Precisamos de um satélite só nosso

http://www.metsul.com/__editor/imagemanager/images/junho2006/julho2006a/cloudsat_satelite.jpgPara cientista responsável por novo sistema de prevenção de desastres, só investimento no médio prazo pode evitar as tragédias de verão

André Julião

INUNDAÇÃO
São Paulo será uma das primeiras cidades a receber o sistema de prevenção de desastres

O climatologista Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foi convocado para uma missão estratégica. Ele vai coordenar o Sistema Nacional de Alerta e Prevenção de Desastres Naturais, que deve funcionar 24 horas por dia, 365 dias por ano e contará com previsões climáticas e o treinamento da população em áreas de risco para evitar tragédias como as que acometeram a região serrana do Rio de Janeiro, no começo do ano. À ISTOÉ, Nobre dá detalhes do sistema e fala da importância de um satélite nacional para melhorar as previsões.

ISTOÉ – A falta de um satélite brasileiro prejudica o funcionamento do sistema?
Nobre – O Brasil tem que se planejar para ter um satélite meteorológico geoestacionário (que fica “estacionado” sobre o território) nosso, para melhorar a capacidade de detectar o que muda na atmosfera. Atualmente, usamos um satélite americano e um europeu. Eles fornecem esse tipo de informação, mas o Brasil não os controla. Precisamos de autonomia.

ISTOÉ – Qual o problema em usar os satélites estrangeiros?
Nobre – Hoje não acontece, mas já ocorreu no passado, na época em que havia muitos furacões nos EUA. Era só um dos dois satélites americanos parar de funcionar e eles viravam a câmera do que estava parado sobre o Brasil para o Caribe. O resto do mundo recebia uma imagem dele a cada três horas. É preciso tê-las a cada dez, 15 minutos para acompanhar o movimento rápido das nuvens. O Brasil é tão grande e diverso que justifica ter um satélite nacional. Mas não é algo que se consiga implantar em curto prazo.

ISTOÉ – Uma possível mudança no Código Florestal vai na contramão desse sistema?
Nobre – As áreas que foram ocupadas de forma irregular representam muito perigo. A floresta protege o solo e funciona muito bem para diminuir o risco de deslizamentos e inundações. Mas mesmo o código vigente não é adequado para proteger áreas expostas nas cidades. Ele tem princípios de proteção da água, do solo e da biodiversidade, mas nada sobre a proteção da vida humana.

ISTOÉ – Por que o sistema só vai estar pronto em 2015?
Nobre – A proposta é começar o processo de implantação gradativa do sistema, começando com municípios que possuem um mapeamento bom ou excelente das áreas de risco – e já são muitos. São Paulo e Rio são dois deles e já vão colher resultados antes de novembro. Gradativamente, faremos o ma­peamento detalhado das outras áreas. Dentro de quatro anos, esperamos ter alcançado 500 municípios.

Fonte: Isto É via NOTIMP

18 Comentários

  1. Enquanto estamos implorando pelo básico na área espacial veja o que o Irã já está realizando nesta área. ===============================================

    IRÃ APRESENTA MÍSSEIS E SATÉLITES COMO AVISO A SEUS INIMIGOS.

    O Irã exibiu na segunda-feira novos mísseis e nova tecnologia de satélites, dizendo a seus inimigos que tem “domínio completo” sobre a entrada do Golfo Pérsico, rico em petróleo.

    Como parte das comemorações anuais da revolução do Irã, um momento tradicionalmente acompanhado por novos avanços tecnológicos e militares, o presidente Mahmoud Ahmadinejad apresentou satélites de fabricação nacional, enquanto um comandante sênior exibiu mísseis produzidos em massa.

    “Devemos chegar a um ponto no qual poderemos transferir nosso conhecimento e nossa tecnologia no campo aeroespacial a outros países,” disse Ahmadinejad em discurso, exibindo os satélites, que afirmou terem finalidades científicas, e um filme sobre um foguete portador de satélite.

    Embora o Irã não esteja envolvido em nenhum conflito militar, o país vive em alerta constante contra possíveis ataques dos Estados Unidos e Israel, que não excluem a possibilidade de lançar ataques preventivos para impedir Teerã de ter acesso a armas nucleares.

    O Irã afirma que não tem a intenção de fabricar bombas nucleares e que seu programa atômico – que é alvo de sanções dos EUA, Europa e ONU – é inteiramente pacífico.

    Em 2009, o Irã pôs em órbita pela primeira vez um satélite de fabricação doméstica. A medida intensificou o receio do Ocidente de que a República Islâmica esteja procurando fabricar uma bomba nuclear e sistemas de envio de mísseis.

    O comandante-chefe da Guarda Revolucionária, Mohammad Ali Jafari, disse que o novo míssil produzido em massa poderá alvejar inimigos no mar. “Sua velocidade é três vezes superior à velocidade do som. Ele não pode ser rastreado ou desativado por inimigos,” disse Jafari, segundo a agência de notícias oficial Irna.

