Defesa & Geopolítica

Taiwan quer F-16 C/D para combater Su-30 da China

Posted by

http://www.flightglobal.com/assets/getAsset.aspx?ItemID=18927

Segundo uma matéria publicada no jornal diário Liberty Times, de Taiwan, somente os caças de fabricação norte-americana Lockheed F-16C/D são capazes de ajudar Taiwan a combater um dos caças mais sofisticados hoje em operação na China – o Sukhoi Su-30.

O jornal teve acesso a um relatório interno do Ministério Nacional da Defesa, que deixa claro que o caça francês Dassault Mirage 2000-5 e mesmo o Indigenous Defense Fighter F-CK-1 Ching-kuo são inferiores se comparados ao caça de fabricação russa. Os estudos do Ministério Nacional da Defesa apontam que, em modos comparativos, um Su-30 equivale a 2,8 Mirage 2000-5 e 1,7 F-CK-1 Ching-kuo.


Para o jornal, os F-16 C/D são os únicos que podem se opor aos Su-30 em operação na China.
Além de aproximadamente 56 Mirage 2000-5 e 127 F-CK-1 Ching-kuo, Taiwan possui uma força de mais de 144 F-16 A/B, sendo que o país hoje está pleiteando a aquisição de um número de F-16 C/D com os EUA, entretanto o governo do presidente Ma Ying-jeou ainda não logrou êxito neste acordo com o governo de Barack Obama.


Segundo um piloto de Mirage 2000-5 de Taiwan, que não quis se identificar, disse que a aeronave é excelente em manobras evasivas para escapar de mísseis guiados e que o relatório pode ter sido escrito pelo Ministério Nacional da Defesa para preparar o caminho e facilitar a compra dos novos F-16 C/D.

Fonte: Revista Asas

11 Comments

shared on wplocker.com