Itália pode retaliar Brasil com veto a acordo militar

FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA

O Brasil poderá sofrer a primeira consequência diplomática por ter decidido não extraditar o terrorista italiano Cesare Battisti daqui a menos de duas semanas.

No próximo dia 11, o Parlamento italiano deve votar a aprovação de um acordo de cooperação militar firmado entre Brasil e Itália que prevê o desenvolvimento de projetos para a construção de navios de patrulha oceânica, fragatas e embarcações de apoio logístico.

Esse é o último passo para que a negociação possa sair do papel. Em recente entrevista à imprensa italiana, o ministro da Defesa, Ignazio La Russa, afirmou que tudo o que o governo italiano podia fazer em relação ao acordo há havia sido feito e que o “resto cabe ao Parlamento”.

Antes mesmo da decisão oficial de manter Battisti, ele disse que “ninguém deveria imaginar que um ‘não’ à extradição de Cesare Battisti não teria consequências”. “Eu consideraria isso um grande dano às relações bilaterais”, completou.

Ao fechar a negociação, em junho de 2010, o ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, afirmou que a parceira intensificaria “as relações com a Itália, de forma a estabelecer entendimentos em diversos setores, tanto na área de Defesa, como nas de ambiente e de cultura”, afirmou, então.

BATTISTI

Boa parte das críticas à decisão do Brasil de manter Cesare Battisti no Brasil saíram de parlamentares que, agora, terão de analisar o acordo militar em questão.

No último dia de 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não extraditar Battisti ao entender que, se ele voltasse à Itália, poderia sofrer perseguição ou discriminação por sua atuação política durante os anos de chumbo na Itália, durante a década de 1970.

Lula contrariou o que havia dito o STF (Supremo Tribunal Federal), que entendeu não haver essa possibilidade e autorizou o envio de Battisti ao seus país, onde ele foi condenado à prisão perpétua por envolvimento na morte de quatro pessoas.

Battisti, porém, nega participação nos assassinatos e diz sofrer perseguição política. Ele havia obtido refúgio político do então ministro da Justiça, Tarso Genro, mas o ato foi posteriormente anulado pelo próprio Supremo.

A decisão do governo brasileiro de mantê-lo no Brasil fez com que a Itália chamasse de volta seu embaixador no Brasil, ato que representa o primeiro sinal de um possível rompimento diplomático entre dois países.

A mesma reação também havia ocorrido quando o Tarso concedeu ao italiano o status de refugiado.

TIRO NO PÉ

Autoridades brasileiras acreditam que a reação da Itália, contudo, não deve passar disso. Consideram que uma possível retaliação do governo italiano poderia ser um “tiro no pé”, já que existem diversos pedidos de extradição feitos pela Itália para o Brasil e que, normalmente, são concedidos.

Além disso, o caso ainda precisará passar por nova análise do Supremo Tribunal Federal, antes que Battisti seja posto em liberdade.

Existe a chance, portanto, de o tribunal novamente anular o ato de Lula, caso venha a considerá-lo ilegal.

Alguns ministros avaliam que o presidente não poderia ter usado o mesmo argumento de Tarso, de que ele pode ser mesmo perseguido na Itália, pois o Supremo já descartou essa hipótese.

Outros porém, segundo a Folha apurou, acreditam que o presidente da República pode se opor ao que diz o Supremo Tribunal Federal, já que o primeiro analisa o caso politicamente, enquanto o segundo o faz de forma técnica.

Fonte:  Folha

40 Comentários

  1. Segundo o Yahoo, Celso Amorim disse que a não extradição estava de acordo com o tratado firmado entre os dois países. Portanto, essa história de retaliação é para chamar atenção. Alem disso, uma vez sobre o poder de um Estado soberano, a decisão do país em relação ao que acontece em seu território deve ser respeitada. Curioso como o ex-presidente não queria deixar problemas desse tipo para sua sucessora. Acabou sendo um “tiro no pé” dela também, ja que a presidenta ficou com as consequências de sua decisão.
    Quanto aos reflexos dessa situação prejudicar os novos escoltas, seria muita insanidade italiana perderem um contrato importante como esse em plena crise EURÓpica que vivem. Ter uma crise diplomática com o Brasil a essa altura do campeonato e em situações econômicas tão distintas á favor do brasil não faz sentido para a Itália.

