Milícia fundamentalista afirma que vai atacar alvos ocidentais e membros do governo de Hamid Karzai
O Taleban afegão anunciou neste sábado uma nova campanha de ataques contra as tropas internacionais e outros estrangeiros a partir da segunda-feira, de acordo com um comunicado emitido pela milícia fundamentalista.
“O emirado islâmico anuncia sua operação de primavera, denominada “vitória” contra os americanos, os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e seus subordinados”, afirmaram os insurgentes em nota.
Segundo o Taleban, a operação incluirá táticas de guerrilhas e suicidas, operações nas cidades, bloqueios de estradas e centros militares, uso de minas e bombas, assassinatos de funcionários e detenções de “invasores”.
As milícias ameaçaram, entre outras categorias, os militares americanos e os da Otan, os conselheiros estrangeiros, “espiões que posam de diplomatas”, membros do governo de Hamid Karzai, parlamentares e altos funcionários afegãos.
Também serão alvo de ataques as companhias logísticas e envolvidas nas tarefas de reconstrução, e “todos os que apóiem ou trabalhem pelo fortalecimento do domínio estrangeiro”.
“O emirado islâmico pede de novo a retirada imediata e incondicional de todas as forças invasoras. Considera a jihad como o único meio para esse fim”, afirmaram os insurgentes na nota.
Nota do Blog
Nada mais se falou da grande ofensiva da OTAN no Afeganistão contra o Talibã, ao que parece o conflito é mais complexo do que muitos haviam imaginado, experienciado e desejado.
E.M.Pinto
10 Comments