Os laços de Chávez com o terrorismo internacional

http://2.bp.blogspot.com/_TsSQk44yzb8/RuJmAFY9LgI/AAAAAAAAAA8/EkEsFkcN2Tw/S269/chavez.jpg

Álvaro Vargas Llosa, The Washington Post

Uma investigação desencadeada por material contido em arquivos de computadores capturados num assalto a um campo de guerrilha no Equador sugere que existe um elo venezuelano entre a organização terrorista ETA, na Espanha, e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A decisão do Tribunal Nacional da Espanha, acusando formalmente 13 espanhóis e colombianos, como resultado da investigação, deve envergonhar aqueles, que à época do assalto, questionaram a autenticidade dos arquivos.

Entre os acusados estão Arturo Cubillas Fontán, membro da ETA e funcionário do ministério da Agricultura da Venezuela, casado com Goizeber Odriozola. Cubillas, chefe de gabinete do presidente venezuelano, Hugo Chávez, seria o principal contato entre as Farc e a ETA. Ele foi acusado de coordenar e treinar membros da ETA em práticas de guerrilha urbana. De acordo com a acusação, as Farc solicitaram apoio logístico da ETA em Madri a propósito de um suposto complô para assassinar o presidente colombiano, Álvaro Uribe.

A investigação na Espanha foi levada a cabo graças às provas obtidas pela Colômbia no assalto ao campo guerrilheiro controlado por Raúl Reyes, o número 2 das Farc. Na ocasião, as tropas colombianas descobriram 17 mil arquivos e 37 mil documentos em 3 computadores, 2 discos rígidos e 3 cartões de memória.

Quando o serviço secreto colombiano, Dipol, analisou o conteúdo, convocou a Interpol para verificar a autenticidade dos arquivos e confirmar se a Colômbia não os tinha alterado. A Colômbia, em seguida, discretamente compartilhou partes importantes do conteúdo com países nomeados nos arquivos.

O revelado na mídia foi apenas parte de uma mina de ouro de informações sobre a estrutura, o financiamento e as conexões internacionais dos terroristas colombianos.

A Venezuela imediatamente iniciou uma campanha para colocar em descrédito a própria existência dos computadores ou, no caso de existirem de fato, levantou dúvidas quanto a se eles continham provas incriminatórias. Aliados do regime venezuelano, incluindo governos, líderes políticos, intelectuais, organizações não-governamentais e algumas agências de mídia, foram recrutados para alimentar essa campanha.

A história de que os arquivos não foram destruídos pelos ataques de caças Super Tucano e os helicópteros Black Hawk foi ridicularizada. A afirmação de que contatos mantidos entre o representante das Farc Ivan Márquez e Chávez, tinham sido registrados por escrito, também objeto de chacota. Como a Venezuela poderia dar US$ 300 milhões para as Farc, servir de canal para a guerrilha colombiana abastecer-se de armas importadas da Rússia, e deixar a prova dessa operação triangular num laptop? A Organização dos Estados Americanos (OEA) não moveu um dedo diante de tal flagrante violação da Convenção Interamericana contra o Terrorismo, de 2002.

Contudo, as provas eram avassaladoras. Bertrand de la Grange, respeitado jornalista investigativo e uma autoridade na área, foi um dos que tiveram acesso aos arquivos, que sobreviveram ao ataque porque estavam armazenados em valises metálicas. As primeiras matérias de Bertrand de la Grange sobre o assunto foram publicadas no Letras Libres, do México, e mais tarde levadas para todo o mundo. De acordo com o jornalista, a estrutura das Farc é composta de “5 braços”, incluindo o “braço 3”, que operava fora da Venezuela com ajuda de Chávez, e o “braço 5”, que estendeu seus tentáculos para 15 países, entre eles a Espanha. Segundo ele, havia uma “rede de cúmplices internacionais de dimensões surpreendentes”.

Perguntei a Bertrand de la Grange o quão decisiva foi a informação contida nos arquivos dos computadores para a investigação determinada pelo Tribunal Nacional da Espanha. “Foi a principal prova”, respondeu. “Esses arquivos já levaram à prisão de Remedios García, por colaboração com as Farc na Espanha, e colaborou para desmantelar diversas redes de apoio à guerrilha colombiana na Europa.”

Os vínculos da Venezuela com as Farc são antigos. Em dezembro de 2004, a Colômbia prendeu Rodrigo Granda, chefe de relações internacionais da guerrilha, que depois foi capturado por caçadores de recompensa na Venezuela e levado para a fronteira. Segundo Julio Montoya, do partido MAS, da Venezuela, 500 membros das Farc obtiveram cidadania venezuelana e operavam no corredor de Zulia-Táchira, ao longo da fronteira entre os dois países.

