Irã anuncia grande produção de mísseis balísticos inteligentes

http://img147.imageshack.us/img147/893/yj86lglp7.jpg

Sugestão: Edu Nicácio

O Irã iniciou a “produção em massa” de “mísseis balísticos inteligentes não detectáveis” para destruir “objetivos marítimos”, anunciou o comandante da Guarda Revolucionária, general Mohamad Ali Jafari.

“A velocidade destes mísseis é três vezes superior a do som, são indetectáveis e não podem ser neutralizados pelo inimigo”, afirmou o general, segundo a agência oficial Irna.

Um vídeo sobre o lançamento dos mísseis será disponibilizado à imprensa, completou Jafari.

A Guarda Revolucionária (Pasdaran), exército ideológico de elite da República Islâmica, controla o programa balístico e de mísseis do Irã.

O Irã tem um importante arsenal de mísseis de curto, médio e longo alcance, alguns deles capazes, a princípio, de atingir Israel ou as bases americanas no Golfo e Oriente Médio.

Fonte: Jornal Do Brasil

41 Comentários

  1. Suponha que o que o Irã fala seja verdade, eu não acho mas suponhamos…..
    Ou eles são gênios, porque mesmo com embargo eles fazem o que a merda dos políticos desse país não fazem.
    ou
    Tem alguém, talvez china, que esteja dando uma força!
    .
    abraço

  2. Sr Galileu, já li notas afirmando a possível conivência da China e da Coreia do Norte nessa empreitada Iraniana.

  3. blah blah blah..manda ai uma JDAM e acaba com a propaganda dos Ayatollahs. Producao em massa my ass.

    ““A velocidade destes mísseis é três vezes superior a do som, são indetectáveis e não podem ser neutralizados pelo inimigo”, afirmou o general, segundo a agência oficial Irna.”..phhhhttt

  4. Há trinta anos o aiatolá Khomeini denunciava: “Vocês (o mundo ocidental) precisam muito mais do nosso petróleo (Oriente Médio) do que nós de suas máquinas diabólicas”! Estranho que hoje em dia a infalível “elite muçulmana” lance mão destes recursos que cerca de três décadas atrás taxava de “diabólicas”… A velha hipocrisia do clero iraniano…

  5. As grandes tecnologias são desenvolvidas quando a tempos de conflito.
    O Irã nao iria ficar parado e esperar enfrentar o grande arsenal belico de Israel.
    *
    Eu só espero que o Brasil nao precise estar em uma quase guerra para desenvolver sua tecnologia militar.

  6. O Brasil fas parceria com o Irã nesta área e ganha um monte de problemas junto…
    quem ia adorar era os Americanos e Israelences

  7. Tudo bem que “propaganda” faz parte da estratégia de guerra, e seria mesmo muito bom para eles, se tivessem pelo menos metade de toda essa capacidade que bradam aos quatro vento.
    Mas esses iranianos forçam muito a barra.
    Menos brimo, menos…

  8. Irã devia levar uma saraivada de misseis ..bombas.. etc…

    De tal maneira que so possam contra-atacar com camelos..rsrsrs

    ps. Tenho uma foto de um camelo ..rrs.. lançador de misseis… quando o blog vai permitir postar fotos..

  9. Engraçado q quando é o Irã fazendo propaganda todo mundo nota, todo mundo vê, todo mundo desce o pau…Mas quando os marketeiros são outros ninguém nota, ninguém vê, ninguém critica.
    Nessas horas somos os brasileiros sendo os brasileiros q tanto criticamos.
    Quem aqui nuca fez milagre pro salário durar até o fim do mês? Quem aqui nunca s superou na hora do aperto?
    O Irã esta em estado de alerta já a alguns anos, a algumas décadas já vem desenvolvendo tecnologia devido aos embargos, é um processo parecido ao qual a África do Sul passou e hj a África do Sul tem uma industria de armas significativa, pq o Irã n pode s desenvolver tb?
    N ponho a mão no fogo mas tb n dúvido, são tão capazes quanto os EUA ou Rússia.
    S nos estivessemos na situação deles tb estariamos desenvolvendo armas e fazendo essa guerra de propaganda.

