Estados Unidos poderá permitir que a Índia entre no programa do JSF

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/01/F_35_JSF.jpg

Os Estados Unidos estão abrindo para a Índia a chance de participar no programa Joint Strike Fighter (JSF), para uma eventual compra do caça stealth de quinta geração F-35 Lightning II, informou o chefe de aquisições do Pentágono Ashton Carter, no dia 26 de janeiro.

“Não existe nada de nossa parte, nenhum princípio que possa barrar de nossa parte que a Índia participe do programa Joint Strike Fighter. Neste momento, nós estamos focados nessa aeronave a qual está acima dos caças de quarta geração,” disse Carter. “No entanto, a decisão de adquirir os caças F-35 pela Índia depende somente dela.”

Num e-mail encaminhado pela porta-voz do Pentágono, Cheryl Irwin, ela disse, “Se, em algum ponto nesse caminho, a Índia tiver interesse em adquirir o JSF de nós, então nós teremos que tratar a Índia de uma maneira aberta e transparente. Mas isso deverá ser obviamente algo que o governo da Índia deva decidir se quer ou precisa.”

Carter ainda citou o programa MMRCA da Índia, dizendo que os caças F-16 e F/A-18 são hoje os caças que apresentam as melhores tecnologias na competição.

Tellis aumentou a confirmação de Carter, dizendo que os dois competidores dos EUA oferecem a melhor capacidade pelo menor preço. O interesse particular da Índia são pelos caças americanos com radares AESA, de varredura ativa, ele disse. Os europeus e os russos ainda não operam com radares AESA. Os caças norte-americanos, no entanto, estão atualmente na segunda geração de radares AESA.

O principal fator da decisão da Índia será provavelmente a transferência de tecnologia e a participação industrial, disse Carter. Carter também salientou a importância dos custos da vida operacional, pois 79% do custo total de armamentos não está no valor de compra inicial, mas na sustentabilidade do equipamento durante sua vida operacional. De acordo com Tellis, tanto o F-16 como o F/A-18 oferecem os menos custos operacionais durante a vida útil das aeronaves oferecidas.

Fonte: DefenseNews – Tradução e Adaptação do Texto: Cavok

20 Comentários

  1. O que adiantaria a compra de um pacote tecnológico de 4.5g anti a possibilidade de operar o caça que será, provavelmente, o 5g mais desenvolvido e atualizada das próximas décadas. Acredito que seria pouco proveitoso investir em um pacote 4.5g, se fosse coisa de dez anos atrás seria outra história. Quanto a TT, vejo que hj o mais importante é nossa capacidade de defesa e de projeção de poder, se a India aderir o JSF nada lhe impedirá de continuar o desenvolvimento do PAK-T50 em conjunto com a Russia, é só ver como ela trata do desenvolvimento de seu caça leve em paralelo ao MMRCA.
    .
    Quanto ao fato de ser um produto americano, bem, na minha opinião, penso que não é uma desvantagem e sim uma “oportunidade”.
    .
    Nesher

  2. O India gosta de colecionar modelos de caças diversos. Será que vai colecionar caças furtivos também?…hehe

    abraços a todos

  3. É isso ai ÍNDIA!
    Participe do projeto, encomende várias unidades, quando quiser os códigos fontes e a descrição dos materiais compostos, COMPRE UM BANQUINHO BEM MACIO E ESPERE. MAS TEM QUE SER MACIO PRA NÃO MORRER ESPERANDO. rsrss…

  4. Enquantos eles investem na defesa … A População indiana passa fome .. Incrivel 1,123 Bilhões de habitante, Investir mais na defesa que na sua propria população .
    Tenso

  5. É bem capaz q a Índia realmente compre, mas n creio q ela vá ficar esperando pelos códigos fontes ou pela receita do materiais, eles vão fazer o q engenheiro tem q fazer, QUEBRAR CABEÇA, vão aplicar engenharia reversa pesada em cima e tenho certeza q fazendo isso vão tirar muita coisa boa p seus projetos futuros.

  6. Concordo, isso chama-se efeito Dragão, e apoiado pelos ianks q precisa desesperada/ deter uma aliança c os Ìndianos, p fazer dos mesmo um contraponto aos Sinos.Eles , se comprarem os f35, vão receber ou quebrar o código fonte dos mesmos…o q estão mt certos,e os Rússos por tabela, vão tentar obter os mesmos tbm…Sds.

  7. .
    Somente acho estranho um pais que não é assinante do Tratado de Não Proliferação Nuclear(TNP), tem um programa espacial voltado à construção de misseis Intercontinentais, e que de vez em quando faz testes nucleares por ai tenha o aval dos paladinos da liberdade e justiça contra as armas nucleares, misseis balísticos, destruiçao em massa, etc… interessante quando justa é a espada do messias Yankee!!!
    .
    E se a India realmente entrar nessa ai vai colecionar caças de 5° geraçao também, pois sabemos que o PAk-FA é deles em parte!
    .
    Valeu!!

