EUA dizem não ser contra nova organização continental sem presença do país

http://static.publico.clix.pt/imagens.aspx/268097?tp=UH&db=IMAGENS&w=350Washington, 22 fev (EFE).- O subsecretário de Estado americano para a América Latina, Arturo Valenzuela, disse hoje que os Estados Unidos não têm nenhum problema com a nova organização que os Governos latino-americanos planejam criar na América sem a presença do país.“À primeira vista, não há nenhum problema”, disse Valenzuela durante um evento em Washington.

No entanto, o subsecretário disse que “há uma proliferação destas iniciativas, que não têm tanto conteúdo como deveriam”.A cidade mexicana de Playa del Carmen recebe hoje representantes de 32 países da região na chamada Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe, que pretende criar uma organização ainda sem nome que reunirá as nações americanas sem Canadá e EUA.

Todo o continente, com exceção de Cuba e Honduras, temporariamente, faz parte da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Valenzuela opinou que “a maior parte dos países” deseja que a nova organização substitua a OEA e citou em particular os comentários feitos hoje pela presidente do Chile, Michelle Bachelet, nesse sentido.

Mais cedo hoje, o antecessor de Valenzuela no cargo e atual embaixador do EUA no Brasil, Thomas Shannon, afirmou em São Paulo que seu país não considera que seus interesses estejam ameaçados pela iniciativa da cúpula do Grupo do Rio.

“Não vemos (o novo fórum) como uma forma de excluir os EUA. Não acho que se trate de uma OEA sem os Estados Unidos. Consideramos como algo bom que os países da América Latina melhorem sua integração”, afirmou Shannon em entrevista coletiva.

Valenzuela também considerou “extremamente importante” que os países da região encontrem formas de conseguir integração econômica e política, prevenindo assim potenciais conflitos.

Sugestão: Gérsio Mutti

Fonte: G1

6 Comentários

  1. São muito prepotentes. E caso tivessem algo contra?
    Só ficaram satisfeito quando conseguirem acabar acabar com essa nova organização.

  2. Mais eles estão fazendo td p minar a coesão da UnaSul, vide o Paraguai, o Peru , a colombia ñ se conta é um protetorado ianks, colonia mesmo.Temos de andar sózinhos , os ianks ñ são confiáveis, vide a lógistica q deu aos ingleses contra a argentina ..trairam o TIAR.

  3. Estou achando que futuramente teremos problemas com o Chile, ele será o primeiro país de 1º mundo desse subcontinente, sem duvida nenhuma. Mas estão unidos de mais com os EUA, seria muito fácil para os EUA manipularem alguém la dentro e… bem…
    ja sabem.

  4. O Chile é realmente o país Sul Americano mais alinhado com os EUA, e como disse K devem também ser o primeiro país desenvolvido do subcontinente. Quanto a eles serem manipulados isto não existe. Eles a muito tempo deram as costas ao MercoSul e outras formas de união aduaneira. Como me disse um chileno a muito tempo atrás quem acredita na América Latina como parceiro econômico e político serio? Quem respeita contratos? Argentina, Bolvia, Venezuela, Equador? Eles estão certos, preferem a OCDE, um clube de ricos.

  5. Isso não vinga não, o império pirata compra os congressistas dos países e impugnam a aliança.
    O que deveria ocorrer, é excluir os que seguem a bandeira ianque. E ratificar o Grupo da Cúpula do Rio que está em Cancum, com os países restantes que beiram mais de 25, aí sim, vai ser um grupo forte e direcionado aos problemas da região e a soberania de suas riquezas (O Haiti é mesmo pobre????). Pois é só ver quem vai votar a favor de “dialogo e diplomacia bilateral” nas Ilhas Malvinas Argentinas, uma das pautas da reunião. Pois a ONU/EUA quer que a Argentina e os Piratas da Corôa Britânica negociem, já o Grupo do Rio quer que a tia Elizabeth II se coloque em sua posição secundária no Palácio de Buckingham. Meu Deus, ela e Margareth vão dar muito trabalho ao capeta, quando se tornarem jaz e inquilinas nos Quintus dus Infernus.

    O presidente da Costa Rica, Oscar Arias; O congresso Argentino, o Equatoriano, o Paraguaio, dentres tantos, o lobby e ingerência EUA é maior que a gente imagina. É só ver o caso Sukhoi.
    INDICO:
    Governo da Itália facilitou entrada de euros no Brasil para corromper políticos e agentes federais
    http://port.pravda.ru/cplp/brasil/26-01-2010/28776-governo_italia_euro-0

Comentários não permitidos.