Força Aérea Russa receberá 100 novos caças até 2015

http://www.precise3dmodeling.com/models/images/su-35/su35_front.jpg

Texto tradução e adaptação: E.M.Pinto- Plano Brasil

Segundo a RIA NOVOSTI, até meados de 2015 a Força Aérea russa receberá cerca de 100 novos caças do fabricante Sukhoi. As informações teriam sido divulgadas pelo porta-voz do Ministério da Defesa neste domingo.
As aeronaves segundo o porta voz Vladimir Drik, foram encomendadas  em três contratos assinados  recentemente entre o estado Russo e o gabinete de projetos da  Sukhoi.
http://www.precise3dmodeling.com/models/images/su-34/su34_large.jpg Os modelos segundo a nota, são 50 caças avançados 4++G Su-35  Flanker-E, que embarcam tecnologias dos futuros caças de 5ª geração, mais também outros 10 Su-27SM Flanker e 5 caças multitarefa Su-30M2 Flanker-C. A Força Aérea russa receberá também 25 novos caças-bombardeirosvSu-34 Fullback .

Fonte: Ria Novosti

25 Comentários

  1. Sou um grande Fã da aviação Russa.Porque os aviões,alem de serem excelentes,são feitos para cobrirem grandes distâncias(o mesmo seria necessário parao Brasil).Nós teríamos muito a ganhar e negociar com os Russos.Lembro-me quando o Su-35 foi eliminado(na minha opinião injustamente)da short list,os Russos levantaram barreiras sanitárias contra a carne brasileira(também injustamente),ficou no toma lá dá cá.
    Se realmente quisermos entrar no mercado Russo precisamos comprar mais,temos muito a oferecer e muito a absorver dos nossos camaradas.

  2. .Se o Brasil tivesse encomendado alguns caças da sukhoi 150 SU-35 e 60 SU-34 e 50 SU-33.O Brasil seria supremo na america Latina.

  3. Não vejo nada de injusto na exclusão dos russos do FX-2. Eles queriam negociar a transferencia de tecnologia depois que o contrato fosse assinado. E isso, é armadilha pra enganar trouxa. Achei certo excluir o SU-35. Quiseram eles passar a perna em nós, mas fomos mais rápidos e cairam eles…

  4. Eu também não entendi o argumento usado pelo governo para tirar os Russos da lista .

    Seriam muito interesssante o brasil fazer uma grande parceiria com a Russia e adquirir suas aviões de caça da última geração , mas me parece que o governo brasileiro fica com medo dos EUA em adquirir material bélico Russo.

  5. Apesar de eu não gostar muito de aviões, considero importante estar por dentro desse assunto que também diz respeito á segurança (ainda mais por atuarem em um campo bem amplo), assim como os blindados do exército que pouco vemos serem discutido no blog.
    Eu não seria tão otimista assim quanto aos russos NovoBrasuk, porque foi justamente por não quererem transferir tecnologia dos submarinos nucleares que eles foram eliminados da concorrência da marinha. E como o fundamental para o Brasil é aquirirmos capacidade para produção independente de nossos armamentos todo cuidado é pouco com transações com esses “camaradas”. Em outras palavras, comprar os aviões não é interessante se considerarmos abrir mão de adquirir a capacidade de projetá-los, testá-los e fabricá-los soberanamente. Prefiro que nos ensinem á pescar e não que nos vendam a pesca.
    Outro exemplo negativo em relação aos russos e suas tecnologias militares foi o terrível epsódio do submarino Kursk. Se até seus patriótas sobreviventes da explosão tiveram que pagar com as próprias vidas o segredo daquele submarino, que dirá a transferência de suas tecnologias.
    Mas eu também acho legal esses caças. Bom, o fato de eu não gostar de aviões não quer dizer necessáriamente que eu não admira seu desenho. Procuro não cair em contradições nos meus comentários. Aliás, eu gostaria de saber se pronuncia “suKói” ou “suRói” (com o H tendo som de R).

  6. O SU 35, seria um sonho para a FAB, mas segundo nosso alto comando, os russos nao quiseram transferir tecnologia e tambem o avião é grande de mais, mas eu estava vendo o avião stheath chines, ele é enorme. Entao a FAB aceita, comprar um F35, que tambem é grande, mas nao quer o russo que é grande.
    hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm.

  7. foi a fab quem excluio o su-35 e quem sou eu para contrariar um parecer tecnico de quem entende do assunto,rpovavelmente os russos queriam vender e não transferir tecnologia o f-16 e o eurofyther tambem foram excluidos e ninguem reclamou, creio que ficou os que realmente são os melhores para a fab.

  8. BOBSAP…Não tem argumento que justifique porque a realidade para o descarte do Sukoi não foi dita jamais,ela é simplesmente o temor nacional em desagradar a Tio San e a dependencia destepois se nos retaliarem deixariamos de poder exportar muitos de nosos principais produtos da area de defesa e o pior de tudo é saber que o atual governo pode ceder ainda mais a eles por subserviencia e engodos…Brasil quando poderas dizer realmente que és independente???

  9. Olhem pra este caça! Se o problema for hangar pequeno.. será uma pena, pois nem o hangar! sobraria… quanto mais o vetor aéreo residente neste!..

  10. Os SU-35 seriam excelentes para a FAB, especulando, talvez tenha faltado mais “marketing” para os russos. E talvez eles tenham considerado 36 caças, insuficientes para a TT que a FAB/MD queriam.

