Sérvia pede desculpas por massacre de Srebrenica

http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2008/07/22/article-1037120-0208C59900000578-283_468x610.jpg

O Parlamento da Sérvia aprovou na madrugada desta quarta-feira (noite de terça-feira no Brasil) uma resolução condenando o massacre de Srebrenica em 1995 – o pior incidente da Guerra da Bósnia (1992-1995).

O texto contém um pedido de desculpas da Sérvia por não ter feito mais para evitar a tragédia.

O massacre de cerca de 8 mil bósnios muçulmanos foi cometido por forças sérvias da Bósnia – aliadas ao então presidente sérvio Slobodan Milosevic.

Nesta terça-feira, um tribunal rejeitou uma tentativa de parentes das vítimas de responsabilizar as Nações Unidas pelo massacre.

Encarando o passado

A resolução parlamentar foi aprovada depois de Belgrado negar por anos que o massacre sequer tenha ocorrido, disse o correspondente da BBC na Sérvia Mark Lowen.

Segundo Lowen, o atual governo pró-ocidente sérvio acredita que a resolução poderá ajudar o país a ser visto de uma forma favorável no exterior, mostrando que está determinado a encarar o passado, buscando reconciliação regional e sua entrada na União Europeia.

A resolução foi criticada por muçulmanos da Bósnia e da Sérvia porque não descreve o massacre como um ato de genocídio. O episódio já foi reconhecido como genocídio pelo Tribunal Criminal Internacional para a Ex-Iugoslávia, em Haia.

Os nacionalistas sérvios também fizeram ressalvas à resolução, afirmando que ela também deve denunciar os crimes cometidos pelos croatas e pelos bósnios muçulmanos durante o conflito.

Em uma tentativa de aproximar os nacionalistas, o governo prometeu outra resolução no futuro, condenando todos os crimes na antiga Iugoslávia.

‘Protetorado’

O líder dos sérvios da Bósnia durante a guerra, Radovan Karadzic, está sendo julgado em Haia, mas o general sérvio da Bósnia acusado de ter planejado o massacre, Ratko Mladic, permanece foragido.

Vários sérvios da Bósnia foram condenados por seu papel nas mortes em Srebrenica, em que homens e meninos muçulmanos bósnios foram separados de suas famílias e executados a tiros.

Durante a guerra na Bósnia, Srebrenica foi designada protetorado da ONU, cuja segurança era mantida por tropas holandesas.

Por isso, os advogados dos parentes das vítimas também tentaram responsabilizar o governo holandês e a ONU por não terem evitado o massacre.

Mas a Corte de Apelações de Haia manteve nesta terça-feira a decisão de uma outra corte, que em 2008 afirmou a imunidade da ONU no caso – alegando que ela é essencial para que a organização continue a realizar seu trabalho no mundo.

Fonte: BBC Brasil

3 Comentários

  1. Tenho apenas um comentário.

    Sempre que acontecem coisas desse tipo, o melhor depois de passado o episódio é encarar de frente, apurar, e reconhecer eventuais erros, e se for o caso, punir responsáveis.

    O que não se pode mesmo é eternizar o problema.
    Estão certos os que adotam a postura de reconhecer os erros, e assumir responsabilidades.

    Reconciliação não é somente esperar, porque os ódios e ressentimentos só tendem a aumentar com o passar do tempo.

    Espero que continuem no caminho, nesse caso extremamente doloroso, de diálogo, entendimento e reconciliação, para que a região que outrora foi a Iugoslávia de Tito, uma nação que heroicamente combateu os nazistas e foi, por décadas, o exemplo de país socialista, democrático e não-alinhado, volte em lembranças a ser
    o que foi.

  2. Acho que fez bem e deve continuar a trilhar esse caminho doloroso da reconciliação (ainda que isso nos balcãs…), dando o mote à Paz, já que foram os Sérvios os maiores responsáveis pela desestabilização da região, ao longo da História.

    E fizeram-no sempre conscientemente.

    Quanto à Jugoslávia Democrata e Não-Alinhada… sempre foi uma quimera.
    De Democrata não tinha nada, nunca teve, Tito limpou tudo o que era oposição (a seguir a lutar contra os nazis, correu atrás dos Chetniks, e tratou de os aniquilar.

    Aliás, o curioso, ou melhor assombroso, é que Estaline entrou em ruptura com Tito, porque o próprio Estaline reconhecia que Tito ainda era melhor Estalinista que ele!!! Estilo “o meu alter-ego mete-me medo”.

    A boa imagem que a Jugoslávia tinha no Ocidente foi fabricada pelo próprio Ocidente, já que esta tinha entrado em ruptura com Moscovo, pois se até equipamento militar lhe vendeu…

    O Ocidente sempre apoiou toda e qualquer ruptura com Moscovo. Veja-se o caso de Ceausescu. Ronald Reagan chegou a afirmar “Este é um comunista dos bons” AHAHAH

    O Movimento dos Não-Alinhados é uma tentativa de roubar espaço político à URSS. Em última análise, os Não-Alinhados começaram a Alinhar com este ou aquele bloco.
    Aliás, a única coisa que ficou para a história sobre este movimento foi apenas a sua fundação – estranho, não?

    PS – Não quero dizer com isto que outros povos dos balcãs não tenham a sua quota-parte de culpa. Os sérvios apenas têm mais.

Comentários não permitidos.