Conheça o Trabalho de Tiago Petrilli

Baseando-se nos desenhos iniciais de Jacubão que concebeu o seu projeto Harpia que foi apresenatdo em 3D num trabalho de J Pinheiro o “McGyver” do Plano Brasil, Tiago Petrilli, artista e também modelador de artes em 3D e autor  do blog  http://petrillidesenhos.blogspot.com/, apresenta segundo a sua visão a concepção de um caça de 5ªGeração de linhas mais arredondada braseado no projeto Harpia de Jacubão.


O Projeto

Um elemnto do caça idealizado por Petrilli aopresentado em 3D sobrevoa os céus Brasileiros armados em configuração de ataque e de defesa aérea.


Mais um elemento de caças sobre os céus amazônicos

O cockpit do Caça 5G segundo Petrilli, dois grandes MFD e um HUD ao centro

Petrilli considera também a versão naval da aeronave, na imagem o crepúsculo no mar e o seu caça em protidão no convés do Navio Aeródromo.

Creio que o sonho de todos, os céus do Brasil defendidos pro caças de alto desempenho, na imagem o elemento sobrevoando os céus Brasileiros em duas diferentes configurações.
Vários ângulos do caça 5G segundo Petrilli dando-nos uma noção mais pormenorizada da concepção.

Nota do Editor

Em nome do Plano Brasil, gostaria de agradecer pessoalmente ao amigo Petrilli pela gentileza e pelo trabalho efetuado, obrigado pela rápida resposta e pelos desenhos.

Para saber mais sobre o trabalho de Petrilli acesse

http://petrillidesenhos.blogspot.com/

E.M.Pinto

43 Comentários

  1. Muito legal, parabéns, porém a sonda de reabastecimento poderia ser retratil. Porque a Embraer não peita este projeto? Para isso teria que firmar uma parceria com um País destes com potencial e conhecimento para desenvolver uma máquina destas de 5a geração.
    [ ]s

  2. Só tenho que dar os parabéns ao Petrilli, show de bola a modelagem 3D e as renderizações. 🙂

    Também faria essa observação sobre o probe de reabastecimento, teria que ser retrátil. E o cockpit acho que o ideal seria o MFD único, algo deverá ser padrão daqui alguns anos. Como curiosidade, a segunda renderização fazem os Harpia lembrarem muito os F-15, em uma versão Stealth…

    Parabéns!

  3. Só complementando, se fôssemos uma país realmente comprometido com a Defesa, um projeto desse porte já estaria encomendado à Embraer.

    []’s

  4. O recheio e a cobertura sao os responsaveis por 60% da furtividade de um caça.Esses sao responsaveis pelo maior parte do custo do bolo.A forma desse bolo e´realmente muito bonita, mas prefiro o conceito de perfil diamantado do MBB lampyridae ,pena que os americaninus ficaram com medinho dos Germanicos e forçaram o cancelamento do projeto.

  5. Tambem gostei.Uma pena que nós,brasileiros,tenhamos capacidade de fazer caças e nenhum governo nosso pense com longo prazo.
    A China,governada por engenheiros,já fez seu caça de quinta geração.E nós???Bem que podíamos ter entrado no projeto do PAK-FA.

  6. Muito bom o trabalho do Petrilli. Minha ressalva também seria no probe de reabastecimento que deveria ser retrátil. Como também um único e maior MFD com comandos touch screem visando reduzir a carga de trabalho do piloto seria interessante. No mais parabéns.

  7. lembrou a beluguinha… F35 … estilizado…
    e esses misseis na asa.. não prejudica o modo stealth…

    creio.. pelo que leio em ‘n’ forums… que o certo seria fazer um caça robotizado e não mais para humanos pilotarem… parece que o sucessor do F22 trilhara por esse caminho…

  8. Parabéns Petrilli, você é muito habilidoso no 3D, seu caça ficou ótimo com linha harmônicas, e gostei muito do cuidado que teve nas entradas de ar que além de ter um formato oval é inteiramente integrado a fuselagem e não expõe as pás dos rotores da turbina só ai já ganha mais 40% do RCS da aeronave. Quanto a probe de reabastecimento eu também tenho que concordar com os colegas deviria ser retrátil, e o painel acho que inspirou no do Su-35 com dois displays, mas acho que esta um pouco inferior ao conjunto todo do avião. Também notei que você é cuidadoso em colocar armas do arsenal atual e futuro da FAB.
    Ficou ótimo, estas itens citados talvez fique para próxima atualização.

    Sds

  9. .Daqui em 2015 a 2022 sera o novo caça Brasileiro se o Projeto Harpia seguir em Frente.Primeiro precisamos do FX-2 ser concluido.Com a tecnologia adqurida no FX-2 ai esse projeto Harpia poderia sair do papel mas em 2015 a 2022 minha opinião.Todoos os equipamentos e material desse projeto seria Brasileiro ?

  10. sera q ninguem mandou uma copia dessas p/ o MD e tbm p/ FAB e tbm p/ a EMBRAER? chega BRASIL de ficar dormindo em berço esplendido: VE SE ACORDA P/ SUA DEFESA BRASIL.!!!!!

  11. Tomara que o MD se espelhe nele! E com 100 destes acho que já se esgota o estoque de material belico brasileiro! pois que capacidade enorme de carga é esta! excelentes pilotos + grande autonomia + elevada capacidade de carga + vigilancia áerea = perfeito para a amazônia!

