Fornecedora de combustível indiana não aceita efetuar “hot refuel” em caça Gripen durante avaliações do MMRCA

http://www.strategypage.com/gallery/images/jas_39_gripen.jpg

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/04/India_MRCA-6.jpg
A equipe do caça Gripen na Índia entendeu que terá que se esforçar para tentar mais uma chance de demonstrar a capacidade de “hot refuelling” da aeronave, mas foi incapaz de efetuar isso na Índia após a companhia Indian Oil Aviation – a fornecedora padrão de combustível de aviação para a Força Aérea da Índia – se recusar a participar de tal tipo de exercício.

O “Hot Refueling” é um processo pelo qual o caça é reabastecido (durante a surtida), ainda no solo, enquanto os motores ainda estão acionados, evitando o corte dos motores, onde então o tempo de reabastecimento para partir novamente é significativamente menor – uma capacidade altamente desejável numa situação de combate, a qual basicamente coloca de lado a necessidade do piloto parar a aeronave, desligar os motores e sair do cockpit antes de iniciar o reabastecimento.

De acordo com fontes, a equipe do Gripen estava bem confiante para demonstrar a capacidade de “hot refuelling” do caça – embora a Força Aérea da Índia não ter visto nenhum problema em não ter ocorrido essa demonstração, que não era exigida como parte do processo de avaliação – mas a demonstração foi descartada após a Indian Oil ter se negado a participar do processo, o qual a companhia disse nunca ter conduzido anteriormente, e não havia certeza se o equipamento estava preparado para correr o risco, mesmo depois da Saab ter assegurado que essa é uma prática comum nos caças Gripen. Apesar disso o processo possui sua parte de riscos.

O incidente teve, no entanto, seus efeitos. A Força Aérea da Índia agora deseja ver a demonstração de “hot refueling”, e vê isso como um ponto favorável na sua fase final de avaliação da competição do MMRCA. Além disso, ela requisitou que a Indian Oil Aviation se prepare para conseguir sua certificação para o processo de operações “hot refueling” para o futuro.

A Indian Oil Corp terá que procurar no exterior algum tipo de certificação. Os caminhões para” hot refueling” e as tripulações nos EUA, por exemplo, receberam um treinamento especial e a certificação de uma agência dentro da estrutura do comando da USAF.

Fonte: Cavok

12 Comentários

  1. É importante lermos essa matéria e pensar diretamente no projecto F-X2 da FAB. O Gripen vêm tendo problemas constantes e de todo tipo, o principal seria o motor que é norte americano, um dos principais componentes e isso daria vantagens enormes ao Dassault Rafale da França. Não se desfazendo do Boeing F-18 que é uma excelente aeronave e despensa maiores comentários mas, acho que o programa de modernização da Força Aérea Brasileira já tem seu vencedor penso eu, seria o Dassault Rafale.

  2. O B,runo tem a capacidade de transformar um ponto positivo do Gripen em negativo para mostrar o seu achismo a favor do Rafale.
    A FAB em seu relatório, decidiu pelo Gripe. Cabe ao presidente acatar a decisão.

  3. Interessante essa capacidade. Gostaria se saber, se possível, se outros competidores do MRCA ou do FX-2 possuem essa característica e se estão certificados para tal…

    Deve-se levar em conta aqui o menor tempo para que o avião esteja pronto para decolar novamente, principalmente em forças aéreas que operam poucas unidades, como o pretendido pela FAB (120 unidades).

  4. “A Força Aérea da Índia agora deseja ver a demonstração de “hot refueling”, e vê isso como um ponto favorável na sua fase final de avaliação da competição do MMRCA”

    Não foi um problema, foi sim um ponto favorável ao gripen.

  5. Diego?

    É bom afirmar que em vários quisitos o Jas-39 Gripen leva desvantagem em relação aos dois outros caças na disputa, eu disse no primeiro comentário que o motor seria o principal componente por ser norte americano, mas além disso tem a autonomia do caça que não é capaz de proteger toda a extensão do território brasileiro, e levando isso em consideração não seria ele o vencedor. Há várias dúvidas quando se adquire um caça ainda em desenvolvimento caso do NG. Ou melhor, ainda é um projeto. Por ser mono-motor, em tese o custo operacional e de aquisição seria menor, mas poderá ter vários imprevistos durante o desenvolvimento, o que poderá aumentar seu custo, e o risco de sermos os únicos a operá-los, sem escala de produção os custos de produção sobem as alturas.

    Mas pra não ser o vilão aqui nos comentários, colocarei as vantagens de o Brasil optar pelo Gripen NG.