  10. Olha, eu sei q vcs n gostam quando digo isso, mas vamos deixar d ser ignorantes e preconceituosos.
    Recentemente s falou uma série de besteiras sobre a Índia, agora é sobre o Irã (ditadura q respeita os direitos humanos, verdade, n defendo o governo deles), será q a propaganda ocidental esta tão entranhada em vossos cérebros q afeta o nervo ótico e vcs só vêem o q eles desejam?

  11. Ronaldo Bettega, você está certo. Esse pessoal são baba ovo do governo americano.Tudo que os EUA dizem,o pessoal acham que é verdade sem questionar e quando é o Irã pessoal já metem pau.
    Irã tem total capacidade de desenvolver essas armas.Irã é bem desenvolvido tecnologicamente na área militar, além disso deve ter contratado montes de engenheiros Russos e Chineses trabalhando para eles. O dinheiro para Irã é o que não falta.
    Nos bastidores a Russia e a China devem está tranferindo tecnologias para ao Irã . Os Iranianos tb tem capacidade de desenvolver armas avançadas.
    Quando tecnologia é da China ou do Irã, pessoal tem muito preconceitos , mas se esquecem que a China já tem missil que derruba satélite fora da órbita.Uma coisa que Brasil sonha ainda em conseguir…

  12. Sera o Irã,não creio.Sera a Russia,talvez.Sera a China,provavelmente.Que fara cumprir a profecia de Nostradamus “UMA IMPORTANTE CIDADE DO VELHO MUNDO E UMA IMPORTANTE CIDADE DO NOVO MUNDO SERÃO ATACADAS E DESTRUIDAS.E OS DOIS IRMÃOS GEMEOS SUCUMBIRÃO” E se tera o fim de uma hegemonia de dominio global curta de uns 70 anos +ou- e a profecia prossegue agora se entrelaçando com a propria Biblia que surgira uma nova ordem mundial e que um novo pais do novo mundo tera um papel importante no equilibrio da harmonia…Vai la Obama Bin Laden,Cai dentro.Vai la Shimon Peres.Voces não são os fodões!Abreviem a espera dos pergaminhos e recebam uma saraivada de balisticos Intercontinentais vidos de varios pontos do globo.So quero ver se acharem que os Russos fecharam e tomarem por dentro da cara de todo mundo porque interesses comuns,negocios e hegemonias a parte,ninguem gosta de covardes que oprimem póvos menos favorecidos e inferiores.

  13. “Mísseis balísticos inteligentes indetectáveis antinavio”. Seriam os temíveis MBIIAN ???
    Rsrsrssssss
    Sem dúvida há erro da tradução do persa para o português pelo Jornal do Brasil, ou então o comandante iraniano pisou no tomate, o que eu duvido.

  14. Subestimar o povo persa sera a derrota de Israel e do Ocidente.
    Eles são como os Russos, faze muito, com pouco dinheiro.
    E se derem um radio AM/FM pra eles hoje, amanhã eles já sabem como desmontar, montar e até aprimoraram o radio pra tocar MP3. Tecnologia Reversa.

  15. Se fazemos isso com ajuda de Irã teremos problemas

    Se investimos na nossa gente e fazemos com ajuda da China (por exemplo), a coisa fica mais bem feita e bem mais facil.

  16. O Iran desenvolve satelites e os já coloca no espaço, coisa queo o Brasil com mais de 30 anos,duas falhas e 21 mortos ainda nao fez….nao duvido que eles tenham esse arsenal,seja com tecnologia propria ou em parcerias por debaixo dos panos pra conseguir componentes o fato é que eles nos deixaram pra trás faz tempo!

