Deu no Cavok: Prefeito de São Bernardo encerra visita à França com promessas da Dassault

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, encerrou neste sábado a visita que realiza desde quarta-feira à França, a convite da fabricante aérea francesa Dassault. A viagem faz parte do lobby da empresa junto ao Brasil para influenciar na decisão sobre a compra de 36 caças pela Defesa.

O prefeito Luiz Marinho a bordo do caça Dassault Rafale. (Foto: Katsuhiko Tokunaga / Dassault Aviation)

Em uma coletiva de imprensa neste sábado, em Paris, o prefeito destacou diversas vezes que o objetivo da sua visita era atrair investimentos à sua cidade, independente dos resultados da licitação dos caças. Ele conheceu as instalações da Dassault em Bordeaux, no sudoeste da França, e se encontrou com o ministro francês da Defesa, Alain Juppé. Mas o auge da programação da visita foi um voo experimental que Marinho realizou no Rafale, o avião militar que a França tenta vender ao Brasil.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, também já realizou a experiência no passado e demonstra clara preferência pelo avião francês, por considerar que a parceria estratégica com a França traz mais benefícios para o Brasil do que a Suécia, onde são fabricados os aviões Gripen, da empresa Saab, ou os americanos, que constroem o F-18, da Boeing. Os três modelos disputam a licitação cuja decisão cabe à Presidência da República.

Nesta manhã, Marinho e o diretor de Relações Internacionais da Dassault, Eric Trappier, apresentaram as propostas de investimentos na cidade que a companhia francesa estaria disposta a fazer se for a vencedora da disputa. Trappier deixou claro que os possíveis acordos dependem de qual será a escolha da presidente Dilma Rousseff, entre as três gigantes que disputam a fabricação da nova frota brasileira. A sueca Saab, visitada por Marinho no ano passado, já desenvolve, em São Bernardo, um projeto construção de um centro de pesquisas e desenvolvimento, no valor de 50 milhões de dólares em cinco anos, independente da decisão dos caças. Ouça os detalhes que o prefeito deu à Rádio França Internacional.

Já o diretor da Dassault insistiu que a empresa está disposta a transferir 100% da tecnologia de construção dos caças para o Brasil, uma prerrogativa do governo brasileiro. A condição é que o país apresente empresas parceiras com tecnologia e conhecimento equivalentes ao padrão Dassault, de acordo com Trappier.

Fonte: RFI – Lúcia Jardim via CAVOK

Nota do Editor ( Valduga- Cavok): O pessoal da Dassault contratou nada menos que o fotógrafo japonês Katsuhiko Tokunaga para fotografar a visita do prefeito Luiz Marinho na sede da Dassault. Simplesmente um dos melhores, senão o melhor fotógrafo de aviação militar do mundo.

Nota do PB

Com todo respeito ao meu amigo Valduga Editor do Cavok (que por sinal também  é um excelente fotógrafo) colo aqui o post que comentei lá no Cavok, mas que corrijo , pois meus erros de escrita estão cada dia piores…

Pois é, o Japa ( Tokunaga) é o cara, só perde ai para um tal de Fernando V ( O Valduga), rsrsrs
Brincadeira, mas o Tokunaga é o cara, e o Marinho também, ele consegue ser amado e odiado pela(s) mesma(s) pessoa(s) numa questão de alguns meses.
Antes ele arrancava elogios ao defender uma posição agora é escarnado, por mudar de lado, sem no entanto mudar de critério ( só a camisa).
Até a FIESP entrou na jogada e recebeu aplausos da torcida, mas pelo que parece está disposta a mudar de lado também.

Business is Business.

É bom a Dassault e a SAAB abrirem o olho, como disse o Hornet ( no comentário a ler no cavok), quem vai escolher o FX 2 é o GF e a presidente Dilma não quer papo com lobista, a FAB tá de calça curta pois vai ter justificar o “dito relatório”, quem leva esta?
Boa pergunta, eu vou sentar e abrir uma cerva, pois pelo jeito vai demorar.

