Em memórias, Donald Rumsfeld diz não se arrepender por Guerra do Iraque

http://www.nndb.com/people/634/000023565/Donald_Rumsfeld_Official.jpgWashington, 4 fev (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos durante a gestão de George W. Bush, Donald Rumsfeld, não se arrepende de ter conduzido o país à Guerra do Iraque nem das torturas na prisão de Abu Ghraib, embora lamente em suas memórias não ter renunciado ao cargo antes. PUBLICIDADE Na próxima terça-feira, seu livro, intitulado “Known and Unknown” (“Divulgado e Não Divulgado”, em tradução livre), será lançado nos EUA.

Aos 75 anos, Rumsfeld, secretário de Defesa entre 2001 e 2006, atribui a equívocos dos serviços de espionagem e inteligência a invasão dos EUA ao Iraque em busca de armas de destruição em massa que nunca foram achadas. Apesar disso, Rumsfeld sustenta que, “sem dúvida, e tomando em conta os fatos disponíveis para o presidente Bush em 2003, eu teria tomado a mesma decisão”.

No livro, Rumsfeld também não diz se arrepender pelos abusos generalizados dos detidos no Afeganistão e no Iraque, a insuficiência de veículos blindados e de tropas e a falta de um projeto perante a insurgência que seguiu à derrocada de Saddam Hussein.

O ex-chefe do Pentágono lamenta apenas não ter renunciado no final de 2004, quando foram publicadas as fotografias das atrocidades na prisão iraquiana de Abu Ghraib. Rumsfeld diz que em duas oportunidades apresentou sua demissão a Bush, mas que o então presidente a rejeitou, para destituí-lo do cargo somente em novembro de 2006, após os resultados negativos das eleições legislativas. No livro, segundo comentários publicados pelos diários e revistas que obtiveram cópias antes de seu lançamento, Rumsfeld critica os ex-secretários de Estado Colin Powell e Condoleezza Rice, mas derrama elogios a Bush e ao ex-vice-presidente Dick Cheney.

Um importante capítulo é dedicado à prisão de Guantánamo (Cuba), onde estão detidos centenas de homens capturados em diferentes partes do mundo acusados de terrorismo. Na seção, Rumsfeld diz que sofreu por não ter conseguido convencer a opinião pública de que Guantánamo é uma prisão mantida de maneira muito profissional e com tratamento correto para seus reclusos. EFE

Fonte Yahoo

17 Comentários

  1. Se arrepender do que??? Nenhum filho, nenhum neto, nenhum parente dele morreu lá. Pelo contrário, a Halliburton encheu os bolso de dinheiro. Isso é algum motivo pra arrepender, levando em conta somente esta vida e esquecendo o grande dia da prestação de contas???

  2. O cara ajuda a colocar o país em uma guerra que só eles acham que ganharam, atrocidades,,,morte de civis,,,tortura,,,roubo ao patrimonio iraquiano..
    e o cara só pensava em sair o quanto antes para salvar sua biografia.
    que democracia

  3. MILHOES DE CIVIS MORTOS TORTURADOS.TUDO POR CAUSA DE OIL CAMUFLADO COM A FALACIA DE PAZ E LIBERDADE .TUDO PRA CUMPRI AGENDA DAS SOCIEDADES SECRETAS QUE ESTAO ENVOLVIDAS NISSO .INTERESANTE VER O POVO PENSANDO QUE AGUERRA DO IRAQUE FOI SO PELA PAZ E LIBERDADE QUNTO BRAINWASH FOR MERCY
    SENHOR Rumsfeld SUA GRANDE RECOMPENSA POR ISSO UM DIA CHEGA AGUARDE SO

  4. Se alguém souber de algum arrependimento dos USA me avisem… Pq a arrogancia é tanta q eles nunca estão errados, por isso nunca vão se arrepender de nada!!!!

  5. CLARO, POIS ELE FEZ BEM PENSADO E BEM PLANEJADO SÓ QUE NÃO CONTOU COM OS REVERSOS QUE ESTA VIDA DÁ.
    .
    ( não querer admitir está errado onde todos confirmam que está,é o primeiro sinal da cretinize).

  6. Se eles não existissem o mundo seria bem pior,não teriamos o pensamento conversador,não teriamos ganho a segunda guerra mundial.Para min que não deveria existir são os comunista e socialista que estragaram nosso mundo,com essa merda de comunismo que nunca funciono nem vai funciona,nrm na china nem na URSS nem coreia do norte.

  7. O CAPITALISMO DE MEIA TIJELA DAQUI.
    .
    .
    Muitos condenam o socialismo e pior, dizem que os EUA nunca praticam o socialismo.
    .
    Então, o que dizer quando eles procuram distribuir os problemas que eles fabricam com o mundo,como a crise econômica/financeira que nasceu bem no centro financeiro de lá.
    .
    É isso,quando é para dividir os danos todo mundo é comunista e socialista.
    .
    Quando é para dividir os bons resultados aí o capitalismo é ideal e jóia.Hahahah…..
    .
    É desse jeito que muitos capitalistas de araque fazem e pensam;….más,quando quebra um banco,uma empresa,…etc; ai corre atrás dos bancos públicos e viva a patifaria com o dinheiro público,e são estes que praguejam contra o socialismo/comunismo; que eles utilizarão lá no futuro quando estarão com as mãos na frente e a outra atrás.

  8. O PORQUÊ DE W.BUSH NÃO PODER IR A SUÍÇA.
    .
    A visita de W. Bush a Geneva, foi cancelada porque, caso estivesse em solo suíço;ele poderia ser preso por tortura, segundo as autoridades suíça.
    .
    ——(fonte de pesquisa_:www.areamilitar.net/atualidades)

  9. guilherme alberto disse:
    06/02/2011 às 16:12
    Se eles não existissem o mundo seria bem pior
    ==========
    Esta é sua ótica, você ve o mundo com os olhos dos americanos.
    Outros brasileiros olham o mundo a partir dos próprios olhos, a partir de uma ótica mistiça, brasileira.
    Te digo que o mundo estaria melhor para nós brasileiros se este pais dissesse não a politicos corruptos e entreguistas, a politica de exclusão da maioria dos brasileiros e dizer não aos interesses de outros paises ( seja EUA…bolivarianos..etc..)que firam a nossa soberania.

  10. Parabens ao colega Manoel,falou pouco mas falou tudo.É por isto que mais uma vez digo,somente armas nucleares tornarão nossas fronteiras terrestres e maritimas blindadas pois estas hienas nojentas que são a raça anglo-saxonica não terão coragem de tentar nos impor nada.Brasil com S acima de tudo.

Comentários não permitidos.