FX-2: Dilma vai recomeçar processo de escolha de caças

Leia Também

FX 2: Opinião

A presidente Dilma Rousseff decidiu adiar a escolha do fornecedor de jatos de combate da Força Aérea e vai reavaliar todas as ofertas finalistas para buscar novas garantias e acertar questões sensíveis como transferência de tecnologia, disseram fontes com conhecimento da decisão à Reuters.

A decisão marca uma reviravolta no processo, uma vez que o antecessor de Dilma, Luiz Inácio Lula da Sailva, repetidamente expressou preferência pela oferta da francesa Dassault e seus jatos Rafale. Mas Lula deixou o governo sem tomar uma decisão, deixando-a a cargo de Dilma.

A presidente decidiu reiniciar o processo de avaliação das aeronaves e a esta altura não tem preferência por qualquer fornecedor, disse uma fonte do governo.

Os outros finalistas da licitação, avaliada em pelo menos 4 bilhões de dólares, são o caça Gripen NG, da sueca Saab; e o F18 Super Hornet, da norte-americana Boeing.

Na semana passada, Dilma pediu pessoalmente a senadores norte-americanos por garantias adicionais do Congresso dos Estados Unidos para transferência de tecnologia na proposta da Boeing, disseram fontes com conhecimento das conversas.

Fonte: Terra via Hangar do Vinna

44 Comentários

  1. Pqp, lá vem os F/A 18 SH. Em uma possível guerra contra a Venezuela, enfie-os no cu, porque os Su-30MK foderiam com eles.

  2. Axo que ela seria pessoa ideal pra comessar selecionar o temperos da cozinha dela
    ele deve ta confundindo negocio de cozinha com negocio de aviao
    afinal como mulher nao deve entender de nada de aviao
    mais sim de temperos se entender
    bem vamos comessa novela isso se ela ja nao se vendeu as pressoes dos Yankes

  3. Nossa Tiago, belo comentário! he he
    Quanto ao KLM, nem vou comentar o machismo dele!
    Creio que muito se fala dos Su-30 Venezuelanos, mas esquecem que os caças de fabricação Russa sempre levaram uma surra dos Americanos. Isso não é conversa não, é fato. Vide guerra do Vietnan, Ira-Iraque, Sei dias, Tempestade no Deserto, entre muitas outras.
    Óbvio que o F-18 é superior a qualquer caça da américa latina, mas o que importa mesmo é a transferência de tecnologia e é nisso que a Dilma deve focar.
    Que ganhe aquele que garantir a maior transferência de tecnologia.

  4. O BRASIL SEMPRE FOI PARCEIRO DOS USA, NA 2 GUERRA QUEM AVISOU O BRASIL DE UMA POSSÍVEL INVASÃO, NO SUL PELA ARGENTINA , QUE APOIAVA O NAZISMO , FORAM OS USA, O MOLHOR E COMPRAR F18 , E FUTURAMENTE, F15 SE , POIS SÃO BONS CAÇAS DE COMBATE, CONPREM URGENTE. ASSIM ELES CONPRAM OS NOSSOS SUPER TUCANOS, BOM PARA NÓS E PARA ELES……..

  5. 1 tiago não fale merda o Brasil jamais entraria em guerra com a venezuela até pq eles não são bur´ros oque simplismente impede os EUA de massacrarem a venezuela é a garantia Brasileira que o chaves é so PAPO….
    2 KLM vc alem de machista é um ignorante ela ta certa ela quer garantias que viram as tecnologias .. 1 o f-18 é o melhor entre os 3 isso é indiscutivel, é o que foi mais testado em combate, ainda é o pincipal caça dos EUA e colocou o f-22 pra escanteio tem um sistema de radar capaz de localizar ate misseis inter contimental, o gripem vem com toda tecnologia mais isso so representa 60% do caça ja o frances vem com tecnologia mais é o que possui maior custo de manutenção e operação alem de ser o mais atrasado tecnologicamente….

    e como disse o paulo que ganhe o que vier com mais tecnologia….

