Santos pede que Brasil classifique Farc como terroristas

http://trendsupdates.com/wp-content/uploads/2009/02/farc.jpg

Presidente da Colômbia encontra Lula e Dilma na sua primeira viagem após a posse e descarta negociar com guerrilha na Unasul

ELIANE CANTANHÊDE

Na primeira viagem internacional após a posse, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, pediu ontem que o Brasil classifique as Farc como “grupo terrorista” e disse que dispensa o apoio do governo Lula para intermediar a reaproximação diplomática com a Venezuela. “Eu estou lidando diretamente com o presidente Chávez”, disse Santos à Folha, pouco antes de receber a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Abaixo, os principais trechos da entrevista.

Folha – A expectativa era que sua primeira viagem fosse aos EUA, maior parceiro da Colômbia. Por que o Brasil?
Juan Manuel Santos – O presidente Lula foi o primeiro a me convidar. Aceitei diante da importância geopolítica do Brasil e do nosso interesse em fortalecer a integração regional. Esta década é da América Latina.

Uribe tinha resistências à Unasul. Isso vai mudar?
A Colômbia fica ao norte da América do Sul e não é incompatível fortalecer nosso entendimento com a Unasul e, ao mesmo tempo, fortalecer as relações com o Norte e com a OEA.

Como o Brasil pode colaborar na reaproximação da Colômbia com a Venezuela?
Lula tem tido muita boa vontade, mas a relação com a Venezuela, estou lidando diretamente com o presidente Chávez. Quanto mais boa vontade melhor, mas vamos por um bom caminho e espero que pouco a pouco possa haver confiança mútua.

Como o Brasil pode colaborar na solução para as Farc?
Esse também é um problema interno da Colômbia. O Brasil pode colaborar colocando as Farc no seu devido lugar, ou seja, como grupo terrorista. A única forma de podermos abrir algum diálogo com eles é se abdicarem de ações terroristas, de maneira que, se não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro entender isso, eles ficarão cada vez mais isolados.

Um dos seus objetivos na viagem é pedir a Lula que as Farc não tenham acolhida para expor suas posições na Unasul?
Sim. Não creio que a Unasul seja um fórum adequado para ouvir grupos terroristas.

Como estão as relações entre o sr. e Chávez?
Cordiais. Ele e eu pensamos de forma muito diferente sobre muitas coisas, mas, se respeitamos nossas diferenças, e já falamos sobre isso, podemos ter relações cordiais. A Venezuela é um sócio comercial muito importante.

Como jornalista e homem da imprensa, como o sr. vê a investida da Venezuela e da Argentina contra a mídia?
Sou grande defensor da liberdade de imprensa em qualquer lugar do mundo e sempre estarei a favor da liberdade de todas as pessoas e sobretudo dos jornalistas.

O sr. concorda que há essa investida dos dois países?
Se há, eu a condeno.

Fonte: FSP via Notimp

27 Comentários

  1. Primeiro o Brasil deveria é classificar a palavra terrorista.

    O que é o Terrorista?? é quem ataca civis e provoca a morte dos mesmos… então os exércitos também podem se classificar nesta categoria com os efeitos colaterais, ou ataques diretos aos civis.

    Seria terrorista quem desobedece às ordens do governo central… bem, em democracias isso é até normal, sendo que tudo o que se faz com a força em uma democracia seria classificado como abuso de poder, então o terrorista é o estado neste caso que tenta impor a própria vontade usando a força.

    Seria terrorista quem com plota contra a ordem instituída em nação então… mas isso é o que os políticos fazem o tempo todo, conspiram e com plotam para tentar derrubar o governo de turno, querendo pegar o seu lugar, então terrorista neste caso seria a política e seus membros.

    Pelo visto fica difícil classificar o que é terrorismo… mas primeiro deve-se saber o que é para depois decidir como contrasta-lo.

    Valeu !!

  2. SANTOS NA BOA DE SEU JEITO AMIGUINHO…ACORDE CACIQUE APACHE PLANTADOR DE COCA A OEA JAZ EM WASHINGTON E VOCE NÂO A RESSUSCITARA.

