Bandeira afegã é hasteada em Marjah em sinal de vitória

http://images.ig.com.br/publicador/ultimosegundo/arquivos/cdocuments_and_settingslmeirelesigdesktop000t_trdel363550.jpg

A bandeira do Afegansitão foi hasteada nesta quinta-feira em sinal de vitória contra os militantes da milícia islâmica do Taleban em Marjah, sul do Afeganistão, epicentro da ofensiva “Mushtarak” (Juntos), executada desde 13 de fevereiro por 15 mil soldados estrangeiros e afegãos.“É um momento histórico, um novo ponto de partida”, declarou o general Larry Nicholson, comandante dos marines americanos no sul do Afeganistão.

O governador da Província de Helmand hasteou a bandeira diante de centenas de afegãos, adultos e crianças, e de comandantes militares da Otan (Organização do Atlântico Norte).

Franco-atiradores do Exército americano foram posicionados nos tetos das casas, e unidades de marines e de policiais afegãos ficaram responsáveis pela segurança.

“Estou muito emocionado pelo que vejo, tão entusiasmado com a quantidade de pessoas presentes”, disse o general Nicholson, enquanto os moradores continuavam chegando ao local da cerimônia. “Eles acreditam que é um novo ponto de partida para Marjah sob a direção do governo afegão”, completou.

Marjah é um dos objetivos da operação “Mushtarak”. Mas a tomada de controle da cidade não significa o fim da missão. O distrito de Nad Ali, mais ao norte, continua sendo cenário de combates.

Os marines americanos afirmaram na quarta-feira que a resistência dos taleban em Marjah diminuiu consideravelmente. Os moradores continuam abandonando a região para buscar alimentos e medicamentos.

Segundo o governador Gulab Mangal, depois de Marjah e Nad Ali, outros três distritos estão na mira da ofensiva: Dishu, Washer e Baghran.


Operação “Mushtarak”

Considerada pela Otan a mais importante demonstração de força desde que as forças estrangeiras derrubaram o Taleban do poder em Cabul, no fim de 2001, a operação “Mushtarak” tem por objetivo restabelecer a soberania do governo afegão nessa região do sul do país.

A ofensiva começou duas semanas atrás, quando mais de 15 mil soldados chegaram à região central de Helmand.

As tropas americanas, que contam com 4 mil soldados, estão se concentrando na região de Marjah, enquanto 4 mil britânicos estão no distrito de Nad Ali.

Um grande contingente afegão, além de forças canadenses, dinamarquesas e estonianas, também está envolvido na operação.

A primeira fase da Operação Mushtarak, que envolve tropas da Otan e forças afegãs, propõe-se a expulsar o Taleban de Marjah e do distrito de Nad Ali, na Província de Helmand, bastião dos insurgentes islamitas e celeiro dos cultivos de ópio no Afeganistão.

A segunda fase deve permitir a restauração da autoridade do governo afegão.

Fonte: Último Segundo


2 Comentários

  1. Foi só retirada. Não poderia ser diferente. Os afegãos são experts na guerra de guerrilha e conhecem cada palmo de seu país.

    Mais um atoleiro para os ameriucanos e europeus.

Comentários não permitidos.