  6. Paulo disse:
    18/01/2011 às 01:09
    Paulo, na Coréia os EEUU “hiper-inflacionaram” suas vitórias… o resultado ficou bem parelho! No Vietnan, os “amarelos” nunca tiveram mais que 24 MIG-21, por isso o usaram com parcimônia! Os aviões vendidos a outras nações na época da guerra fria eram degradados em relação aos operados pela extinta URSS. Cabe lembrar que os MIG-29 herdados pela Alemanha Ocidental quando da unificação, foram muito elogiados pelos pilotos alemães, tanto que os mantiveram em serviço por cerca de 10 anos! A grande desvantagem do SU-27/35 é o seu enorme tamanho que gera um grande retorno eco/radar! Alardea-se a sua capacidade de transportar mais de 10 MAA… acho isso uma besteira, uma vez que com seu tamanho ele poderia ser “visto antes de ver”, e na arena ar-ar atual, quem atira primeiro leva a melhor! Ainda assim não acho que o SH seria ou é o melhor em matéria de opção. A FAB deveria pensar muito além de um caça de 4,5 geração… estamos para amarrar nosso jegue em um toco que tem seus dias contados, segundo o que se prega! Acho que o melhor seria um projeto conjunto, vizando um caça de 5º geração dentro de nosso parametros, talvez com os coreanos, que buscam algo parecido, e a própria Suécia, que tem noticiado algo a respeito…

  7. Na minha visão, o apoio político ao Rafale está se esvaindo com o tempo. Era MUITO forte em 07/09/2009, mas a falta de apoio da França em alguns assuntos Político-Internacionais e Econômicos, diminuiram a importância desse acordo de Parceria. Continua importante, mas menos.

    Se os franceses quiserem ganhar terão que melhorar ainda mais a proposta deles, o que significaria vender com prejuízo para eles, ou o governo francês subsidiar a Dassault e demais empresas do consórcio Rafale. O Euro está contra eles.

    Se os americanos conseguirem as garantias dos congressistas democratas e republicanos (o que não parece difícil visto que a Hillary é democrata e Mccain é republicano) O F-18 SH pode estar a caminho. O Gripen NG continua no páreo na minha opinião como uma solução de baixo custo, econômico e político, seria o plano B, caso os franceses não baixem os preços e os americanos não consigam mais garantias.

    []’s

  8. Vai começar tudo de novo…
    Não se preocupem amigos, até sair o vencedor do FX-3 daqui a 4 anos, teremos para nos proteger os super impers F-5BR recachutados e os fantásticos e mirabolantes A-1, todos é claro revisados e atualizados, portanto meus amigos não se preocupem estamos protegidos…..

    Aí meus Deus do céu…

  9. Meu Deus!!! Não aguento mais essa novela mexicana!! Até quando será que vamos ficar a merce de políticas e políticos totalmente cegos as necessidades da nossa Força Aérea. Acho que, quando for necessário o uso de força até mesmo com um país totalmente desprovido de aeronaves será tarde, pois a mancha que se abrirá na confiança das nossa Força não poderá ser apagada jamais por causa dessa alienação governamental estúpida que vem ocorrendo à vários anos. Apresidaenta Dilma deveria saber que depois de fechado o negócio, leva-se muito tempo para que seja conretizado todos os termos necessários para a fabricação desses caças, e devemos lembvra-la, que não precisamos de apenas 36 caças mais sim centenas. Sincera, estou extremamente desolado com essa notícia que vem carimbar a certeza de que nosso país não é “SÉRIO”

  10. Putz… E lá vem mais um programa FX, já estamos em qual numero mesmo?? 3,4,5… nem me lembro mais…
    Quando os EUA, Rússia, China estiverem voando caças com autonomia para ir até plutão na velocidade da luz, ainda vamos estar discutindo essa palhaçada.

  11. se os americanos derem garantias provavelmente levam o fx e venderão o caça f-18 ao brasil,é um belo caça e um dos mais testados em combate,embora não tenha cacife para infrentar o su-35

  12. De volta á mesa de planejamento, diz Dilma. Se nesse mandato esses aviões não forem comprados, esqueçam esse projeto de uma vez; se forem comprados, a nossa presidenta mostrará para KLMs da vida como se compra um avião, ainda mais reanalisando o processo seletivo. Eu não entendo específicamente nada de informática, mas estou aqui digitando. FHC e Lula por serem homens entendiam de avião? Então porque os aparelhos não foram comprados? “Sim a mulher pode”, e acho que o KLM confundiu gênero com capacidade adminstrativa. Dilma é doutorada em economia e essa virtude pode ser importante nessa aquisição á título de redução de preço.
    Além disso, a parte técnica cabe á FAB e o conselho de segurança que envolve marinha e exército.
    Essa decisão deve ter frustrado a França, mas vamos lembrar que a presidenta ainda tem que comprar os escoltas, e nesse caso os franceses podem sair mais sortudos caso o Rafale não ganhe esse contrato.