  17. Eita que o Irã é bom de propaganda mesmo…mach 3!!! Ô loco meu!
    Ninguém avançou ainda contra os persas porque a industria militar está aquecida e os EUA estão muito vulneráveis (leia-se quebrados financeiramente, por isto estão comprando ouro como loucos pois sabem que seu dólar já deu o que tinha de dar…), seus parceiros UK, França e os ratos menores da OTAN não tem esfíncter anal para ir lá e por pra quebrar, a Rússia não tem interesse em acabar com a festa e muito menos a China que assiste a tudo de camarote, esperando o momento certo de pegar as sobras dos escombros.
    Quanto a Nostradamus…bem…estamos em 2011, vamos passar tranqüilo por 2012 e ainda vai me sobrar muito tempo para eu terminar minha chácara lá em Santa Branca – SP (Vale do Paraíba).

  18. Verdade ou não quem se arrisca a pagar para ver? Lembremos que a estratégia americana de confronto militar direto com os iranianos já foi descarada pela via das ações políticas e de sabotagens via sociedade civil. O episódio das eleições “fraudulentas” no Iran é ecoado dia e noite na mídia ocidental como tentativa de deslegitimar o ststus quo iraniano. Desde 1979, o ocidente vive perseguindo e acuando o Iran na tentativa de enfrequecê-lo, desde guerras e embargos. A questão é que no Oriente médio o Iran é de longe um país com uma forte sociedade civil, desenvolvida e democrática pois lá o que nunca faltou foi liberdade de voto e de opinião. Mas, como disse, o Iran é um país permanentemente acuado pelo ocidente o que o leva a estar em alerta constante quanto a possíveis agressões externa. Logo, é provável que nesse contexto eles tenham procurado desenvolver ao máximo sua capacidade defensiva num primeiro momento e provavelmente, já num segundo momento, conseguiram relativa capacidade ofensiva. De qualquer forma só saberemos a verdade quando alguma potência ocidental iniciar uma agressão contra eles. Particularmente, apesar da ladainha americana e israelense eu não creio nessa hipótese.

  19. OS EUA tem muito interessena riqueza do Irã.Querem controlar o petróleo do Irã de qualquer jeito.Para isso incentivam revoltat popular e tentam deslegitimar o governo. Há anos que os EUA vem perseguindo Irão, só quem é cego que não percebe.
    Os Persas vão fazer qualquer coisa para acontecer mesma coisa que aconteceu com o Iraque e para isso , eles aceleram quanto antes para conseguir a bomba nuclear.

  20. Inteligente, guiado e “de precisão”, são palavras enganosas.
    O fato de uma arma ser de precisão ou inteligente não implica necessariamente em ser guiada.
    Canhões com miras avançadas são armas de precisão mas não são guiados, assim como alguns projéteis, minas ou bombas possuem espoleta inteligente, sem no entanto serem guiados.
    A definição do suposto míssil iraniano não foi “feliz”. Provavelmente usaram inapropriadamente o termo inteligente para designar uma arma guiada (que implicitamente já é inteligente).
    Também usaram o termo “míssil balístico”, que também deve estar errado. Com certeza o míssil em questão deve ser da classe de míssil de cruzeiro supersônico, como o SS-N-22 e o SS-N-26/Brahmos e não tem nada de “balístico”.
    Míssil balístico anti-navio até agora, pelo que se sabe, só o DF-21D chinês.
    Pode ser também que seja um míssil “semi-balístico”, que sobe até grande altitude em grande velocidade (num vôo de cruzeiro típico) e mergulha contra um alvo na superfície após terminar seu combustível.
    Se for semibalístico tem o inconveniente de ser mais facilmente detectado por não usar o “horizonte” para se ocultar, dando mais tempo de reação à defesa.
    Como o oficial iraniano não é um “amador”, provavelmente foi o Jornal do Brasil ou sua fonte que errou na designação do míssil.
    Aliás, é comum a repetição de erros pela mídia. Um informação errada é replicada ad infinitum e aí fica impossível achar o “pai da criança”. Principalmente se levar em conta o velho ditado nazista tão em voga no Brasil, devo salientar, que diz que uma mentira repetida à exaustão torna-se uma verdade.
    Como o oficial iraniano disse que breve veremos a gravação do teste do míssil, poderemos ter uma melhor idéia do que vem a ser um “míssil balístico inteligente anti-navio indetectável” ou mais precisamente um MBIANI. rsrsr