  3. Na boa, acho esse Santos mais fácil de lidar que o Uribe, mas ele fez um bom trabalho na Colômbia (exceto pelo fato de se aliar com os EUA). Mas acho que o Lula não reconhecerá as Farc como grupo terrorista, infelizmente, já o PT tem afinidade ideológicas com a dita cuja. Mas para ser sincero a Colombia não teria se aliado com os EUA, se o Brasil mostrasse interesse em um combate conjunto com a Colômbia contra o nacortráfico. Mas sabe como é tenda ganhar influência no mundo afora mas não faz nada de efetivo para consegui-lá. Já que, pelo menos eu penso assim, a Colômbia preferiria uma parceria com o Brasil em fez dos EUA. Pois se olhar bem a historia recente da Colômbia, os colombianos não iriam eleger o Uribe duas vezes se ele não fizesse um bom trabalho.

  4. Paulo o Uribe pelo menos mostrava logo a cara,esse ai ainda conheceremos.Washington usara ele para enfraquecer a UNASUL com certesa pois receiam efetivamente ficarem de fora.Não interpretem esse meu raciocineo como anti-americano e sim como anti-ingerencia deles.Latinos podem muito bem se resolverem sem eles.

  5. As Farc já existem há praticamente 50 anos e na maior parte deste tempo sempre foram classificados como guerrilheiros ou equivalente.

    Controlando até os anos 90 ( não sei como está atualmente) praticamente 30% do território colombiano, as Farc já tiveram representações, quase que diplomáticas, em diversos países da Europa e mesmo, senão estiver enganado, no Brasil, no período do governo FHC..

    Somente nos últimos anos, já no governo Uribe e após a mega campanha midiática estadunidense, à nível mundial,a chamada “Guerra ao Terror” do governo de Bush Jr, preparando a opinião pública para as invasões do Iraque e Afeganistão é que as Farc passaram a ser classificadas pela mídia de “terroristas”.

    A partir deste período, todo e qualquer movimento armado que se oponha aos interesses do EUA, foi classificado como terrorista…

    Na verdade, o que a Colômbia sempre marcada por radicalismos em sua história, precisa; é de uma grande reconciliação nacional.

  6. Se as FARC são um grupo terrorista, o que são os grupos para-militares de extrema direita ? Tanta hipocrisia…só lembram aquilo que lhes convém.

    • Anon, para mima ambos são grupos terroristas, pois praticam terrorismo, ocm uma diferença, os paramilitares foram reconhecidamente considerados criminosos pelso governos e a Colômbia iniciou um processo de desmantelamento deles, nós sabemos que muitos ainda continuam atuando. mas isso é outra história.
      A briga contra as FARC é que muitos governos ainda reconhecem como movimentos sociais e perseguidos políticos, vai entender???
      sds
      E.M.Pinto

  7. Não sei porque, mas eu tenho a impressão que o Brasil não vai ter postura suficiente para classificá-los como terroristas. Essa campanha beijinho e amor do Lula não tem coragem suficiente para fazer isso.. Será?

  8. Também concordo com você Wi, de fado a Colômbia precisa mesmo fazer uma grande reconciliação nacional, mas a pergunta que precisa ser feita é: e as Farc Quer? As Farc já tiveram a sua oportunidade de lagar as armas já tiveram, mas em vez disso continuou indo pela luta armada, até que os Colombianos se encheram e elegeram o Uribe que prometeu e quase conseguiu acabar os as Farc (até aquele o mala do Chaves começou a dar apoiou a ela). E também temos que parar de achar que qualquer um que pega em armas para lutar seja por qualquer ideologia é o bonzinho e os EUA o malvado, as Farc há muito parou de lutar por uma ideologia (no começo era mais grupo guerrilheiro socialista), mas depois que começou a usar o narcotráfico para financiar as suas ações ela ficou cada vez mais violenta, até que os proprios Colombianos não aguentarem mais. Eu não sou pró americano ou anti americano, mas tem certas coisa que não concordar só porque é contra os EUA. E 1maluquinho, eu acho essa UNASUL uma furada, acho tão bagunçada que ninguém consegue se entender, parece se pior que a OEA.

