Rafale virá para a Cruzex 2010 – A inglaterra tambem ?

http://www.militaryimages.net/imagehost/images/Matzos/typhoon2.jpg

Caça frânces vai participar de treinamento da Força Aérea Brasileira

O favoritismo do Brasil pelo caça francês Rafale fica cada vez mais evidente. Desta vez, o avisão vai participar da operação Cruzeiro do Sul – treinamento militar que acontece a cada dois anos comandado pelo Brasil. Cem caças devem estar no exercício que deve começar no dia 28 de outubro, depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciar o modelo escolhidos para integrar a Força Aérea Brasileira (FAB).

A Cruzex 2010 é, até agora, o mais prestigiado, além da presença da França, que é uma antiga colaboradora, os Estados Unidos prometeram participar com um caça militar. Antes, os americanos eram só observadores. Não se sabe se os Estados Unidos vão trazer o F-18 ou o F-16, um modelo inferior. Bolívia, Peru, Colômbia, Paraguai, Equador, Canadá e Inglaterra já confirmaram a presença. (nota a Inglaterra vem e a Argentina não?)

A guerra simulada será em Natal, base dos países de “coalizão”, que conta com a ajuda de todos os países. Em Fortaleza, ficará o “inimigo”, representado por aviões da FAB.

Redação SRZD via Blog do Vinna

29 Comentários

  1. A foto parece ter sido manipulada, multiplicando um único caça por 9, criou um efeito interessante de “gansos” em formação de vôo…

  2. A Argentina não deve ter dinheiro pra vir…rsss
    A :Argentina já teve uma força aérea com aviões de respeito, agora pensa em aviões de segunda mão.

  3. Se fosse os Americanos humilhava de uma vez e trazia o F22 e o F35JSF
    Botava os Franceses no saco com seus Rafalecos !!!

    Abs

  4. A FAB vai ‘enfrentar’ a ‘tchurma’ com F5 e AMX ?
    Será um ótimo exercício…
    Nos outros exercícios, alguém teria alguma informação de qual foi a avaliação sobre o desempenho da FAB?
    OU algum link…

  5. Explico a pergunta.
    Não entendo tecnicamente de assuntos de ‘militaria’
    Minha preocupação é apenas como leigo, sobre a capacidade real de nossa FA’s nos garantirem hoje em um futuro pŕoximo, já que reaparelhamento demora uns anos para surtir efeito.
    Nesse caso, gostaria de saber apenas como está a capacidade da FAB de ‘se virar’ hoje com o que tem. Sabemos todos das restrições que a força sofre…
    E também acho que esses exercícios, se apresentados às ‘autoridades e formadores de opinião’ (executivo, legislativo, representantes da soc.civil) de forma realista, aumentariam as chances da ‘política de defesa nacional’ ser realmente levada à sério, independentemente de quem exerce no momento o poder.
    Enfim, os resultados realistas desses exercícios deviam ser divulgados (de forma devida, sem ufanismo mas sem alarmismo) para ‘chamar’ a sociedade a se inteirar sobre nossa defesa nacional

  6. é uma boa oportunidade para se ver o desempenho do Rafale, tomara que a Venezuela viesse com os seus SU-30, mesmo sem os pilotos da estrela vermelha seria ótimo ver um caça russo nessa operação.

  7. Marcelo os argentinos estão esperando o nosso FX,eles querem apenas um tampão,eles pensam em comprar o mesmo caça que o brasil,pois seria uma tremenda vantagem,tenho visto em muitos fóruns por lá!

  8. Porque não convidaram a Rússia ???
    Com seus Mig35 e Su35, para mostrar aos fás dos Rafalecos o que é um vetor de verdade !!!!!

    Uma pena, isso não acontecer.

    Abs.

  9. “O inimigo” que será a FAB vai ser mais um bom exemplo de aviões avançados batendo em aleijado…

    O F-5M é um bom vetor, mas não dá conta do recado, mesmo com um modelo inferior de F-18 ou F-16, se a logística de guerra eletrônica deles fosse utilizada não sobrava rebite sobre rebite, e o mesmo vale sobre os Rafale e Eurofighter…

  10. Darkman se formos entrar nesse quisito teriamos que chamar o Grippen Cd pois o NG não existe,por favor vamos focar no tema e não ficar desmerecendo um grande caça,por que se for assim teriamos que chamar o Grippen NG,ah esqueci ele não existe,ou mandar uns integrantes do Clube de Aero Modelismo de SP ensinar a fab a diferença entre um caça que está no papel e um que existe,e tb dizer a Fab que ela errou em desclasificar o Sukkoi!

  11. Não vamos entrar nessa de ficar colocando defeito no rafale e virar guerrinha,por favor vamos nos ater ao tema,e além do mais VAI TER F-18!,SUKKOI 30 DA VENEZUELA!

  12. A Venezuela vai participar também…vai ter sim Su-30 no exercício, pena que muita gente esconde o jogo nesses exercícios.

  13. Bem que a Luftwaffe poderia mandar aquele F-4 que derrubou dois Rafales em um exercício na Bélgica a alguns anos atrás. Vamos ver se os Rafales são tão bom quanto os franceses dizem. No entanto, não acho que eles aguentem o tranco com os F-18, este sim um caça de primeira. Todo país que tem requisitos operacionais duros, difíceis, com climas extremos, adotou o Hornet ou esta comprando o Super.

  14. Claúdio Humberto de 28 de março de 2010.

    “Tá Feira a Coisa

    A FAB confirmou, através de uma alta patente militar francesa, que o empenho de vender os Rafales se deve à péssima situação situação financeira da Dassault. Se não vender os Rafale ao Brasil, deve pedir falência”.

  15. Nick (IN) Fury isso é ótimo ,temos a chance de uma transferencia de tecnologia,porque se eles não fizeram ficar preta a situação,é aquela história,ter um saco de ouro no deserto não adianta de nada,com essa crise muitas empresas estão nessa,a saab tb,só mesmo a boenig,por isso é rafale pra ontem!
    Vou acessar o blog dele!

  16. Nick (IN) Fury :
    Claúdio Humberto de 28 de março de 2010.
    “Tá Feira a Coisa
    A FAB confirmou, através de uma alta patente militar francesa, que o empenho de vender os Rafales se deve à péssima situação situação financeira da Dassault. Se não vender os Rafale ao Brasil, deve pedir falência”.

    Você consegue ler as coisas que vem do Claudio Humberto?
    Puts….

  17. Será que o NAE São Paulo vai participar? Não acredito que os argentinos tenham grana pra comprar Rafales ou outro avião de 4ª geração.

  18. NESSE EXERCÍCIO ACREDITO QUE A FAB VAI SER A MELHOR OUTRA VEZ, CONTUDO OS RAFALES VÃO ROUBAR A CENA.

Comentários não permitidos.