Defesa & Geopolítica

Marinha do Brasil forma Primeira Turma de Soldados Fuzileiros Navais da Namíbia

Posted by
Novos Fuzileiros prestam juramento à Bandeira da Namíbia
Um esforço conjunto, de caráter pioneiro e desafiador, levou as Marinhas do Brasil e da Namíbia a realizarem o Primeiro Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais Namibianos. A cerimônia de formatura foi presidida pelo Chefe das Forças de Defesa (Chief of Defense Force) Major General Peter Nambundunga, acompanhado pelo Comandante da Marinha da Namíbia (Real Admiral Navy Comander) Peter Vilho, no dia 19 de fevereiro de 2010, na Namíbia. Autoridades militares e civis prestigiaram o evento, além de parentes dos recrutas e instrutores do Corpo de Alunos.
Desfile de instrutores brasileiros
Conduzido por Fuzileiros Navais dos dois países, o treinamento começou no dia 5 de outubro do ano passado. Após 1 semana de adaptação e mais 17 semanas curriculares, o curso foi encerrado em 5 de fevereiro. Dos 168 recrutas Fuzileiros Navais participantes, 164 se formaram, tendo havido 1 desistência, 2 reprovações e 1 trancamento de matrícula por motivo de saúde.
O objetivo geral do curso foi preparar recrutas para exercer as funções peculiares aos soldados Fuzileiros Navais. Após a cerimônia de formatura, os agora Soldados Fuzileiros Navais deverão assumir suas funções no Marine Corps Battalion, núcleo do futuro Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais da Namíbia.
Chefe das Forças de Defesa da Namíbia, Maj Gen Peter Nambundunga, cumprimenta representante da Marinha do Brasil
A cerimônia foi coordenada pelo Grupo de Apoio Técnico de Fuzileiros Navais (GATFN) e se desenvolveu de forma similar à do Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro. O Comandante das Forças de Defesa e o Comandante da Marinha daquele país ressaltaram, em seus pronunciamentos, o irrestrito apoio da Marinha Brasileira, como também o sucesso na formação de soldados fuzileiros navais altamente qualificados. Comprovou-se assim, a intensa cooperação entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da Namíbia.
shared on wplocker.com