    Outro comandante da Guarda Revolucionária, Ali Fadavi, reiterou a ameaça iraniana de fechar o Estreito de Hormuz, o canal estreito pelo qual passa 40% do comércio petrolífero marítimo do mundo.

    “O Golfo Pérsico e o Estreito de Hormuz estão sob o controle total da Guarda Revolucionária… e serão bloqueados em caso de uma ameaça,” disse ele, segundo a agência de notícias semi-oficial Mehr. Analistas estrangeiros dizem que o Irã relutaria em tomar essa medida drástica, já que ela cortaria suas próprias exportações de petróleo.
    Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4933243-EI308,00-Ira+apresenta+misseis+e+satelites+como+aviso+a+seus+inimigos.html

  2. Esse exemplo do Irã é uma vergonha pra nós. Como um país q tem um PIB menor do q o estado de São Paulo e sofre embargo tecnológico por décadas tem um programa espacial vigoroso e muito à frente da “futura” 5ª potência mundial? Como um país q é cercado por bases e enclaves antagonistas desenvolve com tranquilidade essa tecnologia e nós, com nossa diplomacia e bom mocismo, ficamos implorando transferência de tecnologia e acesso a equipamentos de ponta? Pois é, é a lógica deles q dá certo, não a nossa. Peitam, olham no olho e retrucam: “vcs suportam ficar sem petróleo? Suportam um novo Vietnã? Nós não temos bomba, mas podemos ter”. Agora, se nós, bons índios, dissermos q vamos lançar um satélite, não é um foguete, é um míssil intercontinental.

    Estamos bem de aliados.

  3. O Brasil precisando de tecnologia de míssil e de satélite e o Irã oferecendo. Poxa, porque azedar uma aproximação feita no governo Lula. Sra Dilma só pode estar acreditando em algo “muito bom” prometido por Obama. Será que não basta o que foi divulgado p wikileaks a respeito da Ucrânia e o programa espacial do Brasil?

  4. sadam russem tambem garganteava,onde esta ele?o iram esta atraindo raio em sua cabeça,sera atacado em breve,pois esta pedindo pedindo me ataquem,quem procura encontra e não vai demorar muito, é tudo o que os EUA querem ser provocados por um dos maiores produtores de petroleo do mundo alguem acha que o g-8 vai deichar escapar esta chance.

  5. até parece que o governante do irã é um agente duplo americano,pois parese um apara raios doidinho para ser invadido,e na verdade sera um brinquedinho para americanos,ingleses,franseses,e principalmente alemães que estão doidinhos para atacarem o irã sem piedade de olho em seu petroleo e derivados,sem falar em israél que morre de medo de ser atacado por bomba atomica iraniana,e com razão pois ja foi ameaçado varias veses,e como o mundo sabe os caras gostam de se explodirem.

  6. DHOU…Saddam Hussein garganteava e todo mundo sabia disso mas com o Irã o buraco é mais embaixo.Pago pra ver Israel sozinha ou os EUA sozinhos atacarem convencionalmente o Irã e fazerem o que fizeram no Iraque.

  7. NUNDAÇÃO
    São Paulo será uma das primeiras cidades a receber o sistema de prevenção de desastres

    OTIMO.. saberemos que vamos morrer afogados 5hs antes..hahahaha ..PAIS DO DEIXA PRA DEPOIS…em vez de resolver… mitiga…em vez de fazer melhor.. conserta…em vez de mudar… da um jeitinho… FATO !

  8. isso se o brasil começar afazer e ele nao acabar explodindo que nem aquele outro lembrao???

    que dizem que foi sabotado pelos estados unidos.

  9. Como é que os comentarios sempre acabam em ISRAEL, IRÃ é o que eu gostaria de saber mais se o Brasil vai ou não ter um satelite akosaksoasa..

  10. O Brasil tem de parar de se contentar apenas com aquelas belas bundas rebolantes e bolas cheias de ar, para exigir mais avanços nessas áreas, parece que estamos hipnotizados e não vemos o quanto estamos ficando para traz e o quão caro isso será…

  11. Essa sabotagem e pura teoria da conspiração, nada foi ou será provado…td leva a crer em “acidente”, + eramos p ter um 2 já esperando p ser lançado, isso sim e incapáci// de previsão.O negocio e pedir ajuda, pagando, a quem pode nos ajudar, e nunca façam essa pergunta aos “aliados ” dos ianks , e o msm q pedir p nada dar certo. Sds.

  12. O Brasil era pra ter um satelite fais tempo,e um bomba nuclear fias tempo tb se não fosse o color encerrar o programa e tampa os buracos,o brasil ja seriam auto suficiente nisso.

  13. Concordo com o Fernando.

    E o que o Brasil devia prezar, era na educação do Brasileiro, isso sim, guilherme alberto, “caracoles” amigo.
    FAIS tempo, “o Brasil já seriam”?
    Por favor né?
    Temos que primeiro pensar aqui na terra, depois agente vê o espaço.

Comentários não permitidos.