Hillary chega à Rússia para negociação sobre redução de arsenais nucleares

http://images.ig.com.br/publicador/ultimosegundo/156/156/55/7539204.hillary_mundo_278_399.jpg

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, chegou à Rússia nesta quinta-feira para negociações com o governo russo sobre o pacto de redução dos arsenais nucleares dos dois países. A visita de 36 horas de Hillary também inclui uma reunião do quarteto de mediadores do Oriente Médio – União Europeia, Rússia, ONU e os EUA.

Autoridades dos EUA estavam animadas sobre a possibilidade de se alcançar um acordo para a redução nuclear, afirmando que foram feitos avanços significativos para um pacto na semana passada.

Há vários meses, Moscou e Washington realizam negociações em Genebra para acertar um novo tratado de desarmamento estratégico, que vai substituir o Start, cuja vigência expirou em 5 de dezembro do ano passado.

Embora as autoridades russas e americanas tenham declarado de maneira reiterada seu propósito de fechar o mais rápido possível os termos do novo tratado, os negociadores não conseguiram assinar um acordo.

A Rússia insiste que o novo tratado deve regular também o desenvolvimento dos sistemas de defesa antimísseis, enquanto que os EUA consideram que este é um tema que deve ser negociado separadamente.

Nesta semana, o presidente da Duma (Câmara dos Deputados da Rússia), Boris Grizlov, advertiu que o Legislativo não ratificará um tratado de desarmamento estratégico que não inclua o problema dos sistemas antimísseis.

No final de fevereiro, fontes russas e americanas anteciparam que o novo tratado poderia ser assinado antes da cúpula sobre segurança nuclear que será realizada em Washington nos dias 12 e 13 de abril.

A reunião sobre o Oriente Médio está marcada para a sexta-feira.

Com Reuters e EFE

Fonte: Último Segundo

4 Comentários

  1. Travestida de ovelha a lôba se aproxima do urso com a sutileza uma de serpente para negociar sanções contra o Irã.

  2. Vão negociar, negociar…
    E vão mante rum bom tanto de ‘nukes’, por via das dúvidas.
    E vão continuar atazanando os demais países para que somente eles as tenham.
    Os EUA têm imenso interesse em que ninguém tenha armas nucleares, pois essa é único obstaculo para que ‘mandem’ no mundo.
    Qual nação, talvez exceto a China, tem condições de se opor militarmente aos EUA ?
    Sem ‘nukes’, a França é páreo ? Ou a Rússia ?
    Qual país tem condições de bloquear um outro via mar? Qual tem a maior e mais equipada força aérea, o mais pronto e equipado exército para intervir onde for?
    Não duvido que os EUA aceitem desarmar suas bombas, se todos o fizerem.
    Aí é que estarão por cima mesmo.
    Por isso acho que a Rússia não vai desmontar seu arsenal nuclear, talvez apenas diminui-lo um pouco.

Comentários não permitidos.