Mikoyan 1.44 Flatpack e o J-20 Black Eagle

Autor: konner

Plano Brasil

A concorrência para o desenvolvimento de um caça de 5º geração russo teve como participantes o Mikoyan 1.44 Flatpack , e o caça da Sukhoi  Su-47 Berkut.

Este programa foi suspenso, num primeiro momento, por falta de dinheiro e cancelado em definitivo depois, sendo substituído pelo programa PAK FA, que usa os conhecimentos adquiridos nesses dois projetos.

A empresa escolhida vencedora do programa PAK FA foi, como todos sabemos, a Sukhoi com o T-50.

O Mikoyan 1.44 Flatpack, é o caça mais avançado já projetado pela Mig, logo é também o caça mais caro já desenvolvido na Rússia.

Na ocasião devido a qualidade do projeto mas, sem recursos para dar desenvolvimento ao mesmo, cogitou-se uma parceria, com quem, isso mesmo com a  China, onde eles entrariam com o dinheiro e os russos com o projeto.  Contudo, naquela época, tudo não passou de um boato e não se falou mais nisso.

Porém, ao analisar bem o J-20 cheguei  a conclusão que aquele “boato” realmente se tornou um fato e evoluiu em um projeto de um caça com design de quinta geração.

Uma das características já alardeadas quando do seu surgimento era a de baixa assinatura/radar, certamente através de uso pesado de materiais RAM.

Se eu estiver correto este aparelho usa como motorização um motor Saturn Lyulka AL-41 F com 17.840 kg de empuxo com pós-combustão e vetoração de empuxo tridimensional. Esse motor é mais potente que o Pratt & Whitney F119-PW-100 turbofan usado no F-22 Raptor americano,  permitindo assim que o 1.44 Flatpack voasse em regime de supercruzeiro com tranqüilidade, a questão é: Estará o J-20 usando o mesmo motor do 1.44 Flatpack?

Se estiver correta minha  análise, a probabilidade é realmente muito grande.

Quanto  ao  armamento, o numero de armas instaladas no compartimento interno era  desconhecido, mas o que se falava era que ele podia transportar um total de 14 armas, incluindo as que são internamente transportadas.

J-20 Black Eagle

Mikoyan 1.44 Flatpack

J-20 Black Eagle

Mikoyan 1.44 Flatpack

J-20 Black Eagle

Mikoyan 1.44 Flatpack

13 Comentários

  1. Valeu Konner, sua análise está correta, eu tbm vejo desta forma ; e o águia negra dos Chineses sem dúvidas é bem + poderoso e bem + rápido.Em td bem supeior ao falecido f 22.Só espero q o BRASIL colha uma boa fatia desta tecnológia , tanto Rússa qto Sino. Sds.

  2. O J-20 evoluiu do J-XX aparentemente.
    “http://img508.imageshack.us/img508/2590/19bh1.jpg”,
    “http://img6.itiexue.net/747/7472766.jpg”,
    “http://img4.itiexue.net/747/7472764.jpg”.
    E este, J-XX, tem grande semelhança com o Mig-1.44.
    O J-20 tem DNA Mig?

  3. feliz ano novo konner e muiiitas saudações!
    eu havia deixado um coment q falava disto, so num tinha fundamento historico. E obrigado por compartilharmos da msm opiniao!
    nossa!

    ta aq o link do coment:
    http://planobrasil.com/2010/12/31/o-futuro-do-caca-stealth-chines-de-quinta-geracao-j-20/

    ta incrivel este pqno post.
    e provavelmente tudo indica msm.
    ficaria um caça realmnet incrivel com este motor
    do mig1.44

    foi um duplo erro da russia deixar de fabricar o mig1.44 e deixar q seus dados fossem parar na china.
    um erro msm!

    mas enfim se tudo se confirmar, a mig vive.
    sempre gostei mais deste mig1.44 q o su-50.
    é extremamente inovador!

    abrçs!
    e nossa, to mto feliz com a noticia.
    rsrs

    abçs e saude para todos,
    fuizz!

  4. Já postei que a assinatura do Escritório Mikoyan Gurevich está estampada neste J-20 Black Eagle Chinês. Muitas das superfícies presentes no MIG 1.44 foram passadas ao J-20, sem que os chineses ficassem rubros, como de costume. Basta esclarecer se este suporte Russo é oficial ou oficioso, digo privado.
    Ainda acredito mais nos Su50 Firefox do que nesta réplica do Mig 1.44.
    [ ]s

  5. Pelo que percebi os russos em cerca de 20 anos desenvolveram 3 aviões de tecnologias avançadas, sendo o mais antigo o mig 1.44, depois o sukhoi 47 berkut de asa invertida e finalmente o PAK – FA que em breves anos começarão a ser produzidos em série.
    Parabéns aos russos pelo sucesso e pela tecnologia empregada em seus aviões e que eles sirvam de exemplo para um certo país deitado em berço esplêndido que não consegue sequer produzir um teco teco inteiramente nacional.