  12. Sonda de abastecimento fixo é coisa dos anos 70/80, somente um caça de 4.5 geração utiliza está tecnologia jurássica. Para ser furtivo tem que ter armas em compartimentos internos. Um excelente desenho, parabéns ao autor.

  13. Tendo em vistas nossas restrições orçamentárias duvido que tenhamos condições de bancar um projeto desses sozinho (vide que o contigenciamento de verbas já está sendo discutido no governo e a defesa vai receber uma grande facada), ou entramos em um projeto em conjunto com outros países ou a coisa não vai sair do papel. O Kai K-FX pode ser uma boa alternativa. Os coreanos vão bancar 60 do projeto e estão buscando parceiros para o resto. Turquia e Indonésia estão entrando no K-FX via a participação da Indonesian Aerospace (IA) e Turkish Aerospace Industries (TAI). Saab, Boeing, e Lockheed Martin também estão como participantes, poderíamos entrar neste barco e termos um caça furtivo dentro de poucos anos. É melhor do que entrar no barco furado do FX-2.

  14. Eu acho que o Brasil vai mesmo de rafale, mais será que pelo adiamento do anúncio não se deve o fato do Brasil tb querer participar de um futuro caça de 5* geração da dessault, Alias suas concorrentes já desenvolvem seus caças de 5*geraçao só não vejo noticias da dessault sobre seu futuro caça 5*g.

  15. O armanento externo é tão somente para que todos possam ter a noção da capacidade do avião quando suas capacidades stealth não forem mais necessárias, ou seja, quando se obtiver a superioridade aérea. Agora, a sonda de abastecimento, esta sim deveria ser retrátil. Embora o desenh não deixe transparecer isso, creio que a intenção do autor tenha sido esta…
    Um excelente desenho… EI EMBRAER, QUE TAL HEIM!???

  16. O meu primo de 10 anos faz melhor. pelo menos ele respeita a “furtividade” do jato.
    Nunca vi jato stealth com tubo de reabastecimento REVO a mostra.

  17. Ótimo projeto, mas gostaria de ver as armas em compartimentos internos, pois como está, a furtividade estaria comprometida. Poderia nos reapresentar o mesmo projeto redesenhado com os mísseis escondidos, xD

    Agradecido.

    Parabéns!

  18. Brunno disse:
    18/01/2011 às 22:31
    …pede pro seu primo de 10 anos fazer e postar aqui… seria interessante ver a ideia dele quanto a furtividade…

  19. Parabéns !!
    Vejo todos chamando a atenção da EMBRAER, mas olha como no passado esse desenho pode ir para outros Pais desenvolver, como quase tudo que é feito no Brasil infelizmente !!
    Mas ficaram ótimas para mim, algumas considerações de alguns participantes, normal, quem não participa de um projeto encontra algumas falhas mesmos…
    Abração e continua faltando o LIFT nosso, vamos fazer um desenho também.

  20. Projeto bacana, tudo lindo, mas aqui neste país as coisas andam pra trás. Por último o desenvolvimento do KC-390 da Embraer, foi pra cucuia, pro ralo, porque simplesmente este projeto está no bojo do corte de 50 bilhões do orçamento via ministério da defesa. Sinceramente concordo com o ex-presidente da França Charles De Gaulle, – ” O Brasil não é um país sério “

  21. Caramba,parabens thiago,isso seria uma grande conquista ao nosso pais,e o nome harpia,seria incrível..afinal,nao existe Rei maior no ceus.. xD

  22. desenhar é facil,construir é que é dificil? falta aos politicos brasileiros é brio na cara e procura desenvolver sua ind.aeronautica,mudar sua posiçao como tem feito a embraer,[parcerias a parte] transferencia de tecnolgia c/ os parceiros p/ a industria brasileira ainda ñ estamos tendo de qto tem ou tera sido transferido essa tecnologia p/ nossas industrias, embraer hoje ta mais p/ montadora de peças produzidas em outros paises;da mesma foma que a saab faz c/ o gripen! c/ diferenças gritantes entre elas,saab tem conhecimento de como fazer e montar os caças ,ja embraer mal tem conhecimemnto p/ montar aeronaves civis.fica dificl isso em nosso PAIS. FALAR EM DEFESA.

  23. CONGRATULATIONS PLANO BRASIL and THIAGO PETRILLI:
    BRAZIL’s 3D PROJECT – Thiago Petrilli – PLANO BRASIL – 2011 3D without using special glasses ! Rate Topic: —–
    #1 User is online macanese

    Registered User
    PipPipPipPipPipPipPipPipPip

    Group: Members
    Posts: 2720
    Joined: 08-July 09

    Posted Today, 02:41 PM
    THIAGO PETRILLI – PLANO BRASIL – E.M. PINTO – 2011

    http://www.atimes.ne…SIL.html#182937

    posted by Armando Rozário ¹²³ macanese – Cabo Frio, Brazil – September 16, 2011.

  24. Simplesmente fantástico claro que o caça Harpai tem algumas coisas obsoletas como o probe fixo mais se esse projeto fosse idealizado realmente ele seria muito mais formidável do que o desenho original vale como base este desenho em 3D.

Comentários não permitidos.