Brasil perde mais duas empresas estratégicas na área de Defesa

Pouco a pouco, as empresas brasileiras ligadas à tecnologia bélica e aeronáutica estão sendo vendidas para o exterior. O Brasil não tem proteção contra isso, ao contrário do que ocorre em países desenvolvidos, como a França – onde uma lei impede tais transferências de controle. Segundo informações de Defesa Net, a empresa israelense Elbit Systems adquiriu as brasileiras Ares Aeroespecial e Defesa S/A e a Periscopio Equipamentos Optronicos S/A, ambas localizadas em Duque de Caxias (RJ).

A Elbit já é proprietária da Aeroeletrônica, empresa que trabalha com a Embraer na modernização dos caças F5 da Força Aérea Brasileira (FAB). Em nota oficial, divulgada em Jerusalém, a Elbit informa – talvez com um toque de ironia – que os antigos donos brasileiros vão continuar a trabalhar nas empresas compradas, como executivos. O controle, no entanto, passa para o exterior.
A mais relevante das empresas vendidas é a Ares. Criada em 2003, hoje a empresa se dedica tanto à produção seriada em larga escala de material de defesa, quanto à engenharia de projeto multidisciplinar envolvendo diversas tecnologias tais como óptica, mecânica fina, eletrônica e software.

Quando o PSDB lançou seu programa de privatização, o Partido dos Trabalhadores (PT) fez duras críticas, alegando que o centro de decisão não poderia ser transferido para o exterior. Mas, desde 2003, não se vê qualquer esforço para manter sob controle nacional pequenas e médias empresas brasileiras da área de tecnologia e defesa.

Fonte: MONITOR MERCANTIL, via Aviação Noticias

15 Comentários

  1. Qual justificativa tem o governo de optar pelo mais caro, pelo TTT, pelo Rafale????
    O que existe é muita conversa mole, de que o governo vai………vai….
    É UM DESGOVERNO, as promessas do Jobim quanto uma legislação adequada para empresa envolvidas com tecnologia militar, NADA….nada….
    É pertinente E.Pinto de colocar em pauta aqui as propostas do velho e sábio OZIRES.
    A CONTINUAR ASSIM ESTAS PESSOAS ESTÃO LEZANDO A PÁTRIA:
    PRESIDENCIA-MARINHA-AERONAUTICA-NELSON JOBIM.
    Abs

  2. Empresários, Pesquisadores, Doutores, é cada um olhando o seu, o resto, que se dane.
    É para ontem uma legislação com regras que venham de encontro aos interesses da NAÇÃO.
    A GENTE BRASILEIRA continua a dormir em berço explendido,
    Querendo ser o queridinho do MUNDO.
    PASMEM…não tem nação mais odiada e nação mais amada que os ESTADOS UNIDOS.
    Podemos falar um monte de KaKa…deles, mas continuam a nação que mais nós influencia. E não esquecendo o resto do mundo também.
    Abs

  3. É o que sempre achei, o Brasil parece que esta melhorando, mas continua sendo refém da sua própria inocência. E os corruptos estão numa luta sem fim para ver quem vai ficar com mais cargos no 2º escalão, e o Brasil a deriva, até quando???…

  4. Que ótimo negócio, nós brasileiros através de tributos compramos eg. caças com sua tecnologia que serão transferidas para empresas não brasileiras. Ou seja, gastamos bilhões e as empresas imcorporadas por milhões serão beneficiadas. Entra por uma lado e sai por outro. É necessário que esta transferência ocorra com a participação de institutos nacionais de ciência e tecnologia. As tecnologias devem ser tranferidas legalmente (direito de uso) para a união e as empresas encarregadas de executá-las.

  5. E choramingões se descabelam bua bua bua la se foi mais um baluarte nacional a preço de banana pro gringo rsrs e a tendencia é essa mesma.Sendo nacional o multinacional vai gerar empregos,capacitar tecnicos e dar oportunidades para o nosso intelecto.Hoje somos o mercado mais promissor e atrativo para elas e eles ganham e nós tambem.Mas o nosso maná tecnologico conseguido a duras penas é resguardado por nossas intituições militares e assim continuarão tenham certesa.Resta-nos formar-mos novos complexos e privados como alguns colegas citam e com certesa isso se fara…NOTA OFF TOPIC…Estamos acostumados a chamar politicos de entreguistas,leiloeiros,oportunistas e etc mas muito me tem chamado a atenção da postura exemplar dos nossos militares que são constantemente achincalados e demonstram total observancia a constituição e leis se mantendo em silencio diante essa festança de ratazanas e descasos que tem feito ja vai para 9 anos tudo o que aqueles que eles condenaram e os antecederam fizeram.Resta-me apenas pedir a Deus que a Senhora Presidente seja tudo e mais um pouco que as suas lindas palavras e demonstração de crescimento intelectual,espiritual e patriota demonstrado em sua posse.

  6. Essa lei tem que ser revista rapidamente, a Elbit esta visualizando um futuro muito promissor na área de defesa no Brasil e principalmente América do Sul, por conta sobretudo da Copa do Mundo e Olimpiadas, e esta abocanhando tudo o que pode e mais pouco.

  7. Isso sim é transferência de tecnologia, controle acionário, recursos e divisas. Associar-se sim mas mantendo o controle acionário nacional, acho importante e justo, mais do jeito que vem acontecendo é lamentável. Cadê o GF, MD, Min.Ciência e Tecnologia, Min. Indústria e Comércio, Min. Relações Exteriores, Secr. Esp. Assuntos Estratégicos, assim ou estão viajando o ocupados com picuinhas.

  8. Foram empresas PRIVADAS que foram vendidas, não tem NADA a ver com privatização de monumentos públicos como a Vale.
    Se o governo proibisse a venda destas empresas seria chamado de comunista. Criar uma lei especifica é outra coisa para se estabelecer. De qualquer modo é uma má notícia, sem dúvida.

  9. Depois que tenta fazer algo contra isso somos chamados de chavistas, acho que empresas estratégicas deveriam ter a mesma regras que as estatais, não poderiam ser vendidas a grupos internacionais, cade a ***** da END?

Comentários não permitidos.