  2. A única coisa que tinha para mudar entre o Brasil e a Itália já mudou, somos agora a 7 economia do mundo e eles são a oitava, passamos deles kkkkkk, chora italia.

  3. O ANO 2011 PROMETE II.
    .
    “Pente fino’ em toda a lei orçamentária definirá programas e projetos que serão cortados”
    ———————(fonte:estadao)
    .
    Isso explica o motivo de manterem as mesmas figuras na defesa da era do governo lula,é para apascentar os militares no governo da Dilma,depois dos cortes.
    Assim será uma boa desculpa para a marinha, se os italianos boicotarem o Brasil.

  4. que que isso meu deus…

    Todos sabemos bem que quem mais tem a perder neste caso são exatamente os italianos, devido aos contratos é etc… Mas contratos valem uma soberania ou um ato de “justiça” seja lá o quão questionável ela seja??

    Sinceramente se o caso fosse o contrário (e não vou comentar do Cacciola, pois além dele ter cidadania italiana, ele levou dinheiro e não foi acusado de matar pessoas) ia ter meio mundo de gente bradando para que o “bandido” fosse extraditado.

    Eu prezo pela velha máxima “à César o que é de César, a Deus o que é de Deus”. Cesare Battisti não é brasileiro, não tem vinculos com o Brasil (exceto por uma morenona que se diz ser sua namorada) e portanto não é responsabilidade nossa…
    Se os italianos querem lavar isso com sangue o como quer que seja, que eles lavem como quiserem…

    Se ele é um bode expiatório, um banana, um assassino ou um arruaceiro sem vergonha, pouco me importa… Realmente acredito que devemos nos concentrar em nossos problemas, em nossos criminosos que estão fora do país e que precisam voltar para cá e serem aqui julgados, condenados e que cumpram suas penas.

    Não faça com os outros o que não quer que seja feito com você… Se os italianos dificultam extradições, amém, que o seja! Devemos fazer a nossa parte de não nos intrometer e dar o exemplo.

    Lulinha quis bravata e espaço em manchete em seu último dia… Desnecessário… mas fazer o que…
    Que retaliem agora… Lavem suas mãos…
    Ah!
    Sobre concorrentes que querem nos “ajudar” realmente tem vários, mas… deixar uma nação de peso e influência injuriada pode não dar nada agora, mas não é algo bom de se fazer (por mais pobre e falida que esteja)

  5. A Italia já era e não adianta esperniar..tudo tem que ser muito bem analisado num caso desses, não é fazendo pressão barata que vão conseguir algo do Brasil, esse tempo já passou…tudo na calma e ao seu tempo,já quanto ao acordo militar com o Brasil,ora a Europa cada dia desmorona mais..dificil não quererem dinheiro do Brasil!

  6. O Brasil ta virando mesmo terra de bandido, esse mané vai ser colocado em liberdade e no mínimo vai receber uma ajuda de custo bem gorda do governo. QUEM VAI PAGAR ESSA CONTA SOMOS NÓS. O STF decidiu extraditar, mais o Lula resolveu passar a mao na cabeça desse cara, agora então que o Lula o sustente aqui e não nós…

  7. Quem é a Italia para tentar pressionar a nação brasileira ???? Ah vá!!! BRASIL é um País SOBERANO !!!Alguém se lembra do banqueiro ítalo- brasileiro Salvatore Alberto Cacciola ??

  8. Me desculpem as opiniões em contrário, mas um erro não justifica outro.
    Vamos analizar o caso com a devida isenção:

    1º)Onde foram cometidos os supostos crimes?

    2º) Se esses supostos crimes foram cometidos na Itália, qual a justiça mais competente para julgar a sorte desse indivíduo?

    3º) Se ele é tão inocente como alega, porque ao invés de fugir,não enfrentou a justiça de cabeça erguida?

    4º) A Itália, berço jurídico do direito, terá se tornado uma ditadura cruel, onde a justiça não mais oferece ao réu o sagrado direito de defesa?

    5º) Será que sabedoria milenar que diz: “Quem não deve não teme”, estaria errada?

    6º) Por acaso esse senhor foi ou é algum grande cientista do naipe do Dr. albert Sabin, que acrescentou ou acrescentaria alguma coisa de bom ao nosso País ou a humanidade?

    7º) O que temos a ganhar com isso? Orgulho, vaidade?

