tem nenhum interece em fazer parte dessa panelinha, só quer a base para treinamento.

  4. Não existe nada de objetivo que nos impeça de nos aliarmos à Otan e ao EUA. E parece que Dilma e sua equipe, mais competente que a anterior, estão indo nesta direção. Que tal Super Hornets usados de imediato (com todo o seu arsenal moderno liberado) e F35 Lighting em seguida? Com TT ao menos do Hornet e muitas armas mais dos EUA? Boa vizinhança tb é isto A China vem aí, não nos enganemos. Fiquemos do lado certo.

  5. Godoy, vc me lembrou da Argentina que tentou entrar na OTAN, e se não me engano, eles disseram que o oceano que banha a Argentina é o A. Sul , kkk que fiasco para os ermanos(mais um)

  6. Issooooooooooo mesmo Augusto!!! Os EUA são muito bonzinhos, e por falar nisto, Papai Noel junto com Mamãe Noel mandaram um forte abraço pra você.

  7. (A Otan não pode substituir a ONU)Essa é uma frase que ficou “famosa” vamos dizer assim, todo mundo sabe que a OTAN é um fantoche.

  8. Brasil, aliado do EUA, ou uma aliança, seria um desastre para um Brasil mais autonomo e independente.
    A China e India junto com Russia e EUA serão as nações que ditarão os rumos do mundo, a Europa ira a reboque dos EUA – o Brasil pode, ao se aliar aos EUA, perder a janela de oportunidade, fechado esse ciclo não tem retorno.
    ABS

  9. A Dilma mau entrou no governo, sua decisão inicial foi visitar Argentina e não EUA, nada contribui, por declaração que tenhamos ouvido dela, a acharmos que ela alterara de forma significativa a politica do governo anterior.
    Não da então para avaliar que Dilma até aqui fez um governo melhor que a do LULA.
    Mas da pra dizer que graças ao governo do Lula ela, (além de alguns espinhos) herda um governo, com projeção internacional respeitada no mundo inteiro.
    Um pais com uma posição economica invejavel, em relação ao que eramos.
    ABS

  10. A OTAN É PARA OTÁRIO, SE A RUSSIA ENTRA NA OTAN ELA VIRA A CONCORRENTE DA ONU.
    A CHINA VAI FICAR DE FORA???
    E A INDIA???
    SERIA A ONU EXCLUSIVA DOS RICOS.
    A OTAN perdeu sua função a partir desses últimos cinco anos.
    A Russia passou a ser aliada da Europa (muito comercio, petroleo e gás)
    A China esta preocupada com seu mar, com Taiwan, Japão,
    India, Coreia do Sul, Tibet e as diversas etnias dentro de seu pais.
    A India preocupada com a China.
    Quem ameaça a EUropa é sua politica restrigida pela ação do EUA. A Europa já era.
    Acorda Brasil

  11. Espero que o BRASIL nunca entre na OTAN!!!!!
    Isso seria ridiculo e o brasil perderia seus criterios a dizer que é um pais pacifico.

  12. rsrs rsrs Faltam homens para garantirem o direito de ir e vir de nossos cidadões mas temos para ceder aos xerifes do mundo rsrs

  13. DOS BRICs,O BRASIL E O ÚNICO QUE QUER ENTRA , EM CONFLITOS INTERNACIONAIS, RÚSSIA,CHINA,ÍNDIA SE PREOCULPAM, PRIMEIRO COM SUA SEGURANÇA,NÓS DEVERIAMOS FAZER O MESMO, CUIDARMOS DE NÓS, O BRASIL SE METENDO EM CONFLITOS DE OUTROS PAISES,PODE ATRAIR,TERORISTAS CONTRA O SEU POVO, QUE O MUNDO CONHECE COMO, POVO PACÍFICO…..

  14. Quanta besteira que eu leio aqui.
    ‘RUSSIA ENTRAR NA OTAN?’
    pqp.. a OTAN SÓ EXISTE, por causa da Russia, é o contrapeso militar na Europa/America contra o antigo poderia Sovietico e hoje CHINES/RUSSO.
    Vamos ler ai antes de postar.

  15. Quanta besteira que eu leio aqui.
    ‘BRASIL ENTRAR NA OTAN?’
    [2]

    Nem a Austrália, Japão que são ‘assim’ com os Eua entraram, por um motivo OBVIO, não estamos no atlântico norte.
    Se entrarmos, teria que mudar o nome da instituição e a linha imaginaria que divide o atlântico teria que deixar de existir.. e isso seria o fim, por que geral iria querer entrar e seria a ‘nova ONU’, uma versão bélica das nações unidas.
    -.-‘

  16. E uma terrível furada, 1 a n segurança,depois os outros e de preferência da CPLP, e mt mal. Poderá nos trarzer sérios problemas no futuro, vide a “NOVA” situação do Egito, q vai modificar o “STATUS QUO” vigênte no OM, onde os Palestinos vão impor aos judeuSS pesadas perdas ,vão receber ajuda dissimulada em poder contrabandear armas modernas e + letais,p poder expulsar os mesmos das suas terras invadidas pelos judeSS. Via parecer q o BRASIL está do lados dos invasores . Mô furada.

