AC313 – China faz voar seu primeiro helicóptero médio civil


Sob a designação AC313, voou pela primeira vez o primeiro helicóptero médio de transporte para uso civil totalmente desenvolvido na China. O Vôo se deu nesta quinta em Jingdezhen, Jiangxi, leste da China.

Na verdade se trata de uma versão melhorada do helicóptero civil PLA Z-8. O vôo durou cerca de 30 minutos e este executou evoluções diante de uma platéia formada por funcionários da Aviation Industry Corporation of China – AVIC.

O AC313 é um helicóptero que tem uma capacidade de transporte de 13.8t, uma capacidade de transporte para 27 passageiros ou 15 macas com feridos. O alcance máximo é de 900 km (cerca de 559 milhas). Pode atuar em missões SAR – busca e salvamento, combate a incêndios florestais dentre outras. A aeronave constitui a terceira geração, helicópteros fabricada na China.

Clique aqui para ver o Vídeo

http://junshi.cctv.com/20090712/images/1247361339841_0710_693686.jpg

http://himg2.huanqiu.com/attachment/090710/5f9f1983d2.jpgFonte:  Hangar do Vinna Vinna com informações do China Military Power Mashup

8 Comentários

  1. Alguém lembra dos Super Frelons franceses?

    Pois este parece uma versão atualizada do robusto Super Frelon, que era concorrente do SH-3 Sea King anglo-americano.

    Mesmo assim acredito que eles estão no caminho certo, pegam um projeto estrangeiro, inicialmente copiam, depois melhoram e finalmente realizam o seu.

    Sds,
    Ivan.

  2. Sr. Editor,

    Pois é, Super Frelon!
    Fase 1, Z-8 é cópia.
    Fase 2, AC313, uma versão melhorada com novos materiais, aviônicos digitais e novos motores.
    Fase 3, veremos em breve.

    Mas, descontando o derrespeito ao copyright dos outros (sem licença), eles estão certos, construindo aeronaves um tanto quanto defasadas em relação ao ocidente, mas avançando na propriedade da tecnologia.
    Os coreanos estão avançando também, mas com respeito às normas comerciais, tomando como exemplo outro helicóptero, o KAI Surion.

    Enquanto nós montamos helicópteros em uma fábrica à 30 anos e não fabricamos nada, não temos um projeto nacional e não impomos limites à participação estrangeira nesta montadora…

    Não gosto dos métodos chineses, muito menos de sua política monopartidária, mas as vezes devemos procurar aprender com eles nas negociações comericais.
    Se temos um mercado interessante podemos cobrar uma participação maior… Talvez um dia, quem sabe?

    Abç,
    Ivan.

  3. Diferente do brasil que sempre dependera dos outros deixou a engesa se acabar, e se bobearem a embraer vai junta com a petrobras de brinde pro fundo do poço

  4. É rogerio espero que a mentalidade dos políticos mudem agora, pq se não vamos ter ‘certos problemas’ num futuro naum muito distante…

Comentários não permitidos.