  13. Ao que tudo indica, a Dilma esta inclinada para o lado americano, mas ela não era comunista? Infelizmente a França se mostrou muito independente quando votou contra o Irã e o Brasil a reboque, agora como apanhar o leite derramado? Mas uma parceria com os EUA, vai ser a pior viagem para o Brasil, eles chegam a ter ódio do Brasil e dos brasileiros. Porque não um FX-3 com o SU-35BM e o PAK-FA? Já não aguento mais ficar sabendo comentário de autoridade americana dando ordem aqui no Brasil, basta.

  14. Lamento o atraso e o tempo e dinheiro jogados fora pelas milhares de horas de trabalho dispendidas em um processo em que o Brasil não teve o culhão necessário para tomar uma decisão. Mas, como eu sempre falo quando eu perco algum trabalho no computador: “É Deus nos dando a oportunidade de fazermos melhor”. Qual deve ter sido a dúvida maior da presidenta ?

  15. VIXEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!O rafale, que já tinha subido no telhado, agora entrou em órbita.
    Eu não votei na Dilma e não me simpatizo com ela, mas agora eu tenho que dar a mão à palmatória.Ao que parece a presidente vai ter uma decisão respaldada em uma analise técnico- operacional.

  16. Estão esquecendo quem pilotava os caças russos. Experientes pilotos americanos contra nações e pilotos contestáveis. O Brasil jamais entraria em guerra com a Venezuela? Na minha opinião não há limites para a falta de bom senso do Hugo Chavez. Eu não acredito que esse ”Movimento Bolivariano” seja tão inofensivo assim. Apesar de pouco provável, eu jamais descarto a possibilidade e se o governo brasileiro sustenta suas Forças Armadas, também não descarta uma possível guerra contra quem for, principalmente quando temos vizinhos radicais, como Venezuela e Bolívia. O erro das pessoas é achar que a história nunca se repetirá. Eu li uma análise comparativa muito legal em um site australiano e nele o SU-30 levava uma ampla vantagem sobre o F/A 18 Super Hornet. Pareceu-me muito consistente. E quanto ao ”não fale merda”, Gabriel Lima, passarei a considerar seu comentário no dia em que você souber escrever português.

  17. Parece-me uma decisao sensata.
    As coisas,isto é, as máquinas evoluiram muito, as relações interpaises também se modificaram (afinal, não temos mais uma relação pessoal Lula-Sarkozy), muita oferta de implantação de industrias aqui etc.
    Aguardar. Já existe um processo, muitas peças desse processo serão utilizadas, encurtando o novo processo.
    Paciencia. Não estamos comprando pastel e caldo de cana.
    O que se conseguir de industrialização nesse processo, irá influir nosso futuro industrial por muitos anos.

  18. Conforme o texto acima diz: “ e a esta altura não tem preferência por qualquer fornecedor“ …. deveriamos ler “ não tem vontade política e nem capacidade administrativa para escolher os melhores caças para defender as riquezas do Brasil, e fazer com que a auto-estima dos nossos queridos caçadores possa voltar.

  19. Se este adiamento for em função de optar pelos SU-35BM e SU-50 russos com TOT talvez a espera tenha valhido a pena.
    Caso contrário denota apenas a falta de coragem do terceiro presidente civil seguido (neste caso presidenta).

  20. torno a dizer se para 2020 teremos a escolha dos caças.

    (pessoal, pela conversa que dilma teve com John McCain, parece que o f18 hornet volta a estar no topo junto com o rafale, agora fica dificil prever quem sera o vencedor , isso se nao cancelarem tudo e começarem o fx3).

    sds a todos.