  17. Fernando:
    Para esclarecer, voce é que leu e não entedeu .
    Falei de uma hipotese, que concordo com voce absurda, em um primeiro momento, como disse a Otan é uma armadilha, a Russia é um pais consciente de sua soberania e não a dividira com ninguem.
    Mas tem gente que parece achar que tudo é possivel.
    Então vejamos:
    ======
    Durante a sua visita a Moscovo, o secretário-geral da NATO, Anders Forgh Rasmussen (Sexta-feira, Novembro 05, 2010).
    disse que não vale a pena teorizar sobre a possível adesão da Rússia à Aliança Atlântica.
    O JORNALISTA que escreve o texto FAZ UM COMENTÁRIO LOGO EM SEGUIDA
    A minha posição pode parecer paradoxal, mas é fruto da realidade. A NATO pode fazer o convite sem esperar uma resposta imediatamente, mas, ao mesmo tempo, ir ao encontro da Rússia em campos importantes para ambas as partes.
    ====
    O QUE ESTA A ACONTECER HOJE.
    O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, defendeu que a aliança militar ocidental e a Rússia deem início a uma nova relação.DIZ ELE:
    A Rússia é crucial para a as tropas estrangeiras estacionadas no Afeganistão por ser uma rota de abastecimento. A Otan quer ainda que Moscou forneça treinamento e helicópteros ao Exército afegão.
    ======
    …RUSSIA é convidada a participar do sistema antimissil.
    (que terminou se opondo).
    O encontro de cúpula da Otan na capital portuguesa marca o fim de uma estratégia militar ainda presa à Guerra Fria e promete preparar a aliança para desafios como o terrorismo, a ciberguerra e as ameaças nucleares.
    Seja para conter a ameaça de um atentado terrorista, de um arsenal nuclear ou de um ataque cibernético contra importantes redes de dados.
    ..a nova estratégia militar da organização, a operação militar no Afeganistão e a cooperação com a Rússia.
    ….Na cúpula do ano passado, o país (RUSSIA) chegou a ser redesignado “parceiro estratégico” pela Otan….
    …O diretor de Planejamento de Política Externa do Ministério das Relações Exteriores,Aleksander Kramarenko,declarou que a Rússia jamais baterá às portas da Organização do Tratado do Atlântico Norte, mas não descarta a possibilidade de conversar sobre o tema se for convidada pela OTAN a fazer parte da entidade…
    AGORA ONDE ESTA O ABSURDO DESTA HIPOTESE????
    PERANTE UMA POSSIBILIDADE DE UMA ALIANÇA MILITAR CHINA/RUSSIA TUDO É POSSIVEL SR. FERNANDO!!!!!!
    DESDE QUE VENHA A GARANTIR A SEGURANÇA DO PODERIO COMERCIAL E MILITAR DO EUA.

  18. PARA FINALIZAR
    fui ironico quando menciono:
    A CHINA VAI FICAR DE FORA???
    E A INDIA???
    SERIA A ONU EXCLUSIVA DOS RICOS.
    COMO DIZ:o secretário-geral da NATO, Anders Rasmussen, não vale a pena teorizar.
    O QUE NÃO INVALIDA A OPÇÃO DE PASSAR… A PRATICA…
    O CAMINHO PODE SER DIFICIL OU NUNCA SE CHEGUE A LUGAR ALGUM, MAS NÃO IMPOSSIVEL…
    ..sE É QUE ENTENDE…

  19. po nos soldados serão massacrados ,nos temos que entender que essa fronteira nao e a missao de paz da onu no haiti ,nossos soldados do exercito so serviriam de alvos ,se fosse para mandar uma infantaria mandaria as forças especiais dos fuzileiros ,exercito e da força aerea ,e antes nos comprariamos uns blindados novos e muita m40 e m4,nos nao pretendemos “invadir” aquilo com fal e urutus

  20. O eskema seria os FN já desembarcar lá com Imbel IA2 na mão, ter um treinamento da OTAN e não ter um arsenal digno não resolve nada…

  21. Dilma não ira demorar em mandar trazer nossos soldados de volta, já que ela faz tudo ao contrario de Lula, até parece que eram adversarios políticos.
    Isso não tem nada a ver com o assunto, mas acho que ela vai trazer a inflação de volta.ABS.

Comentários não permitidos.