    []’s

  11. eu vejo mais essas compras da russia como forma de capitalizar a Sukhoi. Injetando dinheiro pra financiar o PAK-FA e o SuperJet comercial deles.

    Tá certo que a Russia está meio defasada qnt aos seus meios aereos, mas tambem eles nao tem ameaças imediatas para tantas aquisiçoes.

    Outra questao: será que abandonaram a MIG?? faz tempo que nao se fala de comprar nada da mig… alguem sabe informar o pq??

  12. turma do compra nao dorme nunca… rs
    e falam do que nao sabem…
    russia transferir tecnologia… rsrsrs…so se for da composicao da agua..rsrsrs
    fizeram parceira com a india…face ao software e nao simplesmente pelo $$$
    seja 10 ou 1000 aviões… o que garante soberania é a infraestrutura de um país… em poder manter e aperfeiçoar…
    em 5 anos os SU-35 de hj ja serao obsoletos…

  13. SU-35 esse sim, deveria ser o caça de superioridade aérea para o Brasil, porém….
    Esse magnífico vetor, possue um RCS bastante reduzindo, graças em grande parte ao O ITAE – Instituto da Academia Russa de Ciências de Moscou, que tem um histórico no desenvolvimento dessa tecnologia e desenvolveu materiais e técnicas que propiciam uma redução muito significativa no RCS (Radar Cross Section) de seus caças… O MiG-29 SMT que tem um RCS de 3,5m2 (sem armas) tem um RCS de 1,0m2 se tratado com o material RAM (Radar Absorbing Material) russo. O ITAE conseguiu também reduzir o RCS do Sukhoi-35 (6m2) para 0,6-m2. Porém, além dessa conhecida tecnologia, há a primazia, ainda não divulgada, da ““Active Stealth Technology”=Tecnologia de Furtividade Ativa baseada no Plasma Iônico, utilizado no Programa Espacial da Rússia e aproveitado na propulsão da sonda norte-americana Deep Space 1.

  14. O problema do su-35 foi malandragem no contrato, era o melhor concorrente, n há o q discutir, mas os russos n foram homens na hora de fazer a proposta, levaram a sério aquela máxima de q o Brasil n é um país sério, quiseram negociar a venda dos caças à moda banya e se deram mal.
    Abraços.

  15. Danou-se! O Mindua diz que se pronuncia de uma forma; e o E.M. Pinto diz que se pronuncia de outra. Espero não criar uma polêmica com essa dúvida desviando o foco do tema, mas agradeço aos dois pela intenção rsrsrs. Outra forma de saber seria ver um video internacional que comente o nome dessa empresa.
    valeu.

  16. A soberania aérea depende exclusivamente da operacionalidade de sua arma.
    Algumas revistas e jornais divulgam a opção do comando da FAB pelo consórcio sueco SAAB Gripen, uma escolha que iria contra a “preferência política” declarada pelo Ministro da Defesa Nelson Jobim de adquirir o vetor francês Dassault Rafale.
    Outros veículos da mídia comentam a preferência dos pilotos da arma pelo magnífico Su-35 que na minha opnião seria a opção mais correta, porém se o comando da FAB eliminou o caça russo da concorrência pelo “alto custo” de sua operacionalidade deveria ao menos aumentar o números de vetores que serão adquiridos. Tá certo que o vencedor do programa substituirá futuramente os F-5 que foram modernizados, mas acredito que mesmo assim é pequeno o contingente aéreo que a FAB possui. É ilógico num país continental como o nosso, possuir aeronaves com baixo raio de ação e baixo custo de operacionalidade ao invés de interceptadores natos como o Su-35 com um raio de ação perfeito para o nosso cenário e com um retorno moral que abalaria os nervos do tio sam. Precisamos mostrar para eles que quando o pau quebrar estaremos prontos pro que der e vier.

  17. Quando a FAB ou o Governo Brasileiro decidirem comprar algum caça até os F-22, PAK FA, F-35 estarão obsoletos, entao por questão de economia vamos ficar com os F-5 mesmo, quem sabe compremos mais uns 5 ou 6 de algum país que os estejam aposentando para reforçar nossa frota…

  18. Eu acho que é bem isso mesmo FIN GAL, vamos de F-5 recalchutado, parece que a Suiça tá querendo se desfazer de alguns, olha FAB mais uma boa penchicha….

  19. Além do que os russos dizem não há uma prova de que o SU-35 tenha baixa assinatura. No máximo podem dizer que há um estreitamento nos bordos de ataque com uma cobertura de material cinza escuro.
    Até a sonda de combustível fica exposta, as tomadas de ar ficaram ainda maiores e cockpit não tem tratamento aparente.
    Pq eles ignoraram detalhes tão básicos? Talvez pq não haja muito como melhorar o design orininal, que desprezou o conceito de manejamento de assinatura desde o início.

    Claro que ainda assim o SU-35 continua sendo uma aeronave avançada próxima dos padrões ocidentais.

  20. Os russos são assim mesmos, eles nao se importam com a estética, mas com a funcionalidade da ferramenta, se lembram da estação orbital deles, até parecia aqueles carros antigos, mas em vez de tudo embutido, ficava tudo a vista.

  21. Sinto mt inveja da FARússa, poderia seria a n FAB; + td bem, a EMBRAER VAI LANÇAR UM CAÇA MULTIFUNÇÕES brasuca , mercado p eles existe o n e outros. Quem viver verá. sds.

Comentários não permitidos.