Presidente francês critica decisão dos EUA sobre aviões cisterna

http://i.telegraph.co.uk/telegraph/multimedia/archive/01290/nicolas_sarkozy__1290541c.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, criticou nesta sexta-feira em Londres a nova licitação lançada pelos Estados Unidos para renovar a frota de aviões cisterna, e que obrigou a construtora aeronáutica europeia EADS a desistir do processo.

Confesso que não gostei da decisão”, declarou Sarkozy em uma coletiva de imprensa em Londres, após um almoço de trabalho com o primeiro-ministro britânico Gordon Brown.

“Não são métodos. São métodos que não são bons para os sócios dos Estados Unidos e para os Estados Unidos, que são uma grande nação com a qual temos laços próximos e amistosos”, acrescentou o presidente francês.

A Força Aérea americana escolheu em 2008 a EADS – empresa que fabrica o Airbus – e a Northrop Grumman como produtoras de 179 aviões de reabastecimento, em um contrato de 35 bilhões de dólares, um dos mais importantes firmados pelo Pentágono nos últimos dois anos.

Fonte:Bol/uol

11 Comentários

  1. Isso e bem feito para os aliados dos USA, eles (USA) só pensam nas industrias nacionais ( boeing e LM ) deles kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  2. Os EUA ultimamente estão sendo desprestigiados pelo mundo todo,a hegemonia americana esta apresentando sinais de fraqueza perante a comunidade internacional, não tem mais aquela velha história de pressão americana para todos os lados, a partir de agora, o mundo se prepara para um novo “dono do mundo”, os CHINESES.

    Abraço.

  3. Acho que não é bem desse lado Lucas, acho que os chineses não serão necessariamente os “donos do mundo” como ele bem sonham, pois o partido único deles pode botar a economia do mundo a perder ja que eles podem mudar as regras do jogo ao seu favor, do mesmo modo dos EUA, mas com uma diferença, o tudo que os chineses fariam seria 10 vezes pior que com os EUA no poder. Então, a china terá o seu lugar, pois nenhum país do mundo quer arriscar a economia.

    O mundo multipolar não está relacionado a economia e sim a politica, com o fim da hegemonia EUA, o mundo se dividirá em pequeno blocos, cada um com seus interesses, a ONU perderá de vez sua utilidade e voltará a velha ordem mundial antes da 1ª guerra mundial, cada país é dono de seu nariz, só que com mais riscos no mercado globalizado.

    Confesso que isso me da medo, pois sem existir um orgão internacional, qualquer interesse seria disputado no força militar, com destaque para intimidação, invasão nos mares alheios, como a china faz com seus vizinhos, e ataques hackers.

    O mundo de amanhã será muito perigoso, pois os chineses são mais inescrupulosos que os EUA, a China si quer ajudou o Haiti. Francamente, o sonho da China sempre foi ser o mais poderoso império do mundo.

    Infelizmente vou torcer para esse império partir em dois, um democrata e um socialista, só assim o mundo terá um pouco de paz.
    Não me levem a mal, mas todos sabemos que um império centralizado sempre cai e sempre cairá.

    Muitos criticam os EUA, mas por mais que seja cachorros carniceiros cheiradores de gatinhos, eles mantem o certo controle.

    Ufa, falei.

  4. Parceria tem que ter comprometimento de ambos os lados.
    Se um não honra, não ha motivos para o outro cumprir também.

  5. Parece que até a França, (que já não é tão amiga assim dos EEUU), estão querendo cada vez mais “independencia” dos EUA.

  6. Seria MADE IN CHINA para tudo quanto é lado se a China estivesse no comando!

    Melhor sozinho do que mal acompanhado!

    “O Sahara precisa de liberdade! Repúdio ao Marrocos!”

  7. Bruno Luiz Rocha… concordo em tudo que escreves.
    Estás correcto.
    Os EUA ainda são um mal menor comparado com outros países, a china por sua vez vive com aquilo que consegue vender para fora do país… se fossem uma economia fechada… não teríamos a china que temos hoje. Eles estão mais abertos…eles (China) por exemplo; tem um volume de negócios com EUA muito grande, tal como os Americanos têm para eles.
    Politica é uma coisas, mas quanto toca a negócios… bem eles esquecem um pouco as suas divergências.
    Vou colocar um cenário; a china deixa de fazer negócios com os EUA, os EUA por sua vez tb cortam relações e nada compram aqueles lados; é possível… Não, isso não acontece a economia é uma coisa e politica é outra. Agora faço o papel dos EUA, eles são responsáveis por 1/3 da economia mundial… eles conseguem viver sós, pq sabem e têm recursos para isso, quantos outros países têm a possibilidade de viverem sós?… muito poucos.
    Todos os países jogam duro e não me venham com histórias que o lobo mau é americano, pensem um pouco. A Rússia faz imensas pressões para poder vender o seu material bélico… é produto deles… porque não fazer isso. Burro é quem não faz e nem tE^m estratégias. Amigos, o país das maravilhas nunca existiu nem vai existir, Nós próprios temos esse modo de ser… sejam na influência de colegas de trabalho, escola em casa. etc etc.
    Os EUA só estão afastar a concorrência, e a Europa não se arme em anjos do mundo, pq não são… eles têm vendido muita coisa ás custas de pressões e estratégias.
    O presidente francês, muita pressão está a fazer ao Lula para que os sues rafales sejam vendidos para o Brasil, e faz muito bem, tal como os outros estão fazer.
    Agora ninguém dê lições de moral porque nenhum deles tem esse moral. Percebem.
    E mais uma coisa, deixem de ser antiamericanos porque o mundo funciona assim… os portugueses no seu tempo foram donos do mundo, os espanhoes também… agora é a vez dos EUA. E como diz o nosso amigo Bruno Luiz Rocha, vão se formando blocos…esse é o novo panorama mundial…

Comentários não permitidos.