A Marinha russa necessita de pelo menos 50 submarinos nucleares, declarou um alto oficial da Marinha durante uma entrevista neste sábado à rádio Ekho Moskvy .
A Marinha da Rússia tem cerca de 60 submarinos estratégico, multi-funcionais e submarinos diesel-elétricos em sua frota de combate. “O número de submarinos nucleares da Marinha da Rússia não deve ser inferior a 40-50”, disse o Vice-Almirante Oleg Burtsev.
Segundo ele a França, Grã-Bretanha e os Estados Unidos têm pelo menos nove submarinos nucleares em prontidão constante nos mares.
“A fim de contrabalançar-los, precisamos ter dois ou três submarinos de propulsão nuclear. Eles precisam saber que estamos preparados para responder a qualquer ataque”, disse Burtsev.
Quando questionado se a Rússia estaria atrás da China no tocante à capacidade de construção e desenvolvimento de sua frota, uma vez que a China constrói 2-3 submarinos por ano, Burtsev disse que a Rússia não estava em inferioridade.
” Temos em desenvolvimento os submarinos classe Yasen (project 885), e este ano concluiremos as etapas de julgamento final do submarino classe Lada (Project 667).”
18 Comments