Brasil como uma potência emergente: A Visão dos Estados Unidos

http://4.bp.blogspot.com/_JWdXNagKSBk/SgBRpR402RI/AAAAAAAAAEI/il5uguzEsJc/s400/C%C3%B3pia+de+Cristo+Redentor+e+Est%C3%A1tua+de+Liberdade.jpgSugestão: Itamar Vaz

Autor: Shannon K. O’Neil, Douglas Dillon

Os Estados Unidos sempre viu o Brasil como uma potência regional significativa, mas a sua importância percebida aumentou na última década. Por causa de sua força econômica, sua liderança hemisférica e seu crescente papel geoestratégico através de instâncias internacionais multilaterais, tornou-se um actor fundamental na política regional e global através de várias dimensões.

Enquanto E.U.A reconhecimento da emergência política e econômica do Brasil trouxe à tona a questão de como Washington deve gerir as relações com Brasília, traduzindo essa nova consciência em políticas concretas de parcerias bilaterais e permanece culto dificuldades. Não está claro se os E.U.A eo Brasil estará disposto e capaz de formar uma “relação especial”.

Este artigo é exibida na íntegra no CFR.org pela autorização de sua editora original. Ele foi originalmente disponível aqui.


Link da matéria no site do Conselho de relações exteriores Americano.
Brasil como uma potência emergente: The View from the United States – Council on Foreign Relations

Nota do Editor.

Recebi este arquivo PDF do participante Itamar Vaz ( obrigado pela sugestão) e recomendo-o  à todos os leitores, infelizmente não tenho o devido tempo para traduzí-lo, como faço com outros textos. Porém, recomendo-o pois vale a pena.

O texto faz uma análise bastante significativa dos interesses mútuos de ambos os países (Brasil e Estados Unidos), e mostra uma visão bem diferenciada da que mídia, especialmente  a Brasileira tenta criar sobre as relações Brasil x EUA.

Se por acaso alguém se candidatar a traduzir e quiser disponibilizar aos demais leitores, terei o prazer de divulgá-lo aqui novamente.

Boa leitura.

E.M.Pinto

3 Comentários

  1. ou contrario, o cristo é q colocou …temos de andar com nossas próprias pernas , longe dos ianks, eles ñ são confiáveis, em nenhuma área, eles estão certos, errados somos nós, paíse tem interesses, é puro pragmatismo…interesses..IANKS GO HOME.

  2. O Estados Unidos da America do Norte logo serao um Desunidos, com baixa moral e finaças em bancarrota colapsante.
    O Brasil para ser um pouco mais emergente precisa mudar a mentalidade de TODO o povo e ser um POVO nacionalista que saiba pelo menos ler e escrever corretamente, para quando votar, votar conscientemente, expurgando os governantes corruptos e oportunistas que se espalham por este Brasil afora.
    Que saibam exigir um PODER JUDICIARIO competente e agil, fazendo com que o brasileiro mude o conceito de que – NO BRASIL AS LEIS FORAM FEITAS PARA SEREM BURLADAS.
    Que saibam exigir no VOTO, uma Nova Constituiçao digna deste nome, para o seculo 21.
    Grato

Comentários não permitidos.