Defesa & Geopolítica

Análise da Defesa sobre caças deve ficar pronto hoje

Posted by

http://tijolaco.com/wp-content/uploads/2009/08/cacas.jpgO parecer sobre o negócio que envolve a compra de 36 caças para renovar a frota da FAB (Força Aérea Brasileira) deve ficar pronto nesta segunda-feira (29), de acordo com o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Empresas de três países estão na disputa: Suécia, França e Estados Unidos. Mas o governo em diversas ocasiões manifestou preferência pelo modelo francês. O negócio pode chegar a R$ 10 bilhões.

Além do Rafale, disputam o contrato o sueco Gripen e o norte-americano F-18 Super Hornet. Tanto Jobim quanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiram o favoritismo da França sob o argumento de que o país estabeleceu uma parceria estratégica com o Brasil em setembro do ano passado.

Após receber o parecer da consultoria jurídica do Ministério da Defesa, Jobim vai preparar uma exposição de motivos, que será encaminhada a Lula com a sugestão de um dos modelos. É o presidente que dá a palavra final sobre o vencedor do negócio.
A previsão do ministro é que esse documento fique pronto depois do feriado da Páscoa.

Na semana passada, o diretor-executivo da Saab, Ake Svensson, esteve no país ao lado dos reis da Suécia e defendeu a escolha do modelo Gripen dizendo que a empresa pode construir uma fábrica no Brasil. Svensson diz que a nova instalação, que seria provavelmente localizada em São Bernardo do Campo, poderia fabricar aeronaves e carros.

Fonte:R7


22 Comments

shared on wplocker.com