Cientista nuclear iraniano deserta para os EUA, diz TV

http://www.marketoracle.co.uk/images/nuclear_iran.jpgWASHINGTON (Reuters) – Um cientista nuclear iraniano desaparecido desde junho desertou para os Estados Unidos e está ajudando a CIA, a agência de inteligência norte-americana, informou a rede de televisão ABC nesta terça-feira. Citando fontes não identificadas que comentaram sobre a deserção, a rede disse que Shahram Amiri, um físico nuclear com cerca de 30 anos, desertou como parte de uma longa operação que o retirou do Irã e o abrigou nos Estados Unidos.

Uma porta-voz da CIA se negou a comentar a informação.

Amiri, um pesquisador universitário que trabalhava na Organização Iraniana de Energia Atômica, desapareceu durante uma peregrinação a Meca em junho, três meses antes de o Irã revelar a existência de uma segunda instalação para enriquecimento de urânio, perto da cidade de Qom.

Em dezembro, Teerã acusou a Arábia Saudita de entregar Amiri aos Estados Unidos.

A ABC informou que Amiri foi interrogado exaustivamente desde sua deserção e que ele ajudou a confirmar informações de inteligência dos EUA sobre o programa nuclear iraniano.

(Reportagem de Deborah Charles)

Sugestão: Gérsio Mutti

Fonte:Último Segundo

9 Comentários

  1. A CIA, depois das denuncias de sequestro e tortura apra incriminar, perdeu todo o seu crédito. Vai ser dificil acreditar nisso, ah se vai…
    Mas tudo isso vai ser empurrado goela abaixo na imprensa sem nem mesmo antes ter sido deglutinada e digerida.

  2. Já tem quase um ano que o cara foi embora.
    Será que ele era importante?
    Se fosse, a noticia já teria ‘estourado’, se bem que a demora tenha sido para proteger a família do cara, sei lá…

    Se o fulano tivesse ‘revelações’ importantes, creio que tais noticias ja teriam sido divulgadas.

    Bom, pior para o Irã…
    Um a menos no ‘time’…

  3. esclarecendo…

    ‘Bom, pior para o Irã’

    Não fui feliz na frase: deu a impressão que acho que isso foi bom, uma boa coisa.

    Em geral, a família do ‘desertor’ acaba sofrendo muito. E o próprio é geralmente desprezado, quase sempre tratado com desconfiança por quem o ‘acolhe’.

    Deveria ter colocado,
    ‘Bem, pior para o Irã’.

  4. Somente se deserta de um país autoritário para uma democracia. Alguém já viu um cidadão fugir dos EUA, Suíça, França e Inglaterra para países como Cuba, Coreia do Norte, Irã, Miamar, etc… Não! Isto nunca aconteceu e nunca vai acontecer. O que o cara fez foi sair de uma das ditaduras mais sangrentas do mundo, que condena a morte mais de 200 pessoas por ano por motivos políticos. Parabéns para ele, infelizmente certamente não pode levar a família para morar em um país democrático.

  5. Nick (IN) Fury :
    Somente se deserta de um país autoritário para uma democracia. Alguém já viu um cidadão fugir dos EUA, Suíça, França e Inglaterra para países como Cuba, Coreia do Norte, Irã, Miamar, etc… Não! Isto nunca aconteceu e nunca vai acontecer. O que o cara fez foi sair de uma das ditaduras mais sangrentas do mundo, que condena a morte mais de 200 pessoas por ano por motivos políticos. Parabéns para ele, infelizmente certamente não pode levar a família para morar em um país democrático.

    …concordo contigo…a familia dele que vai sofrer(parentama)….

  6. Jose Vanildes Luiz :
    Pais que prega a destruiçao e bárbarie nao é um bom local para se morar.

    Então a terra dos sionistas era p estar vazia..Vc leu as declarações da ONG sionista “Quebrando o Silêncio ” ? constituida por ex soldados ? então ñ lêia pq vc é outros contínuem a aceitar o inaceitável…é mt chato.

Comentários não permitidos.