    1)Desenvolvimento da nossa indústria aeronáutica militar com a parceria tecnológica.
    2)Incluir a Embraer no programa de desenvolvimento e fabricação em conjunto da aeronave.
    3)Instalação de uma linha de completa de produção no Brasil que cobrirá até 85% da estrutura da aeronave.
    4)Desenvolvimento do parque industrial de peças e sobressalentes para a linha de fabricação da aeronave.
    5)Transformar o Brasil no líder na América do Sul para a venda destas aeronaves para os paise sul americanos.
    6)Abertura do mercado de trabalho para profissionais com diversas formações acadêmicas e técnicos em aviação.
    7)O preço bem abaixo dos concorrentes além de ter o menor custo por hora de voo em relação aos concorrentes.
    8)E por último as compensações oferecidas pela Suécia com a possibilidade de adquirir aeronaves cargueiros KC-390 e os nosso excelentes Super Tucanos para treinamento.
    9)E o principal fator independência em relação aos americanos e franceses.
    10)Possível aquisição da SAAB pela EMBRAER.

    É isso aí valeu!

  6. Colega Diego, não se esqueça que o Gripen que está lá na Índia é o Jas39 e esse avião “não” participou do FX2. O avião inscrito no FX-2 não existe, é uma falácia da SAAB, se ela tivesse inscrito o JAS39, teria mais chances.
    Posto novamente que o NG ainda não existe em produção e portanto não poderia ser testado, eles não levariam o tal “demonstrador de tecnologias” para tão longe em virtude dos óbvios problemas que ele tem (não existe linha de montagem, peças sobressalentes, desenho finalizado, etc), acho que ele nem chegaria no meio do caminho, afinal, nunca saiu da Suécia.
    Quanto à escolha do NG pela FAB, até hoje eu não ví nenhum documento falando isso, para mim não passa de conversa de ex-brigadeiro forçando a barra para receber uns trocados a mais pelo seu lobby, se a FAB tivesse escolhido o NG, o relatório dela ia dizer isso, e o Saito não ia divulgar carta na imprensa dizendo que o Rafale era o caça mais capaz e adequado.
    O Conversê do pessoal da SAAB é sempre o mesmo, agora estão plantando essas notícias sobre uma licitação que todos sabem que está até congelada até o próximo ano.
    Cá para nós, duvido que até o próximo ano o NG já esteja voando, o tempo é o senhor da razão, nem sequer um protótipo; ainda vai estar no demonstrador, um jato velho Jas39 modificado e pintado de novo ;).
    Sem falar na trabalheira com paintshop para mostrar o avião que não existe no ar, decolando de porta aviões, pousando… não… foto de NG é só com ele parado 😉

  7. Fernando o próprio JAS 39 que está no MMRCA também não existe é o IN, que seria uma variante meio C/D e meio NG com modificações solicitadas pela Índia, tipo um Frankstein… Como é o Grifo né?

    Mas… Inegavelmente, ponto para o Gripen

  8. Se o governo tivesse optado pelo rafale(jaca cara e ultrapassada,”rainha de angar”), já se teria findado o fx2….; o silencio do governo reflete as ofertas dos concorrentes “f18″(tucanos(200)+uma quantidade “x” de kc390(50 ou +))e a do gripen com parceria intelectual do projeto + “now how”,e quanto a autonomia já foi resolvida com tanque extra, sem falar que é o único capaz de vôo supercruise,pode pousar em pistas mal preparadas, tem um baixo custo de manutenção e sua hora voo é a mais barata dos concorrentes. Com o rafale o brasil seria sempre um mero montador de avião.

  9. O pessoal do Rafale mete o pau no Gripen, mas até agora somente o caça sueco tem novidades positivas. Do desempenho do Rafale na Índia não sai nada, mas do Gripen já saíram coisas muito boas. Concordo em parte do Jomado. Mas acho que o Lula não anunciou o Rafale com medo da eleição.

  10. “now how” kkkk com defensores assim o Gripen está mais que ferrado kkk
    Este blog está ja como a Folha, já são todos comentários contra o governo, uma pena.
    Não sei como deveria ser a administraçao dos comentários dum blog, é claro que se o editor vai corrigir aos comentaristas malucos tipo Jomado, não vai ter tempo para postar novas matérias. Jomado, not ofense, mas….ja cansa com isso de “o silencio do governo” kkkk

1 Trackback / Pingback

  1. Tweets that mention Fornecedora de combustível indiana não aceita efetuar “hot refuel” em caça Gripen durante avaliações do MMRCA « PLANO BRASIL -- Topsy.com

Comentários não permitidos.