Conheça o engenho de desembarque anfíbio EDA-R

http://www.meretmarine.com/objets/500/30550.jpg


Texto-Tradução e adaptação: Plano Brasil

E.M.Pinto

Projetado e construído pelos estaleiros CNIM Socarenam, o primeiro engenho de  desembarque anfíbio (EDA-R) foi lançado na semana passada em Boulogne-sur-Mer.  Os ensaios e provas serão efetuados até março de 2011.

A embarcação é destinada a substituir as barcaças que transportam materiais (CTM) e foi projetada para operar abordo dos navios de projeção de poder  (BPC)  da classe  Mistral.

EDA-R en configuração Catamaran (© : CNIM)EDA-R en configuração Desembarque (© : CNIM)

Trata-se de um catamarã com dois motores e deriva do projeto (L-CAT), da própria CNIM. Possuem 30 m de comprimento com uma largura de 12 m. As EDR-R são construídas em alumínio e podem se deslocar a velocidades de 18 nós uma carga de 80 toneladas, incluindo veículos blindados e tipo Leclerc VBCI (capacidade máxima de “carga útil é de 100 toneladas).

L-CAT (© : MER ET MARINE – JEAN-LOUIS VENNE)
L-CAT (© : MER ET MARINE – JEAN-LOUIS VENNE)

Quando vazia, A EDA-R pode se deslocar a velocidade de 25 nós e para isto faz uso de quatro motores a diesel e jactos de água (waterjet).

A embarcação possui abrigo para os tripulantes, cargas e máquinas e desloca-se como um catamarã na velocidade máxima, para isto eleva a sua plataforma elevatória central, em  2,4 m. Perto da costa, a sua plataforma é abaixada para permitir a aterragem na praia, convertendo-se numa barcaça tradicional. A elevação da plataforma central não colabora somente na velocidade de deslocamento do veículo, uma vez que diminui o atrito com a água e permite mair velocidade, esta plataforma também colabora no desembarque de cargas em regiões  portuárias, uma vez que ajusta-se as diferentes alturas dos portos de desembarque.


EDA-R (© : CNIM)

O conceito da CNIM permitiu a elaboração de um veículo de desmbarque de materiais  de longo raio que possibilita efetuar operações além do horizonte.  A embarcação possui um alcance muito superior aos Hover Craft e seu perfil de operação permite a execução de missões a distâncias maiores dos perímetros de conflito, reduzindo a necessidade de aproximação da costa por parte dos navios transportadores (BPC).

Isto melhora o elemento surpresa e limita o risco de ataque a partir da costa. A velocidade e a utonomia dos EDA-R, bem como suas capacidades de carga, proverão à Marinha de uma embrcação muito mais versátil e capáz  que as atuais CTM.

A Direcção-Geral do Armamento (DGA) notificou em 15 de junho, 2009, o contrato que prevê a construção inicial de quatro EDA-R.podendo ser extendido em breve para  oito EDA-R.


L’EDA-R (© : CNIM)

Fonte:Mer et Marine

12 Comentários

  1. Galileu disse:

    tá junto com o nosso Mistral!

    A embarcação (…) foi projetada para operar abordo dos navios de projeção de poder (BPC) da classe Mistral.

    ou seja, tu quer que use isso aonde? no São Paulo?

  2. As embarcações evolulem cada vez mais e enquanto isso ainda estamos discutindo, planejando, analisando… A MB merece navios mais modernos para a sua frota e este seria um bela aquisição para a os fusileiros navais.

  3. Bem se nós não vamos comprar uns dois BPC Mistral dos franceses porquê eles iriam nos vender o EDA-R ???
    OS RUSSOS sim, como eles vão comprar alguns BPCs Mistral franceses (de 4 a 8) devem estar BEM interessados no EDA-R…

  4. Teria utilidade para o Brasil? Duvido, não temos condições e nem razões para uma embarcação destinada a projetar poder.
    Poderia ser usada somente para transporte de carga e aí a MB tem projeto próprio, mas apto a suas necessidades.

  5. Senhores,
    A ENGEPRON tem projetos semelhantes, mas com o diferencial de serem adaptados as peculiaridades da MB e os TO’s de operação.
    No momento a MB está muito interessada em reforçar sua presença nas regiões ribeirinhas. Aproveitando o bom desempenho do U-15 Pará, a ENGEPRON está analisando projetos de embarcações de patrulha e transporte, baseados no desenho deste Catamarã projetado pelo IPT de São Paulo.
    Particularmente gostaria de Overcraft’s na região mas o MO me disse que sua operação na região é complicada por demais.

Comentários não permitidos.