Enchentes no Rio – Hospital de Campanha da Marinha inicia atividades

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/02/AIR_AS532_Super_Puma_Brazil_Navy_lg.jpg
Viaturas da Marinha se deslocam com material em direção à cidade de Nova Friburgo

Em atenção à solicitação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em face da grave situação gerada pelas chuvas ocorridas na região serrana, a Marinha do Brasil, autorizada pelo Ministério da Defesa, iniciará hoje (14/01) atendimento no Hospital de Campanha (HCamp) de Nova Friburgo.

O Hospital de Campanha contará com seis ambulâncias, duas delas UTI completas. Vinte e dois médicos e profissionais da área de saúde realizarão os atendimentos. No efetivo médico, estão oito clínicos gerais, três ortopedistas, cinco cirurgiões, três pediatras e três anestesistas, além de outros profissionais da área de saúde. Ocorrerá também a participação de quinze voluntários pertencentes à Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, que atuarão em serviços de organização interna do HCamp.

Além da equipe médica, Fuzileiros Navais e viaturas militares auxiliam as atividades logísticas para o funcionamento da unidade hospitalar compondo o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, que se encontra na região de Nova Friburgo, desde o fim da tarde de ontem (13/01), quando foram iniciados os trabalhos de montagem do HCamp. Alguns militares deste contingente foram solicitados em apoio aos trabalhos de resgate nas áreas mais críticas.

Helicóptero “Super Puma”

Helicóptero “Esquilo”

Nesta sexta-feira, a Marinha do Brasil continuará  prestando apoio de transporte do Pessoal da Força Nacional de Segurança com o  helicóptero UH-14 “Super Puma” e apoio de resgate às vítimas com 2 aeronaves UH-12 “Esquilo”.

Ontem (13/01) aeronaves foram utilizadas no transporte de equipes do Corpo de Bombeiros e outros 16 militares da Força Nacional de Segurança a Nova Friburgo. Os Bombeiros foram levados a quatro localidades distintas, mas em três delas os moradores se recusaram a deixar suas casas. No último local, foram resgatadas duas senhoras.

Fonte: Marinha do Brasil


10 Comentários

  1. E mt triste ver o mesmo todo os anos, mortes desnecessárias, perdas de bens, anos e anos de trabalho árduo , o n governador disse q é culpa da omissão, esse e o seu 2 mandato, certo ? E como temos omissos, e a falta de respeito ao outro e asuas vidas. O grd deus de tudo e o “LUCRO”, o resto q se dane.Até qdo ? Eu já passei por isso e sei o qto e duro o recomeçar…q Deus(YHWH) ,o inefável, ajude a esse meus irmão e tenha piedade dos endinheirados q só vêem os lucros. Sds

  2. Me mim parace que a assistencia das Forças Armadas tem sido pouco e demorada devido a dimensão da catastrofe.
    Pessoa até sexta feira permaneciam isoladas e a mercê de enxurradas e avalanches.
    A sociedade tem que exigir uma resposta a irresponsabilidade do Estado e dos Municipios, dentre esses absurdos de obtos, quantas crianças foram vitimadas.
    ABS

  3. Realmente sempre e assim, ja estou ate acostumado, produtos não perecíveis, e bastante água água água, existem pequenas comunidade que foram dizimadas, o Boechat da TV Bandeirantes largo a língua nos comandantes da forças Armadas, que só enviaram 4 helicópteros ate agora, e esses tem dificuldades de voar com TEMPO ruim, cadê os óculos de visão noturnas e os sistema de vôo por instrumentos , e fogo.
    .
    .
    Os municípios mais prejudicados são os de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis … 1.970 desabrigados e 3.220 desalojados, superam 560 mortos

  4. Apoio extremamente vital para as pessoas atingidas por uma catástrofe sem precedentes na história do Brasil, porem demorado. A rapidez apresentada pelo governo ao atendimento as vítimas dos terremotos no Haiti e Chile não se fez presente quando as vitimas eram os brasileiros, pelo qual lamentamos muito. Além disso o que vimos foi uma defesa civil desprevenida quando os deslizamentos das encostas no Estado do Rio se repete todos os anos a décadas. O improviso ainda é a regra em todo o país.

  5. Demorou demais, dizem q demorou pq estavam coordenando, q começasse descoordenada e fosse sendo coordenado no decorrer, nem posso imaginar o desespero das pessoas lá sem ninguém por elas, nesse momento em q o povo mais precisa do governo ele falha.
    Ponto negativo p Didilma, deviam ter agido mais depressa e devem aumentar os esforços pois a assistência é insuficiente e a tragédia continua, a chuva n parou.
    Certa vez a água invadiu minha casa, n deu nem 1 cm de altura, mas é horrível, saí no frio, de madrugada p desentupir um bueiro (peguei água acima da cintura), m anchi d doenças, mas n havia possibilidade d desmoronamnto, nem enxurrada e consegui parar o alagamento em minha casa, a sensação d ter a casa alagada é muito ruim, nem posso imaginar a de perder tudo, de perder amigos e familiares em situação tão estúpida…
    Desejo força, determinação e sorte a estes.

  6. A regiãp metropolitana do RJ é cercada de montanhas e densas matas.Por ironia da naturesa as chuvas se formam com a evaporação das aguas do oceano e vão cair com mais incidencia justamente nas serras onde as temperaturas tendem a serem mais amenas.Assossie a isso o La Niña e a incidencia de correntes marinhas e de ar polar e o forte calor na região.A combinação disso tudo são chuvas torrenciais que afetam essas areas de serras.Infelizmente ja presenciei algumas catrastofes aqui e participei de algumas.Fica minha preocupação com nossa sofrida população e os agradecimwntos não so aos meios de segurança e saude mas acima de tudo ao exercito de voluntarios civis,religiosos,radioamadores e de entidades e a solidariedade do povo Carioca que esta mobilizado.Não se refaz uma vida que se perde mas podemos unidos refazermos a nossa historia.

  7. A natureza mostrou o caminho das águas. Agora é só concretar e dimensionar os canais.
    Um bizu para o Prefeito: Construir platôs de concreto com 6 metros de altura, por toda cidade. Em caso de correntezas, esse platô resolverá.

  8. Vou ensinar para os engenheiros brasileiros como se segura uma encosta.
    1) As sapatas das casas devem ser fixadas na rocha com parafusos, e não no barro, e devem ser amarradas umas nas outras, inclusive nas outras casas ao lado;
    2) Toda a extensão acima e abaixo das casas construídas nas encostas, devem ter barreiras de concreto transversais,com 0,5 m acima da superfície, e serem fixadas na rocha.Se fizer dregaus, melhor;
    3) Toda encosta construída deve ter dreno, do tipo espinha de peixe, que convergem para canos ou valas longitudinais. Pode-se aproveitar as barreiras do item 2) para coletar e canalizar a água de chuva;
    4) Algumas áreas de encostas devem ser cobertas permanentemente com plástico. As árvores terão que ser retiradas, desde a parte mais elevadas das encostas.

  9. Catástrofes são um ótimo treinamento para as Forças Armadas. Lamenta-se as mortes e sofrimentos, evidentemente.
    Helicópteros que suportam fortes ventos e tempestades, devem ser preferidos pelas Forças Armadas. Aqueles que voam no Mar do Norte.

Comentários não permitidos.