  9. O JOGO SUJO DOS EUA.

    Mais uma vez os colombianos,pau mandado do americanos no cone sul,faz o jogo sujo do tio Sam.
    As farc’s e todo tipo de luta armada que se vende para o narcotráfico,inclui ai o sendero luminoso,pcc,cv,milícias,os para-militares colombianos e qualquer tipo de bandidagem que brinque com a vida de milhares de jovens que perdem a vida no crime,são criminosos.
    É irrelevante se são terroristas ou não,é muito simplista.
    As indústria das drogas estão maltratando nações e colocando-as em desespero.ver o México como está agora.
    A hipocresia americana joga para debaixo do tapete,tal problema;porque eles ganham com a droga,vendendo armas para estes bandidos;que o presidente mexicano o diga,denunciando o falso compromisso americano ao combate às drogas.Tipificar o problema na colômbia com uma questão terrorista,que é uma questão de tráfico de droga,desviar atenção do continente para o real problema que são as drogas.
    Esta atitude americana e colombiana de politizar as drogas no continente é coisa de quem não quer resolver nada!.
    Também os Estados Unidos produzem drogas,as sintéticas;eis o real motivo deles de politizar a questão das drogas como um questão de terrorismo,afinal eles sabem muito bem o que falam,pois os terroristas que fabricaram do oriente médio,assim como as sintéticas que eles fazem,tudo matam como as R15 nas favelas do Brasil.

  10. Não vai dar. São todos migos dos partidos apoliticos.
    Não existe “lado” nessa história, mas somente um, o do dinheiro.

  11. Anon :
    Se as FARC são um grupo terrorista, o que são os grupos para-militares de extrema direita ? Tanta hipocrisia…só lembram aquilo que lhes convém.

    E dizem q o Uribe e o Santos são os chefes das mesmas…2000 mortos foram achados enterrados em vala comum dentro de um quartel do exército colômbiano, cadê os culpados?Terrorrista de direita pode? Sds.

  12. Justo agora ue nosso “povinho” está para eleger presidente do Brasil uma guerrilheira (terrorista que comete atos contra a ordem social, tipo sequestro e roubo).

  13. Para mim, demorou para o Brasil tomar partido de quem está certo, e abolir qualquer discussão com grupos paramilitares, pois não agindo assim, demonstra fraqueza e o mesmo pode acontecer aqui. O que impedirá desse grupo paramilitar terrorista, ingressar no Brasil e ocupar a Amazônia, se é que já não estão fazendo isso? O Governo Brasileiro deve conquistar mercados, aprofundar a política externa, ganhar influência mundial, mas deve fazer a lição de casa, isto é, comandar a América do Sul, como os EUA fazem na América do Norte, não os deixando estender seus tentáculos para esta região. Não sou contra os EUA auxiliarem, contudo, trazer exército para está região, logo, com as desculpa de combater querrilha e narcotráfico, estaremos com uma guerra regional nas costas. Lembrem-se, por causa de petróleo e afins, acabaram com o Iraque. E segue a pergunta que não quer calar. O que a Venezuela tem em comum com o Iraque? Um ditador e muito petróleo.

  14. Caro E. M. Pinto.

    Infelizmente… O Sr Uribe protegia as AUC, fazendo do desmantelamento deste grupo uma arma apenas midiática, equanto os fortalecia.

    O que há na Colômbia é uma guerra civil declarada, há mais de 50 anos. É só irá a termo no momento que o Estado Colombiano passa a se portar como tal, pois, com Uribe parecia antes um braço armado dos para-militares, que ocupavam cada palmo recobrado pelas armas colombianas, com plantações de coca e laboratórios de refino.

    Esta é a obra de Uribe.

    Derrota-se um movimento insurgente, combatendo-o e portando-se com a moral devida de um estado constituido. No momento que você permite que braços ideológicos com comportamento bárbaro tomem o lugar das forças regulares, você fortalece os guerrilheiros moralmente, perdendo na razão direta a credibilidade restante.

    Por isto a guerra civil por lá nunca chega a termo: não se combate os para-militares, verdadeiramente.

  15. Pra mim so existe dois tipos humanos armados.Policiais e Bandidos,e todo aquele que esta armado e não é policial é bandido.Guerrilheiro,Terrorista,Narco-Traficante é tudo Bandido e todos devem responder perante a lei de seus paises conforme agravantes de suas leis e pronto.LARGA O AÇO NELES TODOS.

  16. REIVINDICAR PÃO PARA TODOS,NÃO É CRIME!.

    Não sou contra qualquer reivindicação social;lutar por uma boa moradia digna para todos,educação boa para todos,saúde digna para todos,segurança respeitosa para todos,terra para quem quer plantar comida para todos,em fim;toda essa luta eu apoio;DESDE QUE RESPEITE OS DIREITOS DOS OUTROS.
    O que há é uma meia dúzia de bandidos infiltrados nessas lutas,denegrindo tais lutas.
    A pergunta é;a quem interessa acabar com as reivindicações sociais ?