Mas uma coisa é certa, do jeito que as coisas vão, em 2020 o sr. prefeito Marinho, será o piloto brasileiro com maior número de horas de voo em caças de verdade (4.5G) pois os pilotos da FAB até lá,  ainda vão está de F 5BR.
Contamos com o senhor prefeito, desta vez não para defender os interesses de grupos empresariais e da sua prefeitura, mas para defender o espaço aéreo brasileiro.
fui…
E.M.Pinto

22 comentários em “Deu no Cavok: Prefeito de São Bernardo encerra visita à França com promessas da Dassault

  1. Sr. prefeito, não perca seu precioso tempo fazendo lobby.A mulher nunca vai querer concretizar o fx-2. Por isso, a defesa brasileira continuará jogado as traças. Quem chegar primeiro, leva nosso pré-sal, amazônia e todas nossas riquezas e nós não poderemos fazer nada.

  2. O cara que gosta de aparecer esse em !O assunto é nacional e não municipal .Ele quer o que ? Ser ministro da defesa .Se todos se meterem neste assunto vão deixar a cabeça da dona Dilma uma loucura .

  3. Próxima parada do prefeito: Seattle. No meu entender, ele está fazendo o trabalho dele, que é buscar investimentos para sua cidade. A FAB fez o seu, o MD também. Lobby existe para todos os lados, e faz parte desse negócio.

    []’s

  4. Edilson,

    então, a questão é que Marinho, Fiesp (e até mesmo Embraer, Catanhede) etc. não estão preocupados com a Defesa. A questão, para alguns desses, é meramente comercial/econômica e para outros (Catanhede) é pura firula política.

    Se amanhã a Dassault ou a Boeing disser que vai investir na construção de uma fábrica de parafuso dos caças em SBC, o Marinho vira Rafale ou SH desde criancinha. Se a Fiesp vislumbrar um negócio mais rentável com a Dassault, vira Rafale desde criancinha. O mesmo vale para a Embraer. Mas a Defesa não está na preocupação de nenhum desses. Só um exemplo: o melhor negócio para a Embraer ou para a Fiesp não necessariamente seria o melhor negócio para a Defesa do país, pois quem cria mais emprego não quer dizer que repasse mais tecnologia, como é o requisito do FX2. Uma fábrica de pregos cria muito emprego. Já um laboratório de software avançado nem tanto.

    E no caso da Catanhede, a situação é muito simples: se a atual presidente pender para o Gripen, ela vira Rafale desde sempre e achará um relatório que confirme a preferência da FAB pelo Rafale. Se o governo pender para o Super Hornet, a Catanhede vai escrever um relatório mostrando o mau negócio que o Brasil estaria fazendo com os EUA e assim por diante. Para a Catanhede, ou melhor, para a Folha de SP, não é a defesa aérea que está em questão, mas sim a picuinha política.

    e, é claro, no meio disso tudo estão os leitores que vc comentou.

    abração

  5. seja qual for a escolha da Dilma…quem for anti PT, ira criticar…ou por comprar o mais caro…ou por comprar um projeto..ou por beijar os pes dos EUA..
    as 3 escolhas tem pros e contras…
    impossivel agradar a todos…

  6. Luciano é impressionante que ainda não tenha entendido a vontade deste prefeito ao fazer essas aparições pela dassault, ele quer maiores investimentos por parte do governo federal e empresas internacionais em sua região e como disse o E.M.Pinto brincando ou não ele pode ajudar a terminar essa novela mais cedo.

  7. Não sei por que tanta implicância com o Marinho. O cara é prefeito e está fazendo o trabalho dele, ou seja trazer investimentos para SBC. Ele já foi na SAAB, na Dassault e, se puder, irá também na Boeing. E faz ele muito bem, pois, independente de quem ganhar, ele terá meio caminho andado em firmar um acordo que traga proveito para sua cidade. É óbvio, também, que ele não vai escolher o ganhador, mas tem todo o direito de tornar públicos os investimentos que serão feitos por cada um dos concorrentes, caso ganhem. Isso, é claro, terá influência na escolha, pois o desenvolvimento de um polo aeronáutico em São Bernardo (ou qualquer cidade brasileira), indiretamente, beneficia todo o país.
    Quem não está gostando, é quem acha que a coisa toda deve ser decidida usando critérios político-ideológicos, independente de ser ou não a melhor opção para o Brasil.
    Quanto ás viagem propriamente ditas, contanto que ele não vá usando dinheiro público, não vejo nenhum problema.