    8º) Qual a vantagem em manter esse indivíduo às custas do erário público, se o que já se gastou com ele daria para pagar vários anos de salário de um sofrido professor de escola pública?

    Mais uma vez, meus caros compatriotas, me desculpem pela franqueza, mas o orgulho e a vaidade estão longe de serem virtudes, muito pelo contrário, são os principais “demônios” da caixa de pandora; muitas amizades, casamentos e até paises, já foram destruidos em nome desses sentimentos vis.
    No meu modesto entendimento, isso é apenas mais uma cena do lamentável “pane et circenses”, tão comum na história desse país.

  9. Nossa, estava me esquecendo, com retaliação ou não, comprando dos italianos ou de qualquer outro,esse tipo de coisa, só serve mesno é para atrazar o plano de defesa,como se não bastasse os FXss…………….

  10. se a italia retaliar quem vai sair perdendo é ela ….
    O brasil teve propostas da inglaterra e da frança para a fabricação conjunta e interresse da coreia(essa eu não tenho certeza so ouvi falar) se a italia vetar podemos fazer negocios com a frança com a inglaterra ou ate msmo paises asiaticos o importante é …
    AGORA QUE O BRASIL TOMOU A DECISÃO NÃO PODERA RETROCEDER, SE NÃO VAI PARECER QUE TODA VEZ QUE ALGUEM FAZER UMA RETALIAÇÃO O BRASIL ACEITA-RA…

  11. PATRIOTA…Que a Italia é linda maravilhosa e tem tantos Italianos e descendentes no Brasil que dá pra formar uma Italia aqui.La a torre é tortinha e não cai e terra da Madona.Me mostra apenas um acusado de terrorismo nos anos de ferro deles que teve um julgamento imparcial e foi absolvido?To nem ai pro Batisti e por mim ele podia ir ate num saco preto pra la mas so o fato de retirar o embaixador de um pais que deles sempre foi muito amigo chega a ser um ultraje.Não deportem o Batisti,deixem-o apodrecer aqui e depois mandamos os ossos dele pra eles.

  12. Por favor gente, antes de escrever ofensas de baixo nível sobre a decisão do ex-Presidente Lula leiam o que está escrito na Constituição Federal Art 5. LI e LII e Lei 9.474/1997. Não há argumento político ou emocional nessa hora que anule o fundamento legal e correto da decisão presidencial. O resto é coisa de gente raivosa derrotada nas eleições. Quanto a matéria da Folha, infelizmente não dá pra levar a sério um veículo cuja linha editorial é focado na oposição ao governo. O jornalista faz malabarismo para casar a posição política do jornal com as manifestações fanfarronas de membros do governo e do parlamento italiano. Apesar disso, é bom que se diga que nenhum dos grandes países da Europa está em condições de submeter suas economias atuais em função de birras políticas ou ideologicas, muito menos os italianos.

  13. A Italia levantou a voz contra o governo brasileiro e o tom foi muito ameaçador, acho que isso pesou demais na decisão do Lula.A Itália questionou a capacidade do governo brasileiro de tomar a decisão , como se o governo brasieliro fosse um incompetente e isso irritou demais o governo.
    Se os Italianos fossem mais humildes, as coisas poderiam ter sido diferentes.

  14. A Europa ja pensa em se unir em manifestação contra a decisão Brasileira e quem sabe ate articularem possiveis retaliações.Agora que eu quero ver.Se ceder-mos havera uma enxorrada de posteriores pressões.Não extraditem.Que se danem todos eles.

  15. Quem manda aqui somos nós! Quero ver se eles falaram assim com a França quando ela fez a mesma coisa?! Eles não são os únicos que fabricam esses tipos de navios..

  16. spazzatura,poveri,fanfaroni……. è questo che i fratelli brasiliani pensano dell’italia? potrei dire i difetti del brasile e le cose buone dell’italia ma è di battisti che voglio parlarvi. lo sapete che il terrorista dopola rapina si divertiva ad ammazzare poveri impiegati,macellai ed un figlio di questi sta su una sedia a rotelle? BATTISTI NON è SOLO UN ASSASSINO MA ANCHE UN DELINQUENTE ED UN LADRO e non credo che i fratelli brasiliani siano contenti di ospitare tale mostro. le armi compratele da chi volete noi mangiamo lo stesso ma non ospitiamo i delinquenti di mezzo mondo e sopra tutto non vi da il diritto di offendere tutti gli italiani. (la spazzatura era solo a napoli ed è stata risolta)

