Rússia acena com parceria na produção e na venda dos caças para a FAB

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/09/19.png

A notícia de que a presidente Dilma Rousseff decidiu suspender o processo de escolha dos aviões de combate da Força Aérea Brasileira (FAB) e, consequentemente, abrir a porta para outros concorrentes – além dos três que já vinham participando do processo – pegou o governo da Rússia de surpresa, injetando novas esperanças de entrar no páreo com um jato de quinta geração: o Su-35, tido como o mais moderno do mundo. Ele tem uma durabilidade de 30 anos.

Cautelosas, as autoridades russas evitaram nesta terça-feira pronunciamentos a respeito. Sua principal preocupação era a de confirmar, diretamente, aquela informação. Ainda assim, fontes da Sukhoi, que produz o Su-35, acenaram com pelo menos três fatos que poderiam adoçar a negociação: oferecer ao Brasil a chance de participar da produção do jato, participar também dos projetos de sua modernização e nos serviços pós-venda.


Para o governo russo, trata-se de um assunto de importância estratégica. A América do Sul é vista como um mercado promissor, sendo o Brasil o mais lucrativo deles. A Rússia já havia participado da concorrência sete anos atrás, mas acabou sendo descartada. Na época, a Sukhoi estava desenvolvendo esse jato de quinta geração. Mas prevaleceu no governo brasileiro a ideia de que a Rússia passava por um mal momento econômico e, por isso, não se acreditava em sua capacidade de desenvolver o Su-35. Menos de dois anos depois, no entanto, o modelo já decolava.

http://www.precise3dmodeling.com/models/images/su-35/su35_front.jpg

Rússia pode ser alternativa para venda de armamentos

Um aspecto anima os russos a buscar negócios na América do Sul: o fato de os Estados Unidos imporem restrições aos países interessados em adquirir armamentos “made in USA”. Diante disso, a Rússia passa a ser uma alternativa. Como no caso dos Super Tucanos, que a Embraer estava prestes a vender à Venezuela. O negócio foi bloqueado pelo governo americano, já que 50% dos componentes daquele avião são fornecidos pelos EUA. O resultado foi que o presidente Hugo Chávez adquiriu 30 Su-30 russos (os caças de quarta geração).

Fonte: O Globo – José Meirelles Passos via CAVOK

43 Comentários

  1. Caso der SU 35 seria o SU 36 que foi proposto pela Sukhoi para atender melhor a FAB que também é bem castradinha ou um igual o que a Rússia vai operar mas bipouso?

  2. Não ficaria triste de contar com 36 SU-35 S de prateleira, e entrando no programa PAKFA, com quem sabe, mais 72 caças.
    Mas teria de ser confirmado oficialmente a reabertura de propostas do FX-2. Por enquanto, a reavaliação do FX-2 parece ser limitado aos 3 caças.

    []’s

  3. O SU-35 é excelente e tal, e talvez hoje ele seja o melhor caça para a FAB, (sem discutir aqui a questão da logistica) mas já não é o melhor do mundo, tampouco de 5° geração, como transcrito no texto. Mas se for uma credencial para entrar no projeto do PAK-FA, ai sim a coisa pode ser interessante..

  4. Não é possível q o Brasil perca mais uma oportunidade de ter o avião de caça mais avançado do mundo e até de participar no seu desenvolvimento e produção.

    Temos q pensar em baixo custo de operação mas primeiro, e acima de tudo, o Brasil tem q ter uma primeira linha de defesa aérea que poderia ser constituído de no mínimo 60 aviões SU-35.

    Após isso, aí sim, poderiam pensar dotar a FAB de aviões q tenham menores custos de operação e adquirí-los com quantidade mínima de 200 unidades.

    Depois disso, pegaria alguns de seus F-5 e os doaria para universidades e empresas como Embraer, Akaer e Avibrás para serem estudados e para ajudar a desenvolver modelos mais avançados. Assim é q deve ser feito e como a China, Irã e outros países fazem.

    O Jobim só quer moleza. Quer receber tudo nas mãos, sem estudo, sem a dedicação de nossos engenheiros e sem desenvolvimento tecnológico, ou seja, quer comprar o bolo e quer que junto venha a receita.

