Autor: Shannon K. O’Neil, Douglas Dillon
Os Estados Unidos sempre viu o Brasil como uma potência regional significativa, mas a sua importância percebida aumentou na última década. Por causa de sua força econômica, sua liderança hemisférica e seu crescente papel geoestratégico através de instâncias internacionais multilaterais, tornou-se um actor fundamental na política regional e global através de várias dimensões.
Enquanto E.U.A reconhecimento da emergência política e econômica do Brasil trouxe à tona a questão de como Washington deve gerir as relações com Brasília, traduzindo essa nova consciência em políticas concretas de parcerias bilaterais e permanece culto dificuldades. Não está claro se os E.U.A eo Brasil estará disposto e capaz de formar uma “relação especial”.
Este artigo é exibida na íntegra no CFR.org pela autorização de sua editora original. Ele foi originalmente disponível aqui.
- Brasil como uma potência emergente(426K PDF)
Link da matéria no site do Conselho de relações exteriores Americano.
Brasil como uma potência emergente: The View from the United States – Council on Foreign Relations
Nota do Editor.
Recebi este arquivo PDF do participante Itamar Vaz ( obrigado pela sugestão) e recomendo-o à todos os leitores, infelizmente não tenho o devido tempo para traduzí-lo, como faço com outros textos. Porém, recomendo-o pois vale a pena.
O texto faz uma análise bastante significativa dos interesses mútuos de ambos os países (Brasil e Estados Unidos), e mostra uma visão bem diferenciada da que mídia, especialmente a Brasileira tenta criar sobre as relações Brasil x EUA.
Se por acaso alguém se candidatar a traduzir e quiser disponibilizar aos demais leitores, terei o prazer de divulgá-lo aqui novamente.
Boa leitura.
E.M.Pinto
o que é isto…botaram uma “mão boba” no Cristo Redentor, rsrs
ou contrario, o cristo é q colocou …temos de andar com nossas próprias pernas , longe dos ianks, eles ñ são confiáveis, em nenhuma área, eles estão certos, errados somos nós, paíse tem interesses, é puro pragmatismo…interesses..IANKS GO HOME.
O Estados Unidos da America do Norte logo serao um Desunidos, com baixa moral e finaças em bancarrota colapsante.
O Brasil para ser um pouco mais emergente precisa mudar a mentalidade de TODO o povo e ser um POVO nacionalista que saiba pelo menos ler e escrever corretamente, para quando votar, votar conscientemente, expurgando os governantes corruptos e oportunistas que se espalham por este Brasil afora.
Que saibam exigir um PODER JUDICIARIO competente e agil, fazendo com que o brasileiro mude o conceito de que – NO BRASIL AS LEIS FORAM FEITAS PARA SEREM BURLADAS.
Que saibam exigir no VOTO, uma Nova Constituiçao digna deste nome, para o seculo 21.
Grato