  21. OS EUA que vem segurando os israelenses até agora, pois, vi um documentário em que falavam sobre a forca aerea israelense, nesse documentário falaram que os EUA que não permitem uma ofensiva de Israel ao Irã, pois em primeiro momento o ataque seria aéreo seguido por tropas na terra, mas para isso Israel teria que passar por território iraquiano que é controlado pelos EUA. Segundo esse documentário, se dependesse só de Israel eles já tinham atacado o Iran faz tempo.

  22. As 1001 noites de Bagdá foi so glamour né,quem quer provar as mil e uma noites de Teerã…Sabem de uma coisa inteligente ou não inteligente a Europa se borra toda so de pensar em um ataque Israelense ao Irã rsrs rsrs tem muitos que dormem e acordam sobressaltados no meio da noite ao ouvir um pum do vizinho e pensando em tratar-se de ataque aereo,o mesmo causaria um pum no metro de new york,gritos,desmaios,enfartos,ataque quimico rsrs rsrs Mexe com o vespeiro.A hora que realmente surgir um novo Suleimam,Israel e o mundo ocidental jamais se esquecerão.Então porque não buscar o dialogo e deixar de xenofobia porque o que rola ali é o mesmo que rola no caucaso e em pertes da asia superior.XENOFOBIA.Matam aqueles de origem Arabe e praticantes do Islã.

  23. Bosco, 95% do percurso pode ser balístico, como o nosso Astros, mas depois passa a ser um míssil inteligente, guiado por sensores diversos. A idéia pode ser boa, já que temos os Astros funcionando maravilhosamente. O Astros pode levar um míssil infravermelho menor nas proximidades do alvo.

  24. Colocar sonar?

    Num veículo que se move 3 vezes a velocidade do som?!

    Sem falar que o som no ar se move 3 vezes mais lento que na água…

    … Não faz o menor sentido.

  25. Dandolo,
    Eu sei que é possível, aliás, existem dezenas de mísseis balísticos guiados e claro, inteligentes.
    Mas meu questionamento não foi esse, e sim no sentido de achar que a “classificação” usada para definir o míssil iraniano está errada, sendo mais um exemplo de imprensa leiga falando bobagem.
    Claro que posso estar completamente errado e o dito míssil ser mesmo um “míssil balístico anti-navio” (que logicamente só pode ser guiado, já que não há como atingir um alvo móvel no meio dos oceanos (navio) sem o ser) a la DF-21D, mas seguindo a linha de desenvolvimento de mísseis iranianos não tenho, “à priori”, fundamentos para achar que seja um inusitado míssil balístico (ASBM), sendo mais provável ser um míssil de cruzeiro supersônico (ASCM).
    Como disse posso estar completamente errado e o Irã ter um programa altamente secreto de míssil balístico anti-navio.
    Agora, sendo ou não balístico, se é “indetectável” ou não, aí eu já não sei.
    Sendo mesmo um míssil balístico anti-navio a exemplo do míssil chinês, estará consagrado um conceito até então não explorado: o uso de mísseis balísticos na função anti-navio.
    Um abraço.

  26. Maluquinho,
    Se os iranianos são capazes de provocar tanto medo assim nos europeus, então, seguindo o seu raciocínio, estaria justificado a intenção de ataque ao Irã, porque sei que você considera legítimo o direito de defesa dos povos, inclusive de modo preventivo, e não iria negar este direito aos povos europeus, né?
    Quanto aos europeus estares se borrando, não se iluda e nem menospreze à força de vontade dos ocidentais e nem a sua coragem. A história já mostrou que europeus e americanos, apesar de fazerem uso de homens bombas como método de luta, são tão corajosos quanto os povos islâmicos e, quando surgir um novo Süleyman, penso que ele estará em sérios riscos.
    Com certeza os europeus se borram de medo dos iranianos, mas não creio que o consumo de fraldas para adultos seja menor no Irã.