  17. Lendo a notícia que vc recomendou Maluquinho, que interesse teria a UE nesse caso envolvendo apenas duas nações? Isso contraria tudo o que dissemos sobre a oportunidade de outros europeus de se aproveitarem da crise com a Itália para conseguirem esse contrato das fragatas.
    E outra, quem são eles para se incomodarem em se tratando de cumprimento de acordos? Quem desses europeus cumpriu a redução de gázes do efeito estufa na última conferência do clima para criticar o Brasil – apesar de é estipulado prazo.
    Em se tratando de polêmica política, todo cuidado é pouco com o divulgado, ja que pode ter sido uma especulação por causa da repercurção do caso Batisti. Como foi discutida informalmente por um grupo de embaixadores europeus pode ter sido mal interpretado.
    O ano terminou agitado e começa turbulendo para o nosso lado. É um bom teste para nossa lider.

  18. CIAO PINTO. IL MIO COMMENTO NON AVEVA DI MODERAZIONE PERCHE’ NON HO OFFESO NESSUNO MA SOLO BATTISTI CHIAMANDOLO LADRO,ASSASSINO E DELINQUENTE. HO FATTO SOLO NOTARE COME I BRASILIANI DIFENDONO IL TERRORISTA OFFENDENDO TUTTI GLI ITALIANI. FORSE HAI TRADOTTO MALE,NOI ITALIANI AMIAMO I BRASILIANI MA NON POSSIAMO ESSERE OFFESI PER COLPA DI UN TERRORISTA ASSASSINO. IL BRASILE E’ SOVRANO ED ANCHE L’ITALIAN LO E’ E PER QUESTO VOGLIAMO BATTISTI IN GALERA IN NOME DEI MORTI INNOCENTI DA LUI ASSASSINATI. FELICE ANNO NUOVO A TUTTO IL POPOLOAMICO DEL BRASILE.CIAO

  19. BRAVO PINTO BRAVO…. MI CANCELLI TUTTI I COMMENTI ,FORSE SEI UN TERRORISTA COME BATTISTI O COME LA PRESIDENTE NUOVA

  20. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa..
    Dúvida que Italia irá deixar fazer um negocio de Bilhões de Dolares por causa de 1 homem.

  21. A questão não é o Batisti galera.Sempre detemos criminosos Italianos aqui e repassamo-os a eles e quando precisamos que eles nos repatriacem o corrupto Caccioli eles se negaram e so foi possivel quando este foi detido em Monaco.A questão é que o governo deles contrariado pela decisão de Lula resolveu ameaçar com retaliações.Se nós cedermos a pressões virão uma enchurrada de pressões sobre nós.Ja passou da hora de não mais aceitarmos pressões de ninguem.Lamento muito o governo Italiano se vier realmente seguir este caminho.Aqui no BRASIL RECEBEMOS OS POBRES DE TODO O MUNDO,LHES DAMOS CONDIÇÕES E ATE MESMO DIREITOS DE SE ESTABELECEREM SEM RESTRIÇÕES E PROSPERAM E TRAZEM PARENTES E ENVIAM AJUDA A PARENTES LA FORA.Ainda mais a Italia que tem um vinculo profundo conosco.Recebemos os pobres imigrantes Italianos que vieram trabalhar no cafezais substituindo a mão escrava e que muitos depois se tornaram prosperos comerciantes,latifundiarios e industriais,recebendo ate mesmo incentivos e previlegios que Brasileiros não recebiam.Ajudamos a libertar a Italia do jugo nazista e por aquele povo somos amados e reconhecidos.A decisão particular do ex-presidente Lula esta sendo colocada como assunto de estado por politicos Italianos.Eu gostaria que houvesse consenço de ambasas partes mas se optarem por pressão e retaliações que assim seja e eles tem muito mais a perder do que nós.Libertem Batisti e não lhe deem asilo e ele assim que sair de nossas fronteiras que agentes Italianos os capturem.Se vierem sequestra-lo aqui conheceram nossas leis.

