Entra em vigor tratado nuclear entre Rússia e EUA

Hillary-Lavrov

O chanceler russo, Sergei Lavrov, e a colega americana, Hillary Clinton, trocam documentos, colocando em vigor o tratado

Entrou em vigor neste sábado o tratado que prevê a redução dos arsenais nucleares da Rússia e dos Estados Unidos.

O ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, trocaram documentos de ratificação do acordo durante uma conferência internacional sobre segurança em Munique, na Alemanha.

O tratado batizado de New Start (New Strategic Arms Reduction Treaty, ou Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas) foi assinado pelos presidentes Barack Obama e Dmitry Medvedev em abril de 2010 e vai substituir o antigo Start de 1991, que prescreveu em dezembro de 2009.

O documento limita o arsenal nuclear dos dois países a 1.550 ogivas nucleares posicionadas – um corte de cerca de 30% em relação ao limite fixado anteriormente.

O acordo foi aprovado pelo Senado americano em dezembro e pelo Parlamento russo no mês passado.

Antes da cerimônia em Munique, Hillary Clinton disse que o tratado era “mais um exemplo do tipo de cooperação clara que é do interesse do todos”.

A secretária de Estado afirmou ainda estar discutindo com a Rússia maneiras para que outros dois países possam trabalhar juntos em questões afetando a segurança nacional de ambos.

O ministro Lavrov disse que o tratado com os EUA “é produto do entendimento de que medidas unilaterais relacionadas a segurança são contraproducentes”.

“O tratado que entra em vigor hoje vai aumentar a estabilidade internacional.”

Além de limitar o número de ogivas nucleares posicionadas de cada lado, o Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas também vai permitir que cada lado possa inspecionar visualmente a capacidade nuclear do outro, com o objetivo de verificar quantas ogivas estão dentro de cada míssil.

Além disso, haverá limites obrigatórios para o número de ogivas e mísseis que podem ser usados em terra, em submarinos ou em aeronaves.

Fonte:  BBC Brasil

5 Comentários

  1. Ogivas são cargas úteis (portando, destrutivas) instaladas em mísseis e torpedos.
    Será que 1550 é o limite de “ogivas”, ou o limite de “armas nucleares” de modo geral?
    Se for o limite de “ogivas”, incluem por parte dos EUA somente os mísseis Minuteman, Trident II e ALCM AGM-86.
    Ficariam de fora as bombas (que não são “ogivas”) B-61 e B-83 dessa soma de 1550?
    Consta que a soma de bombas nucleares americanas (que não são “ogivas”) superam as 1000 unidades, o que somaria mais de 2500 armas nucleares.
    ??????????????????????????????????

  2. Só pra enganar bobo, eles nunca vão fazer este desarmamento, vejam nós estamos nos desarmando então não precisa ninguem ter.então é só esperar praver quando nos colocarem na parede bom temos nossos f-5m mais AMX super tucano não estou desamerecendo nossos caças mais num eventual combate hoje não sairemos do chao.

  3. NÃO SÓ DA BOMBA ATÔMICA VIVEM OS RUSSOS E OS AMERICANOS.
    .
    .
    _(trecho do texto cujo titulo original é:-“Rússia testou a bomba de vácuo mais potente do mundo”).
    .
    .
    (…)A Rússia testou a bomba de vácuo mais potente do mundo, anunciou ontem o chefe adjunto do Estado-Maior das Forças Armadas russas, coronel-general Aleksandr Rukshin. A bomba tem o poder comparável a uma arma nuclear.
    .
    “Os resultados dos testes desta bomba confirmam que ela possui eficácia e capacidade destrutiva comparável a uma carga atômica”, disse o general ao “Canal 1″ da televisão russa.
    .
    Rukshin disse que:” as bombas a vácuo, ao contrário das armas nucleares, não representam perigo para o meio ambiente.”
    .
    -Meu Deus!….. que mente mais deturpada!…-(esta parte não esta no original)
    .
    As bombas a vácuo pulverizam sobre a zona do impacto um combustível que, se misturado com o oxigênio da atmosfera que,uma vez detonado; destrói tudo o que for vivo.
    .
    De acordo com a emissora, “tudo o que é vivo literalmente evapora. Após esta explosão, o solo lembra muito mais a superfície lunar, mas sem poluição química ou radioativa”.ambiente, pois não provocam contaminação por radiação.(…)”
    .
    ——(fonte:pravda/incidente-06/02/11)
    .
    ISSO QUE É UMA BOMBA DE DESTRUIÇÃO ECOLÓGICA.Rsrsrsr…..
    .
    ME ENGANA QUE EU GOSTO!

  4. (..)As bombas a vácuo são especialmente eficazes em espaços fechados como bunkers, edifícios e cavernas, onde conseguem criar uma grande pressão e altíssimas temperatura.(…)
    .
    destruidoras de instalações subterrânea;os americanos não tem uma que faz o mesmo, e que é muito propagada pela media,e foi até artigo informativo por aqui?
    .
    Os russos de vez em quanto mostra as sua verdadeiras garras;que os “bambambans” do norte que se cuidem!-Hehehe….

Comentários não permitidos.