Autor: konner
Plano Brasil
A concorrência para o desenvolvimento de um caça de 5º geração russo teve como participantes o Mikoyan 1.44 Flatpack , e o caça da Sukhoi Su-47 Berkut.
Este programa foi suspenso, num primeiro momento, por falta de dinheiro e cancelado em definitivo depois, sendo substituído pelo programa PAK FA, que usa os conhecimentos adquiridos nesses dois projetos.
A empresa escolhida vencedora do programa PAK FA foi, como todos sabemos, a Sukhoi com o T-50.
O Mikoyan 1.44 Flatpack, é o caça mais avançado já projetado pela Mig, logo é também o caça mais caro já desenvolvido na Rússia.
Na ocasião devido a qualidade do projeto mas, sem recursos para dar desenvolvimento ao mesmo, cogitou-se uma parceria, com quem, isso mesmo com a China, onde eles entrariam com o dinheiro e os russos com o projeto. Contudo, naquela época, tudo não passou de um boato e não se falou mais nisso.
Porém, ao analisar bem o J-20 cheguei a conclusão que aquele “boato” realmente se tornou um fato e evoluiu em um projeto de um caça com design de quinta geração.
Uma das características já alardeadas quando do seu surgimento era a de baixa assinatura/radar, certamente através de uso pesado de materiais RAM.
Se eu estiver correto este aparelho usa como motorização um motor Saturn Lyulka AL-41 F com 17.840 kg de empuxo com pós-combustão e vetoração de empuxo tridimensional. Esse motor é mais potente que o Pratt & Whitney F119-PW-100 turbofan usado no F-22 Raptor americano, permitindo assim que o 1.44 Flatpack voasse em regime de supercruzeiro com tranqüilidade, a questão é: Estará o J-20 usando o mesmo motor do 1.44 Flatpack?
Se estiver correta minha análise, a probabilidade é realmente muito grande.
Quanto ao armamento, o numero de armas instaladas no compartimento interno era desconhecido, mas o que se falava era que ele podia transportar um total de 14 armas, incluindo as que são internamente transportadas.
J-20 Black Eagle
Mikoyan 1.44 Flatpack
J-20 Black Eagle
Mikoyan 1.44 Flatpack
J-20 Black Eagle
Mikoyan 1.44 Flatpack
13 Comments