  8. A Dilma neste seis meses nada dira, não fara nenhuma declaração sobre o FX-2, o que eexistira é muito boato, algumas reportagens e declarações dos concorrentes e nada que se posssa dar credibilidade.
    A Dilma deveria se tiver coragem trazer de volta os russos
    para participar, houve o Mangabeira Hunger e Ozires.
    Como podemos levar adiante um projeto (FX-2) em frente???.
    Processo de correncia já ultrapassado pela dinâmica da pesquisa cientifica e da geopolitica, DEFENDENDO OS INTERESSE ALHEIOS com justificar que os tres concorrentes já gastaram e investiram demais nesta licitação, em detrimento aos nossos interesses?????????
    Abs
    FX-3 já

  9. Acho que o que o sr.Marinho está fazendo é o que todo o político deveria fazer pela sua cidade, estado ou país.
    O que não concordo é coma nototriedade que lhe atribuiram da noite para o dia, especificamente no que lhe concede o poder decisor do assunto, em alguns sites e blogs diga-se de passagem até superior ao do Ministro da Defesa.
    O que não concordo foi com o posicionamento chantagista que lhe atribuiam anunciando que, “Agora vai ,a CUT e a FIESP “Vão quebrar tudo” se a Decisão for “A” e não “B”, como disse na altura, nunca ouvi o prefeito Marinho assumir esta posição, como disse ela surgiu nos sites, blogs e na imprensa, se é verdade ai sou contra pois chamo a isto chantagem política.
    Até diziam ( como smepre tentam levar para a politicagem) que o partido do presidente tava contra a decisão, contra? e agora? e se ele decidir pelo F 18? como fica quem afirmou isto? do mesmo jeito de sempre, atirando para alto tudo que ver, uma hora acerta.
    Como afirmo desde que a novela tomou o caminho político, não acredito no relatório da Senhora E. Cantanhede, para mim ele só mostra o que quer, mantenho minha posição e não arredo o pé.
    Não acredito que a Presidente Dilma vá se basear em pressões políticas e portanto, aguardo a decisão ( ou as decisões) bem como o tal relatório para confirmar ou não as minhas afirmações, porém não arredo o pé de onde fui e do que afirmo, ao contrário do que estamos mais do que vendo por ai.
    Sds
    E.M.Pinto

  10. ficam gastando dinheiro com lobby fajuto, de um aproveitador que se sobrepõe aos interesses da união,
    para sair bem na foto ( e que foto cara, uau!!!!não é qualquer fotografo).
    e então os tres chantageiam o Brasil dizendo que se o Brasil dizendo que se o Brasil mudar a regra estara perdendo credibilidade.
    E essa do Brasil perder credibilidade foi dito por um reporter do Estadão e que muitos bocos repetem essa ladainha.
    Mais vale os interesses deles que os nossos?????

  11. Apoio a iniciativa do prefeito como disse o Almeida, se em São Paulo nosso (s) prefeito (s) tivesse a mesma atitude, muito provavelmente, não teríamos perdido terreno para prefeituras sem expressão como Cajamar, Arujá, Suzano e até Ferraz de Vasconcelos.

    Certo os prefeitos destas cidades, que estão lutando para o crescimento social, todos ganham.

    Quanto a questão defesa, novamente digo que se trata mais de política (ou falta dela) a decisão do vetor. Se fossemos olhar para a questão de defesa mesmo, o caça já estaria operando desde 2002 quando lá em 1995 a FAB disse que estaria no chão em 2005! Quem sabe ou viveu a aquisição do Dassaul Mirage III sabe que na oportunidade a FAB ( a mais interessada) foi, avaliou, testou, o ministro das finanças assinou e o aparelho entrou em operação, sendo um dos mais aptos de sua época, somente não fomos de McDonnel Douglas F-4 porque o EUA não quiseram vender, pois se tivessem feito isto eles estaria operando com o cocar da FAB e até hoje como se dá na Alemanha, Turquia, Japão e outros operadores (ou não…sabe lá se teríamos recursos para colocar o gastão no ar….)!