  27. Não é sonar, pessoal … Captação do som do navio com sensores. Digamos que o som no ar vá a 340 m /s. Em 3 segundo o míssil captará o som da embarcação a 1 km. O navio não vai sair de sua posição em 3 s. Além disso temos a emissão do som e ultra-som emitido pelo navio que é diferente do som de atrito do míssil com o ar. Eu não sei se funciona, mas tem lógica. Colocamos sensores de som direcionais, e acredito que vá funcionar nos últimos 2 km antes do impacto.

  28. Veja bem, nós com 2 ouvidos nos direcionamos na direção do ruido, e os animais melhor ainda. O sistema de captação eletrônico é 1000 x mais sensível que dos animais, que tem apenas 2 ouvidos. Vamos colocar 8 sensores de som na cabeça do míssil e um filtro para selecionar o ruido do navio.
    Façam a experiência. O mocego pega um inseto no ar guiado pelo som e a coruja capta o ruido do ratinho dentro da neve.

  29. Dandolo,
    Não creio que o som seja o melhor meio de orientação para um míssil anti-navio, mas não posso deixar de lembrar que sensores de captação de sons já foram usados (e ainda podem voltar) em armas guiadas
    A submunição antitanque guiada ‘Bat”, planejada para armar o “míssil balístico inteligente” TACMS, do US Army, era guiada por um sistema de imagem térmica e por 4 “orelhas” bem separadas umas das outras, já que ficavam nas pontas das aletas. Daí se chamar “Bat”.
    Posteriormente, ainda na fase de desenvolvimento, o sistema foi alterado e tiraram as “orelhas” (não se mostrou confiável) e acrescentaram um radar de onda milimétrica.
    Fato é que com o US Army voltado para as atividades contraterroristas, o Bat foi colocado na geladeira e não chegou a entrar em operação.
    Vale ressaltar que uma característica que possibilitava o sistema de captação de som funcionar era a baixa velocidade da submunição que não tinha propulsão e que planava com sua grande orelhas (na verdade a submunição tinha que se chamar Dumbo, rsrssss).
    Associado ao sensor de imagem térmica os engenheiros acreditavam que o sensor acústico, entre outras coisas, poderia ajudar na seleção de alvos válidos (motor funcionando, esteira rolando, etc).
    Um abraço.

  30. Bosco,você sabe muito.Parabéns.
    Esse sistema poderá voltar, caso as aeronaves não emitam mais calor e não reflitam a onda de radar.
    Quatro orelhas ? O ideal seriam 8, para melhorar a pontaria.
    Já montei microfones direcionais dos 2 tipos:
    Parabólico e Tubos ressoadores. Voltados para a frente, não captam o som de retaguarda.
    Já viu a orelha da raposa funcionando ? Ela chega a girar para captar o som mais forte.
    Sensores de som no campo de batalha são importantes.
    Acabamos de criar um novo equipamento para o soldado do futuro: O super-ouvido.
    Posso fabricá-lo, se vocês quiserem. Deve custar de material em torno de 20 reais.

  31. O míssil em questão é mesmo balístico. Na verdade é uma versão do Fateh-110 de curto alcance, dotado de uma ogiva com um sistema de orientação terminal (??)
    Tudo indica que tenha entre 250 e 300 km de alcance, peoe em torno de 4 t e tenha uma ogiva de 600 kg.
    Não se sabe ao certo qual o sistema de orientação e nem se tem capacidade de sobrevivência maior que mísseis de cruzeiro supersônico como o SS-N-22 Moskit, que viaja mais próximo à superfície do mar.
    Seja como for estamos presenciando o que pode se tornar uma tendência para o futuro até então pouco explorada.

Comentários não permitidos.