EUA perderiam guerra

Os Estados Unidos seriam vencidos se explodisse uma guerra cibernética, uma modalidade de guerra onde são utilizados computadores, advertiu o ex-chefe da Inteligência do país, Michael McConnell, durante audiência ontem no Congresso americano.

 Se entrássemos em guerra hoje, como parte de uma ciberguerra, seríamos derrotados – disse McConnell, numa audiência consagrada à segurança.

Comparando os perigos de uma guerra desse tipo com a ameaça representada pela União Soviética durante a Guerra Fria, o almirante da reserva, responsável pela Informação durante o governo George Bush, acrescentou: – Somos os mais vulneráveis, os mais conectados, os que mais temos a perder.

McConnell informou que os Estados Unidos precisam de uma “estratégia nacional para a internet, equivalente à adotada durante a Guerra Fria, quando a União Soviética e as armas nucleares ameaçavam a existência do país e de seus aliados”.

As declarações ocorrem cerca de um mês depois que o gigante americano da internet Google revelou ter sido objeto de uma série de cyberataques provenientes de China.

A segurança nacional e nossa segurança econômica estão em jogo – destacou o senador democrata Jay Rockefeller, presidente da Comissão. – Um cyberataque maior poderia paralisar as infraestruturas mais cruciais do país, nossa rede elétrica, as telecomunicações e nossos serviços financeiros.

James Lewis, especialista em cybersegurança no Center for Strategic and International Studies, afirmou por sua vez que uma intervenção das autoridades seria, sem dúvida, necessária para regulamentar o “faroeste” no qual se transformou a internet.

Fonte: Jornal do Brasil Via NOTIMP

5 Comentários

  1. Isso é um “cala a boca” para os que achavam que os EUA eram superpoderosos.

    Para quem não sabe. Quem inventou a internet, foram os próprios americanos, para os exército dos EUA não terem suas informações roubadas pela URSS.

  2. Os dados dos exército eram divididos em pacotes que depois de serem divididos eram montados em um so pacote e decodificado. Sim, os EUA inventaram a codificação.
    Obs: Os dados so poderiam ser decodificados após todos os pacotes serem montados, assim, evitando que algum inimigos interceptasse e tentasse decodifica-lo, seriam quase impossível e para a época, completamente impossível.
    E esse pricipio também foi aplicado as comunicações de satélites.

    Obs 2) não estou certo se a URSS também tinha algo parecido, mas ele tinha sim tecnologia de ponta naquela época.

Comentários não permitidos.