Os elos de Chávez com o terrorismo vão além das Farc e da ETA. Há alguns meses, o procurador-geral de Nova York, Robert Morgenthau, acusou a Venezuela de ajudar o Irã a contornar as sanções internacionais. De acordo com Robert Morgenthau, Ghazi Nasr al-Din, um venezuelano impedido pelo Tesouro americano de realizar negócios nos EUA por suas ligações terroristas, trabalha sob nome falso na embaixada venezuelana no Líbano.

O significado político da decisão do Tribunal Nacional da Espanha não deve ser subestimado. O governo de esquerda da Espanha é amigo de Cuba e da Venezuela; chegou até a vender armas para Chávez anos atrás. Diante de provas tão robustas como estas, como o governo espanhol conseguirá sustentar sua política sem pagar um preço devastador nas urnas?

TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO

Álvaro Vargas Llosa é escritor e analista político peruano

Fonte:FSP via CCOMSEX

15 Comentários

  1. E preciso comentar algo?

    Vejo muitos leitores por aqui que mantém sua postura anti-americana ao mesmo tempo em que louva o Chavismo e a relação estreita do atual governo brasileiro com a Venezuela, Irã e Cuba.

    Afinal, qual era a desculpa mesmo? “Relações comerciais”?

    Sinto vergonha disso tudo. Mas sei que ainda aparecerão alguns falando asneiras como “E os EUA que apóiam grupos terroristas e ditaduras?!” ou “o Brasil tem o direito de ser independente!”

    Essa mentalidade me faz lembrar aquela rapaziada que reclamava que porte de drogas para uso pessoal não deveria ser considerado crime, pois eles não estariam fazendo mal a ninguém. Mas esqueciam ou preferiam ignorar que aquela droga comprada por ele era proveniente de traficantes de drogas que aterrorizam favelas e dos narco terroristas das Farcs que fazem o mesmo na Colômbia. É como o Capitão Nascimento falou: “É você que financia que essa merda!”

    Ele poderia ter dito ao Lula ao ouvir a desculpa de que manteria relações próximas com o Irã e Venezuela devido ao comércio: “É você que financia essa merda!”

    De qualquer maneira, dou os parabéns ao Pinto por ter publicado esse artigo. Mandou bem!

  2. Em parte éuma coisa boa, não acha Pinto?
    Agora temos inimigos na América Latina. Quem necessitava de inimigos para ser motivo para invetir na defesa, agora tem, e boa inimigo nisso, o ETA.
    Agora só falta ele investirem em terras brasileiras. Só o não fizeram, pois aqui o pau come, e sabem que se entrar, o aço cai encima deles. Falando sério, ainda não entraram aqui pois sabem que o exército brasileiro é o mais poderoso (?) da américa do sul, cujo país (Brasil) não é alinhado (?) a certas “Irmandades Terroristas Esquerdistas Extremistas Latino Americana” (que nome bonito) como bem se mostram alguns países como Colômbia, Bolívia, Equador, Venezuela e por ai vai.
    Bem, antes eu não acreditava que uma os “latino espanicos” se uniriam contra o Brasil por não sermos espano/amigo deles. Mas um dia, nós sofreremos sim com problemas terríveis como terrorismo, ataques e mais coisas horríveis,de tudo que se podem esperar de terroristas.

    Perdoem-me se meu comentário pareceu um tanto idiota e imaturo, mas nesses assuntos me nego a dar o mínimo de seriedade gramatical, visto muitos fatos de supostas “descobertas” pela inteligência americana, que por muitas vezes trabalha para fins obscuros (desconhecidos) para incriminar. Não nego nem defendo esse suposto envolvimento de países vizinhos a terroristas, porém, essas supostas descobertas por órgãos da Inteligência não me cheiram a confiança.

    Mas…

    “ventos de guerra batem à América Latina”
    Hugo Chavez

    Será que ele sabe de algo? Será que ele é responsável?
    ?
    ?
    ?
    ?
    ?

