China rebate e lança relatório que critica EUA por violar direitos humanos

http://kimmco.typepad.com/photos/uncategorized/2007/03/18/yellow.jpg

O governo chinês demorou menos de um dia para responder às duras críticas do relatório anual do Departamento de Estado americano –que apontou a piora na situação dos direitos humanos na China, principalmente em temas como liberdade religiosa e uso da internet.Nesta sexta-feira, Pequim publicou seu próprio relatório através do Escritório de Informação do Conselho de Estado (Poder Executivo), no qual diz que o governo americano utiliza os direitos humanos “como um instrumento político para interferir nos assuntos internos de outros países, difamar a imagem de outras nações e perseguir seus próprios interesses estratégicos”.

“Como em anos anteriores, os relatórios [dos EUA] estão cheios de acusações sobre a situação dos direitos humanos em mais de 190 países e regiões, incluindo a China, mas fecham os olhos, se esquivam e até encobrem abusos dos direitos humanos em seu próprio território’, afirma o texto do Executivo chinês.

O relatório de Pequim destaca que os EUA não permitem a liberdade de imprensa e expressão, e remete a casos de escutas telefônicas e de controle e monitoração da internet depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001, assim como à iniciativa do Congresso americano de impor sanções a cadeias árabes de televisão via satélite.

Pequim também afirma que os norte-americanos estão vivendo um aumento das situações de abuso de poder e de delitos violentos.

“Em um momento no qual o mundo está sofrendo um desastre nos direitos humanos causado pela crise financeira global induzida pela crise “subprime” dos EUA, o Governo americano segue ignorando seus próprios problemas de direitos humanos e só aponta os dedos aos outros países. É realmente uma pena”, conclui o documento.

Trata-se do 11º documento anual emitido por Pequim sobre os direitos humanos nos EUA, em resposta à apresentação, quinta-feira, de um relatório de Departamento de Estado americano sobre a evolução dos direitos humanos no mundo, que faz duras críticas a China, Irã e Cuba.

Americano

Para Washington, a situação na China “segue ruim, e piorou em algumas áreas” em 2009, especialmente em respeito a castigos aos dissidentes e algumas minorias étnicas, como uigures e tibetanos.

O documento do Departamento de Estado americano destaca a situação em Xinjiang, a região muçulmana do nordeste do país que viveu no ano passado confrontos étnicos entre a minoria uigur e a maioria han com saldo de cerca de 200 mortos.

Pequim “intensificou uma repressão severa, nos planos cultural e religioso”, diz o documento.

O relatório americano também denunciou “abusos graves dos direitos humanos”, que incluem “mortes extra judiciais, execuções sem processo devido, tortura e confissões obtidas sob coerção e uso de trabalhos forçados”.

Relações

As relações diplomáticas entre Pequim e Washington passam por momentos de grandes tensões, após o anúncio do plano americano de vender um pacote de armas a Taiwan, avaliado em US$ 6,4 bilhões, e o encontro recente entre o presidente americano Barack Obama e o dalai-lama, o líder espiritual tibetano.

A China tomou medidas de represália, como a suspensão dos intercâmbios militares bilaterais com os EUA, e anunciou sanções contra empresas americanas que participem da venda de armas a Taiwan.

O conflito da censura do Google na China, os direitos humanos e a valorização do iuane são outros assuntos que dificultam as relações bilaterais.

Com Efe e France Presse

Fonte: Bol/UOL via EFE

22 Comentários

  1. Finalmente uma voz com força real para falar dos erros de nossos nobres “policiais” do mundo…

    Vão me chamar de comunista depois dessa… mas não me importo…

    Os erros devem ser apontados, tanto os da China quanto os dos EUA, nessa dupla realmente não nenhum santo…

  2. kkkkkk td o que eu queria, concorrência, quem sabe agora com as duas superpotências criticando-se mutuamente elas não evoluem mais rapidamente. Porque criticar os outros é fácil olhar-se no espelho é mais complicado. Gostei da postura da China é isso aí.