  5. Mais uma vez uma decisão de âmbito estratégico para o Brasil é adiada, muito provalvelmente por questões menores. O tempo passa, e nada é feito. É preciso lembrar que os dois últimos presidentes, e a atual são excomunistas que odeiam (presente) os militares e tudo o que se refere à grandeza do Brasil. Na realidade eles são adeptos do “quanto pior melhor”, pois o Brasil fraco e em crise levará à insatisfação do povo, quando demagogos e ditadores que querem implantar a ditadura bolchevista stalinista terão chances de “pescar em águas turvas”, para desestabilizar as instituições e agarrar o poder nacional. Esta é, provavelmente, a principal motivação em suas mentes, além do desejo de extorquir propinas e subornos.
    Eng. Marco Paulo Rache

  6. Não vou negar tenho uma paixão incontrolável pelos Sukhois este SU-35BM é feito para países de grandes extensões territoriais foi feito para o Brasil mesmo uns 120 desses por aqui ia impor muito respeito enquanto a questão da logística, de quem são os maiores transporta-dores aéreos do mundo ? Antonov AN 142-100 quer dizer alguma coisa ? a Volga Denpr empresa de carga aérea global Russa transporta até um meteoro se for preciso para qualquer lugar do mundo não iria faltar peças de reposição nunca para os nossos sukhois espero que a dilma considere a decisão técnica e o parecer dos profissionais da FAB, com essa nova fase do FX-2, pra mim já é o FX-3 Sukhoi-35BM na fab já.

  7. NUSS.. se a Dilma escolher o SU-35BM pelo menos uns 80 eu nunca mais reclamava do governo.. mas tbm não vamos esquecer a MAB e o EB neh …

  8. Ó senhor meu DEUS, permita que caia uma luz sobre Brasilia e o esta proposta seja a vencedora. Os Brasileiros tem que ver que o mundo mudou muito, e não da mais para ficar confiando nos parceiros da segunda guerra mundial.

  9. Passado o meu entusiasmo pela noticia que a sra. presidente Dilma, havia reaberto o fx-2 passando para fx-3 1o. gostaria de saber se essa noticia e verdadeira de fato?. Se o for e a oportunidade de Ouro para o Brasil ter um caça de verdade e superioridade, e para Russia a oportunidade de OURO tambem em todos os seus aspectos que não pode ser desperdiçada desta vez nem pela russia e muito menos pelo BRASIL. Então vamos juntar o util ao agradevel. porem devi-se ter cautela com esta noticia. um abraço amigos!

  10. sem duvidas é o melhor caça da atualidade superando ate msmo o f-22 mais o Brasil não pode tirar o foco..
    … oque o Brasil tenque conseguir é a tecnologia e produzilo no Brasil ser alto suficiente até pq msmo que seja um caça de 4 ou 4,5 geração a embraer e o ITA logo que adquirirem a tecnologia vão logo colocar peças e tecnologias Brazucas e melhora-los pode ter certeza….

  11. quem sabe agora uma mulher possa decidir o futuro das forcas armadas…por q ta tao dificio decidir em>???brasil no vermelho e este povinho nao acorda..e hora de embarcar no su-35 e fazer logo um grupinho de 100/ e fazer q os inimigod nos veijam como adiversarios e nao como preza facio…

  12. “Ainda assim, fontes da Sukhoi, que produz o Su-35, acenaram com pelo menos três fatos que poderiam adoçar a negociação: oferecer ao Brasil a chance de participar da produção do jato, participar também dos projetos de sua modernização e nos serviços pós-venda.”
    Mais participação no Pak-fa.Aí ja estaria de bom tamanho,sem dúvida é a melhor proposta,mas pelo amor de Deus decidam logo,tomara que Dilma nos surpreenda mais uma vez e resolva essa questão em 6 menses.

  13. Para meu amigo Vanderlei Victorio, AMÉM!!! Dilma tem em mente ser diferente de Lula e acredito que vai surpreender. ABS.

  14. Eu adoraria ver a cara dos americanos se o Brasil adquirir os SU-35. Na verdade os russos foram eliminados do fx2 por imposição americana. Abs.