  22. Obrigado Michel Lineker GM, pelo elogio e consideração; sou formado em direito, fiz minha análise sob a ótica da lei, da lógica e da razão. De maneira alguma estou defendendo ou acusando esse senhor, ele não é problema nosso; entendo que ele deveria ser deportado para lá sim, mas não se antes de um veemente protesto do governo brasileiro afirmando que estava fazendo isso por entender que ele não é cidadão brasileiro e não se trata de refugiado político e não por pressão externa, e como prova disso,a decisão de não comprar mais armamentos italianos.
    Desde a guarita dada a Ronald Arthur Biggs em 1970, o Brasil tomou fama de ser porto seguro para qualquer tipo de criminoso, por aqui já viveram em berço esplêndido, outros tipos não menos famosos como Josef Mengele e Juan Carlos Abadia; não precisamos desse tipo de gente aqui, isso só depõe contra a imagem do país e enconraja crápulas de todo o mundo a “emigrarem” para cá. Até nos filmes de Hollywood, já somos alvo de chacotas (os bandidos após um roubo bem sucedido), decidem vir morar no Rio de Janeiro.
    O problema é que no Brasil, fala-se uma coisa e se pratica faz-se outra completamente diferente, fala-se em combater o crime mas deixa-se caminho aberto para 600 criminosos fugirem,fala-se em combater o tráfico de drogas mas as nossas fronteiras passa quem quer com o que bem quizer, governos cujos paises são reconhecidamente produtores de drogas, são agraciados com perdões de dívidas,concessões de aumentos de energia, enprestimos e todo tipo de beneses. Fala-se em defender a soberania nacional mas as armas nunca chegam e se chegarem, podem ter certeza que vai ser a pinga gotas, só pra “ingles, ou melhor, bobo ver”; asina-se na “ONU” uma convenção criando o ovo da serpente contra a integridade nacional (convenção sobre os direitos dos povos indìgenas).
    Noticiado (pela Rêde Globo)a formação de grupos para-militares indígenas na região do cabeça do cachorro e o governo se fêz de surdo e mudo, dando a impressão que a região mais rica do Brasil em NIÓBIO e titânio não mais pertence ao território nacional.
    Me desculpem pelo desabafo, mas estou cansado de ver tanta demagogia, hipocrisia e entreguismo.

  23. Questão de soberania, q recorram a instancias superiores dentro do n país,se vão retaliar, direitos deles, se tem outros p vender fragatas e misseis,etc,etce,etc, vamos a outros..+ é lamentável, pois gostamos da Itália. Sds.

  24. Alguém aqui se lembra do caso do agente do serviço secreto Italiano que foi metralado por engano no Iraque por soldados americanos,os italianos não foram tão duros como os americanos,deixaram pra lá,ou com a frança que recebeu dezenas desses Battistis da vida,vindos da Itália,ou esqueceram do Salvatore Cacciola,como dizia aquele velho ditado:
    “Pau que bate em Francisco bate tb em chico”

  25. Mas pessoal o Acordo com a Itália se não me engano precisa ser votado no Parlamento Italiano.
    Quanto ao comentário do colega sobre o Jornal,eu assino embaixo,está faltando nos principais jornais do país um pouco só de imparcialidade.

  26. A Itália fala grosso com o Brasil no caso Battisti, mas falou fino com a França por causa dele, que ficou lá por 10 anos e, pior ainda, abanou o rabinho como um poodle mansinho no caso do acidente de Cavalese, quando pilotos de um EA-6B Prowler da US Marines dos EUA ocasionaram a morte de 20 pessoas, em território italiano, cortando os fios de um teleférico em um vôo, no mínimo, criminoso caso em que os pilotos só foram punidos bem depois, com demissão, por fraude processual…Além disso a Itália não extraditou o Salvatore Caciola para o Brasil e os dois países mantém uma ótima relação em casos de extradição…Se fosse para entrarmos em negociações sérias sobre este militante de esquera eu até concordaria numa extradição com atenuantes, mas do jeito que está, como se a Itália fosse um país melhor e mais justo que o Brasil, eu até sou favorável a libertar este italiano sem vergonha.