  3. Nenhum dos dois são santos, se cada um cuidasse mais dos seus próprios atos estariam bem melhor, os EUA são uma democracia cujo seu povo tem seus direitos garantidos mas não dispensa os mesmos cuidados com os outros povos e a China, bom a China até com o seu povo deixa a desejar em matéria de direitos.

    []s

  4. Interessante, os EUA criticam todos os países que reprimem os direitos humanos, mais se esquecem dos seus erros, quem são eles para apontar os erros dos outros, como se a sociedade americana fosse perfeita em todos os sentidos, sem nenhuma falha.

    Os EUA é o único país que cria organizações para fiscalizar o resto do mundo, e não a ele mesmo, veja a IAEA, fiscaliza a todos os países signatários, exceto os EUA, como se eles não representassem perigo a comunidade internacional, vejam as declarações dos congressistas americanos que ameaçaram uma contra-retaliação ao governo Brasileiro caso ele cumpra sua retaliação pelos subsidios ilegais a produtores americanos de algodão.

    É simplesmente um absurdo, eles são signatários e um dos fundadores da OMC para regulamentar o comércio internacional, mas as regras valem apenas para os outros países, para eles não, hora, nós fomos autorizados a fazer a retaliação pela organização internacional, e eles não podem sequer pensar em contra-retaliação por que é contra as normas.

    Por outro lado, creio que eles perceberam que não são mais os donos da América do Sul, pois esta já tem outro dono,e por isso tantos choques entre os governos Brasileiro e Americano, agora que não temos mais coleira, eles não podem nos segurar, e creio que isto não esta acontecendo só aqui,veja no Oriente médio e na África onde o Brasil e a China estão entrando com força, por isso ainda vejo em um furuto próximo, muitos outros impasses entre Brasil-EUA, querendo ou não a hegemonia americana esta acabando, e eles estão percebendo, e querem reverter este processo, que a meu ver já é um caminho sem volta.

    Abraço.

  5. Muito justo.
    Os EUA viviam cuspindo na cara de todo mundo e agora tem alguém cuspindo no seu rostro também. O pior é que por causa de relatórios parciais come esses, os gringos vivem com a ilusão de que seu governo não comete crimes ou viola direitos humanos e ficam até chocados se falam disso a eles.
    A politização e policiamento dos meios de comunicação nos EUA é tão forte quanto em outros países condenados pelos EUA, e tanto isso é verdade que durante as camapanhas militares as pessoas que criticavam o governos eram considerados traidores da nação podendo até sofrer violência física nas ruas ou demitidas de seu trabalho.

  6. ” Acho que não é bem desse lado Lucas, acho que os chineses não serão necessariamente os “donos do mundo” como ele bem sonham, pois o partido único deles pode botar a economia do mundo a perder ja que eles podem mudar as regras do jogo ao seu favor, do mesmo modo dos EUA, mas com uma diferença, o tudo que os chineses fariam seria 10 vezes pior que com os EUA no poder. Então, a china terá o seu lugar, pois nenhum país do mundo quer arriscar a economia.

    O mundo multipolar não está relacionado a economia e sim a politica, com o fim da hegemonia EUA, o mundo se dividirá em pequeno blocos, cada um com seus interesses, a ONU perderá de vez sua utilidade e voltará a velha ordem mundial antes da 1ª guerra mundial, cada país é dono de seu nariz, só que com mais riscos no mercado globalizado.

    Confesso que isso me da medo, pois sem existir um orgão internacional, qualquer interesse seria disputado no força militar, com destaque para intimidação, invasão nos mares alheios, como a china faz com seus vizinhos, e ataques hackers.

    O mundo de amanhã será muito perigoso, pois os chineses são mais inescrupulosos que os EUA, a China si quer ajudou o Haiti. Francamente, o sonho da China sempre foi ser o mais poderoso império do mundo.

    Infelizmente vou torcer para esse império partir em dois, um democrata e um socialista, só assim o mundo terá um pouco de paz.
    Não me levem a mal, mas todos sabemos que um império centralizado sempre cai e sempre cairá.