  15. “…um jato de quinta geração: o Su-35, tido como o mais moderno do mundo. Ele tem uma durabilidade de 30 anos.”
    -Considerado Geracao 4,5
    -Tido como o mais moderno do mundo por quem? Sua fonte por acaso foi o site da Sukhoi?

    Eh incrivelmente triste ver a midia tao ignorante quanto a populacao. Eh assim que se reporta noticias militares no Brasil, por cima e de longe, depois ouve o cidadao na rua se referindo a submarino nuclear como arma de destricao em massa e nao sabe por que.

  16. Dilma está me surpreendendo positivamente. E se ela escolher os russos, eu vou mudar totalmente meu atual pensamento sobre ela ser clone do Lula.

  17. Primeiro vamos pegar o boi ,espero q n “ortoridades” ñ percam o bonde da história e embarquem nele, a n FAB agradece, os ianks trincam os dentes de raiva,e nós os olheiros da segurança BRASILeira batemos palmas, damos viva,enfim um caça de verdade n país merece.Q façamos logo essa parceria por acordo e comprensemos os francos, temos palvra,comprando 36 caças navalizados rafales p o SAMPA. P Ontem. Sds.

  18. Esperamos que dessa vez o Brasil seje independente de pressões externas (leia-se E.U.A /Eoropa ), e opte por um dos caça mais temido do mundo. Reconhecido até mesmo por generais américanos. O mais importante disso, é que na primeira fazer do Forever -x rsrsr ( Eterno-x ) , a Russia propunha uma parceria com a Avibras , para inicialmente montar os caças no Brasil e posteriormente transferir a técnologia , até então o caça era denomindado SU-35BM.
    Com isso ,teriamos uma empresa Aeroespacial realmente Brasileira e que desde sua formação sempre agregou peças e técnologia Brasileira aos seus produtos.
    Um verdadeiro comglomerado aeroespacial Brasileiro, que bateria de frente com a Montaer rsrsr ( EMBRAER )e quem sabe a Montobras ( HÉLIBRAS ).

  19. Conserteza o SU eo melhor
    questao que o povo vive nessa vidinha de danca a musica dos YANKES
    SABE QUANDO VAMOS TER UM AVIAO DESE DE VERDADE ?
    NUNCA
    NUNCA NUNCA
    NUNCA
    so por isso

  20. Será que o KC-390 pode ser uma carta na manga do governo brasileiro para conseguir vantagem tecnológica dos concorrentes do FX2? Nesse caso, seria interessante para Rússia ja que o abastecimento em vôo dos seus caças contariam com uma moderna plataforma logística de abastecimento.

  21. A PRESIDENTA IRÁ COM INTELIGENCIA E SABEDORIA OPINAR PELO MELHOR PARA O BRASIL, POR ISSO SUSPENDEU O PROCESSO. À QUE ESPREMER BEM OS EUA E A RUSSIA POIS AÍ ESTÃO OS MELHORES AVIÕES DO MUNDO.

  22. Caro, Eduardo Simões disse:
    19/01/2011 às 15:57
    O problema é a transferência de tecnologia…Turbinas… Turbinas.
    —-
    Acho que voce sabe…..
    O ITA em parceria com a empresa de engenharia Polaris. São responsáveis pelo projeto, da primeira turbina aeronáutica produzida no país com tecnologia 100% nacional.
    A turbina, chamada de TR 3.500, tem 1,30 metro de comprimento por 54 cm de diâmetro. Movida a querosene, terá capacidade para fazer voar um avião de 1,2 tonelada, o que equivale a uma aeronave para dois passageiros.
    Esse é o nosso potencial, isso é a nossa gente.
    Pergunto e quantas turbinas dessa o governo vai compra???
    vai instalar essa turbinas onde????
    Onde esse projeto irá para???? quer responder????
    E ai, quem vai vai levar esse pais a sério???
    Compra tecnologia de turbina, pechinchando???
    Fazer que nem a Helibras e depois dizer que é nossa, que estão buscando nossa autonomia tecnologia???
    A Polaris logo logo os israelenses ou qualquer outro compra.