  12. É impressionante como os jornalistas chamam o FX-2 de “Licitação”, este termo já foi corrigido várias vezes por Jobim, pois diz que “trata-se de um processo seletivo e que assuntos de defesa não precisam de licitação”

  13. Se fossemos uma nação seria ou dariamos a vitoria ao Gripen NG ou encerrariamos essa vergonhosa licitação que as Ratazanas Bandidas com seus apetites glutães tornaram um vexame ja que o Rafale não é aquilo tudo que achavamos e que o F18 é uma projeto revitalizado de um fornecedor não confiavel ou a Presidente da republica com sua autoriade se decida pelo pacote completo Russo…SRa.Dilma aproveita o embalo da micareta e da um pé na bunda do Jobim que pode ser bom de baba mas deixa muito a desejar no criterio confiabilidade.

  14. ë um bom negocios ser prefeito,viaja pelo mundo como fosse presidente da republica e isso sim a costa dos povo,um prefeito querendo fazer trabalho de minitros desde quando passa isso num pais mais organizadoncada um tem que fazer segundo o sey cargo,prefeito=municipio,governador=estado,presidente= paismfoi isso que aprendi no colegio,sö se mudo as normas.

  15. EDUARDO SIMÕES…Se a sapiencia Nelson Jobim alega que em defesa não se precisa de licitação e isso inclusive é uma atribuição da Presidente da Republica endossada pela constituição com o se justificar a xenofobia-ideologica que trataram os Russos lhes desclassificando e ainda querendo atribuir a culpa por isso a FAB se os mesmos depois agora mesmo a pouco vieram a publico dizerem que repassam o pacote completo e tudo o mais que desejamos?As unicas explicações é o provavel banditismo pois tais contratos geram agrados e vultuosas propinas ou a real xenofobia-ideologica de preferir ver o pais atrelado a seus dominadores de fato e a nação e o povo como serviçais coadjuvantes destes.Sabe de uma coisa.Nenhum argumento tecnico,diplomatico ou de qualquer outra origem pode mais justificar essa vergonhosa licitação e a condução da mesma.

  16. A PALAVRA CHAVE QUE NOS DARÁ UM NORTE COMO SERÁ O “TT” FRANCÊS.
    .
    (Observem a frase do presidente da DASSAULT).
    .
    (…)A condição é que o país apresente empresas parceiras com tecnologia e conhecimento equivalentes ao padrão Dassault, de acordo com Trappier.(….).
    .
    ————(FONTE:cavoc/PB))
    .
    Onde neste pais tem empresas do porte da DASSAULT!

  17. Se fosse por Jobimagente triplo e Lula chorão teriamos entrado numa furada fechando com a Dessaulte.Não é atoa que nenhuma nação do mundo ainda teve coragem nem de encomendar uma unica unidade para avalia-la e a estrategica aliança rsrs rsrs com o maior protecionista e segregacional pais europeu ocidental e que sempre nos momentos de decidir decide igual ao clubinho onde forma rsrs De que vala a França para o Brasil????E que significa uma aliança com os EUA?A independencia rsrs rsrs O pior de tudo é ver Brasileiros que ao invez de defenderem os interesses do Brasil parecem ate que recebem soldo da CIA rsrs O povo Brasileiro é pacifico mas não mais idiota e de tanto que ja nos iludiram e mentiram aprendemos a discernir e ja ate vemos mais a frente…A hora que aqueles que realmente amam e se importam com esse pais e seu povo se levantarem não tera lugar onde se acentarm particulas de poeira.

  18. A Madame veio predestinada a realmente mudar essa nação e suas primeiras mudanças seriam justamente o fim do FX e o fechamento com o pacote Sukoy,a demissão da dupla do im JOBIM E AMORIM e a volta do Mangabeira,mas as forças extranhas usaram o Lula para persuadi-la.

  19. O prefeito tem interesses que esta fábrica vá oara sua cidade. faz visita, pousa para fotografia, faz promessas de toda ordem… É isso aí. è muito mais que muitos fazem por seus municípios.

  20. …pousou para fotografia…pegou carona de caça frances e sueco…é muito mais que muitos prefeitos já fizeram..
    Ha, Ha, Ha, Ha……….

Comentários não permitidos.