Fase decisiva da guerra no Afeganistão está próxima, diz Gates

http://news.xinhuanet.com/english2010/world/2010-02/13/13174673_21n.jpg

Por Phil Stewart BASE AVANÇADA DE FRONTENAC, Afeganistão (Reuters) – O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse aos soldados no sul do Afeganistão na terça-feira que, em breve, eles farão parte de uma “fase decisiva” da guerra – uma operação para impor controle sobre uma área estratégica para o Taliban na província de Kandahar.

A Otan está enviando milhares de soldados extras para retomar o controle sobre Kandahar ao longo dos próximos meses, numa parte central da estratégia do presidente Barack Obama para mudar o rumo da guerra que já dura 8 anos.

Milhares de norte-americanos chegaram à região no ano passado, reforçando uma força de cerca de 3 mil canadenses e registrando muitas baixas. Os comandantes dos EUA dizem que boa parte da área permanece nas mãos de uma insurgência do Taliban.

A operação para restaurar o controle do governo ali é o principal objetivo militar deixado para este ano na estratégia de Obama, que pretende virar o jogo com 30 mil soldados adicionais, para que as forças norte-americanas possam começar a se retirar do Afeganistão em meados de 2011.

“Todos vocês tiveram um trabalho muito duro”, disse Gates aos soldados na Base Avançada de Frontenac, aproximadamente 48 quilômetros ao norte da cidade de Kandahar. Vinte e dois soldados morreram e 62 foram feridos na área desde julho passado.

“Vocês vieram a uma área que estava totalmente sob o controle do Taliban. Vocês sangraram por isso”, disse Gates.

“Aqui nos arredores de Kandahar, vocês estão numa área que mais uma vez será uma parte importante da fase decisiva desta campanha. Mais uma vez, vocês serão a ponta da lança”, afirmou ele.

Sugestão Gérsio Mutti

Fonte: Último Segundo

5 Comentários

  1. É uma guerra dessas não sai barato, mas é vista como investimento à longo prazo…
    Será que essas tropas não estão sendo colocadas em disposição para a próxima ‘bola da vez’????(Irã)

  2. Ai ai … Parece até um filminho né ou um joguinho de vídeo game, lendo o nome das cidades e tal. Mas enfim, falando sério, qual será o próximo jogo dos norte – americanos, será que Obama pretende terminar de limpar a sujeira de Bush para começar uma nova ofensiva no Irã, tudo leva a crer que a resistência no Afeganistão/Iraque estão atrapalhando planos de invasão no Irã, se é que venha a acontecer mas do jeito que as coisas andam não duvido que seja verdade essa possível frente. Eles não podem invadir agora pois como e com razão disse um ministro russo “uma terceira frente para eles seria um desastre” então penso eu que o esforço para colocar outros líderes mundiais a promover sanções contra o Irã seja uma tentativa de preparar o caminho, atrasar o desenvolvimento de urânio para que não tenham tal força de se opor à altura aos Estados Unidos quando a possível onfensiva começar. Mas como outros líderes também afirmam, sanções não servirão de nada. Obama parece ter pressa de terminar logo a campanha no Afeganistão, o envio de mais 30 mil homens deixa claro isso, é um tipo de “tudo ou nada”. Mas e depois que conseguirem conquistar e ter o controle absoluto de Kandahar, fica evidente que não acabará por aí.

Comentários não permitidos.