    Nick, só acredito num reves de um possivel retorno factivel do SU-35 no FX-3,1416…..
    COM O RETORNO DO LUKE SKYWALKER, QUERO DIZER MANGABEIRA UNGER.
    ABS

  23. nossa decide logo SU-35 PAK-FA ajuda a lança as latas- velas do brasil au espaço alem de variadede de armas putzs ater quado a russia vai estar disposta para ajudar o brasil espero que as mulheres tenha decisões tão boas quanto uma mãe com seu filho e eses somos nois esperando por um milague
    hahah fora americanos malditos

  24. Sei que não passa apenas de apenas um palpite, mas, se vier alguma coisa será F-18, sem transferência de tecnologia! Tomara que eu esteja errado!!!

  25. Sou mais os franceses, devido a transferência de tecnologia. após este acordo podemos trabalhar por um de 5 geração.

  26. A proposta do F-X2, a meu ver, é uma aeronave que sirva para a Marinha e Força Aérea, aeronaves similares, reduzindo o preço da hora de voo e os custos com manutenção.
    ,
    Deixem suas paixões por Sukhois, PAK-FA, F-18, Rafale e Gripen de lado e pensem estrategicamente no que é melhor para o país.

  27. Nilo….Parabéns pelo seu comentário. Se refletirem verão como foi profundo o comentário do Nilo. O Brasil pode muito e com pouco. Com apenas migalhas o Brasil facilmente produz e desenvolve muito. Esta aí. Não sabia desta tal turbina do ITA, e, concordo contigo Nilo, desenvolve e vai para onde? Lixo, pois não é usada, é sabotado seu comércio. Anos atrás o Brasil produzia tanques, armamentos e aviões como boa tecnologia na época. Ai vieram aqueles acordos internacionais que só depois de muitos anos ficamos sabendo que nossos governantes venderam a alma. Tipo: Brasil não pode produzir foguete com alcance superior a 300km (sendo que do RS ao AM são quantos Km? 5.000 Km. O Brasil não pode produzir e comercializar minas. O Brasil não pode ter sua Bomba Atômica, O Brasil não pode enriquecer Urânio, O Brasil não pode vender seu Super Tucano… Chega de tanta idiotice. Se olhem no espelho. O que vocês são governantes? São Brasileiros ou são galinhas?

  28. Uma coisa é certa, acabou a hegemonia da indústria militar dos EUA ela que se cuide os BRIRCS vão passar por cima tendo países aliados em parcerias e desenvolvendo tecnologias em conjunto por isso o Brasil adquirir o SU-35BM e J-15 Naval chinês que é basicamente um SU-33 muito mais moderno e junto com a Russia e China, o Brasil desenvolver em conjunto com eles suas tecnologias de guerra sem o aval do tio sam

  29. realmente o Nilo falou tudo , temos também o projeto da TAPP 5.000 ( Com capacidade de 5.000N de empuxo.),TH 1.000 , ai o Brasil aceita uma empresa de Turbinas Francesas no Brasil, e joga as pesquesas e provavel fabricação em série de turbinas nacíonais.
    Havendo vontade política , podemos muito bem consiliar as duas vias ( nacíonal & nacíonalizadas ..) , bastaria a Montaer , projetar um avião ( Tipo S3 Viking,s ou A6 Intruider,s ) e colocar o que há de mais moderno e técnologico em se falando de técnologia de empresas realmente nacíonais nele. Esse avião serviria como ” CAVALO DE SERVIÇOS ” ( GUERRA ELETRÔNICA , ILUMINAÇÃO DE ALVOS , ABASTECIMENTO etc.. ) em porta aviões e bases aereas , deixando as turbinas ” Nacíonalisadas ” para os caças de 5a geração .
    Com isso as empresas 100% nacíonais ganhariam nome , experiência etc.. para disputar um mercado global , mas como a Montaer só visa os lucros , como toda empresa privada , e nosso governo não tem poder nem vontade política para se torna independente nessa área ,vamos servindo de parque de diversões para Américanos e Europeus .
    E dizem que a Montaer representa a capacidade técnologica Brasileira , putz , descupem-me a expressão , mas estamos f……..os rsrsr

  30. nunca o brasil vai comprar um caça russo simplismente pq os EUAS iram fazer embargos em sistemas e aparelhos que a embrare precisa e tb pq eles não iram masi comprar nosssos jatos executivos fabricados pela embrara pura verdade simplismente assim !!!

Comentários não permitidos.