  17. lucena :
    A pergunta é;a quem interessa acabar com as reivindicações sociais ?

    A NINGUEM…Ela é usada como argumento para iludir ou como justificativa.

  18. Então pessoas que lutaram pelos direitos civis como Martim Luter King,Abraã Limcom,Dom Helder Câmara,Zumbi do Palmares,os abolicionistas,Chico Mendes,…
    Todos morrerão por uma ilusão e sem justificativas ?
    Caro amigo, sem justificativas foram as prisões e morte desses ilusionistas?

  19. Ajunta em um liquidificador destintas personalidades e fazes uma vitamina…Muitos se iludem por uma justificativa e outros se justificão por uma ilusão…Ressuscite-os e lhe garanto que a maioria deles refazeriam tudo outra vez de uma forma diferente…Puro é o coração de quem almeja o beneficio do proximo e impuro muitas vezes o beneficiado que não se importa com a dificuldade comum e so encherga o beneficio proprio.

  20. LUCENA o que esta Alquimia de REINVIDICAÇÃO PAROQUIAL DE IGUAL DIVISÃO DO PÃO TEM HAVER COM A NARCO-GUERRILHA??????????

  21. Não sou contra os movimentos revolucionários, muito pelo contrario, acho que o bom “uso” delas servem como instrumentos para abrir os olhos da população para um determinado evento ou reivindicação social. Porem, tudo tem limite nessa curta vida, e sequestros, atentados, chacinas e narco-guerrilhas não são justificativas para a continuidade de tais movimentos.

    Deixo aqui um vídeo muito interessante para apreciação dos amigos.

    Ataque ao posto do Exército Brasileiro – Rio Traíra 1991

    http://www.youtube.com/watch?v=2YN2eDwfVfk

  22. 1maluquinho :
    LUCENA o que esta Alquimia de REINVIDICAÇÃO PAROQUIAL DE IGUAL DIVISÃO DO PÃO TEM HAVER COM A NARCO-GUERRILHA??????????

    AMIGÃO, COLOCARAM LOBOS NO MEIO DE OVELHAS.

    Amigão,vejo que algumas pessoas,bandidos de carteirinha e tudo,assalta bancos,depedram propriedade dos outros,seqüestram,traficam,em fim,faz o inferno e vem para a mídia e que é estranho,há sempre uma câmara por perto,para registrar o “protesto”,dizendo que é uma ” luta social”.
    Enquanto isso,diversos anônimos,se espremem em filas em do serviço social(INSS),nos coletivos,atrás de casa para morar,terreno para plantar (bóias-frias),acordar bem cedo(02:00 horas da manhã),para ir a uma fila para uma matricula em uma escola publica ou em um hospital publico,em fim;esta rapaziada que está indignada com o tratamento que tem por parte do estado,não está por ai,protestando a sua revolta;saltando banco,sequestrando,matando e roubando,e nem há uma câmara por perto registrando a sua luta social,que é diariamente.
    É muito estranho que alguns segmento da mídia,está dando atenção a certas “lutas socais”, aqui neste Brasil,é só reparar tais vinculações destas lutas com certas figuras que já são conhecidas da polícia.

    -Abraços

  23. censura as lutas sociais,encontrarão um novo meio de barrar tais protestos,inibir e até ridicularizar tais reivindicações,comparando-as com o crime,eis a nova arma que estão usando,através de alguns segmentos da mídia,devemos está atento não só com que se fala,más também como elas estão sendo visualmente mostradas,hoje qualquer vagabundo utiliza as lutas sociais:o desemprego,a miséria,a má distribuição de renda,em fim;há sempre um “sacana”,buscando tirar proveito em tais problemas sociais e utilizam as lutas sociais como uma cortina,para esconder o crime feito por estes,que muitas vezes são origem de tais problemas sociais.

  24. Concordo contigo amigão…Os Bandidos são faceis de serem identificados,por seus atos e comportamentos.Mas o mais perigoso é a burguesia que covarde e ate de uma parcela envolvida direta ou indiretamente,compactua com o crime e o descaso.E a meu ver ai esta o verdadeiro perigo.Como o Estado podera minimizar,acabar ou solucionar se uma parcela da sociedade e a midia dificulta a ação?Na boa,precisamos urgentemente de profundas mudanças e reestruturações gerais.Um sistema e sociedade coesa progride.

Comentários não permitidos.