  8. Se a Índia entrar no progama JSF e comprar algumas dezenas do F-35, e ao mesmo tempo no programa PAKFA/FGFA. Eles terão acesso aos 2 principais caças de 5ªG. (sem esquecer o J-20)

    Mais o programa AMCA nativo e eles terão uma bela Força Aérea, necessário por sinal, dentro do TO em que se encontram.

    Enquanto isso no Brasil….
    A novela continuará aqui ao longo de 2011…
    Pior que tanto o F-35 como o PAKFA foram oferecidos aqui.

    []’s

  9. Tanto o F-35 como o PAKFA foram de fato oferecidos ao Brasil, porém na época sem ToT e seus respectivos códigos fontes.
    Os F-35’s a serem entregues aos demais países participantes do projeto NÃO são 100% iguais aos que equiparão a USAF, pois existem salvaguardas norte-americanas no que concerne o NÃO fornecimento dos caças com o revestimento de materiais compostos anti-radiação e também com relação a versão do radar AESA (Downgrade = 01 versão anterior em relação ao que equipará os da USAF).
    Realmente, os inúmeros problemas técnicos ora enfrentados no desenvolvimento do F-35 se tornaram um enorme sorvedouro de dinheiro, e há quem diga que o custo unitário dos mesmos irá quase que dobrar em relação ao preço originalmente orçado quando do início do projeto.

  10. Deixando a bola de cristal,cartas,buzios ,astronomia,chutometro,achometro,tudo isso delado:Os americaninos precisam vender,a India e´depois da China ,quem mais consome armas.Os EUA nao vao assistir de braços cruzados a China crescer ,sem os EUA criar um contra ponto na regiao,eles pensao grande .Quebras de codigos sao um problema menor,a India utilizara os 2 caças,o PAK FA e´otimizado para defesa e limpesa de campo .

  11. O problema social na India tem centenas de anos,somente crescimento economico pode reduzilo.Isso vai levar tempo,mas algo ja esta sendo feito.Agora o cerco que vive a India ,nao da pra se rearmar com o ritimo de lesma brasileiro.

  12. “Enquantos eles investem na defesa … A População indiana passa fome”

    E se fosse no Brasil? Façamos o seguinte então: acabemos com as FFAA e que se dane a Amazônia e os 25 milhões de brasileiros que lá vivem???

    Assim não dá, assim não pode.

    Como explicar para um cidadão que o país perdeu sua Amazônia porque, ao invés de investirmos nos militares, preferimos distribuir renda? Preferimos comprar cestas básicas ao invés de fuzis? Preferimos construir estádios ao invés de submarinos?

    Acho que deu pra entender…

    PS – Espero que, no dia em que isso ocorrer (a tentativa de desmembramento do pais), o guerreiro brasileiro dentro de cada um de nós, patriótico e corajoso, tome a frente. Ô povinho manso o nosso… Depois nós aqui é que somos paranóicos…

  13. NÃO ME DIGA….SÓ FALTA ALGUÉM DIZER QUE, JUNTO COM ESTE CAÇA, VIRÁ INSERIDO AQUELE POLÊMICO RADAR QUE OS ISRAELENSE TENTARAM VENDER PARA OS INDIANOS E OS AMERICANOS “EMBARGARAM”.Hahaha….

  14. André disse:
    27/01/2011 às 12:33
    ,
    Se o Paquistão fosse nosso vizinho, como milhões de muçulmanos loucos e com armas nucleares, não é de se surpreender que o elefante branco da paz colecione também armas poderosas.

  15. Hum… uma cadeira no CS da UNO…
    Um F-35 no bolso…

    Hum… o que mais… uma imigração de parte do armamento militar dos EUA/Otan para lá??

    Tem louco para crer em tudo.

  16. Eu fico pensando se a percepção que temos da Índia “esfomeada” não é semelhante à percepção que americanos e europeus têm do Brasil?

  17. Se abrir mão de investimentos na área da Defesa tirasse a fome do povo, seriamos todos muito bem de vida no Brasil. Infelizmente tem gente que ainda faz esse tipo de conta “ao invéz de um tanque de guerra, posso comprar 2.000.000 de litros de leite”!… Ooooo mentalidade de dona de casa! Infelizmente o que mais temos em nosso governo são pessoas que alimentam esse tipo de pensamento, politica populista! Isso não acrescenta em nada e continuamos na mesma merda, parte do povo passando fome, e as FFAA parecendo lata de leite Ninho enferrujada… detalhe, espera chegar o Carnaval pra ver se o povo não esquece que tem que comer e vai comprar ingreço pra assistir na arquibancada!

Comentários não permitidos.