  6. konner
    tou totalmente de acordo contigo,tenho dubidas na questão de avionica e motores mas quando se tem vontade e dinheiro….
    abrazo

  7. No minimo os chineses conseguiram a colaborAÇAO de engenheiros da MIG.A praticidade e o conhecimento Russo ,aliado a grana ,empenho e ambiçao chinesa .Com certeza sera´um excelente caça multirole,pena que nao sera´vendido para outros operadores.

  8. CRSOV,
    .
    “Pelo que percebi os russos em cerca de 20 anos desenvolveram 3 aviões de tecnologias avançadas, sendo o mais antigo o Mig 1.44, depois o Sukhoi 47 Berkut de asa invertida e finalmente o PAK – FA (…)”
    .
    Bem, não exatamente, atente para o texto:
    .
    —- [ A concorrência para o desenvolvimento de um caça de 5º geração russo teve como participantes o Mikoyan 1.44 Flatpack , e o caça da Sukhoi Su-47 Berkut. ]
    .
    Na realidade os dois projetos, – o Mig 1.44 e o Sukhoi 47 Berkut, nasceram na mesma época para disputarem o mesmo requisito.
    .
    [ Este programa foi suspenso, num primeiro momento, por falta de dinheiro e cancelado em definitivo depois, sendo substituído pelo programa PAK FA, que usa os conhecimentos adquiridos nesses dois projetos. ]
    .
    Isto porque, o governo decidiu que a empresa que estava mais em condições de tocar o programa PAK FA, era a Sukhoi.
    .
    Sendo assim, o governo juntou no T-50 o que segundo os militares havia de melhor no Mig 1.44 e no o Sukhoi 47 Berkut, dando origem ao aparelho T-50 que conhecemos hoje.

  9. Já se perguntaram sobre o porque da guerra fria, porque ambas as potência não agrediram uma ou a outra, ou chegaram a uma conclusão que ambas se destruiriam, a verdade fica nos bastidores mais a certeza é que os EUA, so temem a Russia, mais agora a China vem crescendo com força, a crise se agravou é a Russia dando varios saltos tecnologicos tanto em caças como em armas belicas.

  10. Apesar de existirem muitas referências como as derivas verticais do J-20, claramente inspiradas no 1.44, eu diria que o caça chinês é um projeto original. Os chineses podem ter partido do 1.44, mas incorporaram bastante do design americano, tanto no F-22 como o F-35. Por outro lado, as asas altas é algo específico do caça chinês. Em resumo, apesar do todas as referências, ele não é uma mera cópia. É bem mais que isso.

    []’s

  11. ola a todos os amigos. pra ti tbm konner, em dobro.
    mto brigado. sorte e saude para vc e os seus.

    so uma peqna opiniao. bom, d fato, ao q parece caças stealth tem muito em comum. assim como os caças delta-canard. se agente for olhar, o gripen, o typhoon, o rafale e msm o j-10 — q provavelmente veio de uma evlução do mig-21 com caça lavi israelense. — sao bem parecidos.

    acredito q sejam pelas especificações dos projetos.
    no caso dos stealth o foco é a diminuição do RCS — acho q este é o termo, ajuda aos amigos, por favor — para se tornarem ‘invisiveis’ aos radares inimigos.

    um exemplo pode ilustrar melhor.
    os irmaos wrigth inventaram o seu aviao sobre trilhos e com mola propulsora — e indicios indicam q o seu motor nao poderia po-lo no ar sozinho, ou msm, agora com ainda mais ressalvas sobre os indicios, sustentá-lo no ar.

    Santos Dummont, colocou rodas no seu aviao, alem de outras modificações q foram incorporadas por tantos outros aviões. eles passaram a se tornar cada vez mais parecidos com essas mesmas tecnologias.

    é so olhar os E-jets da Embraer com o novos da sukhoi e os da bombardier. ninguem pode negar q sao parecidos.
    tem claro, suas diferenças de concepção, mas no fundo sao um cone com asas.

    assim é o mundo. desenvolvimento de conceito — posso dizer filosofico — seguido de cientifico. Para que depois essa evolução tecnologica seja incorporada por todos, ou como bem disse o amigo pequeno, com dinheiro tudo se faz, ao menos mais rapido.

    abraços a tods, valeus, fuizz!

    ps:sobre o gosto dos caças. prefiro o mig 1.44 ao su-50, primeiro por achar ele mais belo msm. num q o su-50 num seja belo, ele é. mas acho o mig mais bonito. e tbm pela historia da propria mig, com os seus mig-15, mig-21, mig-25, mig-31. por mais q a sukhoi tenha feitos nessas epocas, caças a altura ou melhores, os embates dos migs sao antologicos. é so lembrar:
    mig-15vsf-86
    mig-17 e mig-21vsf-4 e f-5
    mig-21vsmirageIII

    haja historia pra contar!
    fuizz!

Comentários não permitidos.