Grupo da Airbus tem prejuízo de US$ 1 bilhão em 2009

http://www.airplane-pictures.net/images/uploaded-images/2008-7/21/19858.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

O grupo europeu aeronáutico EADS anunciou nesta terça-feira um prejuízo de 763 milhões de euros (US$ 1,03 bilhão) em 2009, após um lucro de 1,5 bilhão de euros um ano antes, em consequência principalmente das medidas para cobrir os problemas com o avião militar A400M e com o Airbus A380, conhecido como avião gigante.O programa do A400M já consumiu cerca de 4,2 bilhões de euros e a primeira entrega está prevista para 2013. O segundo maior grupo aeroespacial do mundo, atrás da Boeing, acredita que as duas aeronaves continuarão a dar prejuízo por alguns anos.

Um cancelamento do projeto militar custaria 5,7 bilhões de euros. Segundo o CEO do grupo, Louis Gallois, que já ameaçou acabar com o programa, o desenvolvimento da aeronave agora está no rumo certo. No entanto, ele não espera lucrar até a entrega dos primeiros 180 aviões.

Além disso, o grupo enfrenta problemas com o gigante A380. De acordo com o diretor financeiro da EADS, Hans Peter Ring, o programa da aeronave ainda deve amargar perdas por mais dois ou três anos – 26 aviões deste tipo já estão voando e a empresa espera entregar mais 20 neste ano. Para 2010, o grupo anunciou que espera um volume de negócios estável.

“O A320 continua a pesar fortemente no desempenho”, disse a EADS, acrescentando que também sofreu efeitos extraordinários com variação cambial. Os efeitos cambiais totais afetaram os lucros antes de juros e impostos em 2009 em cerca de 2,5 bilhões de euros em comparação com 2008, segundo a empresa.

Com informações da AP

Fonte: Terra

8 Comentários

  1. Realmente dá pena mesmo, uma avião tão bem “elaborado”, mais que em compensação com custo “astronômicos”.

    Mais por outro lado apesar de o KC-390 naum ser da mesma categoria do A-400M, com certeza isso será uma boa oportunidade para países que saiam insatisfeitos dos projetos A-40,0 venha entrar no nosso. =)

    E quem sabe se o KC-390 fizer sucesso (creio que fará), naum venha existir uma nova versão dele?

  2. Todos os fabricantes europeus estão quebrados. O governo alemão tenta vender sua parte na Airbus e não consegue, ninguém quer ficar com o pepino.

  3. Espero que este projecto ande para a frente, mesmo apesar dos custos, pois a qualidade do produto claramente o justifica. A uniformização da frota de transporte das FA europeias a este nível (37 ton) é essencial.

    Não é o KC390 com as suas 20 ton de capacidade que vai suprir as necessidades cada vez maiores de transportar mais e mais longe, que as FA europeias sentem. Já há IFV e blindados ligeiros ou peças de artilharia (quase) a pesar isso e mais até.

    O KC390 é de outro patamar, abaixo, e parece destinado a substituir o C-130 em forças aeréas cuja economia dos meios e custos seja a primeira necessidade.

    Isto, se o projecto se mantiver dentro dos prazos estipulados, pois para já ainda não passa disso mesmo, um projecto. E o qual também pode dar para o torto.

  4. Afonso de Portugal,

    Diferente de você eu já acho que as empresas européias deverias sair desse “barco furado”, afinal os custos estão ultrapassando (e muito) os gastos iniciais previstos.

    Claro que as Forças Européias precisam de um Cargueiro de 37 toneladas ou mais, assim como o Brasil também precisa. Mais na minha opinião seria mais vantajoso então para a UE, criar um projeto totalmente novo na mesma tonelada do A-400M. Ou então embarcar no novo projeto do KC-390, pois como ele ainda é um projeto, então logo, ele pode ser alterado.

  5. Só complementando,

    Alias não sei se você sabe, a Embraer está buscando novos parceiros em Portugal para seu KC-390. =)

  6. Leandro todos os projectos novos apresentam custos astronómicos em relação ao existente, por isso são inovadores. Só os chineses fazem produtos novos sem serem inovadores…

    Mas percebo o ponto de vista.

    Não me entenda mal, eu desejo todo o sucesso para a Embraer com o KC390, acho é que a FAP ficaria melhor apetrechada, sobretudo porque as distâncias das intervenções são cada vez maiores, com o A400M.

    PS – Devido a isso mesmo, à presença futura da Embraer em Portugal, acho que o KC390 vai começar a entrar na agenda.

Comentários não permitidos.