    • Salve Zello, eu sinceramente acho que Hugo Chavez é uma ameaça real e eminente para a Venezuela e não para o Brasil.
      Mas foi eleito pelo povo venezuelano e respeito isto, é um problema para os venezuelanos e não nosso.
      Porém acredito que ele não se perpetuará pelos 14 anos a mais conforme queria, o povo da Venezuela não o quererá masi no poder.
      Não vejo sinceramente a Venezuela nem nehum país sul Americano como potenciais ameaças a soberania do Brasil, conflitos podem haver mas sustentar uma operação militar de longo raio com o Brasil seria suicidio até mesmo para todos eles unidos.
      O apoio internacional seria inevitávelmente para o Brasil e a retomada seria feróz , lembre-se que somos um país continente com as maiores adversidades climáticas, dominar o Brasil significa ter que dominar os grandes centros urbanos, as selvas e os 4 cantos do país, do contrário a revanche seria d equalquer lugar e em força superior, não creio que esta seja a intenção dos nossos vizinhos, nem é a nossa.
      quanto ao narcoterrorismo, minha visão é a seguinte, não é de hoje que se sabe que as autoridades colobianas sempre jogaram para os dois lados, você acertou quando citou o porque de não se aventurarem em solo brasileiro, embora alguns incidentes esporádicos aconteçam vez por outra, ams a resposta é da forma como dito anteriormente, feróz.
      Se chavez colabora com as Farcs nãos ei te dizer estou até hoje esperando o Uribe mostrar os dados que ele disse estarem no computador do Heyes (aquele bombardeado pelos Super Tucanos da Farc) e que incriminariam o CHavez.
      Bem terrorismo também temos, o narcotráfico existe no Brasil PCC e comando vermelho são facções tão terroristas quanto as FARC, ocm uma diferênça, é que o Brasil não culpa ninguém por sua incopetência e conveniência em manter estes grupos ativos no país.
      Grande abraço
      E.M.Pinto

  3. Lencer

    Não me leve a mal amigo, mas deixe eu te explicar toda essa confusão.

    A maioria que comenta no Blog é anti-Esquerdismo, entretanto, eles são gostam também dos EUA por alguns motivos.

    1. Acreditam que os EUA propagam guerras pelo mundo.
    2. Acreditam que os EUA são manipuladores.
    3. Acreditam que os EUA querem o mundo aos seus pés.
    4. ” ” ” ” (tudo mais relacionado aos EUA).

    OBs: Tudo isso mesmo sabendo das outra barbaridades cometidas por populistas e terroristas. Mas atingir os EUA é a preferência.

    Ocorre que a maioria sempre prefere “esculachar” os EUA se aproveitando de várias formas, de várias notícias, sempre como palavras do tipo “ianks” “sionistas” etc.

    Te dou um conselho amigo, não esquente seu sangue com essas pessoas. Cada Blog tem a ala “anti-americana” e os “pró-democracia” (como é o seu caso).
    Sempre haverá aquela de “os ianks são responsáveis por isso”.
    Cada um no seu lado.
    Só mais uma coisa, discutir com eles é perda de tempo.

    Desculpe os erros.

    Um abraço.

    o/

  4. Salvo engano, a revista VEJA já publicou vários artigos mostrando o envolvimento de PeTistas (ou do PT) com as FARC. Será q há conexão com a ligação da Venezuela?

  5. E o cerco se fecha para Chavez e Venezuela.
    A América Latina vai virar palco de guerra, e não vai demorar.
    Enquanto isso…
    A Colômbia para se proteger, vai abrir mais bases americanas.
    Mas como fica o Brasil nessa?
    Pinto, sabe de algo em relação as Farc e o Brasil?
    Ja viu alguma matéria sobre o envolvimento dela no Brasil?

    • Bruno L.Rocha
      Já houveram inúmeros confrontos, mas como disse no comentário anterior Esporádicos (em horizonte d etempo longo).
      A grande coisa é que muitas destas operações por uma série de razões sequer chegam ao conheciemnto do público em geral.
      a questão é que as Farc aqui no território Brasileiro não operam livremente como na colômbia e são recebidas (a bála como bem disse o exmo. sr. Ministro Nelson Jobim).
      muitos dos incidentes são localizados e envolvem pequnos grupos de indivíduos, porém o exército barsileiro em todos os casos responde de maneira severa e contundente, como tem que ser.

      apenas para adoçar-lhe a curiosidade e estimular o debate cito-lhe um dos últimos incidentes conhecido como o incidente do rio Traíra, segue um trecho.

      obrigado pela participação e os cumprimentos.
      E.M.Pinto

      O ataque do Brasil às Farc
      Detalhes inéditos do incidente em que o Exército matou guerrilheiros em território colombiano

      No dia 26 de fevereiro de 2002 o Exército brasileiro matou cinco integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que navegavam pelo rio Japurá perto do Pelotão Especial de Floresta da Vila Bitencourt, na fronteira com a Colômbia. O GLOBO ouviu protagonistas do ataque que revelaram detalhes do incidente: o confronto ocorreu em território colombiano e durante pelo menos dois dias o Exército receou ter matado soldados colombianos em vez de guerrilheiros.