  27. Sobre seu comentário do dia 2 Patriota não achei muita coerência, ainda mais envolvendo os gastos do Brasil para manter esse estrangeiro, como vc bem lembrou. Respeito sua tragetória profissional e convicções, mas sinceramente não achei tão lógico assim. Meu argumento também é baseado na lógica, mas também na justiça:
    Ja que nosso erário é usado, é justo que o Estado Brasileiro tenha todo o direito de decidir o destino do criminoso(?). Não acha justo/lógico?
    Essa subserviência brasileira, não só em relação á Itália mas a quem desrespeitar nossas decisões, não deveria ser alimentada para que continue vigorando. É só eles estralarem os dedos e nós devemos atender imediatamente? Ainda mais vindo de uma república com passado sujo e nefasto? Sim, o passado da Itália o condena! Os supostos crimes foram cometidos lá, mas a captura foi aqui. E isso faz toda diferença pelo fato do Brasil ser responsável por sua detenção. Respeito a Itália e sua cultura, mas o tema é delicado.
    Vc disse que o Brasil é um país de contradições em palavras e ações. E quando vem um cidadão italiano piorar nossa situação social devemos ser passíveis em respeito á suas orígens? Sei que seu objetivo não é defender o acusado, mas o Brasil tem que ter voz ativa em seu próprio país, independente da reação antagônica estrangeira.
    Enfim, esse caso do tal Batisti deu o que falar. VALEU!

  28. Acho oportuno colocar esse comentário do Berlusconi,sobre esse caso,muito desse tema se deve a forma irresponsável e cega que alguns meios de comunicação colocam as notícias,na pressa de expressar sua ira ao governo.

    Silvio Berlusconi:

    “O Brasil é um país ao qual somos ligados por uma antiga e sólida amizade. Este fato não diz respeito à nossa relação, mas diz respeito à justiça, e pela justiça nós lutaremos’, disse Berlusconi a jornalistas no aeroporto militar de Linate.”

    Isso mostra a maturidade de um governante,apesar de polêmico,folclorico com suas festas dionisianas…rrs,e bem frequentada por belas mulheres,mostrou maturidade nessa afirmação,nao misturando alho com laranja,na justiça eles tem todo o direito de pleitar o que eles acham certos,é incrível como tem gente submissa a qualquer país estrangeira,gente que abana o rabinho,não estou discutindo o merito desse carcamano,mas se está na nossa constituição no capítulo que rege as relações do brasil com o mundo,está lá o Asilo,alguns aqui ficam preocupados se vão ou não desagradar algumas nações,Ora bolas e a nossa soberania.
    Quero parabenizar o Silvio Berlusconi pela maturidade da sua declaração.

  29. CARO, UN ITALIANO.
    PARABENS PELOS COMENTÁRIOS EQUILIBRADOS.
    Berlusconi:“O Brasil é um país ao qual somos ligados por uma antiga e sólida amizade. Este fato não diz respeito à nossa relação, mas diz respeito à justiça, e pela justiça nós lutaremos”.
    Alguns jornais brasileiros estão jogando gasolina na fogueira.
    Ouvi de um jornalista italiano em uma entrevista na Globo algumas das ponderações colocadas aqui pelo Barca, disse:
    04/01/2011 às 10:06.
    Un grande abbraccio

  30. Sem entrar no mérito da questão de fundo, a Itália não está em condições de retaliar ninguém, muito menos nesse referido acordo militar, pois eles estão loucos atrás de dinheiro, se isso acontecesse teriamos vários outros fornecedores. Só eles teriam a perder.

    Agora, se ouver uma pressão da UE aí a coisa muda de figura, pois os países da região que apoiam nossa pretensão de fazer parte do CS poderiam mudar de opinião.
    Abs,