    Muitos criticam os EUA, mas por mais que seja cachorros carniceiros cheiradores de gatinhos, eles mantem o certo controle.”

    Medo, muito medo

  7. “como um instrumento político para interferir nos assuntos internos de outros países, difamar a imagem de outras nações e perseguir seus próprios interesses estratégicos”

    Falou tudo.

  8. Até a China ja manjou a jogada dos Estados Unidos para cima deles.
    Não gosto do governo comunista, mas nessa eles tem razão.
    Enquanto a Guantanamo?
    Que morau os EUA tem?

  9. Lukas Urbaski

    A tempos vamos clamando por uma mudança na ONU.
    A ONU foi criada com a mentalidade dos século 19 anida, com direito apenas para os “vencedores” da guerra. Ou seja, a mentalidade da criação da ONU, com os “líderes máximos inquestionáveis” está ruindo, a ONU está perdendo o poder e parece que vai levar o resto dos “vencedores” para o escuro, vão ficar sem moral alguma.

    Eu só imagino uma coisa, precisamos criar uma nova ONU, sem essa de país que pode mais e país que pode menos.

    Se continuar assim, estaremos mais perto do colapso da ONU, quando alguns países começarem a sair dessa organização dizendo que “não há razões para permanecer numa organização que serve a interesses dos grandes” aí a ONU não será mais nada.

    Países como China, Rússia, Países Árabes e até o Brasil começarão a questionar o poder da ONU e toda Hegemonia da Europa e a dos EUA estarão por um triz.

    Infelizmente, acho até melhor ela acabar de vez. No mundo mais liberal multipolar, precisaremos de uma organização mediadora e não manipuladora. E que essa nova organização conte com a vontade de todos e não só dos poderosos.

  10. “Um Sujo, Falando do Mal Lavado!”

    A China antes de criticar deveria olhar para o seu “próprio umbigo”. E isso serve para os EUA também.

  11. Lukas Urbanski

    Outra coisa que me preocupa mesmo são as atitudes dos Estados Unidos, pode ser que venham arruinar a União Europeia para desmembrar essa unidade, assim, levando a Europa em declínio econômico e politico, assim podendo ter maior liberdade politica.
    Uma das primeiras crises dos EUA no mundo, foi alguns de seus aliados se queixarem de que os Estados Unidos não estão cumprindo compromissos, nem mesmo regras cujo os mesmo haviam criado para “organizar” o mundo. Outra coisa foi a
    guerra do Iraque sem a concessão da ONU.

    Porque eu falo que a Europa Irá se desmembrar, por causa da Inglaterra e outros países que são TOTALMENTE complacente com os EUA, entrará em choque com o restante e a união Europeia poderá ir para a cova mais rápido do que pensa.

    No futuro, todo cuidado é pouco.

  12. Excel

    Muito justo mesmo. E eles tem a cara de pau de falar da China. Bem, pelo menos, lá, niguém morre a toa. Enquanto eles (EUA) manipulam a sua mídia ao seu favor.

  13. Pois é…
    Essa jogada dos EUA de só apontar os defeitos dos outros (que podem mesmo até ser reais) é velha.
    Mas o que se critica é que os EUA nunca falam de si próprios, nunca .
    E tem mais, para os europeus, afirmo que os EUA nunca quis uma união europeia, pois a união faz a força, e o método americano é justamente dividir para conquistar.
    Por trás de muitas ações americanas esta o plantio de cizânia entre na UE, podem crer.
    Ninguem nega problemas, mas os EUA se arvoram no direito de apontar e criticar o resto do mundo.
    Nunca a si mesmos.

  14. O legal é que a China rebateu as críticas um dia depois dos Estados Unidos sair apontando o dedão no defeito dos outros. O Brasil também foi criticado, falaram da nossa polícia e de uma penca de coisa aí, e não vi a resposta do Brasil, se é que responderam alguma coisa. Mas que coisa essa dos norte americanos heim, a cada dia me surpreendo negativamente com eles, é mas vamo ver no que vai dar provavelmente só vai ter um bate boca atoa e vai ficar por isso mesmo.

