Presidente do Haiti apoia criação de força humanitária da ONU

http://www.french.xinhuanet.com/french/2006-05/15/xin_65399120220643c2802da27f45009ea7.jpg

O presidente do Haiti, René Préval, disse nesta quarta-feira que a criação de uma força humanitária coordenada pelas Nações Unidas melhoraria a resposta a desastres como o terremoto que atingiu seu país em janeiro.Em Washington, após encontro com o presidente americano, Barack Obama, Préval elogiou a ajuda internacional oferecida ao país caribenho, mas disse que a “eficiência precisa melhorar” e a chave para isso seria uma melhor coordenação central.

“É por isso que apoio a criação dos chamados ‘capacetes vermelhos’ na ONU, (que poderiam desempenhar a função de) um sistema de alerta e observação de desastres naturais e uma força humanitária”, disse ele, afirmando que esta força desempenharia papel equivalente ao dos “capacetes azuis”, as forças militares de paz das Nações Unidas.

Préval disse que a ideia é que esta nova força possa começar a atuar “minutos após a ocorrência de desastres naturais, o que é fundamental para salvar vidas”.

Chuvas

O presidente americano disse que a situação no Haiti permanece “horrenda”, dois meses após o terremoto que destruiu a capital Porto Príncipe e matou cerca de 230 mil pessoas.

“Muitos haitianos necessitam desesperadamente de abrigo, comida e remédios. E com a temporada de chuvas se aproximando, essas necessidades apenas aumentarão”, disse Obama.

“O desafio agora é evitar um segundo desastre. É por isso que hoje, a convite do governo haitiano, milhares de civis e militares americanos permanecem lá.”

Obama afirmou que os Estados Unidos permanecerão comprometidos com a reconstrução do Haiti.

Fonte: BBC Brasil

3 Comentários

  1. Creio eu que esse presidente não é a favor do Comando do Brasil sobre as situações militares em seu país, acho que ele prefere os EUA!

    Percebi um certo distanciamento entre ele e o Governo brasileiro, quando este visitou o Haiti, mais percebi o contrário, quando o assunto é Haiti. O governo haitiano deve falar até melado!

    E quem sofre é a população que paga o pato… O governo achando que vai ganhar alguns dólares com os Yankes, e quem ajuda mesmo somos nós!

    Não que eu cobre adoração, amor ou qualquer coisa do tipo, mais queria que o governo haitiano seja mais grato ao Brasil!

    Enquanto nossos soldados tavam restabelecendo a oredem do país, os EUA estavam matando milhares no Oriente Médio! Sejam mais gratos aos brasileiros!

    “O Sahara precisa de liberdade! Repúdio ao Marrocos!”

  2. Ajustando o texto acima:

    “…quando este visitou o Haiti, mais percebi o contrário, quando o assunto é EUA. O governo haitiano deve falar até melado!”

Comentários não permitidos.