Saito, única dúvida, fica na FAB

Ten.-Brig.-do-Ar Juniti Saito, FAB

Convite feito, missão aceita. Os três comandantes das Forças Armadas ficarão em seus postos, pelo menos neste primeiro ano de governo da presidenta Dilma Rousseff. A única dúvida girava em torno da permanência do brigadeiro Juniti Saito.

Paulista de Pompeia, 68 anos, Saito tinha nos bastidores até um sucessor indicado, o brigadeiro Cleonilson Nicácio Silva, recém-nomeado ministro do Superior Tribunal Militar. Saito sairia por motivos pessoais. Mas, ontem, a FAB oficializou que ele ficará no cargo após o convite da presidenta, e a sucessão de comando, quando for o caso, ficará com o oficial cinco estrelas mais antigo na ocasião.

Não disseram, mas Saito estará no cargo quando for fechada a aquisição de 36 caças, destinados a modernizar a frota da FAB. Adiada inúmeras vezes, a decisão é esperada, agora, para ocorrer até abril.

Ministro da Defesa francês, Alain Juppé disse esta semana estar confiante na vitória do Rafale, da Dassault. Ignorou, inclusive, informação vazada pelos Estados Unidos de que Saito teria preferência pelo F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing.

Fonte:  O Dia

10 Comentários

  1. Não tenho nada pessoal contra a pessoa do Brig.Saito mas como Min. achei ele muito submisso a politicagem.Deveria com sua experiencia se fazer entender e convencer politicos sobre as reais condições da FAB e necessidades do Brasil.Dos tres Min. das forças armadas foi o unico que eu não entendi porque continuou.Se eu estivesse no lugar dele com toda a sinceridade eu agradeceria a oportunidade e entregava o cargo.

  2. tambem fico triste pela demora na decisão pelos caças mas creio que é algo que tem que ser assim,bem planejado pois envolve transferencia de tecnologia,o maior poblema foi gerado por fernando henrique,mas talves o brasil tivesse assumido uma divida numa hora errada, e talvez não estivesse nesta posição que hoje ocupa,os militares aprendem a ser subordinados e esta de parabens o sayto,o presidente é escolhido chefe da nação e supremo comandante e deve ser obedecido,uma nação bem sucedida tem que ter ordem, ai vem o progresso,insubordinação significa desordem arruaça guerra civil, golpe militar.

  3. Eu gostei da permanência do Saito, pois foi no comando dele que o FX2 ressurgiu das cinzas e deve ser ele o comandante a terminá-lo.

    abraços a todos

  4. HORNET…rsrsrs é realmente no comando dele que esta terminando rsrsrs Ressurgiu das cinzas e terminou no pó rsrsrs

  5. dhou disse:
    09/01/2011 às 22:42
    “Tem que ser assim, bem planejado…”
    Caramba, já se vão ums 15 anos e ainda não deu para planejar bem???
    E depois você ainda acredita que se depender dos politicos o Brasil vai mesmo se tornar uma nação bem sucedida?

  6. Ás vezes a gente critica os militares sem conhecer as coisas por dentro.Eles estão lá,gente,dentro da estrutura.Sabem o que fazem e são preparados para isso.
    Podemos criticar,mas desrespeitar os Comandantes nunca(o que também nunca vi aqui).
    Particularmente,gostei da permanência do Samurai.Ele foi contra a decisão do governo pelo Rafale e permaneceu no cargo-sinal de que tem argumentos para isso.

  7. Pode Saito estar utilizando a “feira de rua” que virou o fx-2 como uma arma à favor do projeto. Calado mas quem sabe se não fosse este alvoroço apoiado por Saito com seu semblante “kamikase mestre dos magos”.. não teria até prefeito viajando nos caças.. além do povo mais à par da concorrência e acordos, para decidir a melhor solução, e não ficar engavetado novamente. Pode ser que só diga o essencial quando tem de dizer, e para as autoridades certas.

  8. 68 anos ? A idade limite é (ou era) de 66 anos, se não me engano. Com o PT e PMDB mandando no país, tudo é possível.
    Pessoal, depois dessa eu vou sair dos fóruns militares.
    Não dá mais … Vou arquivar os meus projetos de blindagens inteligentes, armamentos que não dão panes de tiro, Nave 1/3 C, etc. Chega ! Vou me dedicar apenas à ufologia.
    Estejam com Deus.

  9. DANDOLO seu maluco me passa o link do site de Ufologia preu dar uma olhadinha la…PAK-FA E GRIPEN NG é futuro de quem quer ter superioridade e alcançar emancipação tecnologica.O que tem de gringo querendo dar uns apertos na tchutchuca Dilma faz ate fila mas ela não é chegada na verdura e prefere a fruta.Vão todos quebrarem a cara rsrs

Comentários não permitidos.