      Como acontece todos os anos desde 1992, o comando do 8º Batalhão de Infantaria da Selva (8º BIS) se reunia em Tabatinga para uma cerimônia de formatura em homenagem aos três militares mortos pelas Farc em um ataque à extinta base do rio Traíra, no dia 26 de fevereiro de 1991.

      Enquanto isso, o clima era de tensão na Vila Bitencourt. Notícias da presença de guerrilheiros na região fizeram com que algumas equipes fossem despachadas para patrulhar a área. A vila, onde vivem cerca de 750 pessoas, entre efetivos do Exército, suas famílias e ribeirinhos, fica a menos de 40 quilômetros do rio Traíra e a lembrança do ataque das Farc, oficialmente o último conflito enfrentado por tropas brasileiras, continuava atemorizando os moradores…
      Fonte: http://www.fenapef.org.br/htm/com_noticias_exibe.cfm?Id=53463

  6. É previsível a ralé da comunidade internacional estar junta, nao me surpreende nada. Párias se atraem naturalmente.

  7. Nossa! Que isso?

    O bom é que essa notícia suou um tanto pesado no lado das FARC. Deve ter sido um trauma e tanto para eles não? Ainda bem.
    Agora eles sabem que se brincar com os “tupiniquis” leva aço.
    Ja pensou se isso se repete?
    Só queria ver a cara do Chavez.

  8. Vocês estão enganados!

    Eu não sou “bolivaiano”, “chavista” ou qualquer coisa do tipo, mas coloquei em dúvida a acusação feita pela Espanha (aliada americana na OTAN) a Hugo Chávez. Não vi qual seria a vantagem para Chávez apoiar um movimento como ETA, que nada tem de “bolivariano”. Mas enfim…

    Então fiz uma rápida pesquisa no GOOGLE em espanhol e descobri que desde o governo do ex-presidente Andrés Pastrana que a Venezuela recebe ex-terroristas do ETA. Naquela época, os dois países firmaram um acordo de cooperação e a Venezuela passou a recebê-los como exilados políticos em seu país, desde que abandonassem as armas. A maioria deles hoje tem família e emprego na Venezuela. Descobri também que realmente houve a presença de homens “fardados” do DIN no acampamento das FARC, mas durante as negociaçoes para a libertação de reféns que ocorreu há dois anos atrás. Ou alguém seria estúpido o bastante para enviar seus homens fardados para realizar acordos e treinamentos de terroristas?? Tenha dó!!!

    Lembram sobre a lenda urbana do “golpe da megassena”?? É só consultar o google! Antes de acreditarem em tudo que os EUA e seus aliados afirmam é melhor procurarem se informar mais um pouquinho. Estão, aos poucos, cercando o governo da Venezuela, como fizeram com o Iraque e suas “armas de destruição em massa”. Só não vê quem é cego!!

    Sds.

  9. Só acredito se o Chaves for preso de acordo com as provas, se forem validas estas provas, então nada mais justo que ir pra cadeia, certo que um lugar pro Reagan,Bush pai,Clinton e Bush filho, vai sempre ficar reservado também!!

  10. Lá vem as informações plantadas de novo, vide (armas de destruição e massa no Iraque), atualmente armas atômicas no Irã. Enquanto isso a Inglaterra mandou uma armada inteira para as Malvinas, etão tirando petróleo na cara dos hermanos e em cima do nosso pré-sal. Voltando a vaca fria, Na Colombia todos (Governo e Asfarc) faturam com o tráfico de drogas. E agora vem essas informações requentadas logo de quem Álvaro Vargas Llosa inimigo político do venezuelano.