  15. Pessoal, antes de ser esquartejado pela minha humilde opinião, não disse que a China seria melhor nem pior que os EUA no novo líder global, o que no entanto essa inversão já é certa, pois mais tempo ou menos tempo a China deverá ser a maior economia mundial,porém também concordo que a China seria bem mais inescrupulosa no lugar dos EUA, outro ponto, foi que eu não mencionei a palavra ONU em momento algum do meu post,pois creio que todos estão carecas de saber que a ONU não tem mais poder sobre a comunidade internacional, no mais concordo plenamente com o que disse nosso prezado amigo Luiz.

    O que eu quiz deixar bem claro, e o que parece que muitos aqui não entenderam, é que os EUA que estavam acostumados a ser o líder econômico e político do mundo globalizado, esta perdendo força, ou seja, o mundo esta caminhando para a multi-polaridade, sem um país que dite as regras, e eles (os EUA) estão sentindo na pele esta perca de poder e estão tentando reverter o processo, o que como eu disse, no post passado, é um caminho sem volta.

    Bruno L.Rocha, Luiz, e demais amigos do blog, grande abraço.

  16. Mt bom ..eles , os ianks, ñ tem moral p falarem mal dos sinos, pois invadem ,tortuta, mutilam é matam milhares de inocentes diárimante, vide os erros de alvos no Afeganistão e Irak…o sujo fgalando do mal lavado.

  17. Em relação a direitos Humanos nenhum é cumpridor… A china… o sistema político dele é complicado… Não gostaria de viver lá…
    E claro os EUA também não são santos…
    Alguém já ouviu falar de uma guerra que não fosse suja?
    Eu não…

  18. Lucas,

    Achei muito boa a sua colocação… A China simplesmente está dando um “troco” com uma força igual aquela que os EUA gostam de jogar sobre o resto do mundo.

    Após a segunda guerra mundial o mundo ocidental e parte do oriental foram guiados pelos interesses americanos de forma quase irrestrita, após o fim da URSS aí que vimos o mundo quase todo seguindo o bastião último e final da “democracia” e “liberdade”.

    Creio que o tempo de todos os grandes “impérios” chega ao fim e a História comprova isso… Não sei se o momento seria o de “passar o bastão” para a China, ou de compartilha-lo (espero profundamente que não seja uma passagem de bastão), o importante é termos novamente no “jogo” uma potência com força de bater o pé e fazer com o os desejos americanos não sejam a verdade absoluta. Mesmo a URSS não conseguiu fazer isso, mas os tempos eram outros, agora é um momento e um mundo em que temos de sentar para conversar.

    O bom e velho método do “big stick” não é mais “a opção” e sim “uma das opções” e isso não só deve ser lembrado como frisado!

    É óbvio que o mundo carece de potências e que essas tenham papel preponderante em órgãos como a ONU, mas poder de exclusividade, prioridade ou mesmo “impunidade” isso é inaceitável quando aquilo que se ensina às crianças nas escolas é de que todas as pessoas são iguais, ou quando vemos nas leis de que os sujeitos são iguais diante da lei.

    Enfim…
    O mundo mudou, e muito desde a criação da ONU, e assim como uma construção precisa de reformas com o passar do tempo… Um órgão internacional também precisa.

    Em todo o caso, espero que não só a China, consiga “responder” as forças americanas dessa forma, inteligente e correta, independentemente dos mandos e desmandos do governo chinês.

  19. Disso tudo, só tiro uma lição: China fez o dever de casa, se armou e daqui pra frente os EUA vão pensar duas vezes antes de se meter com eles. E o que nós aprendemos disso. É que diplomacia sem estar respaldada na força (forças devidamente armadas) vira papo furado. Quando aos direitos humanos, vai demorar muitos séculos até haver verdadeiramente paz em nosso mundo.

Comentários não permitidos.