Saab anuncia progressos no desenvolvimento do Gripen NG

http://www.key.aero/central/images/news/1043.jpg

Segundo a Saab, as etapas de ensaios aéreos do demonstrador de conceito do Gripen NG (Next Generation) continuam de acordo com a programação. Nesta sexta-feira (12), a aeronave completou seu voo de número 117.
Mattias Bergström, gerente do programa de desenvolvimento do Gripen NG, informou que o rigoroso inverno deste ano na Suécia tem apresentado desafios ao programa experimental, entretanto, os contratempos causados pelas intempéries estão sendo superados.

A Saab esta atualmente realizando testes com todos os sistemas táticos que equiparão o Gripen NG, entre eles, o radar AESA (varredura eletrônica) e o novo sistema de comunicações. Bergström confirmou a conclusão com sucesso dos ensaios do sistema óptico de alerta de aproximação de mísseis (MAWS- Missile Approach Warning System) e do sistema de combustível interno, cuja capacidade foi aumentada em 40% com relação aos Gripen C e D.

O Gripen NG é um dos três concorrentes finalistas do Projeto F-X2 da Força Aérea Brasileira, cujo contrato poderá alcançar os R$ 10 bilhões envolvendo o fornecimento de 36 exemplares do modelo escolhido mais a tecnologia exigida pelo governo brasileiro.


Fonte: Tecnologia&Defesa

12 Comentários

  1. Se quisermos viver no…

    “Lindo mundo da imaginação”, tudo bem vamos com o Gripen NG, agora se quisermos algo, mais ‘concreto’ vamos com Super Hornet ou Rafale…

  2. O leandro mello provavelmente está recebendo algum para defender o Rafale, o pior na classificação da FAB. A FAB já decidiu pelo Gripen NG e ponto final. O presidente da república tem que seguir essa escolha.

  3. diego :
    O leandro mello provavelmente está recebendo algum para defender o Rafale, o pior na classificação da FAB. A FAB já decidiu pelo Gripen NG e ponto final. O presidente da república tem que seguir essa escolha.

    Eu não estou defendendo ninguem!!! Eu só acho que entre dois aviões (Leia – se Rafale e Super Hornet), que já estão prontos e voando, são bem melhores que o Gripen NG que nem detém todo tecnologia que nos foi ofercida.

  4. Alias, não dá para comparar nenhum caça com o NG, até o PAK da Rússia que era só um projeto já está voando mas o NG ainda não existe… eles continuam usando um gripen velho para demonstrar as tecnologias… francamente, isto é um embuste, é a mesma coisa q

  5. NG, o embuste!

    Só caiu nessa conversa quem estava pensando nos rios de dinheiro que iam ser enterrados no projeto, quem estava cheio de interesses nos cargos que foram ofertados, quem acreditou naquele brigadeiro que encheu os bolsos de corôas suecas, nos infindáveis empregos para os engenheiros que iam passar 10 anos mamando nas tetas da FAB sem produzir nada… brincando com um avião de papel, e prometendo para a década de 2020 um avião baseado na 4a. geração.

    Ótimo para essa tchurminha faturar um, mas em termos de proteção para o Brasil ele é um zero à esquerda, um avião que nem sequer existe.

    E já é o rei do paintshop!

    Os defensores do projeto NG sempre mentiram a respeito dele, ou estavam muito mal informados, acreditaram na propaganda da SAAB sem nem sequer verem o avião produzido:

    ele não existe e eles dizem que é bonito
    ele não existe e eles mostram foto dele decolando de um porta aviões
    ele não existe e eles conseguem até apresentar preço
    ele não existe e eles conseguem calcular o consumo e o alcance
    ele não existe e eles até sabem qual é a velocidade final

    De tudo isso, só se sabe de uma coisa:

    ELE NÃO EXISTE !

  6. Quanta opinião ao mesmo tempo emocional e infundada. Eu pessoalmente acho o Grippen uma boa idéia, se for integrado com uma estratégia de pequenos campos de voo espalhados pelo interior. O Brasil não tem recursos para bancar grandes bases aéreas muito bem defendidas, é melhor ouvir Sun Tzu e, sendo numericamente e tecnicamente inferior, espalhar as nossas forças e usar de táticas de guerrilla para defender a nação.

    Acredito que uma parceria com a Suécia, que promete completa transferência tecnológica e outras compensações comerciais a opção mais vantajosa. Os franceses querem nos vender caças caros demais e os americanos além de mais caros ainda restringem a transferência de tecnologias chave. A Rússia é o país menos confiável para vender um caça experimental, enquanto que com a Suécia temos uma chance de desenvolver um sistema eficiente de defesa que fará frente às modernas frotas Chilenas (origem americana) e Venezuelanas (origem russa). Ambos vizinhos têm mais capacidade aérea que nossos caças de 30 anos podem enfrentar no momento, e no entanto ambos têm uma falha fundamental. Os chilenos não têm acesso completo à tecnologia que usam e os Venezuelanos têm que aprender russo e usar sistemas pouco confiáveis.

  7. E o F18 era impossível, comprar o F18 era ficar fora dos BRICs.
    Era perder toda a credibilidade frente aos BRICs e o mundo em desenvolvimento.
    Alguns -ainda com os problemas internos- consideram os BRICs como uma super-potência. CN e ÍN já estão falando de que o interesse dos americanos é provocar uma guerra na Ásia, assim que fica claro que a Índia não se vai prestar para esse negócio.
    ———————-
    Era F18 G-NG ou Rafale, seria melhor ter feito parceria com os russos, sempre visando produzir um avião verde-amarelo.
    ———————-
    Nossa baixa integração a economia mundial, ao final foi uma vantagem, fomos menos vulneráveis as crisis vindas de fora.
    ———————-
    Os investidores não param de vir para o Brasil, acho não estão errados.

  8. O Brasil mudou, agora osadia só falta na FAB Folha Globo.
    Se algo tem este governo é osadia.
    A FAB foi que se jogou no pior projeto, mas acho que não vai voltar acontecer.
    Parabéns aos russos por não falar de “a Russia e pequena”, “a Russia não pode”, “a Russia não tem capacidade”, “a Russia tem que comprar o avião mais barato”.
    É a hora do Brasil.
    Brasil já é uma potência mas tem ‘folhas’ FABs e alguns brasileiros que vivem fora, que ainda não acordaram, ou têm interesse em continuar o país sendo do terceiro mundo.
    ———————–
    “Ontem mesmo o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, entregou ao ministro da Defesa a resposta da FAB.”
    Ontem=17-março-2010!!!
    ———————–
    “Os militares têm interesse em que o assunto seja resolvido o mais rapidamente possível.” (?!) PRESSA? parece piada!
    Acho que eles não queriam que fosse esse governo quem aparelhara a FAB.
    Queriam que o governo adiara a compra-parceria.
    Se o FX-2 foi uma novela, a responsável é a FAB, que demorou, hesitou, deixou vazar informações, e não respondeu as fofocas da Folha.
    A Marinha tem sido um exemplo, sigilo, nada de fofoca, e resposta imediata a invenções da Folha.
    ———————-
    A FAB entregou a avaliação dos caças no dia 17-março-2010
    A demora foi da FAB, os responsáveis da novela são FAB Folha Globo e a Saab com seu lobby infinito.
    Com o dinheiro que a Saab jogou em lobby já tem asegurada a falencia. rsrs

Comentários não permitidos.