  31. Prezado André,
    Respeito também sua opinião, isso faz parte da democracia, acontece que apesar da nossa legislação prever a concessão de asilo político, definitivamente, esse não é o caso do Batistti, aqui no democrático espaço concedido Pelo Plano Brasil, debatemos e defendemos nossas idéias e opiniões, mas de uma forma pacífica, às vezes divergimos em idéias, mas não incitamos ou cometemos crimes, muito menos lançamos mão de armas ou da violência.
    Esse senhor é acusado de cometer crimes hediondos, crimes contra a vida, esses, ele nega, mas foi preso pela primeira vez em 1972, por furto, em Frascati. Em 1974 foi novamente preso e condenado a seis anos de prisão, por assalto a mão armada, nesses crimes, ele foi julgado normalmente, assegurado todos os direitos de defesa, tendo sido condenado, dá-se para concluir,que santo, ele não é.
    Confessou que não gosto e nunca fiz papel de acusador, mas trabalho nessa área a mais de 30 anos e nesse tempo todo, nunca vi no júri, um réu admitir que matou porque queria, ou que estuprou uma pobre coitada; morrem de medo das conseqüências de seus atos e na quase totalidade das vezes, fogem, quando são capturados, são sempre uns coitados, dão uma de “vítimas” da sociedade, de “vítimas” de uma traição e até mesmos que foram “seduzidos” por uma criança de 12 anos, ou “in casu”, de “perseguidos políticos”; conversa fiada,são todos covardes,matam para roubar, por inveja, por egoísmo e ás vezes por um maço de cigarros ou uma dose de pinga e até mesmo pelo nefasto prazer de matar (para ver o tombo); prisão perpétua para esse tipo de “gente”, é prêmio.
    Nunca vi ninguém que agisse em legítima defesa e usando moderadamente dos meios para se defender, ter tido medo de confessar o ocorrido ou arrependimento do ato necessário, e em todas essas, com as Graças de Deus, prevaleceu a justiça, foram absorvidos (todos).
    Em 28 de novembro de 2008 o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), órgão responsável por julgar casos de asilo em primeira instância, rejeitou, por três votos a dois, seu pedido de refúgio no Brasil; a coisa deveria ter se encerrada por aí, ou no máximo confirmada; mais não, deixaram ou quiseram que o caso tomasse conotação política.
    Caso de justiça deveria ser julgado exclusivamente pela justiça; a autonomia dos poderes deveria ser respeitada, a história está repleta de exemplos em que toda vez que se ismicui-se na alçada de outro ou se leva um caso pelo lado da “ideologia”, favorecendo o “pessoal” em detrimento do coletivo, quem saiu perdendo foi a Nação.
    Aos que alegam que a extradição fere a soberania brasileira, digo apenas que se as autoridades deveriam ser mais responsáveis, não deveriam gastar tempo e dinheiro público com um elemento desse e se estivessem mesmos preocupadas com a segurança nacional, não se assinaria tratados “estranhos” aos interesses nacionais, as forças armadas já estariam modernizadas, reequipadas e as nossas fronteiras devidamente vigiadas e guarnecidas; assim como a formação de milícias para-militares na cabeça do cachorro já estariam sendo devidamente investigadas e tomadas as providências cabíveis.
    Isso sim, é do interesse da soberania nacional.

  32. Libertem o comedor de lasanha e convidem-o a retirar-se do Brasil e que embarque em um voo para um pais neutro e que se danem todos e se o aião cair no mar melhor ainda.Eu me contento unicamente com a tchutchuca Bruni e que se dane a Cicciolina.

  33. como tem gente que fala besteira é incrivel, ao meu ver nao vi nenhuma vantagem em o governo brasileiro nao extraditar battisti, o que o nosso governo tem a ver com as decisoes judiciais de outro pais, quero dizer que qual a vantagem de liberar um homem que esta sendo condenado em outro pais, nosso pais sera cada vez mais visto como o refugio de criminosos pq eles sabem que aqui nossas leis os beneficiam.
    ridicula a atitude do governo brasileiro(esse é o meu pensamento).
    sds a todos.

  34. caro Patriota, como o senhor coloca
    “a autonomia dos poderes deveria ser respeitada”
    parece que não se respeitara…
    Ou seja todo o que lhe causa surpresa (enquando ao BR), não é mais que o previsto na constituição e leis brasileiras.
    —-
    Assino embaixo seu reclamo de aparelhamento das Forças Armadas, mas, o que podemos fazer?
    —-
    Tivemos para escolher agora entre entreguistas que falavam que um VANT era fantasia da senhora, que um avião não tripulado para vigiar nossas fronteiras não passava de um DISCO VOADOR, tivemos para eleger entre esses senhores proamericanos e os senhores que vinham governando, acho o povo brasileiro escolheu o melhor, uns caras que algo investiram, refinarias subnucs etc etc etc.
    —-
    Assim e tudo eu tenho certeza, que a presidenta não tem interesse no desenvolvimento militar que o país precisa.
    Mas sempre aclarando, os outros os que perderam, pelamordideus, nunca mais.
    —–
    Eu sempre aclaro isso, que estou descontente com a política de desenvolvimento militar que vai levar adiante este governo petista, mas que era preferível cem vezes à política dos outros (aqueles de avião não tripulado = disco voador = fantasia)
    —————
    Assim e tudo, não dá para esperar deste governo aquela política de desenvolvimento da indústria militar que o país precisa. abrçs!

Comentários não permitidos.