  11. Ainda bem que tem sinais de vida neste blog ou seja lá que for, nazista.
    Tem mentes pensantes, tou aliviado, o analfabetismo e o militarismo junto; mussuline faz um ótimo guisado, tivemos tanto trabalho pra erradicar estas duas pragas e volta e meia ainda surge uma recaída aqui, vindo desse paciente aí em cima viciado, que é o tio sam, o maior consumidor de drogas do planeta, e eu não falo com bêbado, nem viciados em geral. Só perco o meu tempo porque os últimos depoimentos revelaram que não só tem “soldados da fortuna”, aqui! Caramba, vocês nazi, ainda estao vendo comunista em baixo da cama? sai desta malandragem vão ler alguma coisa que não seja a revista veja, o conselho taí, o Marcelo Bahia, deu um bom conselho! Leiammmmmmmmmm! mais fontes que não seja a mída vendida. E um conselho de amigo, a C.I.A não precisa mais contratar ninguém, a fila de vende pátria, é muito grande com o sr. FHC e Serra, na frente é lógico, mas… não se desesperem não, o falido PDDB e o DEM, ainda recruta “ratos sujos e imundos”, “vendilhões no templo” e outras escórias amadas destes tal de “aço e bala” que facistas sempre enchem a boca ao pronunciá-los, esquecem das vítimas inocentes, destas suas “balas perdidas”, não tendo o que fazer, porque não ficam jogando age of empire III para matar índios, ou o PAC da atari. Ao invés de se meter em política, e praticar a piores delas que é a política inrresponsável. O que acham que vai acontecer assim que o Sr. Obama, sair do Iraque, e retirar as tropas do Paquistão e Alfaganistão? Já leram o que aconteceu aos colaboradores nos países ocupado pelas tropas alemãs? Que bom que não, poderão ler e se deliciar, é leitura pra caramba, vão mantê-los ocupados por um bom tempo, isso é bom pra não ficarem destilando ignorância e veneno Yanque, pela internet. Acabou pra vocês milicos e nazistas, acabouuuuuuuuuuuuuuuuuuuu! fim de papo.

  12. Ainda bem que tem sinais de vida neste blog ou seja lá que for, nazista.
    Tem mentes pensantes, tou aliviado, o analfabetismo e o militarismo junto; mussuline faz um ótimo guisado, tivemos tanto trabalho pra erradicar estas duas pragas e volta e meia ainda surge uma recaída aqui, vindo desse paciente aí em cima viciado, que é o tio sam, o maior consumidor de drogas do planeta, e eu não falo com bêbado, nem viciados em geral. Só perco o meu tempo porque os últimos depoimentos revelaram que não só tem “soldados da fortuna”, aqui!
    Caramba, vocês nazi, não desistem, ainda estão vendo comunista em baixo da cama? Sai desta malandragem! Vão ler alguma coisa que não seja a revista veja. O conselho tá dado. Taí na fala do Marcelo Bahia, sem dúvida um bom conselho! Leiammmmmmmmmm! mais fontes, que não seja a mída “vendida”.A C.I.A não precisa,contratar mais ninguém, a fila de vende pátria, é muito grande. Diga-se de passagem, com o sr. FHC e Serra, na frente é lógico. Mas… não se desesperem não, o falido PSDB e o DEM, ainda recrutam “ratos sujos e imundos de esgotos. ,“vendilhões no templo” também, têm lugar lá, isso e outras escórias são muito toleradas por lá.
    Os machistas e amamentístas facistóides que gostam tanto de “aço e bala”, tem cadeira cativas, lá. Porém não encontrando vaga, no inferno tem sempre lugar reservado, mas… não vão chegar lá como o hitler e a Eva Braw já chamuscados. Esperem o capeta jogar vocês onde vai queimar até o final dos tempos onde haverá choro e ranger de dentes.
    Voces facistas e nazi, esquecem facilmentes ddas vítimas inocentes, que fizeram com suas balas e aço, na última guerra mundial. A diplomacia das “armas”, já conduziram a humanidade a “duras aventuras”, suas “balas perdidas”, sempre tem endereço certo, que são a população pobrre e inocente. No mundo de hoje, “escrotos”, não há mais lugar pra vocês.
    Não tendo o que fazer, porque não ficam jogando age of empire III para matar índios, ou o PAC da atari? Ao invés de se meter em política, e praticar a piores delas que é a política inrresponsável. O que acham que vai acontecer assim que o Sr. Obama,vai sair do Iraque, e quando retirar de lá, suas tropas. Já sabe o que vai acontecer né? O Tio Sam não vão ficar por tanto tempo na Palestina, Iraque, Colômbia, Paquistão e Alfaganistão né? Já leram o que aconteceu aos colaboradores nos países ocupado pelas tropas alemãs? Que bom que não, poderão ler e se deliciar, é leitura pra caramba, vão mantê-los ocupados por um bom tempo, isso é bom pra não ficarem destilando ignorância e veneno Yanque, pela internet.Já leram sobre Roma e a Invasão dos Barbaros? não? Como eu pensei…São mesmos analfabetos, pena, quem não aprende com a história acaba sempre levando duas vezes na cabeça, feito prego, que tem cabeça de aço”. Gostam mesmo dos EUA? Legal, assistam Avatar, além de uma bela diversão, trás uma boa idéia da aventura Norte Americana, e capitalista.
    Acabou pra vocês milicos e nazistas, acabouuuuuuuuuuuuuuuuuuuu! fim de papo.

1 Trackback / Pingback

  1. PATRICIA POETA MANDOU UM ABRACO PRA MIM | Abraço - abraços e beijos

Comentários não permitidos.