Defesa & Geopolítica

Brasil como uma potência emergente: A Visão dos Estados Unidos

Posted by

http://4.bp.blogspot.com/_JWdXNagKSBk/SgBRpR402RI/AAAAAAAAAEI/il5uguzEsJc/s400/C%C3%B3pia+de+Cristo+Redentor+e+Est%C3%A1tua+de+Liberdade.jpgSugestão: Itamar Vaz

Autor: Shannon K. O’Neil, Douglas Dillon

Os Estados Unidos sempre viu o Brasil como uma potência regional significativa, mas a sua importância percebida aumentou na última década. Por causa de sua força econômica, sua liderança hemisférica e seu crescente papel geoestratégico através de instâncias internacionais multilaterais, tornou-se um actor fundamental na política regional e global através de várias dimensões.

Enquanto E.U.A reconhecimento da emergência política e econômica do Brasil trouxe à tona a questão de como Washington deve gerir as relações com Brasília, traduzindo essa nova consciência em políticas concretas de parcerias bilaterais e permanece culto dificuldades. Não está claro se os E.U.A eo Brasil estará disposto e capaz de formar uma “relação especial”.

Este artigo é exibida na íntegra no CFR.org pela autorização de sua editora original. Ele foi originalmente disponível aqui.


Link da matéria no site do Conselho de relações exteriores Americano.
Brasil como uma potência emergente: The View from the United States – Council on Foreign Relations

Nota do Editor.

Recebi este arquivo PDF do participante Itamar Vaz ( obrigado pela sugestão) e recomendo-o  à todos os leitores, infelizmente não tenho o devido tempo para traduzí-lo, como faço com outros textos. Porém, recomendo-o pois vale a pena.

O texto faz uma análise bastante significativa dos interesses mútuos de ambos os países (Brasil e Estados Unidos), e mostra uma visão bem diferenciada da que mídia, especialmente  a Brasileira tenta criar sobre as relações Brasil x EUA.

Se por acaso alguém se candidatar a traduzir e quiser disponibilizar aos demais leitores, terei o prazer de divulgá-lo aqui novamente.

Boa leitura.

E.M.Pinto

3 Comments

shared on wplocker.com