  21. Já que se chegou até agora e não escolheram o caça ( Uma novela ),então, Teriamos que ver todas as outras opções, também, isso provocaria uma disputa pelo melhor preço, se eles ja têem em mente o caça isso poderia fazer o preço ficar mais em conta, o que as vezes já pode estra sendo feito e não estamos percebendo.
    Mas ainda acho que poderiamos avaliar os caças russos ( Su 35 ) que não perdem nada para os americanos. Isso foi matéria da revista força Aérea.

  22. Acho que a Dilma prudentemente está alguns movimentos bem interessantes. Tira a colher de mel da boca dos franceses o que certamente os levará a revisar suas propostas, preços e o tal do compromisso estratégico dos dois países. Quanto a isso, não acho que a França com o direitista e falso Sarcozzi consiga se dar bem, talvez com outro governo progressista por lá, sim. Com os americanos, a sinaliazação é clara, se quizer tem que se comprometer incondicionalmente com o desenvolvimento com a industria aeronautica local. Os suécos estão descartados mesmo, acreditem. Genoino, em entrevista curta na Folha ontem já descartou o Gripen. Acredito que o russos voltem a parada, isso se os franceses não fizerem um giro de 180 graus nas suas propostas. Por último, o Brasil precisa inevitavelmente desenvolver e modernizar sua defesa mas deve evitar passar a idéia de que passaria a ser um país perigoso internacionalmente. Ponto para a Dilma.

  23. No mais, esse papo de transferência de tecnologia é pra inglês ver. Ninguem transfere tecnologia senão a tecnologia ultrapassada. Não faz sentido pensar em algo diferente disso!

  24. rsrsrsr meu deus fx ainda e necessario quado for dicidido apena os caças serão sucatas vuadoras não e melhor ficar com f5 a1 pois a embrae fase milague
    sedo homem ou mulher são todos palaços pelasaco do americanos falam mal mais so o um telegrama e ja basta para nos abri as penas rsrsr desta vese e mulhe hura

  25. Lendo o link que o Nick recomendou, acertei quando a presidenta pensou na questão orçamentária ao reavaliar o processo FX2. Segundo o texto, outros concorrentes querem participar da disputa.
    O mesmo poderia acontecer com o processo do PEAMB sobre as fragatas. O novos concorrentes poderiam se aproveitar da lambança á parmediana da Itália e tentarem vender tecnologia naval de fragatas ou destróier para o Brasil. E cadê o exército nesses temas? Ainda que não sejam prioridade do governo, não justifica não serem mencionados.

  26. Se os Eua autorizarem o fornecimentos de missies amraam mais bombas inteligentes mais o harpoon acho interessante o gansão, afinal a USNavy não confiariam um caça limitado para ser a ponta de lança de seus porta avioes….

  27. Acho que o os estados unidos não podem ser chutados concordo com paulo a prova são os f-5 que estão voando até hoje e causam facínio quando passam abaixa altura provam que mesmo retrofitados protejem nosso espaço aéreo com seus magníficos pilotos brazucas diga se de passagem o f-18 é superior. A frança quer empurrar o rafale para financiar o seu projeto de caça de última geração espero f-18 sou fã dessa máquina sem desmerecer o parecer técnico da fab sobre o gripen que seria muito bom tbm, mas ficaria feliz ao vêlos sobrevoando na abertura da copa 2014 !!!!

  28. Pois é. Temos agora mais um ano para a decisão – Correio Braziliense (www.correioweb.com.br) divulga decisão da Presidente sobre a aquisição dos caças: a decisão pode até sair até o fim do ano, mas qualquer gasto só em 2012.
    Considera inclusive o problema da chuva etc.

  29. De tanto esperar a comida esfriou e só dando um jeito de levar ao fogão novamente…Estão brincando com a gente, reestudar o que já foi estudado há tanto tempo? Empurrar com a barriga o FX-2 mais um pouco? Chamo isso de amadorismo e irresponsabilidade. O Brasil precisava desses caças ontem e não hoje ou amanhã. Há um corredor aberto e vulnerável no setor de caças da aeronáutica(FAB), colocando em risco a SOBERANIA NACIONAL, sabe o que é isso? O Brasil se encontra “à mercê do alheio”, com todas as suas riquesas disponíveis. É assim o plano governamental de reestruturação da FAB? Será que o governo tem mesmo um plano estabelecido para resguardar o país de ameaças externas? Será que a ingenuidade ainda faz parte do alto escalão?

Comentários não permitidos.